ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Subject "1st cycle of basic education"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Simões, Sara Daniela de Sousa; Marta, Maria Margarida Campos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório espelha o processo formativo tendo sido elaborado enquanto requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme previsto no Complemento Regular Específico do Curso. Deste modo permitiu criar um momento de reflexão crítica e sistemática sobre a Prática Educativa Supervisionada que constituiu um ponto-chave no desenvolvimento pessoal e profissional e capacidade de articular teoria e prática. Sustentando este percurso formativo numa metodologia que se aproximou da Investigação-Ação, foi através das suas etapas inerentes de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que a docente-estagiária agiu de modo intencional, segundo os interesses e necessidades das crianças dos diferentes contextos, e consequentemente transformou a sua prática num momento imprescindível de mobilização de conhecimentos, capacidades, competências e atitudes que a tornaram capaz para a profissão docente. A par disso, o processo supervisionado sustentado numa metodologia colaborativa permitiu a partilha de saberes e experiências que enriqueceu a pessoa e o profissional que sou. Neste contexto serão expostas potencialidades adquiridas e construídas, assim como limites, a desenvolver ao longo da vida.
- Relatório de EstágioPublication . Santos, Sara Cristina Gomes dos; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório foi concretizado de acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada e apresenta o início da identidade profissional docente, assim como a formação inicial da mestranda, uma breve descrição física das instituições e dos grupos de crianças, onde e com quem desenvolvemos a ação pedagógica, a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre as experiências de ensino e aprendizagem, assim como a metodologia de investigação utilizada ao longo do estágio na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Para a construção do perfil de dupla docência, procurou-se escutar atentamente cada criança, compreender os seus interesses e as suas necessidades e seguir os pressupostos da metodologia investigação- ação que inclui momentos de observação, planificação, ação e reflexão, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizassem e respeitassem todas as crianças e favorecessem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Com esta experiência, houve possibilidade de contactar com a realidade educacional, ou seja, saber lidar com crianças em idade Pré-Escolar e com crianças do 1.º ciclo, sendo que um dos grupos era um grupo heterogéneo. É durante o estágio que se coloca em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado.
- Relatório de EstágioPublication . Araújo, Joana Alícia Soares; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características, interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões em prol dos grupos de crianças.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Dias, Catarina Alexandra Magalhães; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Sá, Susana Marques deRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.