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Authors
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Abstract(s)
Ao longo dos últimos anos a compra de produtos à base de plantas sofreu um aumento acentuado em todo o mundo e Portugal não foi exceção. De acordo com a informação disponibilizada em alguns websites quanto aos produtos mais procurados pelos utilizadores da categoria “suplementos alimentares”, os produtos para o cérebro e memória, figuram no topo da lista de vendas, junto com outros produtos. A internet adquiriu assim na atualidade uma importante fonte de informação e uma plataforma comercial onde é possível comprar qualquer tipo de produto natural. Contudo, nem sempre a informação existente nos websites é a mais segura e completa, pois não existe controlo dos dados disponíveis. Assim, o trabalho tem como principal objetivo avaliar a quantidade e qualidade da informação disponibilizada aos consumidores, em websites portugueses que comercializam produtos à base de ginseng. Trata-se de um estudo transversal, descritivo simples, onde se utilizou o motor de busca Google e as palavras-chave ‘’suplementos com ginseng’’, de forma a selecionar websites que comercializam suplementos com ginseng. As informações presentes nos websites foram recolhidas através de um formulário e os dados analisados e comparados com a literatura e o Decreto-Lei que regulamenta os suplementos alimentares. Foram analisados 44 produtos presentes em 15 websites, quanto às informações disponibilizadas para os suplementos à base de ginseng que comercializam. Verificou-se que as informações predominantes eram as indicações de uso (95,5%), enquanto que, informações como contra-indicações e interações medicamentosas constavam em 20,5% e 6,8% dos produtos, respetivamente. Para além das indicações de uso apenas a posologia (79,5%), conselhos de utilização (63,6%) e composição quantitativa (61,4%) estavam presentes em mais de 50% dos produtos. Os resultados sugerem que a informação disponibilizada nos websites é escassa e incompleta na generalidade dos produtos estudados. Diante do promissor mercado de venda on-line de suplementos alimentares, torna-se importante analisar a informação disponibilizada pelos websites, uma vez que, quem compra, não tem o suplemento ao seu dispor, nem uma fonte fidedigna de informação, como acontece nos estabelecimentos que podem fornecer um aconselhamento adequado. Desta forma, seria importante a criação de legislação que regulasse uma venda on-line de qualidade, salvaguardando a segurança do consumidor.
Description
Keywords
Suplementos alimentares Panax ginseng Comércio Internet
Citation
Pereira, A., & Pinho, C. (2013). Análise da informação disponibilizada em websites que comercializam suplementos alimentares à base de GINSENG (PANAX GINSENG). Atas do IX Colóquio de Farmácia / Proceedings from 9th Pharmacy Academic Conference, 30–41.
Publisher
Área Técnico-Científica de Farmácia - Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto