ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
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Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by advisor "Brandão, Ana Filipa"
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- Abertura de unidades hoteleiras em grandes centros urbanos: o caso de Bruxelas a concorrência, a lotaçao e outros elementos essenciaisPublication . Brochado, Diana Maria Moreira; Brandão, Ana FilipaO presente relatório foi realizado no âmbito do respetivo estágio curricular, realizado entre os meses de novembro 2016 e julho 20l7, em Bruxelas, na empresa Everland Management & Co., como Assistente de Direcão, na abertura de dois novos hotéis no centro de Bruxelas. Para conclusão do Mestrado em Direcão Hoteleira, foi proposta a realizacão de um estágio que proporcionasse uma nova experiência e retirasse da zona de conforto. Após uma procura exaustiva em algo desafiante, foi encontrada uma empresa que procurava estagiarios para variados departamentos administrativos que fossem o motor de abertura de dois pequenos hotéis de sucesso na cidade de Bruxelas. Mediante este estágio e o trabalho realizado no mesmo, serão abordadas as estratégias de aberturas de hotéis em grandes centros urbanos, como Bruxelas, e todo o processo operacional que envolve uma abertura de hotel, nomeadamente pequenos hotéis. O foco deste trabalho será, apesar de tudo, na aprendizagem durante o estágio curricular, onde também serão expostas uma crítica e uma proposta de medidas que poderão aumentar a rentabilidade dos hotéis e da empresa para foram exercidas funcões em estágio durante 8 meses.
- O comportamento do turista náutico desportivo no litoral Norte de PortugalPublication . Morim, Beatriz Carmo Casanova; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaNa atualidade, o turismo náutico tem assumido, em Portugal, um papel de destaque no desenvolvimento das várias regiões costeiras. Nota-se uma recente preocupação por parte destas localidades em valorizar e aproveitar as características únicas da sua linha de costa, possuidora das condições ideais para a prática de diversos desportos náuticos. Estes têm marcado os territórios do litoral Norte, impulsionando o seu reconhecimento e promoção, como destinos singulares, onde os rios marcam a identidade do território e o mar apresenta-se como um imponente recurso, aliado ao vento norte. Esta investigação tem como objeto geral analisar o comportamento do turista náutico desportivo nas EN do litoral Norte de Portugal. Já os objetivos específicos passam por entender as motivações do turista náutico desportivo, perceber as características mais valorizadas na escolha da EN e avaliar o grau de satisfação relativamente ao destino náutico. A metodologia adotada foi a quantitativa, aplicando-se um questionário a uma amostra de 100 turistas náuticos desportivos. Por conseguinte, os dados foram tratados no programa SPSS. Após a análise, constatou-se que as motivações dos turistas náuticos desportivos que participam como ativos (desportistas) se prendem com o contacto com a água e natureza, saúde e bem-estar, relaxar e relacionamento/convívio. Já as motivações dos turistas náuticos passivos (espectadores) compreendem o relaxamento, o contacto coma água e natureza, a participação/ observação em eventos náuticos e obter novas experiências. Por sua vez, identificou-se que as características mais valorizadas pelo turista quando escolhe um destino náutico são a localização, a qualidade e abundância de recursos hidrográficos, a limpeza de praias, rio e mar, os parques de estacionamento, as condições meteorológicas e marítimas, as acessibilidades e os painéis informativos. No que respeita à satisfação turística, os inquiridos mostraram-se maioritariamente satisfeitos com a sua experiência nas EN do litoral Norte de Portugal. As características do destino com que se mostraram mais satisfeitos foram a localização, a qualidade/abundância de recursos hidrográficos, a beleza paisagística, a gastronomia e as condições meteorológicas/ marítimas. Descobriu- se ainda as características que foram avaliadas com um menor grau de satisfação. Esta investigação visa constituir-se como um complemento ao conhecimento e literatura existente sobre turismo náutico desportivo. Fornece uma perspetiva que transparece as motivações, opiniões e satisfação destes indivíduos, e por isso uma visão próxima de como os destinos náuticos poderão gerir e melhorar a experiência turística dos visitantes.
