ESHT - DM - Direção Hoteleira
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Browsing ESHT - DM - Direção Hoteleira by advisor "Costa, Elga"
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- Crowne Plaza Porto: análise do Departamento de Grupos e Eventos: visão 360Publication . Faria, Daniela Sofia da Costa; Costa, Elga; Ribeiro, JoaquimO setor dos grupos e eventos tem vindo, ao longo das últimas décadas, a assumir um papel preponderante e efetivo na realidade das unidades hoteleiras. De facto, esta área assume um papel importante no que respeita à estratégia e ao posicionamento desses empreendimentos turísticos. Constata-se, portanto, nos últimos anos, uma aposta por parte dos hoteleiros neste campo e em novos produtos, serviços, inovação, manutenção e desenvolvimento de acessibilidades. Tal acontece pelo facto de ser a principal fonte de receita e pelos governos considerarem a área como economicamente benéfica para o país, em termos de posicionamento e consequentes visitas. Associado aos grupos e eventos, tem vindo a estar o departamento de F&B, uma vez que proporciona uma oferta mais completa, assim como todos os outros departamentos que trabalham em conjunto e com o propósito de que é alcançado tudo o que o cliente contrata e espera. É o caso do segmento Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE), cujo serviço carece de todos os outlets. A lacuna bibliográfica existente em termos de comunicação interdepartamental e, mais ainda, em termos da enumeração procedimental, quando se trata de grupos e eventos em unidades hoteleiras, levou à investigação dessas mesmas questões. Pretende-se, assim, a descrição dos vários processos e procedimentos a ter em conta nas várias etapas exigidas pelas reservas de grupos e eventos, assim como a relação entre os diversos outlets e estes mesmos processos e procedimentos. Com base nisto, é ainda intenção do presente relatório sistematizar informação relativa ao tema, aplicando-a à realidade de uma unidade hoteleira, por forma a validar a importância da comunicação interdepartamental nos processos e procedimentos inerentes às reservas de grupos e eventos.
- Distribuição em hotelaria: a influência das Online Travel Agencies nas unidades de alojamentoPublication . Meneses, Daniela Beatriz Barros Gonçalves de; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaA temática da presente investigação incide sobre a influência das OTA nas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. A distribuição online é uma necessidade das unidades hoteleiras, quer seja para alcançar o maior número de clientes quer seja para dar visibilidade a marca. A necessidade de estar presente nas OTA pode originar uma dependência por parte dos hoteleiros nestes intermediários, convém assim, entender qual a influência que as OTA detêm sobre os hoteleiros, assim como perceber se os hoteleiros possuem estratégias para captar as reservas diretas. Objetivo — O objetivo principal do estudo consiste em compreender qual a influência das OTA nas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. Metodologia — Na presente investigação optou—se pela metodologia quantitativa e o instrumento de recolha de dados foi inquérito por questionario, enviado para 150 unidades hoteleiras, onde se obtiveram 55 respostas. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso ao software SPSS versão 26. Este programa permite testar as hipóteses de investigação pré—definidas. Resultados — os resultados obtidos confirmam a importância das OTA nas unidades hoteleiras; as unidades hoteleiras consideram as OTA essenciais para a maximização da ocupação e receita e como forma de alcançarem mais clientes; a localização do hotel tem influência no número de OTA com que trabalham. Limitações e implicações — Surgiram limitações na recolha dos questionários devido a pandemia do Covid—l9. A maioria das unidades hoteleiras fecharam devido a falta de clientes e, por consequência, a amostra para o presente estudo encontra—se limitada na diversidade das tipologias dos respondentes. Implicações práticas — pretende—se com o presente trabalho perceber qual a influência que as OTA exercem sobre os hotéis, assim como perceber qual a importância que as unidades hoteleiras lhes atribuem na estratégia de distribuição online. Originalidade/valor — existem estudos sobre a temática, contudo não existe nenhum que incida o seu estudo sobre os hotéis de 4 e 5 estrelas da Região do Porto e Norte de Portugal. Existe, assim, a necessidade de investigar sobre a temática. O apuramento resultante do presente estudo poderá servir para futuros trabalhos de comparação da influência das OTA pela distribuição geográfica da realidade hoteleira nacional.
