ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório de Estágio de Catarina Alexandra da Silva RibeiroPublication . Ribeiro, Catarina Alexandra da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente documento, intitulado Relatório de Estágio, reflete o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta formação visa a obtenção do grau de Mestre com habilitação para a docência nas duas valências referidas. Desta forma, o relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência da mestranda, integrando saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do percurso formativo, articulados com a legislação em vigor. Esta articulação permitiu desenvolver uma ação educativa fundamentada, crítica e reflexiva, centrada na criança enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem. Destaca-se o trabalho colaborativo entre os diversos intervenientes, par pedagógico, docentes cooperantes, supervisoras institucionais, famílias e crianças, como elemento essencial para o crescimento profissional da mestranda e melhoria contínua das práticas educativas. As práticas pedagógicas implementadas foram sustentadas na metodologia de investigação-ação, desenvolvida em ciclos de observação, planificação, intervenção e avaliação, permitindo uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças. Além disso, a utilização de metodologias ativas como a Metodologia de Trabalho de Projeto promoveu aprendizagens significativas, reforçando a intencionalidade educativa e potenciando o desenvolvimento integral e holístico das crianças.
- Relatório de estágio de Matilde Pinto PereiraPublication . Pereira, Matilde Pinto; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório resulta da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em vista a obtenção do perfil duplo docente. Este documento tem como principal objetivo analisar, de forma crítica e reflexiva o percurso formativo da mestranda, articulando a prática pedagógica com os referenciais teóricos e legais, bem como os saberes científicos e didático-metodológicos que a sustentam, assente num paradigma socioconstrutivista. A Metodologia de Investigação-Ação teve um papel importante neste processo, permitindo um olhar cíclico e sistemático sobre a realidade educativa, com foco na observação, planificação, intervenção e reflexão. A prática desenvolvida nos dois contextos distintos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, possibilitou à mestranda uma compreensão alargada e integrada do percurso educativo da criança. Por sua vez, o trabalho em díade revelou-se uma mais-valia para a partilha de ideias, tomada de decisões em conjunto e desenvolvimento de uma prática mais colaborativa e intencional. Paralelamente, as relações estabelecidas com as famílias e com a restante comunidade educativa mostraram-se fundamentais para a criação de um ambiente mais colaborativo e significativo, centrado nas necessidades e interesses das crianças. Este relatório reflete, assim, uma caminhada exigente, mas enriquecedora, que permitiu à mestranda consolidar aprendizagens, superar desafios e crescer enquanto futura profissional com perfil duplo, consciente do seu papel na promoção de práticas educativas de qualidade e centradas na criança.
- Relatório de Estágio de Inês Gonçalves CarvalhoPublication . Carvalho, Inês Gonçalves; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é um requisito indispensável para a obtenção do grau de mestre com perfil duplo docente nas duas valências referidas e tem como principal propósito refletir a experiência pedagógica vivenciada pela mestranda na fase inicial da sua formação profissional. Face ao referido, este documento pretende refletir criticamente sobre a prática educativa, sustentada em pressupostos teóricos e nos documentos orientadores curriculares vigentes, com vista à sua melhoria, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia entende a formação docente como um processo cíclico e contínuo, adaptado às especificidades de cada contexto, apoiando-se na observação, planificação, ação, reflexão e avaliação das práticas. Paralelamente, a Metodologia de Trabalho de Projeto e a utilização de metodologias ativas permitiram promover aprendizagens significativas, centradas na criança enquanto agente do seu próprio desenvolvimento, segundo um paradigma socioconstrutivista. Além disso, neste percurso formativo, destacou-se a promoção do trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos: o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as orientadoras institucionais, as famílias e a comunidade. Por sua vez, a valorização do envolvimento das famílias e da comunidade no processo educativo e a colaboração com todos os intervenientes supramencionados assumiram especial relevância no enriquecimento das práticas pedagógicas. Assim, a prática reflexiva da mestranda ao longo do percurso educativo permitiu que desenvolvesse saberes profissionais e pessoais essenciais no processo de construção da sua identidade profissional.
