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Authors
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Abstract(s)
Increasing empathy and knowledge about Autism spectrum Disorders (ASD) is crucial to potentiate a better quality of lofe for people with the condition. Virtual reality (VR) is becoming a useful tool to increase empathy and/or knowldge about ASD. This dissertation intente to investigate the impacto f a VR program and the influence of gender and contact with people with ASD on knowledge and empathy toward people with ASD, as well as studying the relantionship between level o knowledge and empathy. This studu examined the levels of knowledge and empathy in 7th grade students (N=86) using the Empathy Quocient and autismo Stigma nad Knowledge Questionnaire. The results show that the experimental group had a significant increase in knowledge (p˂0,001) and empathy (p˂0,001) levels but when comparing both groups, only a significant difference in knowledge levels was found (p˂0,025). According to our findings, the young population has difficulty expressing empathy for ASD but has adequate knowledge o it, and VR is a powerful tool for increasing knowledge and empathy toward people with ASD. There is a link between knowledge and gender, as well as knowledge and empathy.
Aumentar a empatia e o conhecimento sobre as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) é crucial para potenciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com esta condição. A Realidade Virtual (RV) está a tornar-se cada vez mais uma ferramenta útil para aumentar a empatia e/ou conhecimento sobre as PEA. Esta dissertação pretende investigar o impacto de um programa de VR e a influência de género e contacto com pessoas com PEA no conhecimento e empatia com pessoas com PEA, bem como estudar a relação entre o nível de conhecimento e a empatia. Este estudo analisou os níveis de conhecimento e empatia em alunos do 7º ano de escolaridade (N=86) usando o Empathy Quocient e Autism Stigma and Knowledge Questionnaire. Os resultados mostram que o grupo experimental teve um aumento significativo dos níveis de conhecimento (p < 0.001) e níveis de empatia (p < 0.001), mas quando comparados ambos os grupos, apenas foi encontrada uma diferença significativa nos níveis de conhecimento (p < 0,025). De acordo com as nossas descobertas, a população jovem tem dificuldade em expressar empatia perante indivíduos com PEA, mas tem conhecimento adequado sobre as mesmas, e a RV é uma ferramenta poderosa para aumentar o conhecimento e a empatia perante pessoas com ASD. Existe uma ligação entre o conhecimento e o género, bem como o conhecimento e a empatia.
Aumentar a empatia e o conhecimento sobre as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) é crucial para potenciar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com esta condição. A Realidade Virtual (RV) está a tornar-se cada vez mais uma ferramenta útil para aumentar a empatia e/ou conhecimento sobre as PEA. Esta dissertação pretende investigar o impacto de um programa de VR e a influência de género e contacto com pessoas com PEA no conhecimento e empatia com pessoas com PEA, bem como estudar a relação entre o nível de conhecimento e a empatia. Este estudo analisou os níveis de conhecimento e empatia em alunos do 7º ano de escolaridade (N=86) usando o Empathy Quocient e Autism Stigma and Knowledge Questionnaire. Os resultados mostram que o grupo experimental teve um aumento significativo dos níveis de conhecimento (p < 0.001) e níveis de empatia (p < 0.001), mas quando comparados ambos os grupos, apenas foi encontrada uma diferença significativa nos níveis de conhecimento (p < 0,025). De acordo com as nossas descobertas, a população jovem tem dificuldade em expressar empatia perante indivíduos com PEA, mas tem conhecimento adequado sobre as mesmas, e a RV é uma ferramenta poderosa para aumentar o conhecimento e a empatia perante pessoas com ASD. Existe uma ligação entre o conhecimento e o género, bem como o conhecimento e a empatia.
Description
Keywords
Autism knowledge Autism spectrum disorer´s Emphaty Virtual reality