ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Aprendendo juntos: O poder da cooperação no desenvolvimento holístico da criançaPublication . Santos, Sara Filipa Oliveira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresVI RESUMO ANALÍTICO O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento intenciona a descrição e reflexão do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando saberes científicos, legais e pedagógicos. O percurso formativo sustentou-se na metodologia de Investigação-Ação, processo cíclico que abrange as fases de observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a melhoria do desempenho pedagógico. As práticas educativas desenvolvidas basearam-se no paradigma socioconstrutivista, no qual as crianças ocupam o centro da ação educativa enquanto protagonistas da sua aprendizagem, cabendo ao docente o papel de mediador, facilitador e organizador, que acolhe, inspira e motiva. Assim sendo, procurou-se proporcionar experiências ricas e estimulantes, que promovem aprendizagens significativas, a fim de as crianças alcançarem os conhecimentos, capacidades e atitudes preconizados nos documentos curriculares estruturantes. Essas práticas envolveram, igualmente, a comunidade educativa e as famílias, reconhecendo a importância da articulação entre os diversos contextos de vida da criança. Para a construção da identidade profissional, demonstrou-se fundamental a reflexão, marcada por uma atitude indagadora e critica, que permitiu tomar decisões sobre a prática e adaptá-la às características de cada criança. Neste relatório, salienta-se, também, o trabalho cooperativo entre a mestranda, as crianças, o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, que favoreceu o intercâmbio de saberes e a reflexão conjunta.
- Artes na escola, escola com artePublication . Duarte, Regina Marisa da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
- Cooperar para aprender e aprender a cooperar: Inovação pedagógica na EPE e no 1.º CEBPublication . Carvalho, Sofia Alexandra Aleixo; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que constitui um requisito imprescindível para a profissionalização para um perfil duplo docente, objetiva a reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o paradigma socioconstrutivista, este relatório reconhece a criança enquanto sujeito e agente do processo educativo, encarando o docente como mediador, o qual planeia e executa abordagens inovadoras e inclusivas, que contribuem para o desenvolvimento holístico das crianças. Por conseguinte, as práticas educativas desenvolvidas atentaram ao ciclo dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação, promovendo aprendizagens significativas e potenciadoras do preconizado nos documentos orientadores curriculares da prática educativa. Assim, procurou-se dinamizar ações pedagógicas para e com a comunidade educativa e os pais/famílias, atendendo à profunda relevância que tal pressupõe no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O documento denota, ainda, a importância da construção de uma atitude profissional reflexiva, facilitadora da tomada de decisões em contextos de singularidade, o que contribui significativamente para o processo de construção da identidade profissional do docente com perfil duplo. Além disso, o relatório aponta para uma perspetiva de construção colaborativa dos saberes profissionais, entre a díade e a equipa pedagógica, fomentando uma prática educativa coesa e intencional, adequada aos interesses, necessidades e fragilidades de cada criança.
- A criança e o outro: o papel da comunicação e cooperação no contexto educativoPublication . Oliveira, Maragrida Neves Carvalho deO presente Relatório de Estágio visa a profissionalização para um perfil duplo, habilitando a docência em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este documento espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nestes dois níveis educativos. A prática pedagógica adotada assentou num paradigma socioconstrutivista, que reconhece a criança como protagonista do seu processo educativo, destacando a cooperação e a comunicação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento. Nesse sentido, promoveu práticas pedagógicas alinhadas com os documentos curriculares orientadores, que fossem contextualizadas e verdadeiramente inclusivas, valorizando a heterogeneidade presente nos contextos educativos. Reforçando a importância da continuidade pedagógica entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreendeu o brincar, a descoberta e a experimentação como meios privilegiados para a construção de aprendizagens significativas ao longo de toda a infância. Simultaneamente, o envolvimento ativo das famílias e da comunidade educativa foi fundamental para enriquecer o processo educativo e assegurar o desenvolvimento integral das crianças. Orientada pela metodologia de Investigação-Ação, a construção da identidade profissional da mestranda revelou-se um processo contínuo, marcado pela reflexão constante, pela superação de desafios e pela transformação da prática pedagógica. Nesse percurso, a colaboração com o par pedagógico e a equipa educativa desempenhou um papel crucial, promovendo a partilha de saberes e a melhoria contínua da ação docente.
