Repository logo
 

ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 355
  • Relatório de Estágio de Ana Raquel Marques Crista
    Publication . Crista, Ana Raquel Marques; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto e visa dar a conhecer as práticas educativas realizadas, assim como a sua análise reflexiva e alguns referenciais teóricos que permitem atingir o perfil duplo docente. Assim, o conteúdo presente neste documento envolve um processo reflexivo, incluindo referentes teóricos e legais suportados pelos documentos orientadores que regulam a prática docente. Além disso, apresenta as metodologias e estratégias utilizadas, possibilitando a sua implementação e os resultados alcançados ao longo deste ano letivo, nos dois contextos educativos, durante a formação da futura profissional de educação. Além disso, a utilização de uma aproximação à Metodologia de Investigação-Ação permitiu a formação de futuras profissionais de educação atentas e preparadas para atuar perante as particularidades de cada criança. Desta forma, foi possível desenvolver ações pedagógicas inovadoras e motivadoras, fundamentadas na observação sistemática, que procuravam atender às necessidades, interesses, capacidades de acordo com o desenvolvimento das crianças. Um aspeto fundamental exaltado ao longo deste documento é o trabalho colaborativo, que promove aprendizagens significativas para as crianças e é crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal, permitindo a aquisição de diversas competências. A PES, portanto, representou um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescimento pessoal e profissional.
  • Relatório de Estágio de Ana Rita Teixeira da Silva
    Publication . Silva, Ana Rita Teixeira da; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório de estágio espelha o processo de formação da Prática Educativa Supervisionada, unidade curricular que se encontra no 2.º ano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de mestre, habilitando para um perfil duplo de formação. Este documento sintetiza o percurso e as ações desenvolvidos nos contextos educativos das PES, sustentados por referenciais teóricos e normativos que fundamentaram as práticas educativas. Ao longo deste documento é revelada uma postura crítica e reflexiva, no qual se recorreu à Metodologia de Investigação-Ação no decorrer de todo o processo, procurando passar por todas as fases da metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Durante as ações pedagógicas desenvolvidas foram privilegiadas práticas educativas no qual a criança foi a construtora do seu próprio conhecimento, através de atividades que promovessem o trabalho cooperativo e colaborativo numa articulação de saberes, recorrendo à Metodologia de Trabalho de Projeto. Importa, ainda, destacar a importância do trabalho cooperativo e colaborativo entre a díade, as supervisoras e orientadoras, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famílias e, acima de tudo, as crianças, que possibilitaram interações, momentos de partilha, de troca de experiências e novas aprendizagens, que contribuíram para o crescimento pessoal e profissional.
  • Relatório de Estágio de Andreia Filipa Costa Guedes
    Publication . Guedes, Andreia Filipa Costa; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    O presente relatório visa apresentar reflexivamente as ações pedagógicas desenvolvidas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, integrada na formação inicial de professores, nomeadamente no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tratando-se de um documento que visa a profissionalização para um perfil duplo docente, de acordo com o Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio. O documento apresenta duas dimensões essenciais, que se articulam na fundamentação da ação pedagógica desenvolvida, estando sempre na sua base a Metodologia de Investigação-Ação e os paradigmas socio construtivistas que priorizam a criança no centro da sua aprendizagem, sendo eles: os referentes teóricos e legais que norteiam não só a prática educativa, como também refletem sobre e justificam a aplicabilidade de algumas metodologias; e o contexto que está na base das opções pedagógicas adotadas tendo sempre em vista a promoção de aprendizagens significativas ajustadas às necessidades, interesses, motivações e dificuldades das crianças. Face às problemáticas sinalizadas na observação sistemática e assente nos referentes teóricos que as abordam, este relatório permite descrever reflexivamente o trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico e com a comunidade educativa na promoção de estratégias de envolvimento da família e da comunidade que visaram a construção de aprendizagens envolventes e significativas de caráter não só curricular, mas também socioemocional. Ao longo da narrativa evidencia-se a importância das diferentes fases de reflexão que acompanharam todo o percurso, não só na elaboração do documento em si, mas também na Prática Educativa Supervisionada e na construção de uma identidade profissional.
