ESS - CISA - Posters apresentados em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - CISA - Posters apresentados em eventos científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 220
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação cultural e confiabilidade da versão portuguesa do Computer Vision Syndrome Questionnaire (CVS-Q)Publication . Rodrigues, Matilde; Mateus, CatarinaA Síndrome Visual de Computador (SVC) é caracterizada por um conjunto de sintomas visuais associados à utilização prolongada do computador. Instrumentos que permitam avaliar a SVC de uma forma simples e rápida são de particular importância, contudo não se verificou a existência de uma escala em português. A Computer Vision Syndrome Questionnaire (CVS-Q) é uma escala desenvolvida por Seguí et al.,e que avalia a frequência e a intensidade de 16 sintomas relacionados com a SVC.
- Adulteração de suplementos alimentares por fármacos sintéticosPublication . Aguiar, Ana; Lima, Rita; Terroso, Sofia; Correia, Patrícia Carla dos SantosOs suplementos alimentares estão em constante expansão no mercado mundial, uma vez que a população em geral recorre cada vez mais à toma destes com os mais variados objetivos (Ribeiro, 2015). No entanto, nos últimos anos a adulteração de suplementos alimentares com compostos farmacologicamente ativos tem vindo a agravar-se. O principal objetivo deste projeto visou analisar e comparar os diferentes métodos analíticos descritos na literatura e expressar as quantidades detetadas de cada fármaco sintético nos suplementos alimentares para perda de peso, aumento da massa muscular e disfunção erétil.
- Adverse reactions and dietary supplementsPublication . Barros, Andreia; Pinho, Cláudia; Oliveira, Ana; Ferraz Oliveira, Rita; Cruz, AgostinhoOver the last years, the use of dietary supplements has increased substantially. Although these products are considered as safe and can be beneficial, there are risks associated with some. Manufacturers are not required to demonstrate their safety and efficacy, so it is essential that consumers have good knowledge about dietary supplements. The attribution of injury to a specific supplement can be challenging, especially because of the multiple ingredients, the variability in quality and content, as well as the vast underreporting of adverse reactions.
- Alterações anatómicas induzidas pela idade na coluna vertebral: intervenção para melhoria da saúde da comunidadePublication . Ribas, Jorge; Ribas, C.; Prudêncio, CristinaO aumento do envelhecimento da população implica uma crescente importância na implementação da política de cuidados de saúde primários. O envelhecimento leva a profundas alterações na morfologia da coluna vertebral do indivíduo. Estas alterações não estão ainda devidamente caracterizadas pelo que é necessário estudar e tipificar quais as mudanças induzidas pela idade. Desta forma será possível avaliar de que forma o patológico se poderá enquadrar num padrão normal de envelhecimento.
- Análise da evolução dos custos com medicamentos antidiabéticos não insulínicos, em Portugal continental, entre 2008 e 2018Publication . Moreira, Helena; Cruz, Agostinho; Mateos, RamonaEstudo dos custos com os antidiabéticos não insulínicos, medicamentos fulcrais no tratamento da diabetes tipo 2, e com uma ampla variedade de apresentações e DCIs no mercado português.