- Educa na Diferença, Cresce na Diversidade!Publication . Boia, Marta Isabel Correia da Rocha; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório insere-se na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete, de forma crítica e fundamentada, a experiência profissional da mestranda em contextos de ensino, envolvendo as valências da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa desenvolvida foi orientada por princípios de intencionalidade pedagógica e teve como foco a criança enquanto sujeito ativo da aprendizagem, promovendo o seu envolvimento e desenvolvimento integral. Neste processo, reconheceu-se ainda a relevância da colaboração com as famílias e com a comunidade educativa, enquanto elementos essenciais na construção de ambientes educativos enriquecedores, coerentes e promotores de continuidade nas experiências de aprendizagem. A prática fundamentou-se na mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os referenciais normativos e legais em vigor, e na valorização do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos. Foram utilizadas metodologias, estratégias e recursos diversificados, adequados às especificidades dos contextos, favorecendo práticas reflexivas e ajustadas às necessidades de cada grupo. A metodologia de Investigação-Ação, de natureza cíclica — observação, planificação, ação e reflexão — foi o alicerce da prática, permitindo um constante aperfeiçoamento das intervenções. Inserida num paradigma socioconstrutivista, esta abordagem contribuiu para a melhoria das práticas e para a construção de uma identidade profissional de perfil duplo. O relatório traduz, assim, um percurso formativo consciente, intencional e reflexivo, sustentado no compromisso ético com a educação.
- Eu, o outro e o mundo que nos rodeia: práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Coelho, Ana Maria Martins; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório centra-se na experiência formativa desenvolvida no contexto da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nas valências da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um documento que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento integra a fundamentação teórica, a reflexão e a descrição das práticas educativas implementadas, evidenciando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso académico. As práticas educativas seguiram a metodologia de investigação-ação, colocando-se em prática os processos de observação, planificação, reflexão e avaliação. Para além disto, as práticas foram orientadas segundo o paradigma socioconstrutivista, centrado no papel ativo da criança na construção do conhecimento, de modo a promoverem-se aprendizagens significativas. As atividades foram planificadas com base nos interesses e necessidades das crianças, em articulação com os documentos orientadores curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Existiu a promoção de práticas para e com a comunidade educativa, no sentido de valorizar o papel e participação destes elementos, na inclusão de uma escola aberta a todos. Ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada houve uma reflexão constante no sentido da melhoria e construção da identidade profissional ética, comprometida com os princípios de uma educação de qualidade. Para além disto, o trabalho colaborativo entre a díade e a equipa pedagógica contribuiu para a organização e entreajuda, no sentido de criar propostas enriquecedoras, que permitam dar voz às crianças, tornando-as protagonistas do seu processo de aprendizagem.
- Relatório da prática supervisionada no contexto de educação pré-escolarPublication . Oliveira, Andreia Filipa Abreu; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando Gonçalves; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, desenvolveu-se o presente relatório de qualificação profissional, em que será analisada de forma reflexiva a Prática Pedagógica Supervisionada da mestranda, em contexto da Educação Pré-Escolar. O objetivo fulcral da desta intervenção em contexto educativo consistiu em promover a construção de aprendizagens que permitissem uma tomada de consciência do compromisso e responsabilidade atribuída ao Educador de Infância. A formanda teve oportunidade de desenvolver um perfil próprio enquanto futura Educadora de Infância, tendo como base as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, num processo ativo de investigação-ação. Comparando a ação educativa da formanda em momentos iniciais do estágio, com momentos já mais avançados neste processo, reconhece-se uma evolução nas dimensões da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que compõem o ciclo reflexivo da metodologia supracitada, evolução essa que resultou num progressivo desenvolvimento de competência profissionais. Durante a intervenção no contexto educativo, a formanda recorreu a estratégias e instrumentos de reflexão, nomeadamente os guiões de pré-observação, as planificações, as narrativas colaborativas, os diários de formação, as notas de campo e as reuniões com o Supervisor Institucional, a Educadora Cooperante e a díade de formação. A organização do ambiente educativo consistiu numa das preocupações da formanda, que procurou atender à necessidade de organizar de forma flexível o espaço, tempo e grupo.