  • Relatório de Estágio de Patrícia Alexandra Santos Freitas
    Publication . Freitas, Patrícia Alexandra Santos; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório de estágio foca o processo formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), abrangendo os contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e da Educação Pré-Escolar (EPE). Este documento pretende refletir sobre as competências e aprendizagens construídas ao longo do processo evidenciando uma articulação entre os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos na construção da ação educativa e os documentos normativos que orientam a futura docente para uma postura crítica, reflexiva e aberta a mudanças constantes na sua identidade profissional. Considerando a importância de uma ação educativa intencional e significativa, baseada em práticas inclusivas, este relatório destaca a criança como sendo um agente ativo na construção do seu conhecimento, em que, o docente, por sua vez, desempenha o papel de mediador, contribuindo deste modo para o processo de aprendizagem e para desenvolvimento integral das crianças. As ações educativas foram desenvolvidas num ciclo dinâmico de observação, ação, planificação e reflexão, características da metodologia de investigação-ação (I-A), promovendo uma prática inovadora e reflexiva, essencial para todos os envolvidos. O documento também enfatiza a relevância das relações interpessoais na prática educativa, nomeadamente a colaboração e cooperação entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais que foram fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e diferenciadoras. Além disso, destaca-se a importância de estabelecer boas relações com as famílias e outros intervenientes, criando um ambiente propício ao desenvolvimento das competências holísticas das crianças e à continuidade educativa entre os dois níveis de educação, contribuindo significativamente para o crescimento pessoal e profissional do docente com perfil duplo.
  • Relatorio de estágio de Carolina Freire Madahil Costa Lobo
    Publication . Lobo, Carolina Freire Madahil Costa; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da Silva
    Este relatório incide sobre o processo formativo realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), inserido no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete todo o processo formativo realizado, baseado na integração de conhecimentos teóricos, legais e práticos que foram essenciais para a construção da identidade profissional de um docente com dupla habilitação. Ao longo do relatório, destaca-se a atitude reflexiva da mestranda, com a Metodologia de Investigação-Ação {1-A) que desempenhou um papel central na orientação de todo o processo de investigação, observação, planeamento, intervenção e reflexão. Durante a PES foram privilegiadas práticas educativas de orientação socioconstrutivista, visando a criação de um ambiente promotor de aprendizagens significativas. Este percurso formativo permitiu a construção da identidade profissional docente através da reflexão sobre a prática, na prática e para a prática. Por último, sublinha-se a importância do trabalho colaborativo entre a dupla de estagiárias, as supervisoras e orientadoras institucionais, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famílias e as crianças. Este trabalho colaborativo foi fundamental para que o percurso formativo da mestranda se revestisse numa análise conjunta e mais enriquecedora. Neste contexto, conforme demonstrado ao longo do documento, foram desenvolvidas práticas educativas contextualizadas e inovadoras, que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando-lhe as competências necessárias para garantir uma continuidade educativa, bem como a construção da sua identidade docente de perfil duplo.
  • Relatório de Estágio de Eliana Ferreira Silva
    Publication . Silva, Eliana Ferreira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    O presente relatório de estágio irá contemplar todo o percurso realizado com base na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola Superior de Educação do Porto, após a obtenção do grau de mestre, que habilita ao perfil de duplo docente, tal como é referido no Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio. Em consonância com estes pressupostos, é ainda de realçar a importância dos referenciais teóricos e normativos no que diz respeito à adoção de uma postura indagadora e uma atitude ética perante o desenvolvimento das práticas educativas em ambos os contextos, tendo por base conhecimento científico e pedagógico. No que diz respeito ainda à postura, é importante ter consciência de que a mesma deve ser reflexiva e crítica, estando sempre predisposta a mudanças. Tendo em conta os aspetos já mencionados, a mestranda destaca ainda a valorização de todas as etapas da metodologia de Investigação-Ação (I-A) que permitiram a sistemática observação dos interesses, necessidades e sugestões das crianças, com o objetivo de planificações inclusivas, capazes de promover práticas significativas com um desenvolvimento abrangente a todos os alunos. Neste âmbito, é essencial evidenciar a existência de um enorme trabalho colaborativo na relação com a díade, com as professoras cooperantes e as professoras orientadoras da ESE (Supervisoras) e por último, mas não menos importante com todas as crianças, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas adequadas.
  • Relatório de Estágio de Joana Gomes dos Santos
    Publication . Santos, Joana Gomes dos; Graça, Vania Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento foca-se na descrição e análise da ação educativa realizada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos e, ainda, os documentos normativos. Tendo em consideração a necessidade de promover uma ação pedagógica intencional e com significado para as crianças, onde estas sejam ativas na construção do seu conhecimento e o docente assume um papel de mediador das aprendizagens realizadas. Importa ressalvar o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes envolvidos no processo educativo, bem como a exploração de vários recursos, estratégias e metodologias, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e o desenvolvimento holístico das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se no processo cíclico de observação, ação, planificação e reflexão da metodologia de investigação-ação. Esta foi sendo reajustada com o objetivo de promover transformações e soluções ao contexto, fomentando o desenvolvimento pessoal e profissional, com vista a construção de uma identidade docente de perfil duplo.
