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- Quantifying the effects of external factors on individual performancePublication . Carneiro, Davide; Novais, PauloMonitoring and managing performance in the workplace is nowadays an important aspect, in a time in which methodologies like Agile push individual and team limits further. Current performance monitoring approaches are either intrusive or based on productivity measures and are thus often dreaded by workers. Moreover, these approaches do not take into account the importance and role of the numerous external factors that influence productivity. We present a non-intrusive performance monitoring environment based on behavioral biometrics and real time analytics. It monitors and analyses 15 features extracted from the workers' interaction with the computer and can provide a measure of performance that is completely transparent. This measure is sensitive to external factors such as mental fatigue, stress or emotional valence. We validate this environment by assessing the effects of musical selection on Human-Computer Interaction. Results show a significant improvement on mouse motion when participants listen to the selected auditory stimuli and a negative effect on typing performance, especially with stimuli with positive tension. This work will enable the development of performance monitoring and management environments, with benefits for both organizations and individuals.
- Exposição ao ruído nas salas de aula em escolas do ensino básico da cidade de São Paulo e a sua influência em tarefas de leitura: um estudo preliminarPublication . Braga, Marisa Sofia Falcão; Rodrigues, Matilde; Cardoso, Maria Regina AlvesO ruído em ambiente escolar é considerado um agente que interfere no desempenho e bemestar do aluno, colocando em causa o processo de aprendizagem. Este agente atua principalmente na perceção do discurso do professor pelos alunos e interfere com os seus níveis de atenção e concentração. Esta questão torna-se ainda mais relevante quando se refere a crianças, uma vez que estas são consideradas um grupo particularmente vulnerável aos efeitos do ruído. No Brasil esta é uma questão de elevado interesse uma vez que, na sua maioria, as escolas do ensino básico poderão não possuir as condições estruturais ideais para a manutenção de ambientes acústicos favoráveis. No entanto, são ainda poucos os estudos sobre esta temática. Neste âmbito, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os níveis de ruído em salas de aula de escolas públicas do ensino básico da cidade de São Paulo, bem como analisar a sua influência em tarefas de leitura. Foram incluídas neste estudo cinco salas de aula pertencentes a cinco escolas da cidade de São Paulo. O nível sonoro contínuo equivalente, ponderado A (LAeq,T) foi monitorizado de forma contínua durante todo o período de aula, quer no interior da sala de aula, quer no exterior. Para avaliar o desempenho ao nível da leitura, foi aplicado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras. Os resultados foram controlados para as capacidades intelectuais dos alunos, tendo sido aplicado o Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven para o efeito. No interior das salas de aula, os valores de LAeq,T variaram, em média, entre os 70,2 dB(A) e os 77,5 dB(A). No exterior das salas de aula os valores de LAeq,T variaram entre os 68,0 dB(A) e os 78,4 dB(A). Os resultados indicam que os alunos se encontram expostos a níveis elevados de ruído no interior da sala de aula, que podem colocar em causa o seu desempenho, demonstrando a necessidade de controlo de ruído nestes ambientes. Verificou-se a existência de correlação entre os níveis de ruído no interior e no exterior da sala de aula. Não se verificou uma relação entre os valores de LAeq,T e o desenvolvimento dos alunos em tarefas de leitura. Os resultados deste estudo enfatizaram a necessidade das escolas analisarem as condições acústicas das salas de aula e definirem medidas de controlo adequadas. Estudos adicionais deverão ser desenvolvidos para a análise da relação entre os níveis de ruído na sala de aula e o desempenho dos alunos.
- Bitz and the emergence of music instruments’ aesthetics: auto-ethnographic experiences in viola playingPublication . BOIA, Pedro Dos Santos
- Multilinguismo e multiculturalismo no processo de Integração da África OcidentalPublication . Ramos, Júlia Adalzira de Oliveira; Santos, Clara Maria Laranjeira Sarmento eEsta tese, cujo tema é o multilinguismo e o multiculturalismo no processo de integração da África Ocidental, teve como objectivo principal descortinar que papéis desempenharam a língua e a cultura nesse processo de integração e que importância os negociadores desse processo vêm atribuindo a estes dois conceitos. Para tanto, foram delineados uma parte introdutória e três Capítulos que, fazendo recurso à metodologia baseada na bibliografia seleccionada, pesquisa documental e apoio humano através de entrevistas e questionários, conduziram a pesquisa. O Capítulo I tratou a “Contextualização da Comunidade Económica da África Ocidental”, que integrou uma análise histórica, económica e política, para além de uma breve caracterização dos países que constituem a CEDEAO, bem como a sua formação e evolução. O Capítulo II, já mais abrangente, tratou essencialmente o conceito de cultura e alguns conceitos relacionados, nomeadamente aculturação, desculturação, inculturação e transculturação. Ainda relacionado com o conceito de aculturação, foi tratada a figura de Léopold Sédar Senghor, considerado o pai da Negritude. Este Capítulo tratou ainda a relevância da escravatura em África, os grandes reinos Africanos, em especial o reino Mandinga pela importância que teve durante a sua vigência, as religiões africanas e seu sincretismo em terras brasileiras e cubanas, bem como o papel do “mapa-cor-de-rosa” após a conferência de Berlim. O Capítulo III tratou essencialmente o multilinguismo e o multiculturalismo num ambiente Multilingual e multicultural, aliado ao processo de integração da África Ocidental, bem como o papel que os tradutores e intérpretes vêm desempenhando na facilitação da comunicação num ambiente Multilingual e multicultural. A Conclusão, que é o último ponto deste trabalho, apresenta os resultados da pesquisa elaborada e faz um confronto com as várias opiniões recolhidas sobre a importância que foi atribuída à língua e à cultura no processo de integração da África Ocidental, ainda em curso. Foi atribuída uma ênfase especial ao Departamento de Línguas da CEDEAO que, em primeira instância, é o Departamento responsável pelo bom desempenho e pela contratação de todo o pessoal que apoia a facilitação da comunicação nesse ambiente Multilingual e multicultural. Ficou patente que a língua e a cultura são fundamentais para a concretização do objectivo primordial da CEDEAO que é passar da “CEDEAO DOS ESTADOS PARA A CEDEAO DOS POVOS” no Horizonte 2020. Ao nível linguístico e cultural, foi provada uma grande riqueza, de per si muito complexa, o que impede a ignorância ou marginalização destes dois conceitos chave em qualquer processo de negociação. Ficou provado que os negociadores, consciente ou inconscientemente, levaram em consideração a importância do papel desempenhado pela língua e pela cultura em todos os processos negociais, por terem definido três línguas oficiais para o estabelecimento da comunicação entre os 15 países da CEDEAO e por manifestarem que a intervenção dos tradutores e dos intérpretes é fundamental para o estabelecimento da comunicação entre os Estados-Membros.
