ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Barros, Amândio Jorge Morais"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do PortoPublication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de FátimaA dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
- Centro interpretativo Casa do Ourives de GondomarPublication . Santos, Catarina da Conceição Fonseca Lourenço dos; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deO projeto de criação de um Centro Interpretativo em Gondomar, que designamos a “Casa do Ourives”, constitui-se como possibilidade de criar um local de exposição de diversos artefactos da cultura material e ainda do património imaterial, através de testemunhos da comunidade. Com este projeto espera-se contribuir para divulgar e disseminar junto da população local, mas também junto de outros visitantes nacionais e internacionais, as memórias e o património cultural da região, como parte da história de Gondomar dando-lhe visibilidade e reconhecendo a sua importância e valor. O objetivo principal foi trabalhar temáticas ligadas ao património deste concelho, para a preservação das memórias ainda existentes, de modo a perpetuar o legado das gerações produtoras mas também consumidoras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se desenvolver um espaço cultural que revelasse a historicidade e importância da produção da ourivesaria em Gondomar, realçando peças e artífices. A estratégia de implementação e programação passou pela diversificação das fontes investidoras, fidelização de parcerias, envolvimento da comunidade local, através de um plano de comunicação que chegasse a todo o tipo de públicos.
- O espólio cerâmico do convento da Madre de Deus de MonchiquePublication . Rocha, Patrícia Filipa da Silva; Barros, Amândio Jorge MoraisEste relatório constitui o catálogo do espólio de cerâmica do Convento da Madre de Deus de Monchique no Porto. É através das peças encontradas no Convento de Monchique que se consegue consolidar o conhecimento histórico, traçando uma linha evolutiva sobre as cerâmicas, faianças, porcelanas e azulejos encontrados no mesmo. Este estudo serviu para conhecer com mais profundidade aquele local. A análise deste espólio passa por várias fases e técnicas de investigação. Inicialmente, procura-se fazer um estudo do tipo de material, da decoração usada, das marcas do oleiro e do fabrico. Este trabalho é sempre complementado por uma pesquisa bibliográfica. Arqueologia & Património foi a grande protagonista deste projeto, sendo a responsável pela escavação e o posterior estudo aos materiais encontrados. Esta Empresa presta inúmeros serviços, desenvolvendo um processo constante de aperfeiçoamento das metodologias e procedimentos a aplicar. Aqui desenvolve-se uma intervenção multidisciplinar entre o papel do património histórico-arqueológico e o desenvolvimento cultural, económico e social, apostando no rigor científico e na conservação e divulgação do património. O fundo faz parte de um dos projetos aceite pela Empresa e que ainda hoje é estudado, devido à sua diversidade e abundância de peças. Irá ser feito um estudo aprofundado sobre o espólio arqueológico para ser feita a catalogação das peças encontradas na cozinha do Convento da Madre de Deus de Monchique.
- Memória e identidade: Novos paradigmas da olaria e figurado de BarcelosPublication . Cardoso, Cátia Daniela Longras; Coelho, Sérgio Alexandre Soldá da Silva Veludo; Barros, Amândio Jorge MoraisO presente relatório dá conta do trabalho desenvolvido no Museu de Olaria de Barcelos, organização tutelada superiormente pela Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito do ciclo de Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. O estágio realizado foi subordinado à temática da Gestão de Coleções. Em contexto de dissertação, exploram-se conceitos pertinentes quer do ponto de vista do Património - Cultural e Artístico - quer do ponto de vista da Olaria e Figurado de Barcelos, nas suas mais diversas manifestações e rituais. Assim o principal objetivo passa pelo conhecimento e reconhecimento dos Mestres Barristas Barcelenses, quer através do contacto direto com os mesmos, quer através das suas obras no contexto da organização de acolhimento. O estudo da Olaria e Figurado de Barcelos suportam o trabalho investigativo e de revisão bibliográfica através do preenchimento de questionários e da sua respetiva análise crítica e detalhada. O trabalho que se apresenta é composto por sete partes, entres elas, seções teóricas e práticas que esclarecem pontos chave das matérias que foram definidas em Projeto de Estágio.
- A panificação em Valongo: arte e tradição em torno de um saber-fazerPublication . Silva, Cláudia Andreia Ferreira da; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Barros, Amândio Jorge MoraisAo longo da segunda metade do século XVIII e na primeira metade do século XIX, Valongo foi marcada pela proliferação de padarias, que rapidamente se tornaram as principais abastecedoras da cidade do Porto de pão de trigo. Neste período, e até à primeira metade do século XX, a indústria da panificação tornou-se, desta forma, uma atividade económica importante para o desenvolvimento socioeconómico da região. A modernização trouxe consigo um certo declínio desta atividade, embora a produção e venda de regueifa e biscoitos continuasse a ser feita, essencialmente em contexto local. Desta forma, a presente dissertação procura fazer uma análise geral da indústria da panificação em Valongo, desde finais do século XVI até à atualidade, enquanto atividade económica importante para o desenvolvimento da região, bem como perceber a importância que assume enquanto património cultural, material e imaterial, analisando o modo como é preservada e promovida pela própria autarquia. Além do mais, busca salvaguardar e preservar memórias relacionadas com este ofício, como forte elo entre o passado e o presente, na tentativa de (re)construir uma memória coletiva.
