ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
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O ISCAP é uma escola de ensino superior politécnico que tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das ciências empresariais.
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- As 11 Ilhas do Espírito Santo: culto e manifestações etnográficas e multiculturaisPublication . Antunes Garcia Anacleto Matias, Maria HelenaCom a preocupação de esclarecer o significado étnico-religioso do culto ligado ao Espírito Santo, este trabalho de caráter predominantemente informativo referirá os inícios do culto do Espírito Santo em Portugal, preocupar-se-á com a Festa dos Tabuleiros em Tomar, com os Impérios do Espírito Santo Açorianos, com equivalentes Cultos de Fertilidade Africanos nas eras Pré Cristãs e com o transporte africano desses cultos para o Brasil influenciados por Portugal. O culto ao Espírito Santo, em Portugal, remonta ao século XIII, tendo tido, segundo reza a tradição popular e cristã, as suas origens no Milagre das Rosas. A criação de festividades para celebrar e agradecer ao Espírito Santo as dádivas de vida e proteção seguiram-se-lhe, dando origem a importantes Festas em várias cidades, nomeadamente na cidade dos Templários, a histórica e antiga Nabância, atualmente denominada Tomar, assim como em Santa Maria da Feira, por exemplo. Este estudo pretende relatar como, e por que razão, apareceu a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, muito célebre pelas oferendas ao Espírito Santo e pelo seu colorido inclusivamente de caráter profano-religioso. Ver-se-á até que ponto influenciou as festas do Espírito Santo nos Açores. A tão afamada Festa dos Impérios do Espírito Santo naquelas ilhas poderá ter sido levada até elas, diretamente do continente pelos migrantes continentais que se misturaram com os Flamengos e Francófonos no povoamento da Ilha de São Miguel. O capítulo dos Cultos de Fertilidade Africanos de origem pagã são, a nosso ver, o equivalente nas eras Pré Cristãs ao culto do Espírito Santo. Tentar-se-á igualmente explicar e analisar se as tradições portuguesas continentais e dos ilhéus chegaram ao Brasil durante a cristianização das terras de Vera Cruz, misturando-se posteriormente com cultos Africanos. De Portugal ao Brasil, indo pelas 9 ilhas dos Açores e, passando por Terras de África com seus os equivalentes cultos à fertilidade, tentar-se-á fazer uma ponte de ligação multicultural entre os diversos continentes no que toca às suas tradições e festividades tanto religiosas como pagãs.
- 21st Century skills: some pedagogical approaches and reflections in a polytechnical superior schoolPublication . Braga, InêsThis analysis of the post Bologna Declaration Portuguese Higher Education System (from 2006) will highlight that despite the mandatory adjustments such has reducing the length of study cycles this system has not yet succeeded in and creating curricula that visibly reflect the development of the skill for academic and professional survival in the 21st century. Exceptions can be found and it is likely that transversal work exists within the courses. It is, however, strongly dependent on the training and awareness of its faculty, whereas the ideal setting would be that the training of such skills was in curricula. Upon conducting the literature review, the theoretical basis for this paper is anchored on Standards and on Information Science organizations’ studies on Information Literacy such as those of the American Library Association (ALA) – e.g. Information Literacy Competency Standards for Higher Education (ALA, 2000), Standards for the 21st Century Learner (ALA, 2007), Learning 4 Life: The National Plan for Implementation of Standards for the 21st Century Learner (2008). Within the context of the information society, of the constantly emerging information and communication technologies, and of the participatory culture we find the research of Henry Jenkins and co-authors - New Media Literacy White Paper. Confronting the challenges of participatory culture: media education for the 21st century (2006) and the more recent Skills for Today Research Series (P21, 2017) noteworthy. The data presented is the result of a research carried out within Porto Polytechnic in a scope comprising courses from diverse scientific areas. The data illustrates the contrast between a) the perception of teachers and students indicating that Information Literacy (IL) skills are fairly well developed within the training process and b) the results of IL tests applied to students being mostly negative. This paper reports some teaching and learning experienced by an Information Science and Communication teacher hoping it may help improving the adoption of pedagogical strategies that can motivate and potentiate a more effective development of IL skills. We believe that, in addition to an institutional involvement by management, faculty, librarians and, first and foremost, students, in this complex collaborative task of formation, these reflexions will contribute to make these individuals in the process of training more autonomous, critical, responsible, active and successful as students, workers and citizens.
