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Advisor(s)
Abstract(s)
A aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática
profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico.
Description
Keywords
Estudos de caso Farmácia Ensino politécnico Monitorização
Pedagogical Context
Citation
Moreira, F., Jesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R., & Cruz, A. (2022). Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: Colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade. Em M. do C. M. Carrageta, R. F. L. Gonçalves, H. L. Neves, A. M. P. M. P. C. Gonçalves, & M. da A. G. Simões (Eds.), E-book CNaPPES.22 (pp. 132–137). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Publisher
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
