ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by advisor "Bessa, Rui"
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- Adaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportePublication . Silva, Marta Santos da; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.
- Desenvolvimento de competências sociais através da Educação MusicalPublication . Silva, João Pedro Rodrigues Bravo da; Bessa, RuiO presente relatório de estágio foi elaborado ao longo do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (IPP – ESE), no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro capítulo descreve o que fui observando, a nível do ensino e prática da música, ao longo do ano letivo 2021/22, quando fui professor estagiário de Educação Musical. O segundo capítulo é dedicado à descrição da escola e da turma onde lecionei, bem como a uma reflexão sobre todo o estágio, incluindo as minhas aulas e experiência enquanto professor. Por fim, o terceiro capítulo foca-se no projeto de investigação, no qual é feito o estudo sobre o desenvolvimento de competências sociais através da Educação Musical. Para tal, foi realizada uma análise de literatura, bem como entrevistas a professores da disciplina, com o objetivo de perceber melhor o papel da música no desenvolvimento das crianças e jovens. Conclui-se que a música tem o poder de desenvolver várias competências nas crianças e jovens, nomeadamente, as socias. Mas, para tal, é necessário o devido investimento, não só material, mas sobretudo a nível da qualidade do ensino de Educação Musical e da promoção da música como uma componente curricular importante.
- Impacto da música em alunos do Ensino Básico com necessidades adicionais de suportePublication . Ribeiro, Ana Beatriz Soares; Bessa, RuiO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura do relatório está organizada em três partes principais: a Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, sendo cada uma delas desenvolvida em subcapítulos. O primeiro capítulo destaca a importância da observação no processo de formação docente, apresentando uma descrição das práticas pedagógicas observadas e dos conhecimentos adquiridos a partir destas experiências. O segundo capítulo contextualiza a escola onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. São descritas as principais características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Inclui-se ainda uma reflexão crítica sobre o trabalho pedagógico realizado, considerando as variáveis que influenciam a prática educativa. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, intitulado “O Impacto da Música em Alunos do Ensino Básico com Necessidades Adicionais de Suporte”. Este projeto tem como objetivo analisar o impacto da música em alunos com Necessidades Adicionais de Suporte, bem como as estratégias utilizadas por professores de Educação Musical para promover a inclusão destes alunos. Para tal, foi desenvolvido um estudo de caso centrado num Clube de Música, seguindo uma abordagem qualitativa, que incluiu revisão de literatura, observações e entrevistas como métodos de recolha e análise de dados.
- Percussão corporal e o movimento, como ferramenta para o desenvolvimento rítmico dos alunos do 1º cicloPublication . Moreira, Micael da Silva; Bessa, RuiO presente relatório de estágio apresenta uma divisão em três partes. O primeiro capítulo aborda a importância da observação e reflete sobre a observação da prática musical no 2ºciclo do ensino básico. O segundo capítulo foca a prática pedagógica desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação, que se debruça sobre a Percussão corporal como ferramenta de desenvolvimento de um aluno do 1ºciclo, destacando a importância desta prática no desenvolvimento musical do aluno.
- Preferências musicais dos adolescentes em diferentes contexto, além das aulas de músicaPublication . Birgita , Solange Azevedo Carvalho dos Santos; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – IPP). Num primeiro capítulo serão apresentados os contextos e as práticas observadas no 2º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo compreenderá a exposição do contexto e da turma onde decorreu o Estágio Pedagógico, e também uma reflexão fundamentada sobre o mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, que procurou compreender a importância do universo da escuta musical dos adolescentes “fora” da escola e conhecer as preferências musicais dos alunos, visto que se deve ter em consideração o background cultural/musical dos alunos na elaboração do reportório musical para as aulas de música. Nesta investigação, participaram 220 adolescentes do 2º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Apresentamos um desenho metodológico através de um estudo transversal, com o recurso de dois instrumentos: inquérito por questionário e a Escala Abreviada de Preferência Musical Revista (STOMPR). Os resultados confirmam a influência da música na vida cotidiana “fora” da escola, e relativamente ao modelo de cinco dimensões de preferências musicais, os adolescentes em estudo se situam na dimensão contemporânea. Para finalizar, apresentam-se as considerações finais sobre a importância do estágio e as apreciações do estudo realizado, importantes no crescimento profissional enquanto docente.
- Os recursos nas aulas Educação Musical e a sua diferenciação no contexto socialPublication . Brás, Ana Catarina Ferreira; Bessa, RuiO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O relatório está organizado em três grandes capítulos – observação, relatório de estágio e investigação. No primeiro capítulo estão descritas as observações que foram realizadas antes da prática de ensino supervisionada, bem como a observação das aulas lecionadas pelos meus quatro colegas de estágio. No segundo capítulo é feita uma breve caracterização da escola onde o estágio decorreu e da turma de estágio. Também é apresentada e uma reflexão fundamentada sobre toda a prática de ensino desenvolvida ao longo de oito meses, sempre com base nas observações e na lecionação. Por fim, no terceiro e último capítulo deste relatório, é exposto o projeto de investigação desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, tendo como tema “Os recursos na disciplina de Educação Musical e a sua diferenciação no contexto social”. O objetivo desta investigação teve como principal foco perceber quais os principais recursos disponíveis nas escolas na disciplina de Educação Musical, bem como a diferença dos mesmos entre os diferentes contextos escolares – escola pública, escola pública TEIP e escola privada.
- O repertório musical português nas aulas de Educação MusicalPublication . Igreja, Marta Maria Marques; Bessa, RuiO presente relatório, foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino em Educação Musical no Ensino Básico. Este, contêm a Prática de Ensino Supervisionada, dividida em dois capítulos, e o Projeto de Investigação que se divide em subcapítulos. O primeiro e segundo capítulo, abordam a questão de Observações que foram realizadas na Prática de Ensino Supervisionada, expondo algumas características das instituições e das turmas. O terceiro capítulo está relacionado com o Projeto de Investigação, sendo desenvolvido ao longo do ano letivo, subdividindo-se em reflexão de literatura e metodologias de investigação sobre o tema em questão “O Repertório Musical Português”.