- A adoção do teletrabalho nas gerações Y e ZPublication . Reis, Inês Moreira Pinto dos; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraCom a pandemia de COVID-19, a implementação dos modelos de trabalho híbridos e remotos foi expandida, sendo agora essencial estudar a sua utilização e motivações das diferentes gerações. Este estudo visa analisar as preferências das Gerações Y e Z - as gerações mais presentes no mercado de trabalho atualmente - relativamente ao teletrabalho, centralizando o estudo em fatores sociais e profissionais, como decisivos para a satisfação com os modelos híbridos e remotos de trabalho. Foi utilizada a metodologia quantitativa, sendo os dados recolhidos através de questionário. Obteve-se uma amostra válida de 153 participantes. O questionário visou analisar a satisfação no trabalho, recorrendo à utilização de parte da escala de Paul Spector, (1985) Job Satisfaction Survey (JSS), a questões relativas ao modelo de trabalho actual e preferencial e a questões de variáveis sociodemográficas. Os resultados revelam que ambas as gerações - Millennials e Gen Z - manifestam maior satisfação no trabalho quando lhes é dada maior flexibilidade e a opção de modalidades de trabalho híbridos e remotos. Estes resultados sublinham a importância das organizações possibiltarem a flexibilidade para a satisfação no trabalho, independentemente da geração. Este estudo contribui para a literatura ao trazer uma análise comparativa das preferências de teletrabalho entre gerações, oferecendo dados concretos que orientam empresas a adaptar políticas de trabalho flexíveis para promover maior satisfação e retenção de colaboradores, num ambiente alinhado com as exigências modernas.
- A comunicação digital como motor dos festivais de música em PortugalPublication . Silva, Daniela Andreia Leal da; Pinto, Susana Mónica da CruzApós estudar a visão de alguns autores, foi possível concluir que a comunicação digital e a utlização de canais digitais é uma crescente inegável. Tendo, desde há vários anos, desempenhado um papel de grande importância na vida quotidiana e, neste caso específico, na divulgação de empresas, negócios e eventos, a comunicação tem evoluido ao longo dos anos. Os canais de comunicação mais utilizados passaram a ser os digitais e a comunicação adaptou-se ao ambiente on-line. Já no que toca aos festivais de música, estes são cada vez mais (em número) e cada vez mais importantes (em relevância). Existem inúmeros festivais que são marcos anuais nas cidades em que se desenvolvem e, inclusive, no país. Alavancam consigo mediatismo, marcas e, alguns deles, milhares de pessoas. Assim surge a ligação entre estes dois tópicos e o estudo aprofundado dos mesmos. O objetivo deste estudo é, assim, perceber se a comunicação digital consegue influenciar os festivaleiros a frequentar festivais de música em Portugal como um motor dos mesmos. Tendo por base um estudo descritivo, de natureza quantitativa, seguindo um modelo hipotético dedutivo, por meio de um inquérito por questionário a uma amostra de 233 inquiridos (189 com respostas válidas) aprofundou-se, assim, o estudo com o tema “A comunicação digital como motor dos festivais de música em Portugal”. Os resultados deste estudo demonstram, desta forma, se as conclusões retiradas da revisão da literatura se confirmam e de que forma.
- A comunicação digital e o futebol: o caso do Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e BenficaPublication . Gonçalves, Domingos Costa; Carvalho, Milena Carla Lima de; Martins, Susana Alexandra da CostaA Comunicação digital, alavancada pela utilização das plataformas digitais como as redes sociais, tenho vindo a desempenhar um papel preponderante nas relações entre clubes e os seus respetivos adeptos. O presente estudo, apoiado em revisão da literatura e conduzido por meio de uma análise quantitativa (questionário), pretende perceber em que situações distintas a comunicação digital praticada pelos três maiores clubes futebolísticos portugueses – Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, consegue influenciar os seus simpatizantes e adeptos nas suas decisões, tanto em compra de merchandsing, aquisição de bilhetes para eventos, ou simplesmente uma maior aproximação emocional ao mesmo. O enquadramento teórico foca temas como a comunicação, o marketing de conteúdo e o papel da comunicação digital nas organizações, centrando-se, posteriormente, no universo futebolístico. A análise quantitativa tem por base os dados recolhidos por via de um questionário, destinado a sócios, adeptos e simpatizantes dos clubes mencionados acima. Com base na investigação desenvolvida estabelece-se a ligação entre o enquadramento teórico e os resultados do estudo empírico e comprova-se que a comunicação digital, através das suas ferramentas digitais, nomeadamente as redes sociais, consegue intensificar o laço emocional entre os clubes de futebol e os seus adeptos, principalmente entre os adeptos reconhecidos como mais jovens. Esta ligação emocional intensificada pela comunicação social pode, eventualmente, estimular um maior interesse no que consta a transações que beneficiam o clube, como aquisição de merchandising e bilheteira.
