ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Recent Submissions
- Relatório de Estágio de Catarina Paiva FerreiraPublication . Ferreira, Catarina Paiva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) da Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Dada a componente prática da UC, este documento pretende apresentar e refletir sobre as práticas educativas desenvolvidas na PES, mobilizando os referentes teórico-legais que sustentam as ações pedagógicas. Neste sentido, a mestranda procurou seguir as etapas de uma metodologia de investigação-ação, com recurso ao questionamento sistemático e foco permanente na melhoria das práticas. Seguindo uma visão construtivista e democrática, a criança foi sempre colocada no centro da ação, dando-lhe voz em todas as etapas de aprendizagem. Assim sendo, as intervenções tiveram por base metodologias ativas de aprendizagem a par do uso das tecnologias digitais, o trabalho colaborativo e cooperativo, a articulação de saberes e a contextualização e adaptação do currículo. Neste documento é, ainda, refletida a importância do desenvolvimento da consciência fonológica tanto na valência de EPE como do 1.º CEB, e a sua influência no desenvolvimento da articulação da fala e da aprendizagem da leitura e escrita. Salienta-se, por fim, a relevância das parcerias entre a família e comunidade, bem como da escola e o seu envolvimento nos projetos desenvolvidos.
- Relatório de Estágio de Mariana Pereira ReisPublication . Reis, Mariana Pereira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, componente do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e visa a obtenção do grau de mestre. Este documento, elaborado ao longo do ano letivo, relata o percurso formativo da mestranda na construção de um perfil duplo de docente, alcançado através da coconstrução de saberes com o par pedagógico, o professor e a educadora cooperantes, bem como as supervisoras institucionais. Defensora de um paradigma socio construtivista, a mestranda orientou a sua prática pelo respeito e valorização das diferentes formas de expressão das crianças, promovendo a sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para garantir a realização de atividades significativas e contextualizadas, que contribuíssem para o desenvolvimento integral das crianças, a sua prática foi alicerçada em fundamentos teóricos, didático-pedagógicos e legais. Com o objetivo de melhorar a sua atuação pedagógica, a mestranda desenvolveu uma postura reflexiva, apoiando-se na metodologia de Investigação-Ação, caracterizada por ciclos contínuos de observação, planificação, ação e reflexão. Esse processo permitiu ajustar a prática às características e necessidades das crianças em cada contexto educativo, promovendo uma abordagem inclusiva e equitativa. Dessa cooperação entre os diversos agentes educativos, surgiram dois projetos de intervenção: um no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro na Educação Pré-Escolar, ambos desenvolvidos de acordo com as fases da Metodologia de Trabalho por Projeto
- Relatório de Estágio de Ana Raquel Marques CristaPublication . Crista, Ana Raquel Marques; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto e visa dar a conhecer as práticas educativas realizadas, assim como a sua análise reflexiva e alguns referenciais teóricos que permitem atingir o perfil duplo docente. Assim, o conteúdo presente neste documento envolve um processo reflexivo, incluindo referentes teóricos e legais suportados pelos documentos orientadores que regulam a prática docente. Além disso, apresenta as metodologias e estratégias utilizadas, possibilitando a sua implementação e os resultados alcançados ao longo deste ano letivo, nos dois contextos educativos, durante a formação da futura profissional de educação. Além disso, a utilização de uma aproximação à Metodologia de Investigação-Ação permitiu a formação de futuras profissionais de educação atentas e preparadas para atuar perante as particularidades de cada criança. Desta forma, foi possível desenvolver ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, fundamentadas na observação sistemática, que procuravam atender às necessidades, interesses, capacidades de acordo com o desenvolvimento das crianças. Um aspeto fundamental exaltado ao longo deste documento é o trabalho colaborativo, que promove aprendizagens significativas para as crianças e é crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo a aquisição de diversas competências. A PES, portanto, representou um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio de Ana Rita Teixeira da SilvaPublication . Silva, Ana Rita Teixeira da; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio espelha o processo de formação da Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular que se encontra no 2.