ESS - OST - Comunicações em eventos científicos
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- Analysis of the backpack loading effects on the human gaitPublication . Machado, Leandro; P. de Castro, Marcelo; Abreu, Sofia; Sousa, Helena; Gonçalves, Pedro; Sousa, Filipa; Santos, Rubim; Pinto, Viviana; Vaz, Mário; Boas, J. Paulo VilasGait is a simple activity of daily life and one of the main abilities of the human being. Often during leisure, labour and sports activities, loads are carried over (e.g. backpack) during gait. These circumstantial loads can generate instability and increase biomechanical stress over the human tissues and systems, especially on the locomotor, balance and postural regulation systems. According to Wearing (2006), subjects that carry a transitory or intermittent load will be able to find relatively efficient solutions to compensate its effects. These are dependent upon the walking distance and of the load characteristics - size, weight and location relatively to the body (Hsiang, 2002).Thus, these solutions should become a concerning factor (Koh, 2009) and a topic of scientific research, particularly in what concerns the inventory of its biomechanical effects and the possible strategies to be developed in order to minimize its effects. The aim of the present study was to analyze the effects of an occasional dorso-lombar load during the gait through the use of a backpack.
- Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
- Caracterização cinemática e dinamométrica da marcha de indivíduos obesosPublication . Sousa, Helena; Peduzzi, M.; Abreu, S.; Santos, Rubim; Vilas-Boas, JPA obesidade é considerada uma das epidemias do século XXI.A marcha é a actividade física mais recomendada para a perda e manutenção de peso. No entanto, esta actividade pode tornar-se agressiva sob o ponto de vista biomecânico.
- O impacto da utilização do sistema SHaRe no treino de adaptação à prótese do membro superior: um estudo de casoPublication . Pinho, Inês; Sousa, Helena; Portugal, PaulaAmputação é a perda parcial ou total de um membro que acarreta complicações físicas, psicológicas e sociais. Estima-se que em 2017 o número de amputações, apenas por causas traumáticas, tenha sido cerca de 57,7 milhões. Para além destas, a amputação pode também ser causada por fatores congénitos, infeções ou tumores. Independentemente da causa, a amputação altera o quotidiano de uma pessoa impactando a sua qualidade de vida. As amputações congénitas podem derivar de distúrbios genéticos, anormalidades cromossômicas ou exposições ambientais. A Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão, adotou o sistema de classificação Oberg-Manske-Tonkin para poder categorizar todas as anomalias do membro superior em malformação, deformação e displasia. A adaptação à prótese do membro superior deve ser feita o mais rapidamente possível e existem várias opções, incluindo prótese cosmética, mioelétrica e híbrida. Uma vez que a adaptação é difícil e demorada pode-se pensar na utilização de ambientes virtuais para facilitar e motivar os utilizadores na adaptação à prótese. A literatura também indica que o uso de ambientes virtuais tem mostrado bons resultados quanto ao desempenho funcional.
- Impacto do biofeedback na reabilitação motora de pessoas com sequela de lesão neurológica adquiridaPublication . Abreu, Paulo; Restivo, Maria Teresa; Sousa, HelenaNeste trabalho é apresentado o dispositivo instrumentado SHaRe e diversas aplicações informáticas desenvolvidas, na forma de jogos com as quais interatua, que permitem a sua utilização em atividades de reabilitação, nomeadamente, num programa de Terapia Ocupacional. O dispositivo Share, na sua forma de copo, está instrumentado com sensor de força e com sensor inercial. Esta instrumentação do dispositivo associada às aplicações desenvolvidas, permitem dar ao utilizador um feedback da força preensora usada na manipulação do objeto, bem como usar técnicas de visualização aumentada. Estas funcionalidades, juntamente com o uso de aplicações do tipo de jogos, permitem aos utilizadores uma maior motivação com impacto no sucesso das atividades de reabilitação. A utilização do dispositivo SHaRe foi testada em diversos contextos de reabilitação tendo a sua utilidade e versatilidade sido reconhecidas por utilizadores e técnicos.
