ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by advisor "Conceição, Marco Paulo Barbosa"
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- Criação sonora e musical para uma curta-metragemPublication . Branco, António Moreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Marques, José Telmo RodriguesInserido no contexto da curta-metragem Henry!, este projeto tem como objetivo desenvolver uma visão criativa sobre a criação sonora e musical de um filme. Com base no trabalho de autores como Walter Murch e Liz Greene, num enquadramento teórico e contextual, farei as minhas próprias análises de trechos de filmes, seguindo com uma desconstrução da banda sonora do filme Henry!, e concluindo com observações sobre o que foi feito. É pretendido responder a questões como: qual a relação que deve ser estabelecida entre o departamento do som e o realizador? Até que ponto o design de som e a composição musical podem trabalhar juntos para sustentar a história de um filme? Que tipo de trabalho a fusão dessas duas disciplinas envolverá na fase de pré-produção e na rodagem? Que tipo de tratamento devem ter os diálogos, de modo que não sejam prejudicados pela restante massa sonora que os envolve (design de som, música e foley)? É com esperança que o entusiasmo presente no desenvolver deste projeto, seja aparente e apele à mesma postura por parte do leitor principiante interessado em integrar-se neste mundo do trabalho no cinema.
- Escutar sobre a paisagem: instalações sonoras em (re)configuração do lugarPublication . Quintais, Tomás Xavier; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Costa, Gustavo Miguel Beça Rodrigues daCom o presente projeto de mestrado procura-se fomentar a exploração e a (re)apreciação dos sons da cidade de Coimbra segundo uma prática de escuta ativa e diferenciada, que assenta numa perspetiva de articulação entre a recolha de gravações de campo in situ, a partir de uma série de caminhadas sonoras efetuadas ao longo da cidade, e a produção de três instalações artísticas inspiradas no trabalho do ecologista norte-americano Bernie Krause. Imersos no contexto de uma nova era geológica, a que atualmente designamos por Antropoceno (Krause, 2021, p. 81), a referida proposta tem por base ideias e reflexões tão fundamentais como a composição acústica dos ecossistemas, as interações sónicas que se estabelecem com os vários intervenientes acustemológicos ou a forma como as diferentes comunidades se expressam com os lugares da cidade. Estes temas serão introduzidos por uma primeira parte teórica, ancorada nas abordagens artísticas e científicas de vários autores, com particular destaque para a área disciplinar dos estudos do som. A componente prática do projeto, por sua vez, pretende traçar novas correspondências auditivas com os sons de Coimbra, baseadas numa experiência de escuta dinâmica, no local, mas também através da implementação artística e conceptual de três instalações sonoras no espaço do Convento de São Francisco, na ocasião do evento “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade. Just Listen!”. Estas obras integram, assim, uma coleção expositiva guiada pelas principais categorias sonoro-paisagísticas descritas por Bernie Krause: a antropofonia, a biofonia e a geofonia (Krause, 2016, pp. 2-8). Por último, a elaboração de um conjunto de estudos empíricos sobre a temática da paisagem, visa responder de que forma a (re)configuração do lugar, diretamente das ruas para um espaço museológico descaracterizado, permite ou não elaborar uma representação paisagística em função dos modelos propostos por Krause e demais seguidores. Enquanto exercício artístico, este é também um exercício metodológico, que alimenta a reflexão em torno das classificações contemporâneas de paisagem.
- Gravar o que se cala: uma investigação sonoro-poética no Vale do CôaPublication . Taragona, Lea Czeresnia; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Conceição, Marco Paulo BarbosaO que suscita o encontro com as sobrevivências? Como escutar o que se cala? Como falar se calando? Instalação criada a partir de residência de três dias em Penascosa e em Ribeira de Piscos, Átri(t)o busca fazer soar as polirritmias silenciosas do Vale do Côa, em direção a uma escuta trans-coclear.
- Jogo de realidade virtual com foco na experiência sonoraPublication . Machado, José Ferreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Santos, Pedro Emanuel OliveiraDescrição do desenvolvimento de um jogo em realidade virtual, tendo como foco principal o som, a sua importância, qualidade e implementação, como tentativa de elevar o padrão atualmente em vigor para o som nos videojogos. Fez-se o design da experiência, assim como listagens de assets a serem desenvolvidos, tendo sido tratado depois da criação e implementação dos mesmos. Finalmente, realizaram-se sessões de teste, cujos resultados foram depois considerados para o desenvolvimento de projetos futuros. Para este desenvolvimento, utilizou-se o Unity como motor de jogo, FMod como middleware e Google Resonance como plugin de espacialização, tendo-se ainda experimentado, mas abandonado, o uso do Steam Audio.