- Guia do empreendedor para o alojamento localPublication . Moreira, Cristiana Patrícia da Costa; Brandão, Ana Filipa; Melo, AntónioO projeto foi criado para ajudar futuros empreendedores interessados em abrir um negócio de alojamento local. Com o guia criado o empreendedor poderá consultar a informação da legislação em vigor num formato visualmente atrativo e de leitura fácil. O objetivo deste guia foi ir um passo mais à frente ao dos guias já existentes ao adicionar uma secção, ainda que opcional para o empreendedor, sobre a qualidade dos serviços que irá permitir tornar o seu negócio inovador e diferenciador através de um modelo de qualidade adaptado ao alojamento local, segundo o estudo de vários modelos qualidade de serviços. Foi realizado um estudo teórico para compreender os conceitos ligados ao tema e objetivo do projeto tais como qualidade de serviços, modelos qualidade de serviços, modelos de qualidade de serviços na hotelaria e alojamento local. Foi realizada também uma análise estatística para compreender o crescimento do negócio do Alojamento Local no território continental. Com base nos estudos realizados e na legislação em vigor foi criada uma primeira versão do guia. Esta versão foi testada através de entrevistas realizadas com entidades competentes e empreendedores do alojamento local. Os resultados positivos obtidos permitiram entender a aplicabilidade do guia no mercado, melhorar o conteúdo e perceber as diferentes perspetivas entre entidades e empreendedores resultando assim numa versão final apresentada neste documento.
- O papel do turismo de saúde e bem-estar nas motivações dos termalistas da região Norte e Centro de PortugalPublication . Teixeira, Ana Sofia Rocha; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaEste trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre o papel do turismo de saúde e bem-estar nas motivações dos termalistas da região Norte e Centro de Portugal. O termalismo, em termos históricos, esteve sempre associado a tratamentos ao nível da saúde baseados em recursos naturais, constituídos por elementos específicos, com uma função curativa. Tem-se observado algumas mudanças no que se refere ao tipo de cliente, tratamentos, produtos e serviços disponibilizados. As mudanças observadas no quotidiano profissional, social e familiar do indivíduo têm provocado desequilíbrios no seu bem-estar físico e psicológico. É nas estâncias termais, com oferta de tratamentos de recuperação do corpo e da mente, complementares aos tratamentos clássicos, que os indivíduos procuram formas de recuperar dessa agitação, que lhe restituam o seu bem-estar e, consequentemente, melhorem a sua qualidade de vida (Lopes, Alén, Liberato e Liberato, 2018; Gonçalves e Guerra, 2019). A metodologia de investigação utilizada foi baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos termalistas do Norte e Centro de Portugal, no sentido de obter informações sobre as suas motivações para o turismo de saúde e bem-estar, em particular, as suas motivações para a visita a estâncias termais. O questionário foi aplicado a uma amostra de 201 termalistas a partir da plataforma digital Google forms e presencialmente em estâncias termais do Norte e Centro de Portugal. A análise dos dados recolhidos foi efetuada através do recurso ao programa do SPSS versão 26, tendo sido elaborada uma análise estatística univariada e bivariada, no sentido de validar as hipóteses de investigação. Os dados recolhidos confirmam que as motivações para a prática de termalismo se relacionam com questões de saúde (problemas respiratórios, digestivos, circulatório, reumáticas e músculo-esqueléticas, pele); as motivações para a prática de termalismo relacionam-se com questões de lazer e relaxamento (fugir do stress diário, tempo em família, ser “mimado”); o perfil sociodemográfico influencia as motivações “push & pull” dos termalistas; as motivações dos termalistas influenciam as características da viagem; o perfil sociodemográfico dos termalistas influencia as escolhas dos serviços disponibilizados; os aspetos mais valorizados na seleção do estabelecimento termal influenciam o grau de satisfação relativamente à viagem e experiência termal e intenção de recomendar e revisitar o destino; e, a satisfação geral com o destino termal influencia significativamente a fidelização ao destino de saúde e bem-estar. As limitações do estudo surgiram na fase da