º ano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de mestre, habilitando para um perfil duplo de formação. Este documento sintetiza o percurso e as ações desenvolvidos nos contextos educativos das PES, sustentados por referenciais teóricos e normativos que fundamentaram as práticas educativas. Ao longo deste documento é revelada uma postura crítica e reflexiva, no qual se recorreu à Metodologia de Investigação-Ação no decorrer de todo o processo, procurando passar por todas as fases da metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Durante as ações pedagógicas desenvolvidas foram privilegiadas práticas educativas no qual a criança foi a construtora do seu próprio conhecimento, através de atividades que promovessem o trabalho cooperativo e colaborativo numa articulação de saberes, recorrendo à Metodologia de Trabalho de Projeto. Importa, ainda, destacar a importância do trabalho cooperativo e colaborativo entre a díade, as supervisoras e orientadoras, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famílias e, acima de tudo, as crianças, que possibilitaram interações, momentos de partilha, de troca de experiências e novas aprendizagens, que contribuíram para o crescimento pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio de Andreia Filipa Costa GuedesPublication . Guedes, Andreia Filipa Costa; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório visa apresentar reflexivamente as ações pedagógicas desenvolvidas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, integrada na formação inicial de professores, nomeadamente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tratando-se de um documento que visa a profissionalização para um perfil duplo docente, de acordo com o Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio. O documento apresenta duas dimensões essenciais, que se articulam na fundamentação da ação pedagógica desenvolvida, estando sempre na sua base a Metodologia de Investigação-Ação e os paradigmas socio construtivistas que priorizam a criança no centro da sua aprendizagem, sendo eles: os referentes teóricos e legais que norteiam não só a prática educativa, como também refletem sobre e justificam a aplicabilidade de algumas metodologias; e o contexto que está na base das opções pedagógicas adotadas tendo sempre em vista a promoção de aprendizagens significativas ajustadas às necessidades, interesses, motivações e dificuldades das crianças. Face às problemáticas sinalizadas na observação sistemática e assente nos referentes teóricos que as abordam, este relatório permite descrever reflexivamente o trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico e com a comunidade educativa na promoção de estratégias de envolvimento da família e da comunidade que visaram a construção de aprendizagens envolventes e significativas de caráter não só curricular, mas também socioemocional. Ao longo da narrativa evidencia-se a importância das diferentes fases de reflexão que acompanharam todo o percurso, não só na elaboração do documento em si, mas também na Prática Educativa Supervisionada e na construção de uma identidade profissional.
- Relatório de Estágio de Patrícia Alexandra Santos FreitasPublication . Freitas, Patrícia Alexandra Santos; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio foca o processo formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), abrangendo os contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e da Educação Pré-Escolar (EPE). Este documento pretende refletir sobre as competências e aprendizagens construídas ao longo do processo evidenciando uma articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos na construção da ação educativa e os documentos normativos que orientam a futura docente para uma postura crítica, reflexiva e aberta a mudanças constantes na sua identidade profissional. Considerando a importância de uma ação educativa intencional e significativa, baseada em práticas inclusivas, este relatório destaca a criança como sendo um agente ativo na construção do seu conhecimento, em que, o docente, por sua vez, desempenha o papel de mediador, contribuindo deste modo para o processo de aprendizagem e para desenvolvimento integral das crianças. As ações educativas foram desenvolvidas num ciclo dinâmico de observação, ação, planificação e reflexão, características da metodologia de investigação-ação (I-A), promovendo uma prática inovadora e reflexiva, essencial para todos os envolvidos. O documento também enfatiza a relevância das relações interpessoais na prática educativa, nomeadamente a colaboração e cooperação entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais que foram fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e diferenciadoras. Além disso, destaca-se a importância de estabelecer boas relações com as famílias e outros intervenientes, criando um ambiente propício ao desenvolvimento das competências holísticas das crianças e à continuidade educativa entre os dois níveis de educação, contribuindo significativamente para o crescimento pessoal e profissional do docente com perfil duplo.