- Eco Sun Village: projeto de turismo em espaço rural no concelho de LousadaPublication . Silva, Júlia Carolina Lebre Barbosa da; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaO Turismo no Espaço Rural, pelas suas características muito próprias, transmite aos clientes a oportunidade de experienciarem outras realidades, mantendo sempre presentes os valores e as tradições culturais e gastronómicas das regiões onde se insere. Face às particularidades da tipologia e ao crescente interesse e procura por esta forma de turismo, o presente projeto tem como objetivo primordial a elaboração de um plano económico-financeiro de investimento, consistindo na conceção de um empreendimento de Turismo em Espaço Rural em Lodares (concelho de Lousada), tendo como propósito satisfazer as necessidades dos clientes com uma experiência rural. Desta forma, para a realização dos objetivos propostos foi desenvolvida uma análise qualitativa, baseada em revisão da literatura e pesquisa de informação específica relativa aos quatro grandes temas que sustentam a ideia de negócio, nomeadamente: o Turismo, o Turismo em Espaço Rural, suas caraterísticas e tipologias, daqui partindo para uma focalização no Agroturismo como produto específico português, argumento base de sustentação do projeto aqui apresentado. Assim, desenvolvido este enquadramento teórico necessário à fundamentação da ideia de negócio, seguiu-se a elaboração do Plano de Negócios onde foram abordados os pontos necessários que permitirá analisar a viabilidade do projeto. O Plano de Negócios iniciou-se com a análise do mercado, avaliando a oferta e a procura turística do segmento turismo rural, analisaram-se os fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que influenciam direta e indiretamente o negócio e ainda a concorrência. Posteriormente, realizou-se uma análise SWOT de forma a caracterizar a posição estratégica tanto a nível interno (forças e fraquezas) como a nível externo (oportunidades e ameaças). Seguiu-se a descrição de todo o projeto, as estratégias de marketing a serem aplicadas ao negócio, bem como a definição dos recursos humanos e a apresentação do projeto arquitetónico. Por fim, foi definido o plano de operações e avaliou-se a viabilidade económico-financeira deste projeto. Com base nas projeções financeiras, e respetiva análise, considerando um investimento inicial de aproximadamente 460.292€, o projeto apresenta um Valor Atual Liquido (VAL) de 244€ e uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 12,66%, na perspetiva do projeto, e um VAL de 310.459€ e uma TIR de 44,11%, na perspetiva do investidor. Sendo que, na perspetiva do projeto, o payback period é de 6 anos e na perspetiva do investidor 3 anos. Com o plano económico-financeiro concluímos que existe viabilidade de implementação do projeto, sustentando-se nos seguintes aspetos: • um VAL positivo, na ótica do investidor • na ótica do projeto, apesar de negativo, o seu VAL apresenta-se com um valor baixo, facilemente absorvido num período de mais 2 anos para além do projetado neste trabalho;Um payback inferior ao tempo de vida do projeto, na ótica do investidor e do projeto.
