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Magalhães, Andreia Carla Fonseca

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  • Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de fisioterapia
    Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Reis, Ana
    O curso de fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico: PBL (Problem-Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas (CSH) integra diferentes unidades curriculares (UCs) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos, desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1) na qual estão inscritos 88 estudantes do primeiro ano de fisioterapia. Em 8 horas de Seminários e 6 horas de Teórico-Práticas abordam-se temas como a comunicação e a relação terapêutica, a abordagem centrada na pessoa vs no problema, as atitudes comunicacionais, as competências de comunicação na entrevista em fisioterapia, as atitudes comunicacionais e as microcompetências/técnicas de atendimento, bem como a comunicação ao longo do ciclo vital e em situações específicas. Os resultados da avaliação da UC, que incluem uma avaliação escrita e um trabalho prático desenvolvido ao longo das sessões teórico-práticas, serão apresentados e discutidos. A aplicabilidade das ferramentas pedagógicas aqui apresentadas a outras UCs e domínios científicos será analisada criticamente sem esquecer as suas implicações para investigação futura.
  • Desenvolvimento de competências de comunicação clínica no primeiro ano de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1
    Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Reis, Ana
    O curso de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou em 2008 o modelo pedagógico PBL (Problem Based Learning). A área de Ciências Sociais e Humanas integra diferentes unidades curriculares (UC) ao longo da licenciatura, tendo entre os seus objetivos desenvolver competências de comunicação clínica na área da saúde de forma integrada e longitudinal. O trabalho que aqui se apresenta foca-se na UC de Fisioterapia em Condições Neuromusculoesqueléticas 1 (NME1), na qual estão inscritos 80 estudantes do primeiro ano de Fisioterapia.
  • Training and research in communication skills at the School of Allied Health Technologies of Porto
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Pedroso, João P.; Sousa, Zita; Martins, Helena
    Communication skills, often considered transversal, have recently been regarded, in the health field, as technical competencies crucial to professional practice. Nevertheless, little is known about the effects of training in communication skills to the area of health technologies, and the relation with psychological variables.
  • Associations between empathy and personality in allied health sciences 1st year students from ESTSP IPP
    Publication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita
    The positive impact of the communication skills in the context of health care professions is widely accepted. However little is known about empathy and personality among students in Allied Health Sciences (AHS) programmes.
  • Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde
    Publication . Reis, Ana; Salgado, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa Rocha
    A relevância da empatia enquanto competência clínica central nas profissões de saúde tem sido cada vez mais reconhecida. Esta pode influenciar dimensões como os resultados clínicos e satisfação dos utentes relativamente aos cuidados de saúde. Este estudo pretende analisar associações entre empatia e experiência de afetos em estudantes,do 1º ano de diferentes licenciaturas da área da saúde. O estudo incluiu 241 estudantes de 12 licenciaturas, sendo a idade média 19.3 anos (DP=2.6, 17-38). Os estudantes preencheram a Escala de Empatia Médicade Jefferson, a PANAS e um questionário sociodemográfico. Foram encontradas associações estatisticamente significativas entre empatia e afetos(p<.05)
  • Simulações V na promoção da literacia em saúde
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Gomes, Paulo Veloso; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia
    Neste trabalho abordamos a prática pedagógica da unidade curricular (UC) de Simulações V, que integra o currículo da licenciatura de Farmácia, da Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS - P. Porto), no 3º trimestre, do 3º ano. Concretamente as áreas técnico-científicas (ATCs) de Ciências Sociais e Humanas e de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática (Gestão da Informação) responsáveis por esta UC, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação na área da saúde, e de desenho de ações de sensibilização, esclarecimento e/ou aconselhamento em saúde, bem como a sua dinamização junto das populações específicas a quem se destinam. Esta UC apresenta duas tipologias de aula: Teóricas e Teórico Práticas, num total de 132 horas de contacto. A análise dos resultados dos estudantes a cada uma das ATCs e no cômputo geral, nos últimos três anos letivos, evidencia o excelente desempenho e envolvimento dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas (e.g., articulação com Associações de Desenvolvimento Local).
  • Psychometric Properties of the Communication Skills Attitudes Scale (CSAS) among Portuguese undergraduate students in Allied Health Sciences
    Publication . Carvalho, Irene; Dores, Artemisa Rocha; Grilo, Ana; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Salgado, Ana
    Communication in health has attracted increasing interest in recent decades, revealing the need for appropriate research tools. The study of the psychometric properties of instruments and the confirmation of their structure is crucial for the reliability and validity of the overall results of scientific work. Repeated analyses of these dimensions over time are important because it allows us to identify changes that result from social and cultural changes. This study aims to assess the reliability, factor structure, and construct validity of the Communication Skills Attitudes Scale.
  • Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia
    A investigação no domínio da comunicação nos contextos de saúde tem evidenciado a sua relevância, designadamente na promoção da adesão terapêutica, da confiança no profissional de saúde, da adaptação à doença crónica e no controlo da dor. No entanto, alguns trabalhos revelam que as competências relacionais podem declinar ao longo dos anos de formação e da prática clínica, pelo que a formação académica tradicional não parece assegurar o desenvolvimento deste tipo de competências. Diversos autores defendem mesmo que o desafio central na formação dos profissionais de saúde do século XXI é o desenvolvimento das competências comunicacionais. Neste sentido, foi recentemente criada, no nosso país, a Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), onde a Escola Superior de Saúde – P. Porto (ESS – P. Porto) se faz representar através dos seus docentes da área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH), alguns dos quais como sócios fundadores. A ESS – P. Porto confere formação na área da saúde, com 12 Licenciaturas, muitas delas com estreita relação com os utentes/doentes, famílias e cuidadores ou no âmbito de uma equipa multidisciplinar. Considerando a relevância da aprendizagem experiencial, neste trabalho são apresentadas as práticas pedagógicas da unidade curricular (UC) de Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais. Os principais objetivos são o desenvolvimento de competências de comunicação em saúde, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento pessoal do profissional de saúde, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esta UC integra os curricula de diferentes licenciaturas, como Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ortóptica, Osteopatia, Imagem Médica e Radioterapia, com as devidas adaptações à especificidade de cada exercício profissional. Decorre ao longo de 15 semanas e caracteriza-se por uma forte integração teórico-prática, colocando particular ênfase na metodologia ativa, por recurso à utilização de técnicas como o role-play, as dinâmicas de grupo e o visionamento e discussão de vídeos, que serão descritas detalhadamente neste trabalho. A avaliação da UC, além de recolher evidência acerca da aquisição das competências desenvolvidas, procura constituir-se um instrumento de aprendizagem. A diversidade de elementos de avaliação, o fornecimento das grelhas de correção, a auto e hetero-avaliação foram desenhadas com este propósito. Neste trabalho, esperamos contribuir para a sensibilização para esta temática e para a definição entre pares de linhas orientadoras sobre as melhores práticas pedagógicas, na promoção de competências de comunicação dos futuros profissionais de saúde. Neste sentido, e procurando promover a transferibilidade desta experiência pedagógica alémfronteiras, procedeu-se recentemente à sua apresentação na reunião da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – rRACS (Lisboa, 2017), prática que se procura agora replicar internamente no âmbito deste congresso.
  • Desenvolvimento de Competências de Comunicação Clínica em Saúde no Modelo Pedagógico Problem Based Learning
    Publication . Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana; Sousa, Zita; Magalhães, Andreia; Macedo, Rui
    A adaptação curricular aos objetivos preconizados na Declaração de Bolonha, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP - P. Porto), envolveu a adoção do modelo pedagógico - Problem Based Learning (PBL) em três das licenciaturas. Este caracteriza-se pela organização do currículo em torno de problemas significativos da realidade profissional, pela integração de diferentes áreas disciplinares e pela centração no estudante, que assume um papel ativo na aprendizagem. Neste trabalho apresentamos a metodologia utilizada em três unidades curriculares (UCs) consecutivas, do 1.º ano de Fisioterapia, que têm entre os seus objetivos o desenvolvimento contínuo e integrado de competências técnicas e transversais, designadamente as competências de comunicação em saúde. Nestas Ucs, realçamos mais especificamente o contributo das áreas técnico-científicas de Ciências Sociais e Humanas e de Fisioterapia. Como metodologia para desenvolver os objetivos preconizados destacamos, a partir de problemas reais/simulados, a utilização de métodos como o ativo e o demonstrativo, técnicas pedagógicas como o role-play e o trabalho em grupo/equipa com prática repetida, a simulação e a auto e a hetero-avaliação ao longo do processo formativo. Como forma de avaliação do impacto da formação, apresentamos, entre outras atividades, a linha de investigação “Perceção das competências comunicacionais em estudantes de tecnologias da saúde: relação com variáveis psicológicas”, iniciada em 2015, que tem como objetivo avaliar/mapear a perceção da importância das competências comunicacionais dos estudantes das tecnologias da saúde com e sem UCs relacionadas com estas competências e com e sem contacto direto com doentes. Resultado desta prática pedagógica, que implica a adoção de uma postura mais ativa, proativa e responsável no processo de aprendizagem por parte dos estudantes e o trabalho no contexto de uma relação estreita com colegas e professores, espera-se desenvolver um conjunto de competências, promotoras de uma melhor adaptação à prática clínica e às exigências do mercado de trabalho e que se traduzam na qualidade dos serviços prestados em saúde.
  • Formar para a empatia: estudo transversal nas tecnologias da saúde
    Publication . Dores, Artemisa; Salgado, Ana; Magalhães, Andreia; Martins, Helena; Lopes, Paula; Carvalho, Irene
    A importância da empatia no contexto da saúde é amplamente aceite. Muita da investigação nesta área tem sido realizada na área da Medicina e os resultados são controversos. Alguns dos estudos concluem que a empatia tende a declinar durante a formação médica, enquanto outros, mais recentemente, sugerem que esta permanece igual ou chega mesmo a aumentar durante a formação. Contudo, pouco se sabe sobre a empatia em estudantes de Tecnologias da Saúde. O objetivo deste estudo transversal é comparar a empatia dos estudantes de diferentes anos e em diferentes cursos de Tecnologias da Saúde. Uma amostra de 140 estudantes, do 1.º e 3.º anos de Terapia da Fala.