Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sofia Pacheco Veiga, Helena

Search Results

Now showing 1 - 10 of 43
  • Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade
    Publication . Veiga, Sofia
    O presente e-book é um dos produtos resultantes do Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, coordenado pela Escola Superior de Educação, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, financiado no âmbito do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta obra está dividida em três capítulos. O primeiro relativo ao enquadramento da literacia e da literacia em saúde, em Portugal e no Mundo. Integra uma descrição e análise dos resultados obtidos no âmbito da literacia em saúde das populações e da população idosa em particular. Por fim, são descritos, de forma sucinta, alguns instrumentos de avaliação do grau de literacia em saúde e da sua utilidade para o desenvolvimento da promoção da saúde dos indivíduos e das comunidades. No segundo capítulo são descritos os dois estudos desenvolvidos sobre a temática da literacia em saúde: um de cariz quantitativo, que pretendeu avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas (n=433); e outro, de cariz qualitativo, que pretendeu determinar as representações, perceções e práticas institucionais e profissionais de um grupo de profissionais da área da saúde e de intervenção psicossocial (n=26) no âmbito da literacia em saúde. No final de cada um dos estudos são feitas as discussões dos resultados obtidos. No terceiro capítulo, e com base nas discussões previamente realizadas, são dadas pistas para a intervenção socioprofissional e clínica com vista a facilitar o empoderamento das pessoas, tanto no acesso à informação, como no desenvolvimento de atitudes proativas.
  • Capacitação, empoderamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas
    Publication . Veiga, Sofia
    O envelhecimento da população traz novos e inúmeros desafios às sociedades atuais. Um dos desafios mais importantes foca-se na necessidade de alterar a visão de incapacidade, de passividade, de vulnerabilidade, de dependência e de isolamento social que a sociedade e os próprios idosos conferem à fase da velhice. Urge então criar condições para que o processo de envelhecimento seja vivido o mais satisfatoriamente possível, proporcionando um maior bem-estar e qualidade de vida às pessoas mais velhas. Assente nestes princípios, o presente trabalho procura dar conta de um projeto de educação social, desenhado e desenvolvido numa Instituição de Apoio à Terceira Idade (IATI). Tendo em conta a análise crítica da realidade, realizada em conjunto com os atores sociais, como defende a metodologia de investigação-ação-participativa privilegiada na educação social, foi destacado um conjunto de problemas e necessidades, assim como de recursos e potencialidades. Foi então pensada a finalidade do projeto – promover a capacitação, o empoderamento e a consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas da IATI - e delineados os objetivos gerais e específicos. Duas ações foram equacionadas, tendo em conta os interesses, os gostos e as necessidades dos participantes. A primeira, envolvendo os profissionais, teve como intuito sensibilizá-los para a importância da participação ativa das pessoas idosas nos processos de tomada de decisão. A segunda visou ampliar e aprofundar os laços relacionais entre as pessoas idosas, assim como potenciar a capacitação e a participação das mesmas. Na avaliação final do projeto, baseada no Modelo CIPP, os diferentes atores sociais reconheceram as mudanças ocorridas. Valorizaram sobretudo a maior participação, capacitação e empoderamento das pessoas idosas, que se refletiu na melhoria do seu bem-estar quotidiano, pessoal e coletivo, assim como da sua qualidade de vida.
  • Sentidos: Um projeto de educação social no âmbito da deficiência mental.
    Publication . Veiga, Sofia
    O presente artigo descreve a viagem de um profissional de educação social por um Centro de Atividades Ocupacionais. Começa por enquadrar o perfil deste profissional e o que distingue a sua intervenção no âmbito da deficiência mental. De seguida, narra o projeto Sentidos que, alicerçando-se numa análise sistémica da realidade e assentando em pressupostos como a promoção da participação, do empowerment, da qualidade de vida, da inclusão e dos direitos humanos, teve como finalidade promover uma intervenção psicossocial ajustada às necessidades do cidadão portador de deficiência mental, com vista ao seu desenvolvimento global e à melhoria da sua qualidade de vida. O projeto desenhado, desenvolvido e continuamente avaliado obteve resultados significativos, já que foram abertos espaços de aprendizagem, de participação, de reflexão e de diálogo, em que todos os envolvidos (profissionais, família e pessoas portadoras de deficiência mental), procuraram encontrar os Sentidos da sua vivência na realidade da Deficiência Mental.
  • Formação valorativa dos Educadores Sociais. Princípios, construtos teórico-conceptuais e metodologias
    Publication . Veiga, Sofia
    A Educação Social, sendo uma profissão claramente valorativa, exige uma formação também ela valorativa. Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, as questões axiológicas são particularmente cuidadas no currículo de formação da licenciatura de Educação Social, em particular na unidade curricular de Formação Pessoal e Social, a qual trabalha de forma multidisciplinar e plurimetodológica estas questões. O presente artigo visa então partilhar os construtos teórico-conceptuais que alicerçam esta disciplina, assim como as metodologias privilegiadas no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a metodologia sociodramática. Conclui-se o mesmo com uma reflexão sobre a pertinência, potencialidades e constrangimentos de uma unidade curricular de esta índole.
  • Início e Desenvolvimento de uma Relação de Ajuda Profissional
    Publication . Veiga, Sofia
    A relação de ajuda, enquanto ferramenta de intervenção privilegiada no trabalho psicossocial, remete-nos para o desenvolvimento de uma relação centrada na pessoa, que a valorize e ajude a desenvolver competências que lhe permitam empoderar-se e emancipar-se. O início de uma relação de ajuda poderá determinar o rumo da intervenção sendo, portanto, fundamental que o profissional reflita sobre o seu papel, o papel do outro, da relação e do contexto de intervenção. O artigo em apreço procura, através da análise de um caso, refletir sobre as especificidades de uma relação de ajuda na sua fase inicial, nomeadamente, as especificidades dos primeiros encontros, a explicação da intervenção a realizar, a aliança terapêutica e os processos de vinculação e de separação-individuação no desenvolvimento da relação de ajuda. O caso apresentado aconteceu entre uma profissional de um serviço de Rendimento Social de Inserção e um adulto que vivia só e com graves carências aos mais variados níveis. A intervenção foi realizada no domicílio do sujeito, assim como no quotidiano institucional. A postura evidenciada pela profissional nos primeiros contactos potenciou o desenvolvimento de uma relação de confiança, a qual permitiu que o sujeito