- O Porto na rota do cinema: proposta de um roteiro cinematográfico no Porto no âmbito da coleção Património a NortePublication . Martins, Alexandre Catarino Oliveira; Barros, Amândio Jorge Morais; Ribeiro, Carla PatríciaA contemporaneidade tem conferido ao património cultural um papel cada vez mais relevante na salvaguarda da identidade e da memória coletiva de diferentes grupos sociais. Isto sucede pelo facto de o património servir de contraponto aos efeitos homogeneizadores operados pelo processo de globalização – fenómeno que tem vindo a sensibilizar as populações para a importância da preservação dos seus bens patrimoniais. Porém, antes de podermos preservar a nossa herança cultural, necessitamos primeiro de a (re)conhecer. É neste âmbito que entidades de valorização do património se tornam vitais na consciencialização das comunidades para o seu legado. O documento aqui exposto tem como objetivo descrever as tarefas realizadas em regime de estágio curricular na Direção Regional de Cultura do Norte, instituição que tem como propósito a conservação e promoção de um conjunto patrimonial de alto valor histórico e identitário da região Norte de Portugal. Os trabalhos aí efetuados incidiram sobretudo nos campos da produção editorial e da programação e mediação cultural, e tiveram como principal objeto de estudo o panorama da atividade cinematográfi-ca em Portugal. A este estágio seguiu-se o desenvolvimento de um projeto, que se apresenta igualmente neste relatório, relativo a um roteiro cinematográfico que percorre a cidade do Porto, que explora a sua história, cultura e património edificado, e recorda a relação que a cidade mantém com a Sétima Arte.
- Rota dos artistas: Uma viagem pelos municípios do Porto e AmarantePublication . Sousa, Marta Maria Pereira de; Barros, Amândio Jorge Morais; Araújo, Maria José Freitas Borges deAmarante é uma cidade que se situa no norte de Portugal, terra de São Gonçalo, onde a natureza e o património se fundem. É a terra de distintas personalidades que se destacaram no panorama nacional e internacional. Este foi o mote para a criação de uma Rota dos Artistas que nesta terra nasceram ou por aqui passaram. Os artistas que integram a Rota têm todos algo em comum, a dinâmica da sociabilidade, desenvolvimento cultural, socioeconómico e social-urbano que caracterizaram e influenciaram as suas vidas e as suas obras: a cidade do Porto (2ª cidade de Portugal) e Amarante (concelho onde nasceram ou viveram). Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso, António Nobre, António Carneiro, Acácio Lino e Teixeira de Pascoaes, tiveram, também por isso, um papel social, cultural e artístico relevante no contexto nacional que foi gradualmente crescendo e sendo reconhecido internacionalmente. Uma vez que uma Rota deve ter um ponto de partida e um ponto de chegada, o Porto, vai funcionar como a porta de entrada para os turistas e visitantes que queiram experimentar a Rota. O turismo é um setor em constante crescimento em Portugal, não só em grandes cidades, mas também nos quotidianos das cidades periféricas e do interior. Amarante tem vindo a crescer e o seu Património Cultural a ser visitado, fruto da aposta na marca Amarante. É cidade criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela categoria música, desde 2017. A sua agenda cultural, com eventos como o MIMO Festival que potencia o património cultural da cidade e o Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) são um dos fatores chamativos. A par de tudo isto, a natureza o património edificado e a sua história ímpar tornam Amarante um destino de excelência.Pretende-se deste modo, criar um produto turístico que salvaguarde a memória dos artistas - o património português -, e ao mesmo tempo potencie o reconhecimento e desenvolvimento da região pela possibilidade de criação de atividade económica e emprego na área do património.
