ESE - CIPEM - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - CIPEM - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 71
Results Per Page
Sort Options
- Educação Musical no Ensino PreparatórioPublication . Boal-Palheiros, G.
- Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextosPublication . Boal-Palheiros, G.
- Género e Música Electrónica de Dança: Experiências, percursos e ‘retratos’ de mulheres clubbersPublication . Lopes, J. T.; Boia, Pedro Santos; Ferro, L.; Guerra, P.
- Jos Wuytack: A pedagogia musical ativaPublication . Boal-Palheiros, G.; Bourscheidt, LuísO sistema Orff/Wuytack é uma abordagem de educação musical desenvolvida pelo compositor e educador musical belga Jos Wuytack. Partindo das ideias de Carl Orff, esse sistema de ensino coletivo de música pode ser considerado a continuação da pedagogia musical da Orff-Schulwerk1 na atualidade, tendo sido utilizado desde 1963 em diversos países do mundo, a citar Bélgica, França, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Espanha (Boal Palheiros, 1988). Em seu sistema, Wuytack define uma série de princípios e metodologias para o ensino da música. Diferentemente de Carl Orff, que enfoca mais a prática musical do que questões metodológicas, Wuytack é muito claro e objetivo com relação à metodologia. Nesse sentido, serão aqui apresentados os seus principais fundamentos educacionais, de modo a oferecer ao leitor um panorama geral deste sistema. Como ponto de partida, entende-se que toda criança, independente do seu estágio de desenvolvimento musical, pode ser incluída ativamente no fazer musical. Para isso, pretende-se que a criança aprenda música fazendo música. Dessa forma, ela deve ser instigada a experimentar e apropriar-se ativamente da experiência musical, desde o seu primeiro contato com o som. A música, portanto, deve ser acessível a todas as crianças.
- Music composition as a way of learning: emotions and the situated selfPublication . Veloso, Ana Luísa; Carvalho, Sara
- Do "flashar" dos 27 à techno-clubber de 40: retrato sociológico de MariaPublication . BOIA, Pedro Dos Santos; Lopes, João T.
- Pedagogia Musical 1Publication . Wuytack, Jos; Boal-Palheiros, G.Este é o primeiro de uma série de cinco livros com os conteúdos dos Cursos de Pedagogia Musical orientados por Jos Wuytack, em Portugal e Espanha. Este livro é dedicado do Curso do 1º Grau e inclui os seguintes temas: treino rítmico, progressão melódica, improvisação rítmica e melódica, instrumentos Orff, canto coral e movimento, danças tradicionais do mundo, audição musical activa com o musicograma, princípios pedagógicos, metodologia e didática.
- Aprendizagem e desenvolvimento musical das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.
- Between History and Fiction: A Casa de Eulália by Manuel TiagoPublication . Gomes, José António; Ramos, Ana Margarida; Silva, Sara ReisThis essay proposes a reading of Manuel Tiago's novel A Casa de Eulália (1997). In it, Manuel Tiago (a pseudonym of Álvaro Cunhal) recreates parts of a life dedicated to resistance and to political commitment, on wich the fight for ideals, but also values such as solidarity and brotherhood, have left their mark. The young characters from this novel express the dilemmas, doubts and passions of a whole generation in the scenario of the Spanish Civil War. This analysis tries to articulate the paratext, thematic and ideological aspects, alongside the novel's structure and other relevant topics.
- A importância da música no desenvolvimento e na educação das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.Este artigo salienta a importância da música na vida e no desenvolvimento das crianças, como principal fundamento para o valor da educação musical, e reflecte sobre os inúmeros benefícios da música no desenvolvimento físico, intelectual, pessoal e social das crianças. Aborda a música como fenómeno social universal, que existe em todas as sociedades, épocas e culturas, acompanha as pessoas ao longo da vida, desde antes do nascimento, e tem múltiplas funções: emocional, cognitiva, social e educativa, entre outras. Foca o extraordinário desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas, que tornou a música acessível à maioria de crianças e jovens, em diversos contextos. Refere o desenvolvimento musical através da aculturação, pela exposição à música do meio e da cultura, e do treino específico, pela educação musical formal ou informal. Por último, salienta o papel da educação musical na escola, que conheceu uma expansão considerável, mas é sempre questionado, em períodos de crise. Face a um mundo em rápida transformação económica, social, política e cultural, o currículo escolar tende a sobrevalorizar competências consideradas mais úteis, subestimando o valor da educação musical. Importa realçar este valor, para que a música seja relevante no desenvolvimento e na educação das crianças.