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- Construção de uma rede lusófona em terapia ocupacional: utopia ou uma realidade?Publication . Moreira, Nuno; Dias, Dalila; Faias, Joaquim; Gomes, Maria Dulce; Pestana, SusanaO Núcleo Académico da Terapia Ocupacional (NATO), surge em 2017 com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) membros da rede, na 1ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). No entanto, a sua efetividade e dinâmica teve início em 2021, estimulados pela Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos para apresentação do seu plano de atividades. Atualmente, este núcleo já conseguiu agregar 24 elementos de 5 IES membros da RACS, sendo quatro IES do contexto de Portugal e uma de Moçambique. Apresentar o desenho e construção de um plano de atividades a desenvolver pelo NATO, para o triénio 2021-2023, enquadrado nos objetivos gerais da RACS e ajustando a sua aplicabilidade à área específica da terapia ocupacional.
- Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
- Intelligent wheelchair simulator for users' training: Cerebral palsy children's case studyPublication . Faria, Brigida Monica; Reis, Luis Paulo; Teixeira, Sofia Carmo; Faias, Joaquim; Lau, NunoThe use of real context simulation programs for training driving skills to control an intelligent wheelchair is an emergent area. The aim of this study is to verify if the exigency of use of the simulator of the IntellWheels project is adequate to the skills of children with cerebral palsy. A group study case was performed using children with cerebral palsy classified in the levels IV and V of the Gross Motor Function Classification System, aged between 6 and 12 years old. The user's performance in a wheelchair driving game using the Joystick and the Wiimote (for head movements' recognition) and the users' opinions about the system were studied. Results suggest that the system matches the children skills and it was verified that it was easier to drive the wheelchair with the joystick for most of the participants. Generally, the participants presented positive reactions, showing themselves satisfied with the experiment and convicted about the wheelchair future usability.
- Estudo prospetivo para programa de pacientes simuladosPublication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Gonçalves, Maria João; Faias, Joaquim; Jesus, Ângelo; Noites, Andreia; Araújo, AndréA Simulação abrange meios muito diversificados incluindo entre outros, manequins, pacientes virtuais, jogos sérios, roleplaying, pacientes simulados. Por todo o mundo, cresce o número de instituições de ensino superior (IES) de saúde que adotam estes recursos, constituem unidades de simulação e criam programas de pacientes simulados (PS). Comum em medicina e enfermagem, PS tem pouca expressão noutras profissões de saúde, apesar do seu crescente uso no treino interprofissional. Desconhecem-se estudos sobre o uso seja da simulação senso lato ou de PS nessas profissões em Portugal. Inventariar estas atividades em cursos na área da saúde das IES Politécnicas públicas portuguesas (IESPPP) permitirá identificar boas práticas e facilitar a sua adoção.
- Sociocracia 3.0: Um modelo de agilidade e resiliência aplicado ao núcleo académico da Terapia Ocupacional da RACSPublication . Martins, Sílvia; Moreira, Nuno; Maiela, Ângelo; Roldão, Elisabete; Costa, Mónica Braúna; Faias, JoaquimNo processo de reativação do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional (NATO) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), identificou-se a necessidade de um modelo de governança sustentável, que permitisse a manutenção da motivação e envolvimento dos seus membros, ao longo do tempo. Num núcleo académico (NA) que se pretende inclusivo e potenciador da diversidade dos seus elementos, estabeleceram-se critérios para este modelo como, gestão participativa, canais de comunicação claros, equidade e transparência nos processos de tomada de decisão e autonomia dos grupos de trabalho. A Sociocracia 3.0 (S3) foi escolhida como a tecnologia social adequada, para atender a estes critérios e permite navegar a complexidade, facilitar a colaboração e construir de organizações ágeis e resilientes (Priest, Bockelbrink, David, 2022; Czekaj, Walczak, Ziębicki, 2020).