- S. Martinho do Campo: a Mina e a Banda. Notas sobre um percurso identitárioPublication . Rocha, Pedro Miguel de Sousa; Barros, Amândio Jorge MoraisA presente dissertação desenvolve um trabalho de investigação relativo à Banda Filarmónica de S. Martinho do Campo sobre o seu percurso histórico e os dados mais relevantes da sua existência. A tese que se defende neste estudo é de que a Banda de S. Martinho do Campo teve um papel relevante na construção do percurso social e cultural da freguesia de Campo, concelho de Valongo, e na formação da sua identidade. O trabalho foi desenvolvido seguindo uma linha cronológica dos diferentes contextos históricos dos finais do século XIX, do século XX e até à atualidade que, de uma forma direta ou indireta, condicionaram e influenciaram a evolução da Banda de Campo. Apesar de a dissertação ter como objeto de estudo uma banda filarmónica, seria expectável que a música tivesse um papel relevante no trabalho. No entanto o estudo não tem como objetivo desenvolver de forma exaustiva aspetos relacionados com o formalismo da música e a sua importância no contexto histórico, mas sim os fatores políticos, culturais e sociais que determinaram a organização social da banda de Campo desde a sua fundação até à atualidade. No decorrer da pesquisa procurou-se fazer um trabalho apoiado em documentos, imagens e entrevistas realizadas a membros da banda como a elementos da comunidade local, nomeadamente o pároco da freguesia, o presidente da Junta de Freguesia de Campo e o administrador da Companhia das Lousas de Valongo, de modo a recolher memórias e apresentar factos e histórias narradas cujo objetivo será o obter elementos que possibilitem dar uma base mais sustentada e credível ao estudo sobre a coletividade. Por último, não se pretende de nenhuma forma criar juízos de valor ou lançar opiniões que deturpem os objetivos que esta dissertação se compromete a seguir: investigação, estudo, reflexão crítica e discussão dos temas abordados, como a história da banda de Campo, fatores demográficos, o trabalho como fator de organização social, contextos sociais e políticos e de que forma eles exerceram influências cruzadas, na banda e na comunidade.
- Turismo de Diálogo Intercultural - O caso da simbologia e tipologia cemiterialPublication . Marques, Inês Cardoso; Barros, Amândio Jorge MoraisO Diálogo Intercultural é transversal a todos os grupos humanos, culturas e religiões, promovendo a coesão social e a paz mundial, cada vez mais importante no mundo de hoje e necessário no discurso e acções de todos os seres humanos. Inserido na vertente do Turismo Cultural, que tem vindo a crescer e a diversificar as suas formas de acção, vamos efectuar uma análise que nos vai permitir uma reflexão sobre a potencialidade de um novo conceito de Turismo, cujo ponto primordial é o Diálogo Intercultural, matéria que já é de estudo desde 2008, dando como exemplo o caso da simbologia e tipologia de cemitérios. Mediante as leituras e pesquisas efectuadas, vamos poder traçar mapas que promovem o Turismo de Diálogo Intercultural com incidência nos cemitérios, quer na sua simbologia quer na sua tipologia. Esta pesquisa científica é concretizada usando o método científico de pesquisa explicativa, no qual se registam factos e se analisam, visando deste modo a estruturação e definição de outras possibilidades de visionamento do Diálogo Intercultural que possam ser relacionados e consequentemente aprofundados de modo a que haja futuramente uma visão sobre o tema bem mais alargada e coesa, fomentando a união dos povos através dos intercâmbios culturais e seu reconhecimento, bem como uma acérrima política de coesão de paz e que venham a ter alguma visibilidade e implementação ou criando outras ideias dentro da mesma base.
- Videojogos como Património Cultural e EducativoPublication . Duarte, Patrícia Cristina Dias; Araújo, Maria José Freitas Borges de; Barros, Amândio Jorge MoraisEste trabalho de dissertação tem como base o tema dos videojogos. O objetivo consiste em analisar as potencialidades das tecnologias interativas, como é o caso dos jogos interligando com o mundo da educação e do património cultural (material e imaterial). Procuramos entender a possibilidade de estudar a interdisciplinaridade entre as línguas, a história, a matemática, a tecnologia, outras áreas e formas de arte através da metodologia qualitativa e interpretativa. Começamos por fazer uma recolha bibliográfica, extensiva para ter uma perspetiva mais ampla. No que diz respeito ao património, descrevo alguns dos jogos e como estes dão a conhecer o património cultural no mundo virtual. Assim, faz-se uma análise mais cuidada para comparar o mundo real com o mundo que as empresas criam (o mundo virtual) para termos a noção da potencialidade deste meio. Ao longo desta dissertação, abordam-se estes dois aspetos, os videojogos e a educação, e descreve-se como a cultura contemporânea vê este tema, em relação ao seu papel na economia, no meio social e até no meio político. Para terminar, a parte mais analítica e menos teórica vai ser em relação aos jogos, que neste caso são os de Assassin's Creed 11 e o Odyssey para comparar duas épocas distintas. Entretanto, ao longo da tese podemos ver uma parte mais teórica onde está presente a história de como começaram os jogos, as suas divergências (ou aquelas que chamam mais atenção), a ligação com a educação e com o património. Por fim, a análise prática do jogo para ligar à arte. Para apoio, temos as referências bibliográficas, o próprio jogo, vídeos, testemunhos e uma tabela analítica/comparativa com o fictício e o real. Muitos jogos são bastante ricos do ponto de vista do seu património cultural, pois representam a realidade e valorizam-na. É interessante compreender que através do jogo se podem aprender conteúdos programáticos que nem sempre são do interesse dos mais jovens.