ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 1431
Results Per Page
Sort Options
- Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do PortoPublication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de FátimaA dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
- 26000 km de aprendizagem e ensinoPublication . Nunes, Solange Marques; Couto, Ângela Maria Pinto doRealizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, este Relatório tem o objetivo de retratar o percurso de aprendizagem e formação académica trilhado ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal e intelectual, conseguido através das experiências no terreno durante os períodos de estágio, este percurso estabelece a interligação entre a teoria e a prática, patamar tão fundamental para a aquisição de competências profissionais. Inicialmente faz-se uma abordagem ao enquadramento legal que apoia a profissionalização docente e depois um aprofundamento teórico de dois temas ligados à prática educativa: a diversidade cultural na comunidade escolar e a indisciplina em sala de aula. De seguida descreve-se o roteiro de ação preconizado pela mestranda, o qual permitiu observar, planificar, investigar, agir e refletir sobre todas as decisões que determinaram o caminho seguido, incluindo as estratégias, os procedimentos e os conteúdos abordados, pautando-se sempre por conseguir a envolvência dos alunos numa aprendizagem autêntica e significativa. Por último apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido, cuja principal finalidade foi a de contrariar o desinteresse evidenciado pelos alunos em relação à matemática. O projeto intitulado “Contribuição do Jogo do 24 no desenvolvimento do cálculo mental” recorreu-se deste jogo como ferramenta para potenciar o desenvolvimento do cálculo mental e contornar/colmatar as dificuldades apresentadas pela turma objeto de estudo.
- "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexiaPublication . Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daTendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.
- 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências MúltiplasPublication . Rocha, Ana Catarina Alves Moreira; Dias, Américo José BessaO presente projeto descreve sumariamente a Teoria das Inteligências Múltiplas publicada em 1983 por Howard Gardner, investiga os possíveis benefícios de planificar o Ensino Precoce de Inglês através de atividades adequadas ao estímulo das 8 inteligências identificadas na teoria e apresenta uma proposta de implementação de uma unidade didática de ensino Precoce de Inglês através das Inteligências Múltiplas. O plano de unidade elaborado tem em conta filosofias e metodologias de ensino atuais baseadas nos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro nomeadamente o Accelerated Learning e Whole Brain Teaching. A unidade didática desenvolvida foi testada numa turma de 3º/4º ano e posteriormente avaliada. Os resultados da implementação do projeto demonstram que o ensino de Inglês precoce através das Inteligências Múltiplas é possível e benéfico sobretudo no que respeita à motivação, envolvimento e atitude dos alunos face ao processo de aprendizagem da Língua Inglesa.
- 50% inspiração, 50% diversão. Estórias articuladas - uma abordagem analógica e digitalPublication . Ferreira, Ângela Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento de natureza reflexiva encontra-se espelhado o processo da formação da mestranda durante a PES, pelo que se desenvolveram basicamente as quatro fases da supervisão: observação, planificação, ação e reflexão, contribuindo estas para a transformação da prática educativa e, ainda, o projeto de Investigação que envolve o professor no processo reflexivo. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Deste modo, a PES ofereceu a oportunidade de pensar, planear, arriscar e implementar diversas estratégias e explorar recursos analógicos e digitais que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem das crianças nos dois ciclos de ensino (1ºCEB e 2ºCEB). Assim a mestranda deteve uma visão longitudinal de ambos os contextos, adaptando as suas práticas e a sua postura às necessidades emergentes. Face a uma metodologia com características de investigação-ação, este RE apresenta ainda um capítulo referente à componente investigativa em formato de artigo científico. Nesta investigação procurou-se averiguar e conhecer o impacto do uso de recursos analógico e digitais no envolvimento e na construção de aprendizagens em conteúdos específicos das áreas de Matemática e Português, em alunos do 4º ano de escolaridade. Sendo, no entanto, este RE a conclusão da formação inicial da docente de perfil duplo, a mestranda tem plena consciência de que este é apenas o início do seu sonho e da enorme caminhada que pretende percorrer. Desta forma considera-se que o professor deve ansiar pela transformação das práticas educativas, procurando inspirações no contexto que permitam inovar e criar práticas e estratégias que fomentem o interesse dos alunos, levando estes a construir conhecimentos de forma divertida e interessada. Assim sendo, é fundamental que o docente se empenhe e se entregue plenamente à condição 50% inspiração e 50% diversão, que dá nome ao presente relatório de estágio.
- O 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarPublication . Monteiro, Vanessa Raquel Pinto; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório explana o desenvolvimento de um Projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP), intitulado "O 7.º Faz a Diferença". Este projeto teve como finalidade promover um clima relacional, emocional e motivacional mais positivo com os/as alunos/as da turma do 7º ano e professores/as do Conselho de Turma. Sendo um projeto orientado pela metodologia de IAP, a mestranda foi desenvolvendo uma relação de proximidade com os/as alunos/as da turma do 7º ano e com alguns/umas professores/as do Conselho de Turma, de forma a promover a sua participação durante todo o processo, tentando que o Projeto fosse coerente com a sua identidade e a do seu contexto social. Após a análise da realidade, identificaram-se e priorizaram-se as necessidades e os problemas, dando origem à definição dos objetivos gerais: conscientizar para uma melhor articulação entre as experiências educativas dos/as alunos/as, na escola, e os seus interesses e experiências pessoais; promover a melhoria das competências sociais e das interações sociais dos/as alunos/as. De forma a responder aos mesmos, foram desenhadas três ações: uma foi desenvolvida com os/as professores/as e duas com os/as alunos/as da turma. Desenvolveu se ainda um subprojeto com um dos alunos da turma,com base na Relação de Ajuda, para apoiar a definição de um percurso educativo mais adequado aos seus interesses. O projeto "O 7.º Faz a Diferença" foi uma experiência positiva, pautada por várias mudanças para, principalmente, os/as alunos/as participantes.
