Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-21"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Turismo e impactos socioculturais: proposta de desenvolvimento sustentável para o centro histórico do PortoPublication . Silva, Ana Filipa Cardoso Pinto da; Sousa, Bruno; Brandão, Ana FilipaPortugal espera este ano receber 22 milhões de turistas em território nacional. O turismo está a crescer mais de 16% no que respeita a receitas, mais de 8% em hóspedes e mais de 7% em dormidas. Os números revelam um crescimento hiperativo e, tal como acontece noutras cidades europeias, este é um momento fraturante para o setor: a par do aumento dos números, crescem as questões sobre os impactos do turismo. Ao mesmo ritmo que avança o investimento privado na reabilitação urbana, surgem as vozes que gritam contra a gentrificação. Fala-se de turistificação, de massificação, de perda de autenticidade nos grandes centros urbanos. Mas também se discute a sustentabilidade da atividade turística. Em 2016 o Porto recebeu aproximadamente 7 milhões de turistas, no entanto, este ano - ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento – fica marcado pelo surgimento de vários movimentos que questionam o crescimento do turismo que parece acontecer de forma descontrolada e sem planeamento. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o turismo sustentável em contexto urbano e, numa abordagem mais prática, permite a análise e compreensão da perceção dos impactos do turismo aos olhos dos residentes e trabalhadores do centro histórico do Porto. O trabalho culmina na apresentação de uma proposta de desenvolvimento sustentável onde são apresentadas várias medidas preventivas que visam garantir a sustentabilidade sociocultural das comunidades do centro do Porto.
- A importância do acolhimento e da integração na cultura organizacional: o manual de acolhimento como instrumento de socialização de novos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - uma propostaPublication . Delvas, Rodrigo Leandro; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaConhecer o local de trabalho envolve, dentre outros aspectos, informar-se sobre a cultura, as pessoas, a história e o papel da organização dentro da sociedade. Um processo de acolhimento e integração adequado dá ao colaborador a oportunidade de conhecer a cultura da organização em que está a ingressar. Para o colaborador, o conhecimento do local de trabalho é decisivo para o bom desempenho das atividades profissionais. Para a organização, por sua vez, um colaborador bem acolhido e integrado torna-se mais compromissado e conhecedor de suas atribuições e da postura que deve ter profissionalmente. A integração busca adaptar o colaborador à cultura e ao ambiente de trabalho. Este processo de acolher e integrar um colaborador faz parte de um processo maior que é o de socialização. Para socializar um novo integrante, existem estratégias, sendo uma delas a apresentação de um Manual de Acolhimento, oferecido aos profissionais durante o processo de admissão. Para a elaboração do Manual não existe uma fórmula ou um roteiro. O importante é que ele contenha as informações que a organização considera como indispensáveis para integrar os novos colaboradores. Este trabalho buscou colaborar com o processo de socialização e integração de novos servidores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, por meio da proposição de Manual de Acolhimento. O método empregado foi a investigação-ação, envolvendo tanto o investigador quanto o grupo implicado. A intervenção consistiu na disponibilização da proposta de um Manual de Acolhimento aos servidores do IFTM, que manifestaram sua opinião sobre o documento. A análise dos resultados demonstrou que a proposta é suscetível de melhorar o processo de integração e socialização de novos servidores.
- Clima organizacional pós-fusão numa instituição federal de ensino: um estudo de caso da nova composição estrutural do IFTM no período 2009-2011Publication . Fonseca, Pedro Margatto da; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaObjetivo –Investigar de que maneira a nova composição estrutural do IFTM (Instituto Federal do Triangulo Mineiro) influenciou no clima organizacional e se contribuiu para um maior comprometimento dos seus colaboradores. Metodologia – Esta pesquisa configurou-se na perspectiva interpretativa, desenvolvida através de um método hipotético dedutivo e indutivo com natureza aplicada, na forma de um estudo de caso com uma abordagem mista (qualitativo/quantitativo), do ponto de vista objetivo: descritiva, do ponto de vista dos procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica, realizada ainda no âmbito da transversalidade. Foi realizada uma entrevista e a aplicação de questionário on-line aplicado a 200 (duzentos) colaboradores do IFTM que exerciam atividades no período (2009/2011) e exercem atualmente. Para interpretação dos resultados foi utilizada a escala do tipo Likert com cinco classificações, o relatório do Google Forms e Excel na versão 2010 para os cálculos de média e porcentagem. Os resultados foram apresentados em tabelas e gráficos para uma leitura mais fácil dos resultados. Resultados e conclusões – As mudanças estruturais resultantes da fusão (transformação) ocorrida entre a EAF-Uberlândia e CEFET-Uberaba, que deu origem ao IFTM afetaram de maneira positiva o clima e os níveis de comprometimento dos colaboradores. As mudanças positivas do clima resultam da antevisão de mais oportunidade para o desenvolvimento da carreira através de capacitação, promoção e reconhecimento. Limitações/implicações – Os resultados obtidos precisam ser analisados com toda a precaução, não podendo ser objeto de generalizações, face ao uso de uma amostra de conveniência. A reduzida dimensão da amostra dos colaboradores influenciam os resultados, efetivamente na análise do clima, que poderia ser mais credível, se não fossem suportados apenas esse número pesquisado. Originalidade/valor – O principal contributo deste estudo é constituir o primeiro estudo realizado pós- fusão (2009/2011), o esse estudo diferencia-se por apresentar um conjunto de fatores a ser utilizado para o diagnóstico do clima organizacional de uma instituição de ensino pública, o IFTM, levando em consideração todas as particularidades desse tipo de organização.
- A importância da padronização dos documentos oficiais para a consolidação da identidade institucional (normatização de documentos oficiais do IFTM - estudo de caso)Publication . Moraes, Helio Soares de; Gonçalves, Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Santos, Helder SousaConsiderando que a comunicação deve ser eficaz, eficiente e ágil, objetivou-se analisar, no presente estudo, a importância da comunicação escrita para o desenvolvimento e na manutenção da identidade e da imagem institucional, avaliando as deficiências e necessidades específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM a esse respeito. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo dos documentos emitidos pelo IFTM e interpretação de questionário aplicado aos funcionários responsáveis pela emissão de correspondência oficial, com base em levantamentos bibliográficos a respeito do tema estudado. Observaram-se grandes divergências quanto à formatação e à redação dos documentos; documentos em que os princípios de redação oficial constantes do Manual de Redação da Presidência da República não são seguidos. Em respostas dadas ao questionário, os funcionários demonstraram falta de qualificação e de conhecimento sobre redação de documentos oficiais, julgando necessário, nesse passo, exato norteamento para padronização dos mesmos. É de fundamental importância para o desenvolvimento e manutenção da identidade e da imagem institucional que haja correta e padronizada a comunicação escrita. Há nos documentos oficiais do IFTM inúmeras incoerências em relação à forma de redação, assim como, insipiência dos servidores em relação ao tema, reforçando a necessidade de padronização das correspondências oficiais. A produção do Manual de Redação Oficial do IFTM culmina em benefícios à comunidade interna, à rotina dos servidores e à imagem da instituição.