Publication
Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade
| dc.contributor.author | Moreira, Fernando | |
| dc.contributor.author | Jesus, Ângelo | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Ana Isabel | |
| dc.contributor.author | Pinho, Cláudia | |
| dc.contributor.author | Santos, Marlene | |
| dc.contributor.author | Correia, Patrícia | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Rita | |
| dc.contributor.author | Cruz, Agostinho | |
| dc.date.accessioned | 2023-09-11T15:35:14Z | |
| dc.date.available | 2023-09-11T15:35:14Z | |
| dc.date.issued | 2022-07 | |
| dc.description.abstract | A aplicação de estudos de caso tem vindo a evidenciar vantagens no desenvolvimento de reflexão crítica entre os estudantes na área da saúde. No âmbito da unidade curricular de Estágio I do 3º ano da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, foi implementada a apresentação e resolução de estudos de caso como elemento de avaliação. O principal objetivo deste método de ensino-aprendizagem consistiu no estabelecimento de uma rede constituída por diferentes intervenientes: profissionais, estudantes e docentes. Adicionalmente, pretendia-se a promoção da divulgação dos estudos de caso em eventos científicos. Após serem convidados os orientadores de estágio dos estudantes de Farmácia a apresentar casos decorrentes da prática profissional que gostariam de ver explorados, os temas propostos foram alvo de apreciação por parte dos docentes (seleção, rejeição ou modificação). Seguiu-se sorteio dos estudos de caso por 15 grupos de 3-4 estudantes que foram informados de que o trabalho a realizar deveria ser redigido no formato de artigo. Foram apresentadas 25 propostas, tendo sido excluída apenas uma. Todos os estudos de caso foram efetivados, redigidos e apresentados pelos estudantes e 53% (n = 8) foram submetidos para apresentação em congressos no âmbito académico e/ou científico. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Moreira, F., Jesus, Â., Oliveira, A. I., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R., & Cruz, A. (2022). Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: Colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade. Em M. do C. M. Carrageta, R. F. L. Gonçalves, H. L. Neves, A. M. P. M. P. C. Gonçalves, & M. da A. G. Simões (Eds.), E-book CNaPPES.22 (pp. 132–137). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23506 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra | pt_PT |
| dc.subject | Estudos de caso | pt_PT |
| dc.subject | Farmácia | pt_PT |
| dc.subject | Ensino politécnico | pt_PT |
| dc.subject | Monitorização | pt_PT |
| dc.title | Implementação de um modelo pedagógico de estudos de caso: colaboração entre estudantes e profissionais de Farmácia em atividade | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 137 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 132 | pt_PT |
| oaire.citation.title | CNaPPES 2022 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
| person.familyName | Moreira | |
| person.familyName | Jesus | |
| person.familyName | Oliveira | |
| person.familyName | Pinho | |
| person.familyName | Santos | |
| person.familyName | Correia | |
| person.familyName | Ferraz Oliveira | |
| person.familyName | Cruz | |
| person.givenName | Fernando | |
| person.givenName | Ângelo | |
| person.givenName | Ana Isabel | |
| person.givenName | Cláudia | |
| person.givenName | Marlene | |
| person.givenName | Patrícia Carla dos Santos Correia | |
| person.givenName | Rita | |
| person.givenName | Agostinho | |
| person.identifier | 2947760 | |
| person.identifier | 1508370 | |
| person.identifier.ciencia-id | 5F16-AB92-94D0 | |
| person.identifier.ciencia-id | A91F-3585-4F42 | |
| person.identifier.ciencia-id | 9212-F501-E9EF | |
| person.identifier.ciencia-id | 8B1B-A0D9-B6E4 | |
| person.identifier.ciencia-id | 8311-B967-31C4 | |
| person.identifier.ciencia-id | 221F-5A5F-BFC9 | |
| person.identifier.ciencia-id | FD1F-2E0C-1254 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3452-1459 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3972-8253 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4420-6476 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3157-3712 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5020-5942 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-7869-7977 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-3933-5740 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1157-8196 | |
| person.identifier.rid | A-4404-2012 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56153841300 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57110502000 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 81213e80-09a5-4655-93dc-e54199edb2fe | |
| relation.isAuthorOfPublication | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 4b3fe293-2740-469f-97d3-99d0b107b5e0 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 01c994b8-cb20-43a8-947c-d2b978283944 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 8ce9ee39-a4c6-46ae-99e2-49397b550f1b | |
| relation.isAuthorOfPublication | 655ab14f-f60f-42c5-8c8a-19d5257ff5f6 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 6c1b7213-1303-47eb-bfa7-ecbef6a9b8d9 | |
| relation.isAuthorOfPublication | d7ec3c5d-b3e0-4e34-8e24-4d1588876120 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1cbff3da-9800-4bd7-8d84-fd8d9ca819b2 |