- À descoberta da voz interiorPublication . Bayam, Mariana Cabral Lisboa e Rego; Maia-Lima, CláudiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório em evidência – documento que confere a habilitação à docência nas áreas referidas – surge de forma a espelhar o percurso traçado pela mestranda no decorrer da PES, ao longo de nove meses pautados por momentos de observação, cooperação, planificação, implementação, reflexão e investigação. Deste modo e após a explicitação dos objetivos do RE, emerge um construto de pressupostos teóricos e legais, onde se destacam a dimensão académica e a dimensão profissional, de maneira a fundamentar as práticas docentes promovidas. Num momento posterior, expõe-se a caracterização detalhada dos contextos educativos onde sucedeu a PES, nos 1º e 2º CEB, seguida pela apresentação de algumas intervenções realizadas pela mestranda nos ciclos de ensino em questão. Ademais, surge uma componente de caráter investigativo, seguindo um modelo de artigo científico, desenvolvida com o intuito de estudar as perceções que os professores possuem em relação ao papel do erro dentro da sala de aula. Esta investigação constitui, assim, um estudo cujo público-alvo foram os professores do ensino obrigatório. Os resultados obtidos apontam para uma visão favorável para a aprendizagem face aos erros espontâneos, mas algumas reservas quanto à utilização de erros intencionais. Salienta-se que, durante a PES, a mestranda procurou conhecer profundamente as turmas com as quais contactou, bem como as suas necessidades, por forma a adaptar as suas práticas educativas da forma mais adequada possível. Como tal, importa mencionar que as atividades desenvolvidas foram conjeturadas sob uma perspetiva de ensino construtivista, para que os alunos se tornassem agentes ativos na construção dos seus conhecimentos.
- À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Sousa, Hugo Gomes; Ribeiro, CarlaO presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.
- A(s) VOZ(es) de uma desCENTRALIZAÇÃO EducativaPublication . Duarte, Ana Catarina dos Santos; Delgado, PauloRemonta ao ano 2014 as primeiras notícias sobre o Programa Aproximar Educação (PAE), cujo objetivo principal foi o da descentralização, por via de delegação contratual, de competências na área da Educação e formação, dos serviços centrais do Estado para os municípios (MEC, 2015, p.2). O processo previsto foi o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, entre o Governo central e a Autarquia local, designado por Contrato de Educação e Formação Municipal, através do qual se pretendeu o aumento da eficiência e eficácia da gestão dos recursos humanos e prestação de serviços públicos pelas entidades locais. Assim, o presente projeto tem como objeto o estudo do PAE e a sua relação com as melhorias da rede educativa no município de Vila de Nova de Famalicão, observando-se, assim, o processo de territorialização do respetivo município, através da escuta das vozes dos atores locais envolvidos. Partindo de uma matriz metodológica quantitativa, recorreu-se ao método de estudo de caso como elemento diferenciador do estudo. As técnicas de recolha de dados consistiram na pesquisa bibliográfica, documental e inquérito por questionário aplicado a atores municipais e atores dos agrupamentos de escolas. Como conclusão, refere-se que em Portugal prevalece um sistema educativo marcadamente centralizado e que este programa acaba por emergir num paradigma de conflito de visões, poderes e contrapoderes. Porém, o PAE pode permitir passar-se de uma relação vertical e monopolista para uma relação horizontal e de desmultiplicação do controlo (Barroso, 2005), porque é aqui podemos desenvolver a nossa humanidade e a nossa comunidade.
- Abandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no BrasilPublication . Silva, Ilma Aparecida Martins; Coelho, Sónia Múrias Mira; Minéu, Humberto Ferreira SilvaObjetivou-se com este trabalho identificar o quantitativo de estudantes que abandonaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2010 a 2015 em um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e os principais fatores que contribuíram para o abandono escolar, na ótica dos estudantes matriculados, dos que abandonaram os cursos e dos docentes. Procurou-se também compreender as relações existentes entre eles, a fim de sugerir medidas que possam prevenir e minimizá-lo. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados sugerem os principais fatores que influenciaram o abandono escolar: excesso de unidades curriculares, falta de interesse pela formação profissional e de tempo para os estudos, cursos que não correspondem às expectativas profissionais, reprovação, dificuldades inerentes à avaliação, desinteresse, desarticulação entre teoria e prática, recuperação paralela que não possibilita recuperar a nota e dificuldade de aprendizagem. Observou-se que estes fatores não influenciam o abandono escolar isoladamente, havendo sempre uma interação entre eles sendo, portanto, um fenômeno multicausal. Neste sentido conclui-se ser relevante à gestão escolar monitorar, avaliar e elaborar estratégias de intervenção concomitante ao desenvolvimento dos cursos de modo a prevenir o abandono escolar, minimizar seus efeitos sobre os estudantes, as famílias, a sociedade e para a instituição de ensino, contribuindo para o alcance da eficácia institucional.