- Relatorio de estágio de Carolina Freire Madahil Costa LoboPublication . Lobo, Carolina Freire Madahil Costa; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da SilvaEste relatório incide sobre o processo formativo realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), inserido no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete todo o processo formativo realizado, baseado na integração de conhecimentos teóricos, legais e práticos que foram essenciais para a construção da identidade profissional de um docente com dupla habilitação. Ao longo do relatório, destaca-se a atitude reflexiva da mestranda, com a Metodologia de Investigação-Ação {1-A) que desempenhou um papel central na orientação de todo o processo de investigação, observação, planeamento, intervenção e reflexão. Durante a PES foram privilegiadas práticas educativas de orientação socioconstrutivista, visando a criação de um ambiente promotor de aprendizagens significativas. Este percurso formativo permitiu a construção da identidade profissional docente através da reflexão sobre a prática, na prática e para a prática. Por último, sublinha-se a importância do trabalho colaborativo entre a dupla de estagiárias, as supervisoras e orientadoras institucionais, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famílias e as crianças. Este trabalho colaborativo foi fundamental para que o percurso formativo da mestranda se revestisse numa análise conjunta e mais enriquecedora. Neste contexto, conforme demonstrado ao longo do documento, foram desenvolvidas práticas educativas contextualizadas e inovadoras, que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando-lhe as competências necessárias para garantir uma continuidade educativa, bem como a construção da sua identidade docente de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Eliana Ferreira SilvaPublication . Silva, Eliana Ferreira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresO presente relatório de estágio irá contemplar todo o percurso realizado com base na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola Superior de Educação do Porto, após a obtenção do grau de mestre, que habilita ao perfil de duplo docente, tal como é referido no Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio. Em consonância com estes pressupostos, é ainda de realçar a importância dos referenciais teóricos e normativos no que diz respeito à adoção de uma postura indagadora e uma atitude ética perante o desenvolvimento das práticas educativas em ambos os contextos, tendo por base conhecimento científico e pedagógico. No que diz respeito ainda à postura, é importante ter consciência de que a mesma deve ser reflexiva e crítica, estando sempre predisposta a mudanças. Tendo em conta os aspetos já mencionados, a mestranda destaca ainda a valorização de todas as etapas da metodologia de Investigação-Ação (I-A) que permitiram a sistemática observação dos interesses, necessidades e sugestões das crianças, com o objetivo de planificações inclusivas, capazes de promover práticas significativas com um desenvolvimento abrangente a todos os alunos. Neste âmbito, é essencial evidenciar a existência de um enorme trabalho colaborativo na relação com a díade, com as professoras cooperantes e as professoras orientadoras da ESE (Supervisoras) e por último, mas não menos importante com todas as crianças, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas adequadas.
- Relatório de Estágio de Joana Gomes dos SantosPublication . Santos, Joana Gomes dos; Graça, Vania Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento foca-se na descrição e análise da ação educativa realizada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e, ainda, os documentos normativos. Tendo em consideração a necessidade de promover uma ação pedagógica intencional e com significado para as crianças, onde estas sejam ativas na construção do seu conhecimento e o docente assume um papel de mediador das aprendizagens realizadas. Importa ressalvar o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes envolvidos no processo educativo, bem como a exploração de vários recursos, estratégias e metodologias, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e o desenvolvimento holístico das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se no processo cíclico de observação, ação, planificação e reflexão da metodologia de investigação-ação. Esta foi sendo reajustada com o objetivo de promover transformações e soluções ao contexto, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional, com vista a construção de uma identidade docente de perfil duplo.
- Relatório de Estágio de Maria João Cova MoreiraPublication . Maria João Cova, Moreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri deO presente relatório de estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau de Mestre. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, a professora e a educadora cooperantes e as supervisoras institucionais, envolvendo, igualmente, as crianças e as respetivas famílias. Neste sentido e baseadas num paradigma sócio construtivista, as ações educativas desenvolvidas possibilitaram a participação plena e a inclusão de todas as crianças no processo de aprendizagem, valorizando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, para a promoção de atividades contextualizadas, assentes numa educação holística e humanista, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, sustentados em pressupostos teóricos e legais. Além disso, no decorrer da prática pedagógica, adotou-se uma atitude crítica, reflexiva e ética, apoiada num ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de Investigação-Ação, que permitiu adequar as atividades às especificidades das crianças, assumindo estas um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Ao longo deste processo de ensino e de aprendizagem foi desenvolvido um projeto de intervenção em cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto, promovendo, em paralelo, um envolvimento familiar, essencial para o desenvolvimento do principal agente educativo - a criança.