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Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, tem se verificado um grande investimento no apoio a práticas pedagógicas de simulação na educação. Em Portugal, este recurso permanece ainda pouco implementado. A simulação pode ser definida como “”uma técnica que cria uma situação ou ambiente que permite às pessoas experimentarem uma representação de um evento real para a finalidade da prática, aprendizagem, avaliação, teste ou para desenvolver uma compreensão de sistemas ou ações humanas””. A criação do ESSim pretende, entre outros objetivos, desenvolver recursos e competências entre os docentes de diferentes áreas de formação, para a utilização de simulações na educação clínica dos futuros profissionais de saúde. Constituiu-se um grupo de trabalho para a construção de situações clínicas considerando: competências a desenvolver no estudante; casuística que permita interdisciplinaridade; necessidade de um conjunto de perfis para diferentes níveis de formação; e conjunto de características que possa abranger diferentes áreas de formação.
Description
Keywords
Simulações Casos Competências Recursos
Citation
Faias, J. M. V., Alexandrino, A. M. F. da S., Gonçalves, M. J. M., Costa, P. S., & Rua, S. M. (2021). Desenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógico [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.