ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
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Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by advisor "Dieguez, Teresa"
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- O impacto do revenue management no crescimento da hotelaria em PortugalPublication . Ferreira, Marine; Dieguez, TeresaO mundo está em constante mudança e o setor hoteleiro é um dos setores onde o impacto desta mudança é mais significativo. O mercado hoteleiro é hoje dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, originando novos desafios para os diretores hoteleiros, nomeadamente no que concerne à criação e otimização da receita. Neste sentido, surge o revenue management como uma ferramenta crucial de gestão de preços para enfrentar a competitividade e fazer crescer o negócio. O revenue management ocupou um lugar muito valioso para a expansão das unidades hoteleiras, sendo uma prática de gestão de preços muito procurada e usada a nível mundial. A nível nacional, contudo, o seu conceito é pouco conhecido e o número de revenue managers especializados é pouco significativo. As práticas utilizadas e as vantagens desta ferramenta são fatores ainda desconhecidos por grande parte da população. Esta Dissertação tem como objetivo analisar as práticas e vantagens do revenue management, bem como perceber se a sua implementação em Portugal influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria. Adicionalmente, pretende analisar se existe a formação adequada em revenue ou se é necessária mais formação. Neste sentido, começamos por fazer uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management e o turismo. Optamos por uma metodologia quantitativa, construímos uma base de dados com 2.819 contactos, elaboramos um questionário e, via internet, dirigimo-lo para as várias unidades hoteleiras instaladas em Portugal (Continental e Ilhas). Por questão de foco, foram apenas selecionados para o estudo alguns departamentos, nomeadamente: direção/administração, revenue management, comercial, reservas e front-office. A recolha dos questionários foi realizada entre os meses de março a maio de 2019, tendo-se conseguido 284 respostas. Destas, apenas 115 foram validadas, tendo constituída a amostra em que o estudo foi fundamentado. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, permitindo-nos responder às perguntas de investigação. Finalmente apontámos algumas limitações do estudo e sugerimos temas para futura pesquisa.
- A notoriedade do São João no Porto enquanto evento turísticoPublication . Jesus, Leonor Vilarinho Costa Vidal de; Liberato, Dália; Dieguez, TeresaO turismo de eventos tem vindo, nos últimos anos, a assumir uma importância crescente para os diversos destinos turísticos. Na atualidade a relevância dos eventos evidencia-se em termos sociais e económicos, na medida em que contribuem para a animação e coesão social de uma cidade, região ou país, com um nível de receitas relevante e diminuição de gastos para os seus stakeholders (Van Vliet, 2012). Também têm vindo a crescer exponencialmente em termos de volume, diversidade e popularidade (Crompton & Mclay, 1997; Getz, 2005). Alguns dos eventos que geram maior receita para os países onde são realizados, estão relacionados com: i) os festivais de verão, que todos os anos são frequentados por milhares de jovens, arrastados pelos cartazes apelativos e publicidade em todos os meios de comunicação; ii) os eventos de Rally, com os seus condutores profissionais e carros de corrida, que atraem pessoas duma faixa etária mais adulta; iii) os desfiles de moda, com as tendências para o ano seguinte. Cada destino turístico é diferente e motiva competição com os outros, devido à diversidade de atrações turísticas e eventos exclusivos que possui. Nessa perspetiva, o presente trabalho pretende analisar o São João, um evento específico que se realiza na cidade do Porto, por forma a identificar as motivações das pessoas que nele participam e que o visitam (turistas e residentes locais). Pretende, adicionalmente, perceber a tradição e a sua evolução, elementos que o tornam único, característico da cidade do Porto e já com visibilidade além-fronteiras. Para a recolha de dados, optou-se por uma abordagem quantitativa, com recurso a inquéritos por questionário, disponibilizados em português, realizados online aos participantes nacionais que visitam e participam no São João. Os resultados evidenciam que o São João desempenha um papel crucial enquanto evento popular na cidade do Porto, encaixando-se nas seis características necessárias para ser designado como evento único e raro; destacam ainda que os organizadores precisam de ter em conta os feedbacks fornecidos pelos participantes após o evento. São apresentadas sugestões de criação de packagings turísticos alusivos ao São João, com possibilidade de personalização de acordo com os gostos e motivações complementares na visita ao destino: Turismo Religioso, o Enoturismo e Turismo Gastronómico, o Turismo Cultural e Paisagístico, e o Turismo Literário.
