ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by advisor "Hiney, Aoife"
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- A comunicação não verbal na sala de aula de Educação Musical na Pandemia do Covid-19Publication . Silva, Ângela Sofia Araújo Machado da; Hiney, AoifeO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos: um primeiro onde são expostas as observações realizadas inicialmente e onde procuro nomear algumas das estratégias ou momentos que me marcaram enquanto futura docente; um segundo capítulo onde abordo o momento de estágio, faço a categorização da escola e da turma e uma pequena reflexão final acerca de todo o trabalho desenvolvido; e, por fim, um terceiro capítulo onde está presente todo o projeto de investigação realizado ao longo do ano letivo, que me permitiu explorar um pouco a comunicação não verbal, no contexto de sala de aula, durante a pandemia de Covid-19.
- Experiências de ensino: Aprendizagem de flauta de bisel no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Carneiro, Maria Alexandra Dias Madeira; Hiney, AoifeEste projeto de investigação visa explorar as experiências de ensino-aprendizagem da flauta de bisel no 2º Ciclo do Ensino Básico, da perspetiva dos alunos. A literatura académica demonstra a importância do ensino-aprendizagem de um instrumento no âmbito da Educação Musical, e as dinâmicas do ensino-aprendizagem do instrumento em grupo. A flauta de bisel, devido ao seu baixo custo e à facilidade de transporte, torna- se um instrumento acessível para crianças no 2º ciclo do Ensino Básico; no entanto, os estudos mais recentes sobre o ensino-aprendizagem da flauta de bisel no contexto do 2º ciclo do Ensino Básico, partem da perspetiva dos professores. Portanto, o presente estudo foca-se nas experiências dos alunos, através da realização de entrevistas. Os resultados demonstram o gosto que os alunos têm pela flauta, e a importância das atividades musicais de conjunto nesta faixa etária
- Promoção da saúde vocal na disciplina de Educação MusicalPublication . Duarte, Renato Joaquim Loureiro; Hiney, AoifeO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este encontra-se dividido em três capítulos : I- Observação da Prática de Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), onde são expostas as aulas observadas e respetivas reflexões ; II- Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 2º CEB, apresentando reflexões e fundamentos acerca das minhas opções pedagógicas e experiência em estágio; III- Projeto de Investigação: “Promoção da Saúde Vocal na Disciplina de Educação Musical”. O último capítulo, dedica-se à investigação da Promoção da Saúde Vocal no contexto de Educação Musical, averiguando, de uma perspetiva particular, as experiências e comportamentos que professores de música do Ensino Básico têm e demonstram na área da voz e consequentemente da saúde vocal. Para além disto, pretende-se verificar algumas estratégias de ensino e consciencialização para a promoção da saúde vocal nos alunos. Os métodos de investigação utilizados foram a análise documental, realização de entrevistas semiestruturadas a professores de Educação Musical ativos no momento, com acesso através da técnica de amostragem em bola de neve e a análise temática das transcrições das entrevistas. Os resultados demonstram que a disciplina de Educação Musical, pode ser relevante como agente promotor de Saúde Vocal, existindo a possibilidade de abordar a voz como conteúdo. Para isto, é importante proporcionar reflexões e formações para que os docentes da área musical possuam ferramentas e metodologias pedagógicas para transmitir e impulsionar o bom uso vocal nos mais jovens.
- A técnica vocal para vozes em desenvolvimento: Experiências de professores de Educação Musical do 2ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Lopes, Inês Tato; Hiney, AoifeO presente trabalho de investigação visa compreender o nível de formação específica em técnica vocal dos docentes de Educação Musical, e se esta é direcionada para vozes em desenvolvimento. A literatura académica demonstra a importância que a técnica vocal para vozes em desenvolvimento tem na formação de um professor, devido ao seu potencial em promover não só um bom uso da voz, como também da saúde vocal. No entanto, apesar do canto constatar uma parte substancial das Aprendizagens Essenciais, são poucas as orientações para os professores. Para desenvolver uma compreensão das estratégias utilizadas pelos professores de Educação Musical no desenvolvimento da técnica vocal na sala de aula, realizou-se um inquérito nacional. A análise dos dados demonstra que os inquiridos (N = 40) gostariam de ter tido acesso à formação específica em técnica vocal para a voz em desenvolvimento. Os resultados desta investigação apontam para uma necessidade de promover uma formação mais abrangente em técnica vocal e em específico, na voz em desenvolvimento