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Advisor(s)
Abstract(s)
A aprendizagem baseada em casos (Case Based Learning ou CBL) tem sido uma estratégia de eleição no processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde, desde a implementação do processo de Bolonha. Esta estratégia foi incorporada num esforço para preparar futuros Profissionais para o desafio e as exigências da profissão, em especial, a prestação de cuidados de qualida de ao paciente. O objetivo da utilização de casos clínicos consiste em apresentar ao aluno um cenário tão
próximo quanto possível aos que pode encontrar na sua vida profissional, procurando encontrar soluções razoáveis e viáveis. Um caso clínico não deve dar respostas. Pelo contrário, deve levantar questões e permitir que os estudantes desenvolvam o processo de tomada de decisão. Através desta metodologia, pretende-se que o estudante trabalhe de forma colaborativa com os seus pares na elaboração de hipóteses, justificação das opções e reflexão das atitudes tomadas. Outros benefícios desta metodologia já descritos
incluem, o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca; o incentivo à auto-avaliação e reflexão crítica, e a integração de saberes teóricos e práticos. Paralelamente ao desenvolvimento de competências técnico-científicas são também desenvolvidas competências de comunicação, integrando o role-play, em situações de avaliação formativa e sumativa. Com este trabalho pretendemos partilhar experiências no desenvolvimento e implementação destas metodologias, nomeadamente ao nível da construção dos casos, elaboração dos referenciais de avaliação e análise dos resultados de implementação.
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Citation
Oliveira, A. I., Jesus, Â., Pinho, C., Santos, M., Correia, P., Oliveira, R. F., & Cruz, A. (2019, maio). Práticas pedagógicas com simulação no ensino da saúde: Aprendizagem baseada em casos reais e avaliação em ROLE-PLAY [Comunicação oral]. Fórum Interno P. Porto 2019, Auditório Magno ISEP.