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Abstract(s)
O lazer no tempo livre é parte integrante de um ideal democrático que facilita o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adultos. Baseia-se em práticas de sociabilidade geradoras de uma solidariedade e identidade grupal que assumem uma função de libertação ou evasão, em relação á pressão da rotinização da vida quotidiana. As brincadeiras das crianças nos espaços de logradouro com o grupo de pares são exemplos de práticas que envolvem atividade física e que correspondem às necessidades lúdico-expressivas das crianças, com impacto direto na sua saúde e no seu bem-estar. De acordo com Vidal e Gonçalves (2011), o brincar e as práticas de jogo na 'rua' enquanto práticas de sociabilidade urbana, são ainda potenciadoras de relações de vizinhaça de habitantes de um mesmo contexto, de uma mesma comunidade. No entanto, especificamente em relação às crianças, o brincar e as trocas culturais nos usos da 'rua' têm gerado um debate conflitual, na medida em que, por um lado, o espaço verde tem vindo a ser, gradualmente, substituído por complexos habitacionais que em muitos casos não têm previsto espaços de recreação ao ar livre onde as crianças possam brincar e jogar e, por outro, a intervenção dos adultos para minimizar o risco de perigo ou insegurança tende a sacrificar a experiência da infância. Neste texto, fazemos uma reflexão sobre o significado de viver e brincar no bairro de habitação social e a possibilidade de usufruto do espaço de logradouro entre crianças e adultos.
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Keywords
Brincar Tempo Livre Rua Sociabilidade
Citation
Araújo, Maria José (2017). "Brincar no Bairro: descobrir o lazer no tempo livre através da sociabilidade nos espaços de logradouro" in Pereira, Paulo; Vale, Susana; Cardoso, António; Pereira, Beatriz (orgs.) Educação Física, Lazer & Saúde. Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado.Porto: ESE-IPP.
Publisher
Escola Superior de Educação Porto