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  • Desenvolvimento de uma aplicação informĂĄtica para a promoção da auto-aprendizagem da QuĂ­mica OrgĂąnica no contexto das CiĂȘncias Sociais
    Publication . Ferraz, R.; Fernandes, R.; Vieira, M.; Fonte, R.; PrudĂȘncio, C.
    De acordo com o constante na declaração de Bologna, na qual se preconiza a promoção da competĂȘncia da autoaprendizagem num processo long-life learning e a utilização do ensino Ă  distĂąncia, foi utilizado o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) um sistema de gestĂŁo de cursos de livre distribuição no Ăąmbito da disciplina de QuĂ­mica OrgĂąnica. Esta aplicação visou o desenvolvimento de competĂȘncias no Ăąmbito da autoaprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina. Esta aplicação foi trabalhada em formato de Quizze. Este quizze foi intitulado de QOjogo. A aplicação estĂĄ organizada em 23 nĂ­veis, correspondendo cada um deles a uma pergunta de escolha mĂșltipla (PEM), as hipĂłteses poderiam variar entre 2 a 5 e a avaliação seria feita de 0-20.
  • Antimicrobial resistance in bacterial strains isolated from different types of Portuguese cheese
    Publication . Amador, P.; Fernandes, Ruben; Tato-Costa, J.; Teles-Grilo, L.; Brito, L.; PrudĂȘncio, Cristina
    The present work aimed to study an eventual antimicrobial resistance and the presence of ÎČ-lactamases in enterobacteria isolated from cheese. ÎČ-lactams are among the most common antibiotics used for bacterial infections. Rates of bacterial resistance to antimicrobial agents are increasing world wide and the presence of ÎČ-lactamases is among one of the most common resistance mechanisms. In the present study we used twenty cheese samples, corresponding to six different types of Portuguese cheese, collected from local retail establishments. Samples were screened for the presence of ÎČ-lactams resistant Enterobacteriaceae in selective media with high concentration values of ampicilin. Colonies presumed to be resistant to ampicilin were further confirmed by antibiogram testing against other 13 different antibiotics, including six ÎČ-lactams. A total of 160 isolates were recovere from the selective media. The presence of ÎČ-lactamases on colonies was detected by adding nitrocefin to the cell biomass. After antibiogram testing about 40 isolates were confirmed to be resistant to, at least, one ÎČ -lactam subclass. The results obtained in this study point out to the presence, in different cheese samples, of Enterobacteriaceae resistant to ÎČ-lactams and the presence of ÎČ-lactamases. These results suggest that cheese may be a source of potential resistance transfer to the normal gastrointestinal flora of the consumer,which may be a cause of serious public health problems.
  • Biogame e QOjogo duas aplicaçÔes informĂĄticas para a auto-aprendizagem e avaliação formativa em CiĂȘncias da SaĂșde
    Publication . PrudĂȘncio, C.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Fernandes, R.; Fonte, R.
    O desenvolvimento de uma aplicação informĂĄtica para a promoção da auto-aprendizagem da BioquĂ­mica no contexto das ciĂȘncias da saĂșde intitulada Biogame foi jĂĄ descrito por esta equipa em trabalhos anteriores, na senda da implementação do processo de Bologna, desenvolvendo a auto-aprendizagem e a utilização do ensino Ă  distĂąncia. No presente trabalho foi utilizado o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) um sistema de gestĂŁo de cursos de livre distribuição no Ăąmbito da disciplina de QuĂ­mica OrgĂąnica de diferentes cursos de Tecnologias da SaĂșde. Esta aplicação visou o desenvolvimento de competĂȘncias no Ăąmbito da auto-aprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina. Foi trabalhada em formato de Quizze intitulado de QOjogo.
  • Aquisição de competĂȘncias no domĂ­nio da BioĂ©tica: perspectiva dos estudantes de enfermagem
    Publication . Bouças, I.; Nunes, C.; Fonte, R.; PrudĂȘncio, C.