- O impacto do revenue management e a maximização da receita no setor hoteleiroPublication . Moura, Ana Isabel Fonseca de; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaO Revenue Management é visto como uma estratégia fundamental para a indústria hoteleira, que consiste numa gestão eficiente da receita, envolvendo a análise cuidadosa de dados, a previsão da procura e o ajuste de preços com vista à otimização da ocupação e à maximização da receita. A importância do Revenue Management reside no fato de ser uma cultura de gestão de enorme ajuda para que os hotéis enfrentem os desafios de um mercado altamente competitivo, ao permitir-lhes compreender a dinâmica da procura e ajustar os preços de forma estratégica, maximizando as suas vendas e potenciando a sua rentabilidade. Paralelamente, o Revenue Management ajuda a tomar decisões baseadas em dados em vez de suposições, aumentando a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas. Ao fornecer insights valiosos sobre os padrões de procura, o comportamento do cliente e o desempenho financeiro, permite ajustes em tempo real, garantindo, assim, uma gestão de receita eficaz. O trabalho de estágio desenvolvido e o seu correspondente relatório procuram expor em detalhe as tarefas e o trabalho realizado no departamento de Outsourcing, na área de Revenue Management, na empresa RM HUB - empresa de consultoria e formação em Revenue Management. Sendo a maximização da receita dos hotéis clientes um dos objetivos da empresa, as inúmeras tarefas desempenhadas ao longo do estágio centraram-se nesse mesmo objetivo, tendo incluído as seguintes funções e atividades: apoiar na implementação de procedimentos e melhores práticas de Revenue Management; identificar novas oportunidades de receita através da estratégia de pricing e distribuição, upselling e cross-selling; fornecer relatórios periódicos de apoio à gestão; apoiar na otimização das parcerias de distribuição; atuar como apoio ao consultor geral de desenvolvimento de negócios para a administração do hotel; desafiar e influenciar o hotel a melhorar o nível de serviço e os padrões operacionais; e apoiar na implementação de uma cultura de Revenue Management. No que toca ao objetivo principal deste relatório, este baseia-se em compreender o impacto do Revenue Management no setor da hotelaria, tendo como base a observação direta ao longo de todo o período de estágio e a utilização de referências bibliográficas de outros autores, de forma a corroborar a efetividade da relação direta entre a utilização de uma cultura de Revenue Management e a maximização dos resultados alcançados pelas unidades hoteleiras clientes. Como resultados deste estágio, o esperado é que se adquira um conhecimento mais profundo sobre o Revenue Management, as suas ferramentas e como aplicá-las na prática, bem como perceber como o Revenue Management pode ajudar o setor hoteleiro a maximizar as suas receitas, distinguir-se da concorrência e ganhar competitividade.
- Os impactos do cross-selling na hotelariaPublication . Santos, Ana Isabel Ferreira; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaA hotelaria, assim como a maioria das indústrias atualmente, vive em constante mudança. Os mercados não param de crescer, os consumidores são cada vez mais exigentes e isso obriga a unidade hoteleira a um trabalho contínuo para atingir o sucesso, onde muitas vezes o fator chave é a diferenciação. Este estudo pretende observar se as técnicas de venda cruzada são ferramentas importantes para o setor hoteleiro e se estas se traduzem em maior satisfação e fidelização dos seus clientes. Para a realização deste estudo foram conduzidos questionários a três tipos de públicos (consumidor, colaborador de hotelaria e gestor hoteleiro). Constatou-se que estas ferramentas são realmente utilizadas hoje em dia no mercado hoteleiro e que contribuem para melhorar a relação entre o cliente e a organização. Quer isto dizer que estas empresas, para sobreviverem no mercado atual, têm que criar novas estratégias de vendas e assim distinguir-se da concorrência. Para além disso, o presente estudo também constata que os consumidores têm em consideração a opinião de outros indivíduos que já conheçam esses serviços. Esta tendência do word-of-mouth, agora globalizada através das plataformas digitais, influencia a procura e os hotéis têm já consciência disso mesmo, tendo, por base, na sua estratégia aumentar a satisfação do seu cliente, recorrendo, por vezes, à implementação de técnicas de cross-selling.