- Tradução para língua estrangeiraPublication . Branco, Vânia Patrícia da Silva; Santos, Luísa Langford Correia dosThis report consists of translating, to English, an excerpt of the book “As Pupilas do Senhor Reitor”, written originally in Portuguese by Júlio Dinis. It begins with a thorough examination of the author’s life and work. Then, the specific characteristics of the author’s style are studied. In the second chapter, the translator presents her choices, which are always justified. Finally, inverse translation’s advantages are outlined.
- Spectral measurement of an arquiled arquicity R1 LED streetlight installed at Cumeada, dark sky AlquevaPublication . Lima, Raul Cerveira; Bará, SalvadorDuring late 2016 the national Portuguese electricity operator, Electricidade de Portugal (EDP), changed the streetlights of the hamlet of Cumeada, Reguengos de Monsaraz, Évora, to white light emission diodes technology (LED). The hamlet of Cumeada is within the borders of the Starlight Tourism Destination Dark Sky Alqueva (DSA). We evaluated in lab the spectrum and the CCT of one of those LED. The results revealed the LED luminaires installed in the hamlet are not appropriate for use in a dark skies reserve.
- Melhoria de atividade de picking - um caso de estudo na distribuição de peças paraa veículos automóveisPublication . Ramos, Fellipe; Ramos, António José GalrãoO presente trabalho aborda a atividade de recolha e separação de pedidos, e analisa, por meio da simulação computacional, o impacto da utilização de estratégias e tecnologias nessa atividade. De acordo com a literatura, é possível verificar que existe uma variedade de abordagens, sistemas e tecnologias desenvolvidas especificamente para o picking. A escolha da melhor opção para reduzir o tempo de picking depende das características de cada armazém e os processos que são realizados. Neste trabalho, foi feito um estudo de caso em uma empresa distribuidora de peças de automóvel localizada no Porto - PT. Atualmente, esta empresa não utiliza qualquer estratégia ou tecnologia para tentar minimizar o tempo de recolha dos itens. Portanto, o objetivo principal foi propor melhorias a esta empresa, no que diz respeito ao seu processo de picking. Para cumprir este objetivo, foram analisadas diversas estratégias e tecnologias para selecionar as mais adequadas, de acordo com as características do armazém. Após a análise da situação atual da empresa e os processos realizados no armazém, constatou-se que o método de recolha por lote com as rotas de heurística combinada é o mais adequado para a empresa, podendo reduzir até 40% o tempo do processo de recolha. Além disso, o uso da tecnologia de Radio Frequência pode economizar ainda mais 15% no tempo do picking. Sendo assim, com os tempos de picking recolhidos na empresa, foram feitas as simulações no software Arena para quatro modelos diferentes e os resultados obtidos mostram que é possível melhorar a eficiência do armazém da empresa estudada.
- Desenvolvimento de um sistema de gestão dos aprovisionamentos e fluxos num armazém - um caso de estudoPublication . Camarinha, Carla Patrícia Ferreira; Ramos, António José GalrãoNa era da globalização, a importância de estar no local certo, à hora certa, com o preço certo, torna-se imprescindível para as empresas. A diferença de uma semana no prazo de entrega pode determinar a perda ou ganho de até milhões de euros. Não basta ter um bom produto. É necessário que ele tenha um preço justo, o mais baixo possível e, para isso, todo o processo desde as compras até à entrega tem que ser o mais enxuto possível, sem desperdícios ou perdas de qualidade ou até de tempo. É com base nos conceitos de gestão logística que se constroem ferramentas e procedimentos de modo a otimizar os fluxos de informação e materiais ao longo da cadeia de abastecimento, melhorando o serviço e conquistando clientes. A empresa estudada ao longo deste trabalho usa isto mesmo para de distinguir da sua concorrência, a otimização logística é, logo depois do fabrico de motores especiais, o componente mais relevante na sua área de negócio. A WEGeuro encontra-se a mudar parte das suas instalações para um novo polo fabril e logístico e pretende otimizar ao máximo o abastecimento à fábrica e a gestão de stocks. Este trabalho pretende mostrar o processo de desenho do armazém do novo pólo logístico, a ser construído em Santo Tirso, bem como a abordagem a alguns conceitos de gestão de stocks utilizados na WEGeuro.