- Perceção do ecoturismo: o caso dos estudantes de Turismo do IPPPublication . Almeida, Ana Lúcia Martins Mendes de; Dieguez, TeresaO Turismo oferece tanto vantagens como desvantagens para os países envolvidos. Os crescentes desafios, nomeadamente os ambientais, obrigaram a diminuição do impacto da atividade, tendo em conta o princípio do desenvolvimento sustentável, abordagem que procura a diminuição dos impactos negativos e o aumento dos seus benefícios. Neste âmbito, surge o Ecoturismo como segmento turístico baseado nos princípios do turismo sustentável, orientado para a preservação da natureza, o respeito pelas tradições e costumes locais, o interesse na história e cultura do destino, o incentivo à comunicação intercultural e o auxílio à economia local. Sendo frequentemente o termo “Ecoturismo” mal empregue, o presente estudo pretende compreender como é que os estudantes de Turismo do Instituto Politécnico do Porto o conhecem e o definem. Adicionalmente, visa perceber quantos desses estudantes já participaram em atividades da tipologia e quais as razões que os levaram a fazê-lo (caso o tenham feito). Para o efeito, foi elaborado um questionário, divulgado em contexto de sala e online, tendo sido recolhidos 123 respostas (44% do total de estudantes). Os resultados demonstraram que 23% dos estudantes conhece as quatro vertentes do Ecoturismo (preservação do ambiente, ocorrência na natureza, envolvimento da comunidade local e vertente educativa) e cerca de metade tem experiência na prática do mesmo. A principal motivação está relacionada com o “Contacto com a natureza”.
- A perceção do turista nacional da zona norte de Portugal face ao alojamento local em Portugal e no estrangeiro: influências e motivaçõesPublication . Cabral, Paulo Jorge Tavares Fortunato; Dieguez, Teresa; Ferreira, Fernanda A.O alojamento local apresenta-se nos dias de hoje como um dos principais tipos de hospedagem mundiais e nacionais. O forte crescimento deste tipo de alojamentos e a forte aposta em novos conceitos, fomentou novas tendências e necessidades no consumidor. O presente estudo visa identificar a perceçao do turista nacional, residente na zona norte de Portugal, face ao alojamento local, caracterizando os principais fatores influenciadores e motivadores na escolha de tipo de alojamento em Portugal e no estrangeiro. Para tal, inicialmente procedeu-se ã recolha de um diversificado referencial teórico abordando conceitos, dados estatísticos e estudos semelhantes já realizados. Posteriormente foi realizado um inquérito atraves de um questionário online, composto maioritariamente por perguntas fechadas e escalas de avaliação, a todos que tivessem nacionalidade portuguesa, residência na zona norte de Portugal e que tivessem viajado pelo menos uma vez nos últimos 5 anos. Desta forma, recolheu-se uma amostra aleatória de 239 participantes válidos, entre os meses de maio e julho de 2019. Com o propósito de dar resposta aos objetivos do estudo foram aplicadas tecnicas estatísticas, como a análise descritiva exploratória, no sentido de identificar o perfil da amostra, a análise inferencial para validar as hipóteses do estudo através de testes paramétricos e nao paramétricos e ainda uma análise fatorial. Os resultados revelaram que a maioria dos inquiridos opta por se hospedar em empreendimentos turisticos em detrimento de alojamento local, tanto em Portugal como no estrangeiro. Os principais fatores influenciadores quando o turista nacional opta por se hospedar em alojamento local são o preço, a localização do estabelecimento, o acolhimento e as instalações e condições de apoio. Ainda se identificou uma não relação das diferentes motivações de viajar em Portugal e no estrangeiro e das características sociodemográficas com a adesão ao alojamento local em Portugal e no estrangeiro.