- Análise da informação disponibilizada em websites que comercializam suplementos alimentares à base de GINSENG (PANAX GINSENG)Publication . Pereira, Alex; Pinho, CláudiaAo longo dos últimos anos a compra de produtos à base de plantas sofreu um aumento acentuado em todo o mundo e Portugal não foi exceção. De acordo com a informação disponibilizada em alguns websites quanto aos produtos mais procurados pelos utilizadores da categoria “suplementos alimentares”, os produtos para o cérebro e memória, figuram no topo da lista de vendas, junto com outros produtos. A internet adquiriu assim na atualidade uma importante fonte de informação e uma plataforma comercial onde é possível comprar qualquer tipo de produto natural. Contudo, nem sempre a informação existente nos websites é a mais segura e completa, pois não existe controlo dos dados disponíveis. Assim, o trabalho tem como principal objetivo avaliar a quantidade e qualidade da informação disponibilizada aos consumidores, em websites portugueses que comercializam produtos à base de ginseng. Trata-se de um estudo transversal, descritivo simples, onde se utilizou o motor de busca Google e as palavras-chave ‘’suplementos com ginseng’’, de forma a selecionar websites que comercializam suplementos com ginseng. As informações presentes nos websites foram recolhidas através de um formulário e os dados analisados e comparados com a literatura e o Decreto-Lei que regulamenta os suplementos alimentares. Foram analisados 44 produtos presentes em 15 websites, quanto às informações disponibilizadas para os suplementos à base de ginseng que comercializam. Verificou-se que as informações predominantes eram as indicações de uso (95,5%), enquanto que, informações como contra-indicações e interações medicamentosas constavam em 20,5% e 6,8% dos produtos, respetivamente. Para além das indicações de uso apenas a posologia (79,5%), conselhos de utilização (63,6%) e composição quantitativa (61,4%) estavam presentes em mais de 50% dos produtos. Os resultados sugerem que a informação disponibilizada nos websites é escassa e incompleta na generalidade dos produtos estudados. Diante do promissor mercado de venda on-line de suplementos alimentares, torna-se importante analisar a informação disponibilizada pelos websites, uma vez que, quem compra, não tem o suplemento ao seu dispor, nem uma fonte fidedigna de informação, como acontece nos estabelecimentos que podem fornecer um aconselhamento adequado. Desta forma, seria importante a criação de legislação que regulasse uma venda on-line de qualidade, salvaguardando a segurança do consumidor.
- Análise da rotulagem de suplementos alimentares utilizados no Sistema Nervoso CentralPublication . Ferreira, Liliana; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, CláudiaOs suplementos alimentares (SA) têm um papel importante na manutenção da saúde da população e diversos benefícios demonstrados (Silveira, Bandeira, & Arrais, 2008). No entanto, a crença errónea por parte dos consumidores de que estes são isentos de risco e as escassas obrigações legais requeridas para a sua entrada no mercado têm servido de alerta para a necessidade de mais investigação (Axon, Vanova, Edel, & Slack, 2017). Analisar, do ponto de vista legal e científico, a informação disponibilizada na rotulagem dos SA à base de plantas utilizados para alguns dos principais problemas associados ao sistema nervoso central (insónia, ansiedade, nervosismo e depressão), comercializados em Portugal em Farmácias Comunitárias e Ervanárias/Lojas Dietéticas.
- Análise de estabilidade de amostras de papaia fermentadaPublication . Santos, Daniela; Leitão, Mariana; García, Pablo; Correia, Patrícia Carla dos SantosA papaia (Carica papaya) é uma fruta utilizada na dieta alimentar, mas também tradicionalmente usada em países em desenvolvimento para o tratamento de diversas patologias. Além disto, a papaia fermentada apresenta inúmeros benefícios na saúde humana, apresentando atividade antioxidante e benefícios a nível da regeneração cutânea. Contudo, existe falta de evidência em termos de estabilidade química e microbiológica do produto fermentado.
- Análise de resíduos de 5-fluorouracilo no exterior de bombas infusoras após realização de tratamento oncológico em ambiente domiciliárioPublication . Cardoso, Andreia; Barreiros, Luísa; Sá, Maria dos Anjos; Sousa, Eulália; Carvalho, Daniel; Correia, Patrícia; Moreira, FernandoPese embora os benefícios potenciais da administração infusional de 5-fluorouracilo (5-FU) em regime de domicílio, já existiram relatos de derrames e resíduos de 5-FU no exterior de bombas infusoras, que reforça a necessidade do desenvolvimento e aplicação de metodologia analítica que permita a sua deteção e quantificação (Chefchaouni et al., 2023).
- Análise dos valores da vitamina D em diferentes grupos populacionaisPublication . Mota, Sílvia; Lopes, Maria; Lamas, Maria Céu; Sousa, MariaA vitamina D é uma hormona que atua diretamente na saúde óssea, no crescimento celular saudável, na imunidade, na musculatura, no metabolismo e noutros sistemas, como o sistema cardiovascular e o sistema nervoso. A sua formação implica uma primeira hidroxilação no fígado, pela 25-hidroxilase, a 25-OHD. Assim, o nível sérico de 25-OHD é o melhor indicador do conteúdo corporal de vitamina D. Um número crescente de estudos tem vindo a associar a insuficiência de vitamina D com aumento do risco para diversas patologias, como doenças cardiovasculares.