- A máquina falante: o discurso sonoro através da mediação na peça As Três IrmãsPublication . Leal, Francisco Mendes de Freitas; Cabral, Inês Salselas; Conceição, Marco Paulo BarbosaEsta dissertação pretende analisar o discurso do som mediado e as estratégias adotadas, a partir do estudo de caso do processo técnico-criativo da conceção da sonoplastia e desenho de som da peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, testemunhando a metodologia efetuada e elencar a sua ação na construção dramatúrgica do espetáculo dirigido por Carlos Pimenta, numa coprodução do Ensemble - Sociedade de Actores e Teatro Nacional S. João, apresentada no Teatro Carlos Alberto, no Porto, entre 7 e 14 de Janeiro de 2021. O conceito deste espetáculo, proposto pelo encenador, formaliza a apresentação da peça no contexto de um grupo de atores que se reúne num estúdio de som para gravar As Três Irmãs numa produção de teatro radiofónico. Para tal, baseou-se na exploração da auralidade da peça, procurando elementos auditivos e visuais que pudessem relevar, simultaneamente, o universo sonoro da narrativa e o universo da gravação em estúdio, originando, por esta razão, a majoração da função do som dentro do espetáculo. Assente em duas vertentes que refletem a distinção da prática das atividades do desenho de som e da sonoplastia, buscou-se fabricar cenários e ações na reconstituição da narrativa e procurou-se salientar as relações dos personagens, entre si e no espaço, explorando a manipulação do ponto de escuta através dos microfones, tal como no teatro radiofónico, mas neste caso, devolvidas à audiência recorrendo a um dispositivo eletroacústico desenhado especificamente para esta sala e esta peça. Assim, o dispositivo sonoro estabelece o discurso do som, veiculando palavras e música, objetos e paisagens, configurando o espaço em que ocorrem e produzindo sentidos nas representações aurais dos eventos e na emocionalidade da ação, traduzindo-se, pois, num discurso dramatúrgico em relação com a narrativa. O dispositivo sonoro que permite a experiência sensorial da auralidade poder-se-á considerar, então, uma Máquina Falante. É, simultaneamente, um objeto e o espaço que cria, onde a peça de teatro radiofónico tem a sua projeção pública, como se de um filme se tratasse.
- Ópera Real e a Repetição do Fim do Mundo - um contributo da sonoplastia e da espacialização sonoraPublication . Leitão, Daniel Oliveira Freire; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Cabral, Inês SalselasO seguinte projeto, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, pretende analisar e relatar o processo estratégico e metodológico, criativo e operacional na criação da sonoplastia realizada para a peça da Ópera Real – A Repetição do Fim do Mundo, encenada por António Durães. O objetivo fulcral foi ode tornar uma peça de ópera numa uma peça imersiva, levando os espetadores a sensações e a lugares distintos. A execução da peça foi apresentada a 12 de maio no Teatro Helena Sá e Costa (Porto), a 18 de maio na Casa das Artes de Famalicão (Famalicão) e a 22 de junho de 2023 no Coliseu Ageas do Porto. Um dos desafios propostos pelo encenador para a sonoplastia da Ópera era que esta tivesse a capacidade de se tornar numa experiência imersiva para a audiência através de momentos de intensidade e também com momentos de transição entre atos, que seriam conjugados em parceria como o departamento de Vídeo. Deste modo, foi feita uma pesquisa, que é documentada nos primeiros capítulos, sobre Design de Som, áudio 3D e tecnologias que contribuíram para a operacionalidade do espetáculo operático. Por fim, temos a descrição detalhada de como é que o projeto se foi desenvolvendo desde a sua pré-produção até à sua execução. Tendo especial foco na construção sonora para a ópera e no modo como o sistema de som foi implementado para ter um resultado de acordo com o objetivo delineado desde o início do projeto. Não esquecendo, as dificuldades sentidas durante o processo e reflexões que foram feitas após a execução do projeto. Este projeto veio a descobrir-se desafiante, tendo em consideração toda a complexidade que envolve criar a sonoplastia para uma peça de teatro. Sabendo as suas diferenças com o trabalho que é desenvolvido para o cinema ou para um meio de multimédia linear, este veio por outro lado a debloquear receios do que é o trabalho de som ao vivo e a descoberta de uma nova área onde o som pode ser manipulado e enaltecer o projeto, tornando-o único.
- Sci-Fi Pallete - livraria de presets para o sintetizador VitalPublication . Couto, Diogo Alexandre Rodrigues Ribeiro; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto de mestrado centra-se na exploração técnica e criativa do sintetizador Vital como ferramenta para a conceção de uma livraria de presets inspirada na temática da ficção científica. A livraria inclui presets com referências e inspiração em filmes e jogos, tanto clássicos como modernos, e também presets de inspiração livre focados em ambiências, personagens, armas, criaturas, veículos, entre outros. No domínio do design de som, a rápida evolução tecnológica tem proporcionado o surgimento de cada vez mais ferramentas com abordagens inovadoras, levando à necessidade de investigações aprofundadas. O foco desta pesquisa é singular, considerando que a livraria de presets foi concebida não apenas para a produção musical, mas principalmente como um instrumento puro de design sonoro, adaptável também a diferentes contextos, como filmes, videojogos ou paisagens sonoras. A metodologia adotada é compreensiva, envolvendo análise literária, interação com a comunidade do Vital, e extensa experimentação. Ao se centrar exclusivamente no sintetizador Vital, esta investigação realça a riqueza criativa que pode surgir ao se imporem restrições nas ferramentas utilizadas. Este estudo contribui de forma abrangente para o campo do design de som e concretamente para o campo do design e criação de livrarias de presets, identificando possíveis melhorias para a ferramenta e servindo como base para futuras pesquisas na área.