recolha de dados, em virtude da situação de pandemia provocada pela Covid-19. No que concerne à aplicação dos questionários, pretendia-se obter um maior número de respostas aos questionários, mas a maior parte das estâncias termais recusaram a divulgação do mesmo. As Termas de São Pedro do Sul e Taipas Termal divulgaram em papel, mas muitos dos termalistas recusaram o preenchimento do mesmo, pela obrigatoriedade de contacto. Na divulgação online houve igualmente limitações devido ao perfil sociodemográfico da maior parte dos termalistas, que são séniores, e maioritariamente não têm dispositivos eletrónicos. As propostas para investigações futuras deverão ser desenvolvidas com estudos semelhantes, mas com uma amostra mais significativa, por forma a contribuir para o conhecimento científico deste tipo de turismo, que, previsivelmente registará um aumento de procura nos próximos anos, pela modificação na estrutura demográfica nos países europeus em geral, e em Portugal, em particular. Será igualmente importante aprofundar a investigação no âmbito do perfil sociodemográfico em relação às motivações dos termalistas. Sugere-se, ainda, a realização de estudos comparativos com outras regiões de Portugal e do mundo, bem como a análise longitudinal do fenómeno em estudo.
- A qualidade e o alojamento local no Porto: caracterização e perspetivas futurasPublication . Pinto, Isabel Cristina Araújo; Brandão, Ana FilipaO crescente sucesso das companhias aéreas low cost, levou ao surgimento de uma nova classe de viajantes que pressiona o turismo nos destinos mais procurados. O défice da oferta hoteleira associado a esta massificação repentina levou ao surgimento de plataformas de partilha como o Airbnb e consequentemente o conceito de Alojamento Local. Este modelo de alojamento, mais integrado com as comunidades locais, proliferou e resultou na sua disseminação pelo mundo e pela generalidade do nosso País, acabando por se tornar um importante player para o sector do Turismo. Conta-se que este crescimento continue nos próximos anos, potenciado pelo constante reconhecimento mundial do destino. Com o crescimento repentino do AL surgiram desajustes legislativos, um dos quais a falta de controlo da qualidade. Assim aparecem iniciativas como o Programa QUALITY que procuram colmatar esta falha e promover a qualidade do AL em Portugal. Neste âmbito foi realizado um estágio curricular na implementação do programa no Norte, em especial na cidade do Porto. Este trabalho faz uma reflexão do estado atual do AL no Porto, a nível dos estabelecimentos, empresários, qualidade e perspetivas futuras deste modelo de alojamento, através da análise dos dados QUALITY e das entrevistas aos vários players envolvidos neste setor.
- Turismo e impactos socioculturais: proposta de desenvolvimento sustentável para o centro histórico do PortoPublication . Silva, Ana Filipa Cardoso Pinto da; Sousa, Bruno; Brandão, Ana FilipaPortugal espera este ano receber 22 milhões de turistas em território nacional. O turismo está a crescer mais de 16% no que respeita a receitas, mais de 8% em hóspedes e mais de 7% em dormidas. Os números revelam um crescimento hiperativo e, tal como acontece noutras cidades europeias, este é um momento fraturante para o setor: a par do aumento dos números, crescem as questões sobre os impactos do turismo. Ao mesmo ritmo que avança o investimento privado na reabilitação urbana, surgem as vozes que gritam contra a gentrificação. Fala-se de turistificação, de massificação, de perda de autenticidade nos grandes centros urbanos. Mas também se discute a sustentabilidade da atividade turística. Em 2016 o Porto recebeu aproximadamente 7 milhões de turistas, no entanto, este ano - ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento – fica marcado pelo surgimento de vários movimentos que questionam o crescimento do turismo que parece acontecer de forma descontrolada e sem planeamento. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o turismo sustentável em contexto urbano e, numa abordagem mais prática, permite a análise e compreensão da perceção dos impactos do turismo aos olhos dos residentes e trabalhadores do centro histórico do Porto. O trabalho culmina na apresentação de uma proposta de desenvolvimento sustentável onde são apresentadas várias medidas preventivas que visam garantir a sustentabilidade sociocultural das comunidades do centro do Porto.