- A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e PortoPublication . Barradas, Isabel Maria Andrade; Liberato, Dália; Costa, ElgaO turismo de eventos tem assistido a um crescimento significativo, nas últimas décadas, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento dos destinos turísticos. Com efeito, vários são os estudos que se têm debruçado sobre a compreensão deste fenómeno, estudando a relação entre as diferentes tipologias de eventos e a sua influência nos destinos que os acolhem. Contudo, poucas são as publicações que analisam a relação entre os eventos que ocorrem nas cidades e a hotelaria. Os artigos existentes que estabelecem esta relação, cingem-se ao pricing, pelo que se torna pertinente analisar esta relação de uma forma mais abrangente, nomeadamente as estratégias adotadas pelos hotéis perante a ocorrência de eventos nas cidades. O presente estudo pretende compreender a influência que os eventos, realizados nas cidades de Lisboa e do Porto, assumem na hotelaria, concretamente na perspetiva do marketing hoteleiro. Para o efeito foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória, descritiva e transversal, realizada através de entrevistas semiestruturadas a sete representantes de unidades hoteleiras e quatro representantes de entidades ligadas à organização de eventos das cidades mencionadas. Assim, o objetivo geral da investigação é compreender de que forma é que os eventos influenciam o marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e do Porto. Os resultados obtidos mostram que os eventos de negócios e os eventos desportivos são os que assumem uma maior relevância para a indústria hoteleira destas cidades. No que se refere às estratégias adotadas perante a ocorrência de eventos na cidade, os hoteleiros dão bastante importância à estratégia de preço e têm adotado, cada vez mais, uma estratégia de marketing digital, que facilita a segmentação e alcance de públicos específicos. Verificou-se também que a relação entre unidades hoteleiras e entidades organizadoras de eventos, apesar de estar numa fase inicial, é bastante valorizada e que perante o cenário atual, derivado da COVID-19, as ações de retoma da indústria deverão incidir em ações de transmissão de segurança ao cliente. Esta investigação apresenta grande relevância para a área de estudo, na medida em que faculta informações sobre a influência que os eventos podem exercer no planeamento e implementação de estratégias de marketing, utilizadas pelas unidades hoteleiras para maximizar a sua receita.
- Pestana Hotel Group: os procedimentos e as relações departamentais fundamentais para a realização de um eventoPublication . Costa, Maria Antónia Rolo Basso; Costa, ElgaOs eventos são uma parte importante da composição dos produtos turísticos, atendendo, fundamentalmente, às necessidades do mercado de entretenimento, lazer, conhecimento, e muitas outras motivações. O segmento de turismo de eventos é a resposta para a crescente procura do setor hoteleiro, tendo surgido para organizar receções para esta necessidade, dando um perfil único às localidades onde o interesse subjacente, reside no fluxo de negócios nacionais e internacionais. Turismo de eventos e os visitantes deste segmento são fulcrais para uma estratégia eficiente da indústria hoteleira. Atualmente, fatores como a categoria do hotel, o preço, a localização e a marca tornam-se insuficientes para um hotel ou cadeia de hotéis se diferenciarem da concorrência. Com base neste enquadramento relativo ao setor hoteleiro e a sua relação com a área dos eventos, o presente relatório de estágio procura compreender as tarefas e o trabalho realizado no departamento de vendas, na área de grupos e eventos do Pestana Hotel Group. De modo a otimizar recursos humanos e financeiros, o grupo hoteleiro partilha o departamento de vendas entre os seus dois hotéis na cidade de Madrid, o Pestana Plaza Mayor e o Pestana CR7 Gran Vía. Deste modo, será parte integrante do estágio a gestão de eventos dos dois hotéis, pretendendo-se compreender, de forma detalhada, os procedimentos inerentes à organização e gestão de um grupo e evento, no Pestana Hotel Group de Madrid.