- Plano de negócios da conversão de uma habitação antiga num hostel: “The Other Side - Porto Hostel”Publication . Sousa, Ana Isabel Carvalho de; Ribeiro, Joaquim; Dieguez, TeresaO intuito deste plano de negócios é avaliar a viabilidade financeira e económica da abertura de um hostel no Grande Porto, mais propriamente, na cidade de Vila Nova de Gaia. Assim, inicia-se com um muito breve enquadramento teórico sobre o empreendedorismo. Segue-se o estudo de mercado, onde se analisará a evolução do turismo no mundo e em Portugal, a evolução do alojamento em Portugal, a caracterização da região, e a oferta de alojamento turístico, mais especificamente, de hostels, junto ao Centro Histórico do Porto. Após o enquadramento do estudo, segue-se a elaboração do projeto em si, começando com a descrição do espaço de intervenção como ele é na atualidade, passando para a proposta aqui descrita. Será então mostrado o espaço que é suposto o hostel ter, a imagem, a marca e far-se-á um diagnóstico interno e externo. Finalmente, avaliar-se-á a viabilidade financeira deste projeto, com a caracterização do investimento, do financiamento, a descrição pormenorizada das receitas e dos custos previstos e a demonstração de resultados prevista, por último, uma avaliação do projeto de investimento, com duas análises de sensibilidade (uma positiva e uma negativa), com uma alteração na taxa de ocupação líquida anual. Os resultados apresentados mostram que existe viabilidade financeira neste projeto, contudo a taxa de ocupação é uma variável muito sensível que pode facilmente condicionar o sucesso do mesmo. As limitações encontradas na execução deste trabalho são a falta de informação estatística sobre o alojamento local e os hostels. Seria, portanto, interessante que se fizesse um estudo sobre a oferta deste tipo de alojamento, que tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, em Portugal.
- The influence of digital customer network strategy on hotel businessPublication . Ly, Nguyen Thi; Dieguez, Teresa; Melo, AntónioThe digital age evolution is transforming and influencing the hotel industry in various ways. The hotel industry is one of the sectors where present-day customer satisfaction impacts future business positively or negatively. In the digital age, customer feedback and reviews have moved to digital platforms leading to the formation of customer networks. Digital customer networks influence consumer perceptions, attitudes, and decisions to purchase. However, these digital customer networks are applicable as strategies to improve sales, reduce costs, and build loyal relationships with customers by maximizing access, engaging the customers, connecting, and collaborating with them. The present research slicked to assess the influence of digital customer network strategy on hotel business. For this purpose, it has been conducted an exploratory study, through interviews, in July 2020 and near five General Manager of five different hotels based in Portugal. The study shows that nowadays the digital is effectively transforming the way stakeholders do business, innovate, work and cooperate. It also adds that in future this influence will be higher, which demands an accurate attention from the management and an incorporation of digital on hotel strategies.
- Total hotel revenue management em PortugalPublication . Costa, Miguel José Lago Ferreira da; Dieguez, Teresa; Jesus, Rudi Miguel Azevedo deO Total Hotel Revenue Management nos últimos 30 anos, adquiriu um papel fundamental dentro do setor hoteleiro no processo de criação e otimização da receita, tornando se num dos principais temas de investigação a nível mundial. Esta dissertação, pretende dar início a uma sistematização do estudo do tema Total Hotel Revenue Managementem Portugal, avaliar quais os sistemas de informação utilizados, as práticas mais valorizadas nas unidades hoteleiras nacionais e o seu grau de sistematização procedimental. Através da distribuiçao de um questionário por 176 profissionais que representam as unidades hoteleiras nacionais, elaborou-se uma fotografia genérica de todo o ecossistema hoteleiro, relativamente a gestão e otimização da receita em unidades de classificação de 3, 4 e 5 estrelas. Para executar este trabalho, o investigador dividiu-o em seis vertentes essenciais a avaliação do Total Revenue Management em Portugal: avaliaçao dos sistemas de informaçao, avaliaçao das técnicas de Revenue Management mais valorizadas pelos profissionais do setor, equipa de Revenue Management, características valorizadas pelas unidades para desempenhar a função de Revenue Manager, tendências futuras de revenue e avaliaçao do atual grau de interesse dos profissionais sobre o tema. Este trabalho de investigação, parece indicar, que existem características das unidades que influenciam diretamente as ferramentas de auxílio ao revenue aí adotadas, nomeadamente a classificação, o tamanho e a afiliaçao. O Total Hotel Revenue Management é na sua generalidade, mais utilizado por unidades com classificações mais elevadas, de maior dimensão e afiliadas num grupo hoteleiro. E ainda abordado, qual a influência da contratação de Revenue Managers na melhoria dos resultados das organizações e o seu favorecimento para a promoção de uma verdadeira cultura de revenue que seja transversal a toda a unidade hoteleira. Através deste trabalho, pretende-se dar inicio a formação de uma base de conhecimento sólida de revenue, que dê origem ao seu desenvolvimento e possa contribuir para a formaçao de Recursos Humanos especializados de Total Revenue Management em Portugal.