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Advisor(s)
Abstract(s)
Amputação é a perda parcial ou total de um membro que acarreta complicações físicas, psicológicas e sociais. Estima-se que em 2017 o número de amputações, apenas por causas traumáticas, tenha sido cerca de 57,7 milhões. Para além destas, a amputação pode também ser causada por fatores congénitos, infeções ou tumores. Independentemente da causa, a amputação altera o quotidiano de uma pessoa impactando a sua qualidade de vida. As amputações congénitas podem derivar de distúrbios genéticos, anormalidades cromossômicas ou exposições ambientais. A Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão, adotou o sistema de classificação Oberg-Manske-Tonkin para poder categorizar todas as anomalias do membro superior em malformação, deformação e displasia. A adaptação à prótese do membro superior deve ser feita o mais rapidamente possível e existem várias opções, incluindo prótese cosmética, mioelétrica e híbrida. Uma vez que a adaptação é difícil e demorada pode-se pensar na utilização de ambientes virtuais para facilitar e motivar os utilizadores na adaptação à prótese. A literatura também indica que o uso de ambientes virtuais tem mostrado bons resultados quanto ao desempenho funcional.
Description
Keywords
Prótese mioelétrica Biofeedback Ambiente virtual Desempenho funcional
Citation
Pinho, I., Sousa, H., & Portugal, P. (2024). O impacto da utilização do sistema SHaRe no treino de adaptação à prótese do membro superior: Um estudo de caso. Vol. 5 Nº Supii (2023): Suplemento da RevSALUS, 53–54. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSupii.721
Publisher
RACS