- Relatório de Estágio de Natacha Raquel Maia VieiraPublication . Vieira, Natacha Raquel Maia; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio, integrado na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a profissionalização de um perfil duplo docente. Desenvolvido em dois contextos – num grupo dos 3 aos 6 anos na Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano no 1º Ciclo do Ensino Básico – este percurso formativo assentou na metodologia de Investigação-Ação, ancorada no paradigma socio construtivista. Neste sentido, as práticas educativas foram delineadas a partir dos documentos orientadores em vigor – Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, entre outros – que promoveram aprendizagens significativas, intencionais e contextualizadas. Ao longo deste processo, foram mobilizadas metodologias ativas que colocaram a criança no centro do seu processo educativo. Além disso, a criança foi valorizada como protagonista ativa do seu processo de aprendizagem e, portanto, as propostas pedagógicas foram construídas com base nos seus interesses, necessidades e potencialidades, que privilegiaram o brincar, a autonomia, a criatividade, a exploração, a colaboração e o envolvimento ativo. Destaca-se, igualmente, a importância do trabalho colaborativo entre o par pedagógico, a equipa educativa, as famílias e a restante comunidade educativa, por constituírem elementos essenciais para a construção de ambientes seguros e inclusivos. Por fim, a reflexão contínua constituiu um eixo estruturante de todo o percurso, uma vez que contribuiu para a consolidação da identidade pessoal e profissional da mestranda, com vista à construção de uma prática docente reflexiva e eticamente comprometida.
- Relatório de Estágio de Soraia Santana SoaresPublication . Soares, Soraia Santana; Alves, Cristina Isabel Ferreira; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre e a profissionalização docente com perfil duplo. Este documento reflete o percurso formativo da mestranda, ancorado na Metodologia de Investigação-Ação, que orientou a prática pedagógica segundo um ciclo contínuo de planificação, ação, observação, reflexão e avaliação, promovendo a melhoria contínua da ação educativa. Sustentada pelo socioconstrutivismo, a intervenção pedagógica valorizou a participação ativa das crianças na construção dos seus conhecimentos, assegurando práticas inclusivas, significativas e ajustadas às suas necessidades e interesses. O adulto foi concebido como mediador ativo neste processo, promovendo experiências de aprendizagem contextualizadas, holísticas e flexíveis. Este processo formativo apoiou-se num sólido enquadramento teórico, didático e legal, articulando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. A prática desenvolveu-se num ambiente colaborativo e cooperativo com o par pedagógico, a educadora e o professor cooperantes, as supervisoras institucionais, as crianças e as suas famílias, culminando na realização de dois projetos de intervenção, um em cada nível educativo, estruturados segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto.
- Relatório de Estágio de Filipa dos Santos OliveiraPublication . Oliveira, Filipa dos Santos; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório incide sobre o percurso formativo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto, sendo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. O presente documento reflete as experiências pedagógicas vividas nos dois contextos educativos, destacando a construção de práticas sustentadas em referenciais teórico-legais, numa perspetiva socioconstrutivista e holística. A prática foi orientada pela Metodologia de Investigação-Ação (I-A), possibilitando uma postura crítica, reflexiva e ética, apoiada num ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Na Educação Pré-Escolar, foi desenvolvido o projeto “Amigos do Mundo”, centrado nos interesses das crianças e com base na Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), promovendo aprendizagens significativas e interligadas em várias áreas do saber. No 1.º Ciclo, foram mobilizadas metodologias ativas como a Aprendizagem Cooperativa (AC) e a Rotação por Estações. O envolvimento das famílias e a colaboração entre todos os intervenientes — par pedagógico, docentes cooperantes, crianças/alunos e supervisoras — assumiu um papel central, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas e inovadoras. Ao longo do processo, foi promovido o desenvolvimento da identidade profissional da mestranda, enquanto educadora e professora crítica, comprometida com uma ação docente consciente, participativa e transformadora.
- Relatório de Estágio de Helena Couto CardosoPublication . Cardoso, Helena Couto; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio incide sobre a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como base a metodologia de Investigação-Ação. A intervenção da mestranda decorreu em dois contextos educativos distintos: uma sala de Educação Pré-Escolar e uma turma do 1.º ano do Ensino Básico, permitindo uma abordagem holística do processo de ensino-aprendizagem. Este documento resulta da partilha de saberes e do trabalho colaborativo com o par pedagógico, os orientadores cooperantes e as supervisoras institucionais. Este diálogo sustentou-se nos referenciais teóricos e legais que valorizam a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento, tendo como princípios orientadores a intencionalidade pedagógica, a escuta ativa e o envolvimento das famílias. Para que tal fosse possível, a mestranda recorreu à Metodologia de Trabalho de Projeto, à Aprendizagem Cooperativa e ao modelo de Rotação por Estações que promoveram a participação ativa das crianças, tendo em conta as suas especificidades e a articulação entre os diversos agentes educativos. A intervenção pedagógica refletiu uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças, assegurando a equidade, a inclusão e o desenvolvimento de competências transversais como a autonomia, a criatividade e a cidadania. A reflexão crítica e metacognitiva realizada pela mestranda sobre o percurso desenvolvido revelou-se determinante para a consolidação da sua identidade profissional, evidenciando um compromisso com uma prática docente ética, reflexiva, colaborativa e centrada na criança, em consonância com os princípios de uma educação de qualidade, que se quer inclusiva e transformadora.
