ESE - CIPEM - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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- 3.2.9 Peter Pan e o tempo em que era possível voarPublication . Gomes, José AntónioPublicado em 1911, com o título Peter Pan and Wendy, o romance do tipo maravilhoso conhecido por Peter Pan, de J. M. Barrie, aborda com inegável originalidade a temática do crescimento e das suas tensões, sem no entanto abdicar de retratar a infância como uma espécie de reserva poética, irredutível à "normalização" da adultez. Obra poderosa de imaginação e de linguagem, criadora de um mito e reveladora de um profundo conhecimento da criança; obra de considerável potencial tanto do ponto de vista puramente dramático como no plano da virtualidade cinematográfica (daí as várias adaptações e recriações que ajudaram a imortalizá-la, transpondo-a para a cultura de massas), Peter Pan reuniu diversas condições para rapidamente se tornar um clássico. A elas se deve juntar a circunstância de ter sido traduzido e, como tal, difundido em numerosas línguas.
- À Noite as Estrelas Descem do Céu – Iniciação à Escrita de Haicais: poemas e guiaPublication . Mésseder, João Pedro«Ler um haiku, ou um texto que dele esteja próximo, é abrir devagar uma porta da casa da poesia. Por isso, escrevi este pequeno livro para ti leitor(a). Sei, no entanto, que não devo chamar haiku a muitos dos poemas que o compõe. É que eles estão longe de respeitar todas as regras e de atingir a perfeição de certos haiku. Mas posso, pelo menos, dizer que foram inspirados pela leitura de vários poetas japoneses. E, como é habitual nas recolhas de haiku, dei aos textos uma ordem que corresponde sensivelmente ao ciclo das estações: Inverno, Primavera, Verão e Outono.» Outono - empoleirado num ramo seco um corvo Matsuo Bashô
- Ana R.: a origem cigana, fase 'betinha' e o clubbingPublication . Boia, Pedro Dos Santos
- António Torrado: a oficina versátilPublication . Gomes, José António
- Aprender música na Orquestra GeraçãoPublication . Costa, J. A.; Cruz, A.; Ferreira, R.; Bessa, R.; Boal-Palheiros, G.; Boia, Pedro Dos Santos
- Aprendizagem e desenvolvimento musical das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.
- Audição Musical Activa 2Publication . Wuytack, Jos; Boal-Palheiros, G.
- Between History and Fiction: A Casa de Eulália by Manuel TiagoPublication . Gomes, José António; Ramos, Ana Margarida; Silva, Sara ReisThis essay proposes a reading of Manuel Tiago's novel A Casa de Eulália (1997). In it, Manuel Tiago (a pseudonym of Álvaro Cunhal) recreates parts of a life dedicated to resistance and to political commitment, on wich the fight for ideals, but also values such as solidarity and brotherhood, have left their mark. The young characters from this novel express the dilemmas, doubts and passions of a whole generation in the scenario of the Spanish Civil War. This analysis tries to articulate the paratext, thematic and ideological aspects, alongside the novel's structure and other relevant topics.
- Bitz and the emergence of music instruments’ aesthetics: auto-ethnographic experiences in viola playingPublication . BOIA, Pedro Dos Santos
- Brincar no Bairro: descobrir o lazer no tempo livre através da sociabilidade nos espaços de logradouroPublication . Araújo, Maria JoséO lazer no tempo livre é parte integrante de um ideal democrático que facilita o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adultos. Baseia-se em práticas de sociabilidade geradoras de uma solidariedade e identidade grupal que assumem uma função de libertação ou evasão, em relação á pressão da rotinização da vida quotidiana. As brincadeiras das crianças nos espaços de logradouro com o grupo de pares são exemplos de práticas que envolvem atividade física e que correspondem às necessidades lúdico-expressivas das crianças, com impacto direto na sua saúde e no seu bem-estar. De acordo com Vidal e Gonçalves (2011), o brincar e as práticas de jogo na 'rua' enquanto práticas de sociabilidade urbana, são ainda potenciadoras de relações de vizinhaça de habitantes de um mesmo contexto, de uma mesma comunidade. No entanto, especificamente em relação às crianças, o brincar e as trocas culturais nos usos da 'rua' têm gerado um debate conflitual, na medida em que, por um lado, o espaço verde tem vindo a ser, gradualmente, substituído por complexos habitacionais que em muitos casos não têm previsto espaços de recreação ao ar livre onde as crianças possam brincar e jogar e, por outro, a intervenção dos adultos para minimizar o risco de perigo ou insegurança tende a sacrificar a experiência da infância. Neste texto, fazemos uma reflexão sobre o significado de viver e brincar no bairro de habitação social e a possibilidade de usufruto do espaço de logradouro entre crianças e adultos.