- Impacto de uma experiência b-Learning em Problem Based LearningPublication . Miranda, Leonor; Faias, Joaquim; Pereira, Ilídio; Coelho, Tiago; Amorim, Humberta; Baylina, Pilar; Monteiro, Fátima; Curado, HenriqueFace aos desafios de otimizar o processo de ensino aprendizagem, numa convergência com as melhores práticas internacionais, foi realizada alguma experiência b-Learning (bL) num sistema pedagógico de Problem Based Learning (PBL), atualmente adotado pelo curso de Terapia ocupacional (TO) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Esta iniciativa pretendeu confluir adequadamente com a reforma Bolonha1,2, com recomendações da European Network of Occupational Therapy in Higher Education3 e da Quality Assurance Agency for Higher Education4, e com algumas necessidades emergentes da melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem do curso de TO5,6. Inclusive, a avaliação desta experiência visa contribuir para a identificação de oportunidades de melhoria.
- Perceived quality of life among first-year health students engaged in problem based learning and traditional teaching model: First-year students of allied health sciencesPublication . Oliveira, Alexandra; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Faias, Joaquim; Miranda, LeonorQuality of Life (QoL) is a broad measure that captures the extent to which personal satisfaction with overall life circumstances is achieved. The transition to college can be a challenging event due to unique environment changes. So first-year students are special vulnerable to stress which has been associated with a variety of negative outcomes, including general and health-related QoL. Difficulties in integrating the system are common, among them are adjustment problems to learning and teaching models. This work focus on first-year students of a higher education health school, were coexist mainly two teaching models: problem based learning (PBL) and traditional (TTM). This study aims to compare the two models concerning QoL. The results suggest that QoL is good in both models, but TTM scored higher values in each dimension of QoL. Regarding personal accomplishment feelings, PBL students had significantly higher values. Our findings highlight the importance of the pedagogical model on student well-being, especially on beliefs concerning their abilities, expectations of success and self-efficacy already on 1st year.
- Using technology as a support for autism spectrum disorderPublication . Coelho, Cátia; Faias, Joaquim; Pinto, Daniela; Silva, Bruna; Curvelo, MarianaAutism spectrum disorder (ASD) affects approximately 1 in 100 children worldwide. Early diagnosis and family-clinician collaboration are crucial for effective intervention. Families often face difficulties accessing clinical services due to distance or logistics. The rise of COVID-19 has catalyzed the use of telehealth, offering remote health services, and mHealth technologies. Although beneficial, technology in ASD treatment requires specialized training and raises privacy concerns. Hence, a balanced approach combining in-person and tech-based interventions is needed for optimal ASD treatment.
- Desenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógicoPublication . Faias, Joaquim Manuel Ventura; Alexandrino, Ana Manuela Ferreira da Silva; Gonçalves, Maria João Moreira; Costa, Pedro Silva; Rua, SandraNos últimos anos, tem se verificado um grande investimento no apoio a práticas pedagógicas de simulação na educação. Em Portugal, este recurso permanece ainda pouco implementado. A simulação pode ser definida como “”uma técnica que cria uma situação ou ambiente que permite às pessoas experimentarem uma representação de um evento real para a finalidade da prática, aprendizagem, avaliação, teste ou para desenvolver uma compreensão de sistemas ou ações humanas””. A criação do ESSim pretende, entre outros objetivos, desenvolver recursos e competências entre os docentes de diferentes áreas de formação, para a utilização de simulações na educação clínica dos futuros profissionais de saúde. Constituiu-se um grupo de trabalho para a construção de situações clínicas considerando: competências a desenvolver no estudante; casuística que permita interdisciplinaridade; necessidade de um conjunto de perfis para diferentes níveis de formação; e conjunto de características que possa abranger diferentes áreas de formação.
- Aprendizagem com recurso a pacientes, na perspectiva dos estudantes e alumniPublication . Faias, Joaquim; Trigueiro, Maria JoãoNo âmbito do ensino e da avaliação de habilidades clínicas, a utilização de pacientes constitui um recurso complementar que tem como objetivo preparar os estudantes para uma pratica mais intensiva, assegurando assim que as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas repetidamente com mais segurança e menor desgaste para os estudantes e os pacientes.