    Averiguar junto dos estudantes de Enfermagem sobre a importĂąncia atribuĂ­da ao ensino da BioĂ©tica na aquisição de competĂȘncias profissionais, analisando trĂȘs dimensĂ”es: percepção em relação Ă s temĂĄticas da BioĂ©tica, Enfermagem e BioĂ©tica em Enfermagem; importĂąncia/responsabilidade atribuĂ­da Ă  BioĂ©tica em Enfermagem; prĂĄticas educativas em foco no contexto do currĂ­culo formal da Licenciatura em Enfermagem.
  • Contributos da citologia analĂ­tica para estudos de biologia de leveduras
    Publication . CĂŽrte-Real, Manuela; Sansonetty, Filipe; Ludovico, Paula; Fortuna, Margarida; Sousa, Maria JoĂŁo; Silva, Manuel Teixeira da; LeĂŁo, CecĂ­lia; PrudĂȘncio, Cristina; Rodrigues, Fernando
    Neste artigo começamos por apresentar uma breve introdução Ă  citologia analĂ­tica descrevendo alguns conceitos importantes desta disciplina bem como um dos instrumentos que a torna possĂ­vel - o citĂłmetro de fluxo. Referimos alguns dos aspectos relevantes desta instrumentação, em particular a possibilidade de medir a estrutura e o funcionamento de cĂ©lulas vivas e de separar sub-populaçÔes celulares para posterior obtenção de culturas puras. Discutimos ainda os fundamentos de algumas aplicaçÔes e apresentamos os resultados obtidos nos nossos laboratĂłrios com os seguintes estudos: i) efeitos de fungicidas no ciclo celular de leveduras; ii) relação entre a presença de proteĂ­nas de efluxo activas e a menor susceptibilidade de leveduras a antifĂșngicos; iii) avaliação de alteraçÔes estruturais e funcionais induzidas pelo ĂĄcido acĂ©tico e sua relação com perda de viabilidade celular em populaçÔes de Saccharomyces cerevisiae e Zygosaccharomyces bailii; iv) determinação do potencial de membrana mitocondrial e avaliação da função mitocondrial de leveduras; v) determinação da ploidia de DNA em leveduras; vi) monitorização in vivo de processos celulares em S. cerevisiae e vii) morte celular programada induzida pelo ĂĄcido acĂ©tico em S. cerevisiae. No decurso destes trabalhos, optimizĂĄmos diferentes protocolos de marcação celular recorrendo aos seguintes fl uorocromos: SYBRÂź Green I para a marcação de DNA; calceĂ­na-M, BCECF-AM, Rh123 e DiOC5 para a detecção de proteĂ­nas de efl uxo activo; DAF, FUN-1Âź, IP e Rh123 para a avaliação da integridade estrutural e funcional da cĂ©lula; Rh123 para a avaliação de potencial de membrana mitocondrial, anexina V-FITC para a detecção de fosfatidilserina no folheto externo da membrana citoplasmĂĄtica e FITC conjugado com dUTP (reacção de TUNEL) para a detecção de fragmentação internucleosomal de DNA.
  • Desafios na formação de profissionais de saĂșde: contributos da Psicologia da Educação
    Publication . Rocha, A.; PrudĂȘncio, Cristina; Fonte, R.
    Este trabalho revela a preocupação com a formação de profissionais de saĂșde, considerando que esta deve reflectir a evolução a que se tem assistido em termos de conceitos como o desenvolvimento do modelo biopsicossocial, entre outros. Os nossos comportamentos como cidadĂŁos e profissionais assentam cada vez mais na necessidade de uma prĂĄtica reflexiva. Esta requer um aprofundamento cientĂ­fico que nos habitue Ă  anĂĄlise crĂ­tica da nossa acção e Ă  percepção do seu potencial de aprendizagem e alargamento do campo de intervenção, para alĂ©m do exercĂ­cio estritamente tĂ©cnico. A disciplina de Psicologia da Educação, que integra o curricula de 6 cursos da ESTSP, reflecte a importĂąncia da Educação e da Psicologia relacionando-as com um domĂ­nio particular de intervenção - a saĂșde -, procurando consciencializar os profissionais, desta ĂĄrea, do seu papel de educadores.