- Relatório de EstágioPublication . Costa, Joana Marques Pinto; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio apresenta-se como a última etapa de todo o processo de formação, de um futuro profissional de educação, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este foi desenvolvido para a Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que a sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. A construção deste documento e a PES emergiram como um espaço de mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, que foram utilizados como suporte de toda a prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais foi baseado numa metodologia de investigação, metodologia de investigação-ação, que pressupõe o processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão, como forma de construção de práticas educativas significativas, para o profissional e para a criança. Assim, partiu-se de uma perspetiva socioconstrutivista, onde a criança é vista como um agente participativo e o ponto central de todo o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ao longo da prática, foram desenvolvidas atividades que foram ao encontro dos interesses, gostos e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico. Deste modo, a reflexão contínua, quer individual, em díade ou em tríade, permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, por ter estimulado a melhoria da prática.
- Relatório de EstágioPublication . Sampaio, Marta Ferreira; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deAssentando na sociedade atual, emerge na escola a necessidade formar profissionais de educação que sejam capazes de dar resposta aos desafios inerentes. Com efeito, os profissionais deverão potenciar o desenvolvimento de cidadãos críticos e ativos na sociedade. Nesta linha de ideias, a construção do presente relatório de estágio tem como objetivo principal apresentar uma reflexão das aprendizagens desenvolvidas ao longo da formação enquanto profissional de educação nas valências de Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico. Assim, no decorrer do percurso de formação foram adquiridos e mobilizados vários saberes que sustentaram a ação educativa nos momentos de estágio, mas também se traduzem em conhecimentos fundamentais para uma ação educativa consciente. Efetivamente, o quadro teórico permitiu fomentar o desenvolvimento da identidade pessoal e profissional, nomeadamente, a forma de agir e pensar no contexto, contribuindo para a melhoria da prática educativa. É de realçar que a Prática Pedagógica foi realizada em díade de formação, propiciando a (re)construção do conhecimento de forma conjunta assente na colaboração. Nesta lógica, na educação é essencial que o profissional adote uma postura reflexiva, posto isto, a metodologia de investigação-ação teve um papel predominante na ação educativa, proporcionando, através do seu ciclo dinâmico, uma planificação com intencionalidade, tendo em conta as características de cada grupo de crianças. Face ao exposto, este documento espelha o percurso experienciado na prática educativa, evidenciando a construção de um perfil profissional duplo com os desafios e obstáculos inerentes à formação.
- Relatório de estágioPublication . Fernandes, Marta Isabel Nunes Vieira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório tem como principal intuito a reflexão da estudante sobre a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, espelhando, assim, o processo formativo que promoveu o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Neste contexto, realça a metodologia de investigação-ação que susteve este processo, proporcionando um saber, saber-fazer, estar e ser imprescindíveis na transformação e melhoria da prática educativa e na construção de um perfil profissional, Realça, ainda, o processo socio-construtivista e de colaboração que envolveu a díade de formação, a educadora e professora cooperantes e supervisores institucionais, mas sobretudo a estagiária que construiu as suas representações do que é ser educadora de EPE e professora do 1.º CEB na atualidade. Deste modo, releva o desenvolvimento de competências, de atitudes e postura ética adquiridas na formação inicial, imprescindíveis para a profissionalidade docente e base fundamental para a construção da identidade profissional da futura professora.