- A comunicação interna na Associação Porto Business SchoolPublication . Sousa, Marta Alexandra Lopes de; Oliveira, Adriana José Veloso deA comunicação interna desempenha um papel fundamental no sucesso das organizações, influenciando a satisfação dos colaboradores, a produtividade e os resultados globais (Quirke, 2008). Atenta a estas questões, a Porto Business School (PBS) tem vindo a refletir sobre a comunicação interna da instituição, desenvolvendo um conjunto de ações, nomeadamente recolhendo a perceção dos colaboradores no que concerne à comunicação interna da instituição. Para isso, recorreu à aplicação do questionário «Índice de Excelência de 2022». Identificada necessidade de ser trabalha a comunicação interna, entendeu-se muito pertinente que a realização do estágio curricular fosse nessa área. Neste cenário, considerou-se pertinente a conceção do seguinte objetivo principal do estágio: definir um conjunto de ações visando ao melhoramento da comunicação interna na PBS. A metodologia adotada foi a investigação-ação, que combina intervenção prática com reflexão crítica. Assim, apresenta-se o respetivo relatório, que tem como intenção principal descrever o percurso desenvolvido ao longo do estágio na PBS na área da comunicação interna, nomeadamente as atividades realizadas para dar resposta ao objetivo que norteou o estágio. Atividade que passaram pela implementação de canais de feedback bidirecionais e a promoção de uma cultura organizacional mais transparente e inclusiva. As implicações deste estudo são significativas para a PBS, pois as recomendações propostas visam aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho e, consequentemente, o desempenho organizacional. Este relatório contribui para a literatura sobre comunicação interna, oferecendo um caso prático de aplicação de investigação-ação para resolver desafios organizacionais.
- A customer relationship management implementation: the JCDecaux Portugal casePublication . Ribeiro, Mário Alexandre Valente; Babo, Rosalina Maria Gonçalves Ferreira BessaAny digital transformation within a company needs the adoption of advanced Customer Relationship Management (CRM) systems to streamline operations and enhance customer engagement. This dissertation examines the implementation of Salesforce CRM at JCDecaux Portugal through the lens of action research. It aims to provide an understanding of the strategies employed and explore how they can guideline future CRM implementations within the JCDecaux group and similar corporations. Using an action research approach, the study involved continuous collaboration with key stakeholders from various departments, including sales, marketing, and Information Technology (IT). It used a combination of qualitative and quantitative methods, including surveys, group meetings, and system usage analysis, to gather insights into the process. The findings reveal that the integration of Salesforce significantly improved data management, streamlined workflows, and enhanced decision-making capabilities. However, it also involved navigating complexities such as data migration, system integration, and user adoption. By applying Lewin's Change Management Model, Kotter’s 8-Step Change Model, and the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), the study provides a theoretical framework to understand and manage these aspects effectively. The results highlight the importance of continuous training, stakeholder engagement, and iterative feedback mechanisms in a CRM implementation. Additionally, it emphasizes the need for a user-centric design and scalability considerations to accommodate future growth. This research contributes to the academic conversation on CRM implementation by demonstrating the applicability of action research in complex organizational settings. It offers practical recommendations for enhancing CRM adoption and underscores the strategic value of these systems in fostering customer-centric business practices. Future research should explore the long-term impacts of CRM systems and the role of advanced analytics in driving further improvements.
- A eficácia do marketing de conteúdo no Instagram: o caso dos personal trainersPublication . Kínzin, Nikita Alexandrovich; Gonçalves, Maria José AngélicoA IV Revolução Tecno-industrial originou um novo consumo, mediado por redes digitais. Para conquistar e reter os novos consumidores, as empresas têm adotado cada vez mais ferramentas digitais para estabelecer uma comunicação bilateral e contínua com os seus públicos. Exemplo disso é o marketing de conteúdo nas mídias sociais como o Instagram. Também o setor do fitness se viu transformado pela digitalização. E meios como o Instagram têm sido adotados por cada vez mais profissionais da área, como treinadores pessoais (PT), para expandir o seu alcance, influência e sucesso comercial. Logo, tornase pertinente compreender que conteúdos digitais potenciam a atração e retenção de clientes efetivos para os PT no Instagram. A metodologia de investigação incluiu uma parte teórica (revisão da literatura consistente) e uma parte empírica (análise temática do conteúdo através do IRaMuTeQ). Este estudo permitiu propor um mix de conteúdos para os PT no Instagram, corroborandoo com estudos prévios sobre o marketing digital do PT e o marketing no Instagram. Os resultados também ampliaram a compreensão e importância das práticas de blogging e storytelling, subjacentes à presença digital dos PT. Para mais, foi possível constatar a abrangência do ecossistema digital aplicado pelos PT, indo além das descrições obtidas de estudos prévios. Por fim, foi possível notar a importância do know-how digital para o sucesso do PT online, tal como se tem vindo a dar ênfase na literatura científica. Esta investigação permitiu sistematizar o estudo do estado da arte do marketing de conteúdo, bem como contribuir para um guia de boas práticas para a aplicação do marketing de conteúdos digitais por treinadores pessoais.