- Plano de negócios: criação de um hostel cápsula na cidade do PortoPublication . Teixeira, Patrícia Apolónia Araújo; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaO presente projeto tem como principal objetivo a implementação e exploração de um hostel cápsula na cidade do Porto. Como tal, a problemática e os objetivos do projeto passam por analisar a viabilidade económico-financeira do projeto e implantar uma oferta de alojamento diferenciada para um segmento de mercado específico. Desta forma, para a sustentação dos objetivos propostos foi desenvolvida uma análise, de caráter qualitativo, baseada em revisão da literatura e em dados e informações específicas relativas ao âmbito da ideia de negócio. Com base nesta análise, seguiu-se a elaboração do Plano de Negócios onde foram realizados todos os pontos necessários que permitissem concluir acerca da viabilidade do projeto. O Plano de Negócios iniciou-se com a Análise do Mercado onde se avaliou a oferta e procura turística do segmento de hostels e a concorrência. Posteriormente, realizou-se uma análise SWOT de forma a caracterizar a posição estratégica tanto a nível interno (forças e fraquezas) como a nível externo (oportunidades e ameaças) e analisaram-se os fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais que influenciam direta e indiretamente o negócio. Seguiu-se a descrição de todo o projeto, a definição dos Recursos Humanos, bem como o Marketing-mix do negócio. Por fim, foi definido o Processo de Licenciamento e avaliou- se a viabilidade económico-financeira deste projeto. Com base nas projeções financeiras, e respetiva análise, considerando um investimento inicial de 1 060 513€, o projeto apresenta um VAL de 202 130€ e uma TIR de 15,01% na perspetiva do projeto, e um VAL de 616 784€ e uma TIR de 65,49% na perspetiva do investidor. Sendo que, na perspetiva do projeto, o payback period é de 8 anos e na perspetiva do investidor 2 anos.
- Proposta de modelo do programa de fidelização de clientes para o grupo hoteleiro JASE Hotels & ResortsPublication . Ferreira, Paulo Alexandre Duarte; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaA presente investigação tem como objetivo conhecer a utilidade da adesão aos programas de fidelização hoteleiros na satisfação do cliente e comprometimento com a marca hoteleira, e, consequentemente, desenvolver uma proposta de modelo de Programa de Fidelização para um Grupo hoteleiro. No sentido de entender o âmbito do presente estudo e o seu objetivo principal, procedeu—se a uma revisão da literatura que permitisse perceber a importância do perfil do turista atual e da realidade da hotelaria portuguesa, assim como do papel dos Programas de Fidelização Hoteleiros na satisfação, confiança e compromisso do cliente com a marca, através da sua aplicação. Para perceber a utilidade, para o setor hoteleiro, dos Programas de Fidelização enquanto ferramenta útil na satisfação, comprometimento e consequente possibilidade de fidelização de clientes, aplicou—se um Inquérito por Questionario, dirigido a Diretores Comerciais/ Responsáveis do Departamento Comercial de hotéis e grupos hoteleiros. Salientam—se, no entanto, as limitações verificadas na obtenção da amostra inicialmente pretendida, devido a atual situação pandémica. Com base na confirmação da utilidade de tais Programas de Fidelização para os fins a que se destinam, no setor hoteleiro em particular, o presente trabalho apresenta ainda uma proposta de modelo de Programa de Fidelização para o Grupo Hoteleiro JASE Hotels & Resorts, sustentada em exemplos de Programas similares, já existentes em Grupos Hoteleiros a operar no mercado português.
- Relatório de estágio no departamento comercial e de revenue da JASE Hotels & ResortsPublication . Cruz, Filipe Ferreira da; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaEste trabalho visa contribuir para a melhoria de um departamento Comercial e de Revenue. Nesse sentido, foi realizado um estágio de 6 meses no Grupo Hoteleiro JASE Hotels & Resorts. Inicialmente, é feita uma revisão de literatura sobre a definição de Revenue Management, um sistema de Revenue Managementde um Hotel e o processo de Revenue Management. Seguidamente, aborda-se cada um dos hotéis do grupo hoteleiro onde decorreu o Estágio, descrevendo as suas características, apontando os seus concorrentes e fazendo uma analise SWOT. Posteriormente, é desenvolvida uma descrição das tarefas realizadas durante o estágio, culminando numa proposta de medidas de melhoria que passam por: pacotes para o Porto e Douro, utilização de técnicas de overbooking num dos hotéis, introdução de tarifas corporate, um novo PMS e um foco na receita total dos hotéis.