- Relatório de Estágio de Catarina Filipa da Silva AlmeidaPublication . Almeida, Catarina Filipa da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, conduzindo à obtenção da habilitação profissional para o exercício da docência com perfil duplo. Desenvolvido em díade, o percurso formativo possibilitou a vivência de práticas pedagógicas em dois contextos educativos distintos, mas complementares, proporcionando uma visão integrada e articulada da educação. A Prática Educativa Supervisionada (PES) desenvolveu-se sob a orientação da metodologia de Investigação-Ação (I-A), assente num paradigma socio-construtivista que reconhece a criança como sujeito ativo na construção do conhecimento. As práticas implementadas foram intencionais, reflexivas e diferenciadas, respondendo à diversidade dos grupos e promovendo aprendizagens significativas, em consonância com os documentos curriculares orientadores da prática educativa. Valorizou-se a participação ativa das crianças, das famílias e da comunidade educativa, numa lógica de corresponsabilização e partilha. A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) assumiu especial relevância, promovendo ambientes de aprendizagem inclusivos, centrados nos interesses e ritmos de cada grupo. O trabalho colaborativo com a díade e com as equipas pedagógicas revelou-se determinante na planificação, ação e avaliação das intervenções, favorecendo o desenvolvimento profissional partilhado. A reflexão crítica, presente ao longo de todo o percurso, constituiu o eixo estruturante da construção de uma identidade profissional ética, consciente e comprometida com a qualidade das práticas educativas. Assim, este relatório espelha uma trajetória formativa construída entre teoria e prática, onde a investigação, a escuta ativa, a intencionalidade pedagógica e o compromisso com a inclusão contribuíram para uma prática educativa transformadora.
- Relatório de estágio de Mafalda Reis MarquesPublication . Marques, Mafalda Reis; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente relatório de estágio reflete sobre o processo de formação realizado pelamestranda, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada nos contextos de 1º Ciclo doEnsino Básico e da Educação Pré-Escolar. Desta forma, tem como propósito evidenciar ascompetências e aprendizagens adquiridas ao longo do percurso de formação, através damobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos fundamentais aodesenvolvimento da ação educativa. Para além disso, valoriza-se a integração dos referenciaisnormativos que orientam a prática docente, promovendo uma postura crítica, reflexiva eaberta à mudança, consciente de que a construção da identidade profissional é um processocontínuo e em constante evolução. Considerando a importância de uma intervençãopedagógica intencional, significativa e centrada na criança, destacam-se a construção depráticas educativas inclusivas, na qual a criança é reconhecida como agente ativo naconstrução do seu próprio conhecimento, enquanto o docente assume um papel de mediadorno processo de aprendizagem. Além disso, as práticas desenvolvidas foram alicerçadas naMetodologia de Investigação-Ação, organizada em ciclos dinâmicos de observação,planificação, ação e reflexão, contribuindo para uma intervenção inovadora, consciente esignificativa para todos os intervenientes. Ao longo deste relatório, evidencia-se igualmente arelevância do trabalho colaborativo estabelecido entre os diferentes atores educativos, adíade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Estas práticasvisam, simultaneamente, o desenvolvimento holístico das crianças e a construção do percursopessoal e profissional do futuro docente de perfil duplo, promovendo uma efetivacontinuidade entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de Estágio de Gabriela Augusto PessoaPublication . Pessoa, Gabriela Augusto; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos PeresEste relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conferindo habilitação profissional para o exercício de um perfil duplo docente. O percurso formativo desenvolvido no contexto da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada foi orientado pela metodologia de Investigação-Ação, integrando uma perspetiva socioconstrutivista que valorizou práticas centradas na criança, promotoras de aprendizagens significativas e de uma Educação Inclusiva. A intervenção pedagógica teve como referenciais as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais. Realizado em díade, o estágio decorreu em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, evidenciando a importância do trabalho colaborativo entre pares e com a equipa pedagógica. A prática refletiu uma intencionalidade educativa sustentada na Metodologia de Trabalho de Projeto e na Aprendizagem Cooperativa, favorecendo o envolvimento ativo da criança na construção do conhecimento, bem como a articulação com as famílias e a comunidade, numa lógica de coeducação. A construção da identidade profissional foi alicerçada numa reflexão contínua, integrando teoria e prática numa lógica de desenvolvimento profissional. Este percurso evidenciou o papel transformador do docente enquanto agente mediador do conhecimento, da inclusão e da cidadania.