- A estratégia de marketing digital: estudo de caso: Padaria Confeitaria AipalPublication . Oliveira, Ana Beatriz Aires; Pinto, Susana Mónica da CruzEste projeto de mestrado visa o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital para a Padaria e Confeitaria Aipal, uma empresa local de Espinho, com o objetivo de expandir a visibilidade da marca e fortalecer a relação com os seus clientes através de uma comunicação mais eficaz nas redes sociais. Dada a crescente importância das plataformas digitais, especialmente para negócios locais com uma tradição consolidada, a investigação procurou explorar a melhor forma de posicionar a Aipal no ambiente online, especificamente nas plataformas Facebook e Instagram. A metodologia adotada foi o estudo de caso, ancorada numa entrevista detalhada com o proprietário da Aipal para compreender as necessidades e expectativas da empresa em relação ao marketing digital. A análise dos dados resultou em um diagnóstico das práticas atuais e identificou as oportunidades de melhoria, focando-se na criação de conteúdos visuais apelativos e na promoção de campanhas temáticas para atrair um público mais jovem, além de fortalecer a fidelização de clientes mais tradicionais. A estratégia desenvolvida inclui um conjunto de campanhas sazonais e uma presença digital renovada que visa aumentar a interação dos seguidores. Os resultados obtidos evidenciam que uma presença ativa e estratégica nas redes sociais pode contribuir significativamente para o reconhecimento e crescimento da Aipal. A implementação das recomendações propostas permite à empresa captar a atenção de novos clientes, ao mesmo tempo que reforça a lealdade dos consumidores existentes. As conclusões finais destacam a importância de monitorizar o desempenho da estratégia através de KPIs específicos, como a taxa de engagement e o crescimento de seguidores, permitindo ajustar a estratégia de acordo com o comportamento e as preferências do público-alvo.
- A fiscalidade no crescimento económico do país: a auditoria num contexto de redução do IRCPublication . Ferreira, Maria Inês da Silva; Rocha, Ana Paula MarquesAtualmente, os governos de muitos ordenamentos jurídicos experienciam a dificuldade de balancear o cumprimento dos objetivos impostos pela OCDE, ao nível da redução e da harmonização dos sistemas tributários, com a necessidade de atrair investimento externo que proporcione o crescimento económico e a promoção da competitividade mundial entre países. Em Portugal, foram observados problemas neste âmbito, como a alta carga de impostos que afasta investidores, a complexidade do sistema fiscal e dificuldades de financiamento das empresas. Ao contrário do Governo Português que apostou em altas taxas de imposto para gerar maior receita fiscal, na Irlanda acontece o seguinte: baixa carga fiscal que atrai grandes empresas para o seu território e com isso promove o seu crescimento económico. Já a Hungria detém a menor taxa de IRC da Europa. Apresenta um crescimento económico interessante, no entanto o seu sistema fiscal é complexo e o Índice de Perceção de Corrupção elevado face à média da União Europeia. A presente dissertação tem como objetivo perceber o impacto da redução da taxa de IRC e da presença de um sistema fiscal simplificado no crescimento económico do país. Para tal, são comparadas as taxas de IVA e IRC na Irlanda, Hungria e Portugal e respetiva evolução ao longo do tempo, bem como as receitas fiscais. É analisado o resultado da diminuição dos impostos na receita fiscal, na criação de um paraíso fiscal e na ocorrência de fraude e o papel do auditor num sistema fiscal simplificado. Com o propósito de responder a estas questões, foi adotada a seguinte ordem de exposição: primeiramente uma breve análise a conceitos essenciais, aos sistemas fiscais português, irlandês e húngaro e aos impostos. Em seguida são identificadas as metodologias de investigação, anunciando a selecionada. Por fim, os últimos capítulos são de comparação de dados, análises de resultados e considerações finais.