  • Fungidal and bacterial activity of N,N-dimethyl-4-(2,2,2-trichloro-1-(phenylamino)ethyl)aniline
    Publication . Ferraz, Ricardo; Petrovski, Zeljko; Fernandes, RĂșben; Noronha, JoĂŁo Paulo; PrudĂȘncio, Cristina
    N,N-dimethyl-4-((phenylamino)methyl)aniline (1) was prepared by condensation of aniline and 4-(dimethylamino)benzaldehyde [1] N,N-dimethyl-4-(2,2,2-trichloro-1-(phenylamino)ethyl)aniline (2) was synthesized by trichloromethylation of the imine (N,N-dimethyl-4-((phenylimino)methyl)aniline (1)) with trichloroacetic anhydride under microwave irradiation [2] (Sheme 1). The present work reports the study of bacterial and yeast activity for the compound 2. The bacteria used in this study are Staphylococcus aureus, Escherichia coli and the yeast are Saccharomyces Cerevisiae Candida albican.The results that we will present are the determination of minimal inhibitory concentration (MIC), by means of microdilution by plate method and the specific growth constants for this microorganism. Further studies are being performed to determine viability and cellular injury with this drug.
  • High resistance to fourth-generation cephalosporins among clinical isolates of Enterobacteriaceae producing extended-spectrum ß-lactamases isolated in Portugal
    Publication . Fernandes, RĂșben; Gestoso, Álvaro; Freitas, JosĂ© Mota; Santos, PerpĂ©tua; PrudĂȘncio, Cristina
    Carta ao editor da revista International Journal of Antimicrobial Agents. Here we report the molecular and antimicrobial susceptibility profile of extended-spectrum ÎČ-lactamase (ESBL)-producing strains found in the Portuguese northern occidental coast region (Minho).
  • Resistance to ÎČ-lactams in bacteria isolated from different types of Portuguese cheese
    Publication . Amador, Paula; Fernandes, RĂșben; PrudĂȘncio, Cristina; Brito, LuĂ­sa
    The purpose of this study was to investigate the presence of beta-lactam-resistant bacteria in six different types of Portuguese cheese. The numbers of ampicillin resistant (AMP(r)) bacteria varied from 4.7 x 10(2) to 1.5 x 10(7) CFU/g. Within 172 randomly selected beta-lactam-resistant bacteria, 44 resistant phenotypes were found and 31.4% were multidrug resistant. The majority (85%) of the isolates identified belonged to the Enterobacteriaceae family. The presence of the bla(TEM) gene was detected in 80.9% of the tested isolates. The results suggest that without thermal processing of the milk and good hygienic practices, cheese may act as a vehicle of transfer of beta-lactam-resistant bacteria to the gastrointestinal tract of consumers.
  • Processo de auto-avaliação na Escola Superior de Tecnologia da SaĂșde (ESTSP): Um desafio enquadrado no espĂ­rito da Declaração de Bologna
    Publication . Fonte, RosĂĄlia; PrudĂȘncio, Cristina
    Atendendo ao espĂ­rito da Declaração de Bologna, a livre circulação que determina a mobilidade de pessoas e a decorrente possibilidade de emprego nos paĂ­ses da U.E., pressupĂ”e que sejam tomados em consideração conhecimentos, capacidades e competĂȘncias, atravĂ©s do reconhecimento e validação dos diplomas obtidos nos paĂ­ses de origem. Para que tal aconteça Ă© necessĂĄrio que a qualidade dos diplomas seja garantida pelas InstituiçÔes de Ensino Superior (IES) atravĂ©s da Auto-Avaliação e pela Entidade que, a nĂ­vel nacional, Ă© responsĂĄvel pelo sistema de qualidade, atravĂ©s da Avaliação externa (Andrade, 2003).