- Turismo industrial: análise de clusters do perfil dos visitantesPublication . Rodrigues, Andreia Patrícia Leite; Brandão, Ana Filipa; Ferreira, Fernanda A.O Turismo Industrial surge no panorama nacional e internacional enquanto ferramenta revolucionadora. Numa primeira instância, esta tipologia turística nasce fruto da Revolução Industrial, o que, por si só, já representa um marco histórico. Numa segunda instância, o propósito com que o Turismo Industrial é criado e disseminado é, também ele, revolucionador na medida em que reabilita não só edifícios devolutos e lhes confere uma nova essência, mas na medida em que reabilita comunidades e permite-lhes crescer em torno de uma imagem associada a um passado determinante. O Turismo Industrial, em São João da Madeira, é um dos projetos mais reconhecidos a nível nacional pelo desenvolvimento e aproveitamento da indústria existente na cidade para fins turísticos. Verifica-se que junto de uma cidade meramente voltada para o setor secundário, essencialmente industrial, e com diminutas apostas turísticas, foi possível criar um produto turístico com potencial e que conferiu ao destino uma nova imagem. Tendo em consideração o desenvolvimento do Turismo Industrial em São João da Madeira, existem já algumas abordagens menos complexas relativamente ao seu surgimento e desenvolvimento. Porém, a título de definição do perfil do praticante de turismo industrial, a literatura é reduzida. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal a análise do perfil do praticante de turismo industrial, compreendendo visitantes, excursionistas e turistas.
- Turismo termal: estratégia de desenvolvimento das termas do Norte de PortugalPublication . Duarte, João David Oliveira; Liberato, Dália; Brandão, Ana FilipaA Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o conceito de saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Este conceito claramente coloca o bem-estar como condição essencial à saúde dos seres humanos. É precisamente na esfera do bem-estar que encontramos o termalismo como atividade, não apenas de tratamento de saúde, mas também como componente da prossecução desse mesmo estado de bem-estar que se pretende conquistar. O quotidiano atual frequentemente dificulta a generalidade das pessoas de atingir esse estado em pleno, dando assim abertura a um vasto leque de terapias e opções de tratamento que se encontram à disposição de todos, mediante o tipo de atividades que cada um pretende realizar. As estâncias termais possuem uma já longa história inserida na nossa cultura de saúde e bem-estar, tendo acompanhado desde sempre a evolução dos tratamentos baseados em recursos naturais. Considerando que as estâncias termais existentes em Portugal contam já com bastantes anos de atividade e que de acordo com o Plano Estratégico Nacional de Turismo – Revisão do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015, que identifica a necessidade de se reposicionar o produto termal no mercado, a realização deste trabalho tem como alguns dos seus objetivos identificar os atuais serviços termais existentes no Norte de Portugal, compreender o atual panorama das termas do Norte, quais os seus desafios e que possíveis soluções os stakeholders das regiões termais identificam como suscetíveis de redefinir a oferta termal e turística. Para a recolha de dados será utilizada uma metodologia qualitativa, a qual permitirá reunir informação essencial para dar resposta aos objetivos deste trabalho. Pretende-se assim que com este trabalho o Norte de Portugal, os stakeholders das regiões termais do Norte, as DMOs e em particular a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal passem a usufruir de um plano estratégico que englobe a criação de uma estratégia termal na região, captação de novos mercados nacionais e internacionais, criação de novos produtos e serviços turísticos nas regiões termais e promoção desta nova realidade a nível global.