- Impacto do biofeedback na reabilitação motora de pessoas com sequela de LNA- estudo de casoPublication . Coelho, João Daniel Pereira; Sousa, Helena; Portugal, PaulaAvaliar o efeito da técnica de biofeedback na reabilitação em pessoas com lesão Neurológica Adquirida, no que diz respeito aos níveis de força, atenção e memória. Trata-se de um estudo de caso multimetodológico, de nível microfocado num ator, no qual a amostra deste estudo é não probabilística intencional. Definiu-se como critérios de inclusão a idade do participante ser igual ou superior a 18 anos, compreender a língua portuguesa e ser portador de um diagnóstico de lesão neurológica adquirida, possuindo limitações motoras e cognitivas, como sequela da lesão. As variáveis em estudo foram analisadas em três momentos de avaliação (inicial, intermédia e final) incluídos nas oito semanas de intervenção, através da Entrevista Semi-Estruturada, da Medida de Independência funcional, da Escala de Ashworth Modificada e do SHARE. Após a análise dos dados foi possível verificar melhorias significativas ao nível do controlo da força, da atenção e memória, ao fim de oito semanas de intervenção. Através deste estudo conclui-se que o uso da Realidade Virtual como técnica imersiva do biofeedback parece ter um impacto positivo na reabilitação de pessoas com diagnóstico de Lesão Neurológica Adquirida.
- A importância das comissões de ética nas tecnologias da saúde: a experiência da escola superior de saúde do instituto politécnico do portoPublication . Tavares, Diana; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Cruz, Agostinho; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, PedroA Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) completou recentemente o seu 40º aniversário de existência, enquanto instituição de ensino superior (IES) de referência na área da saúde. A evolução desta IES tem sido notória tanto ao nível da formação graduada, como pós-graduada, atividades de extensão à comunidade, onde se insere a recente Clínica Pedagógica, e criação de dois centros de investigação. A responsabilidade adstrita a todas estas atividades promoveu a criação de um mecanismo de implementação de boas práticas e sua monitorização. Esta perceção levou à criação de uma Comissão de Ética (CE) na IES, que conta já com 10 anos de existência e atividade contínua, tendo sido uma das primeiras a surgir no meio académico nacional. O recente Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio comprovar e validar a pertinência deste organismo nas IES, sobretudo naquelas que realizam investigação clínica.
- Influência do posicionamento na qualidade dos movimentos de alcançar e transportar em indivíduos com esclerose múltiplaPublication . Pereira, Ana; Fernandes, Ângela; Sousa, Helena; Santos, RubimA Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica e desmielinizante que causa uma degeneração difusa do Sistema Nervoso Central (SNC), levando gradualmente a défices neurológicos graves. A progressão da doença acarreta consigo uma multiplicidade de disfunções tanto físicas como psicológicas. Um dos pré-requisitos fundamentais para um melhor desempenho no alcançar e transportar objetos durante as diversas Atividades de Vida Diária (AVD) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDI), é a capacidade para manter um bom equilíbrio e uma postura adequada na posição de sentado na cadeira de rodas.
- Instrumented balance boardPublication . Abreu, Paulo; Chousal, Fátima; Sousa, Helena; Restivo, Maria TeresaA balance board can be a useful tool for increasing stability and balance, which is advantageous for a variety of users, including athletes, elderly people, people recovering from injuries or neurodegenerative diseases, and stroke patients. The majority of these balance boards typically comprise a simple board or platform on a pivot point, without providing any feedback data to the user. The instrumentation of these boards can enlarge the applicability of these boards by providing a way to record user performance and visualize the execution of the exercises with the board. This work will offer a demo to present the prototype of a balance board that was instrumented with an inertial measurement unit (IMU) and microcontroller to provide orientation data. The developed application software allows storing historic data and provides visual and acoustic feedback. This portable prototype is built on top of a commercially available balance board and the user interface runs on a web- based application.
- Perceções de estudantes da área da saúde póspandemia: estudo observacionalPublication . Cruz, Agostinho; Machado, Alberto; Cabral, Ana Paula; Tavares, Diana; Sousa, Helena; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Sousa, Maria; Gonçalves, Maria João; Lopes, Paula; Monteiro, PedroO contexto pandémico vivenciado por toda a comunidade portuguesa nestes últimos meses, constituiu indubitavelmente um ambiente e um conjunto de experiências totalmente novas e singulares para todos os cidadãos, mas sobretudo para os jovens adultos. A pandemia e o confinamento, trouxe restrições no acesso a simulações práticas e especializadas assim como a locais de ensino clínico em contexto real e presencial, fundamental para a aquisição de competências clínicas e integração de realidades organizacionais de serviços cuidados de saúde. Neste contexto ao nível da área da saúde os desafios foram ímpares e alteraram a dinâmica profissional e as interações sociais.