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- Crowne Plaza Porto: análise do Departamento de Grupos e Eventos: visão 360Publication . Faria, Daniela Sofia da Costa; Costa, Elga; Ribeiro, JoaquimO setor dos grupos e eventos tem vindo, ao longo das últimas décadas, a assumir um papel preponderante e efetivo na realidade das unidades hoteleiras. De facto, esta área assume um papel importante no que respeita à estratégia e ao posicionamento desses empreendimentos turísticos. Constata-se, portanto, nos últimos anos, uma aposta por parte dos hoteleiros neste campo e em novos produtos, serviços, inovação, manutenção e desenvolvimento de acessibilidades. Tal acontece pelo facto de ser a principal fonte de receita e pelos governos considerarem a área como economicamente benéfica para o país, em termos de posicionamento e consequentes visitas. Associado aos grupos e eventos, tem vindo a estar o departamento de F&B, uma vez que proporciona uma oferta mais completa, assim como todos os outros departamentos que trabalham em conjunto e com o propósito de que é alcançado tudo o que o cliente contrata e espera. É o caso do segmento Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE), cujo serviço carece de todos os outlets. A lacuna bibliográfica existente em termos de comunicação interdepartamental e, mais ainda, em termos da enumeração procedimental, quando se trata de grupos e eventos em unidades hoteleiras, levou à investigação dessas mesmas questões. Pretende-se, assim, a descrição dos vários processos e procedimentos a ter em conta nas várias etapas exigidas pelas reservas de grupos e eventos, assim como a relação entre os diversos outlets e estes mesmos processos e procedimentos. Com base nisto, é ainda intenção do presente relatório sistematizar informação relativa ao tema, aplicando-a à realidade de uma unidade hoteleira, por forma a validar a importância da comunicação interdepartamental nos processos e procedimentos inerentes às reservas de grupos e eventos.
- O roteiro: Portinho de Vila Praia de ÂncoraPublication . Silva, Bruno Rafael Pires da; Silva, Olívia Marques daVila Praia de Âncora é uma pequena localidade no norte litoral do país, com cerca de cinco mil habitantes, é uma vila piscatória repleta de tradições. Através do presente projeto existe uma intensão de promover a pesca e o comércio tradicional. Para que assim, possa contribuir para a preservação das práticas costumes e saberes destas gentes. O trabalho prático desenvolvido retrata o roteiro dos peixes e crustáceos desde a sua captura no mar até à sua venda na lota do Portinho de Vila Praia de Âncora. O armador com a sua equipa faz o primeiro processo de captura e, a peixeira com a ajuda da sua irmã vendem esse mesmo peixe na lota. O ROTEIRO assume uma linguagem própria através da representação deste meio, passa assim a ter uma presença singular no mundo, transmitindo pontos de vista próprios através da perceção do autor. Por fim, este projeto resulta num documento visual físico, um fotolivro, permitindo um resgate da memória da atividade desenvolvida por estas gentes em Vila Praia de Âncora.
- Virtual reality in promoting emphaty and knowledge towards people with ASDPublication . Barros, Maria Luísa Martins de; Marques, António; Almeida, Raquel Simões deIncreasing empathy and knowledge about Autism spectrum Disorders (ASD) is crucial to potentiate a better quality of lofe for people with the condition. Virtual reality (VR) is becoming a useful tool to increase empathy and/or knowldge about ASD. This dissertation intente to investigate the impacto f a VR program and the influence of gender and contact with people with ASD on knowledge and empathy toward people with ASD, as well as studying the relantionship between level o knowledge and empathy. This studu examined the levels of knowledge and empathy in 7th grade students (N=86) using the Empathy Quocient and autismo Stigma nad Knowledge Questionnaire. The results show that the experimental group had a significant increase in knowledge (p˂0,001) and empathy (p˂0,001) levels but when comparing both groups, only a significant difference in knowledge levels was found (p˂0,025). According to our findings, the young population has difficulty expressing empathy for ASD but has adequate knowledge o it, and VR is a powerful tool for increasing knowledge and empathy toward people with ASD. There is a link between knowledge and gender, as well as knowledge and empathy.
- O revenue management e a sua aplicabilidade ao departamento de Food & BeveragePublication . Maia, Pedro Alberto da Costa; Oliveira, Mónica; Melo, AntónioNos últimos anos, o Revenue Management tem sido utilizado em vários setores, iniciando nas companhias aéreas, passando pelo setor hoteleiro e de restauração, com o foco na criação e maximização da receita. Este estudo tem como principal objetivo o desenvolvimento e a aplicação do Revenue Management (RM) no departamento de P&B, através do estudo dos seus sistemas e estratégias, de forma a perceber como os estabelecimentos de restauração podem otimizar a receita, através da criação e implementação de sistemas de RM. Neste sentido, o Revenue Management torna-se uma ferramenta útil para a gestão de preços, tornando os estabelecimentos mais competitivos, tendo como ambição fazer crescer o negócio e torná-lo sustentável. Começa-se esta investigação pela revisão da literatura onde procuramos compreender os princípios e características do Revenue Management no seu todo, conhecer as estratégias de RM e saber como aplicá-las no departamento de P&B e explorar o conceito de Restaurant Profitability Management. A metodologia escolhida foi a quantitativa, onde foram elaborados questionários que foram distribuídos pelos hotéis e restaurantes de Portugal. Os resultados demonstram que a maior parte dos inquiridos não está familiarizada com o conceito de Restaurant Revenue Management. Dentro daqueles que estão familiarizados com o conceito, acreditam que a aplicação do conceito de RRM é importante para os resultados da empresa. Consideram que permite definir o cliente ideal com base nas suas características e permite tomar decisões com base no conhecimento, criar uma estrutura de custos fixos e variáveis, entre outros.