  • Relatório de Estágio de Maria João Cova Moreira
    Publication . Maria João Cova, Moreira; Graça, Vânia Gabriela Dias; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório de estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau de Mestre. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, a professora e a educadora cooperantes e as supervisoras institucionais, envolvendo, igualmente, as crianças e as respetivas famílias. Neste sentido e baseadas num paradigma sócio construtivista, as ações educativas desenvolvidas possibilitaram a participação plena e a inclusão de todas as crianças no processo de aprendizagem, valorizando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, para a promoção de atividades contextualizadas, assentes numa educação holística e humanista, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, sustentados em pressupostos teóricos e legais. Além disso, no decorrer da prática pedagógica, adotou-se uma atitude crítica, reflexiva e ética, apoiada num ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de Investigação-Ação, que permitiu adequar as atividades às especificidades das crianças, assumindo estas um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Ao longo deste processo de ensino e de aprendizagem foi desenvolvido um projeto de intervenção em cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto, promovendo, em paralelo, um envolvimento familiar, essencial para o desenvolvimento do principal agente educativo - a criança.
  • Relatório de Estágio de Cátia Sofia Ferreira Tavares
    Publication . Tavares, Cátia Sofia Ferreira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    O presente relatório, integrado na Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constitui a etapa final do percurso de formação inicial de professor, conforme o Decreto-Lei n.º 79/2014, dotado de 14 de maio. Neste documento são referidas as conceções teóricas e legais que sustentaram o percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, a capacidade de os integrar na prática educativa na construção de construtos profissionais docentes. Neste âmbito, a Metodologia de Investigação-Ação suportou todo o desenvolvimento pessoal, social e profissional num processo de observação, planificação, ação e reflexão que beneficiou a transformação da prática educativa, bem como da participação dos intervenientes implicados no processo que produziram conhecimento. Esta participação desenvolveu-se em díade de formação e em colaboração com as professoras cooperantes e supervisoras institucionais. De salientar, ainda, a Metodologia de Trabalho de Projeto pela transversalidade nos dois níveis educativos e ênfase no papel ativo das crianças em todas as suas etapas. Acresce ainda que a transição educativa entre a Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico é uma etapa crucial no processo de ensino aprendizagem e também no desenvolvimento da criança. Desta forma, a transição educativa deve promover, em cada nível de ensino, experiências e oportunidades de aprendizagem que permitam à criança desenvolver as suas potencialidades, bem como fortalecer a autoestima, autonomia e autocontrolo, criando condições para que o sucesso se perpetue em cada fase e ao longo da sua vida.
  • Relatório de Estágio de Ana Catarina Fernandes Macedo
    Publication . Macedo, Ana Catarina Fernandes; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório incide sobre o estágio realizado pela mestranda no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada nas valências da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, tem como principais objetivos refletir sobre conhecimentos e competências desenvolvidos, articulando com os conhecimentos pedagógicos e científicos adquiridos para o desenvolvimento da ação educativa, assim como os diplomas legais a que o docente terá de se sujeitar, sempre ciente que o seu grupo profissional estará sujeito a constantes alterações. Atendendo às valências em que foi realizada a PES, a criança assume um papel fulcral e ativo na aquisição e desenvolvimento do seu próprio conhecimento, enquanto o docente torna-se um mediador nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento, recorrendo a práticas inclusivas e equitativas. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se num ciclo dinâmico e em espiral dos processos de observação, ação, planificação e reflexão que constituem a Metodologia de Investigação-Ação contribuindo para uma ação inovadora, reflexiva e com sentido para todos os intervenientes. Neste relatório realça-se a extrema importância do trabalho colaborativo entre o par pedagógico, professora cooperante, crianças e supervisoras institucionais, de forma a fomentar um processo de aprendizagem coeso, com recurso a práticas educativas contextualizadas e diferenciadoras, adequadas às necessidades de cada criança e que permitam desenvolver as suas competências da criança na sua globalidade. Para além disso, é importante não olvidar o desenvolvimento pessoal e profissional do docente de perfil duplo.