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ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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  • Eu, o outro e o mundo que nos rodeia: práticas educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Coelho, Ana Maria Martins; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório centra-se na experiência formativa desenvolvida no contexto da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nas valências da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Trata-se, portanto, de um documento que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento integra a fundamentação teórica, a reflexão e a descrição das práticas educativas implementadas, evidenciando os conhecimentos desenvolvidos ao longo do percurso académico. As práticas educativas seguiram a metodologia de investigação-ação, colocando-se em prática os processos de observação, planificação, reflexão e avaliação. Para além disto, as práticas foram orientadas segundo o paradigma socioconstrutivista, centrado no papel ativo da criança na construção do conhecimento, de modo a promoverem-se aprendizagens significativas. As atividades foram planificadas com base nos interesses e necessidades das crianças, em articulação com os documentos orientadores curriculares da Educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico. Existiu a promoção de práticas para e com a comunidade educativa, no sentido de valorizar o papel e participação destes elementos, na inclusão de uma escola aberta a todos. Ao longo de toda a Prática Educativa Supervisionada houve uma reflexão constante no sentido da melhoria e construção da identidade profissional ética, comprometida com os princípios de uma educação de qualidade. Para além disto, o trabalho colaborativo entre a díade e a equipa pedagógica contribuiu para a organização e entreajuda, no sentido de criar propostas enriquecedoras, que permitam dar voz às crianças, tornando-as protagonistas do seu processo de aprendizagem.
  • Educa na Diferença, Cresce na Diversidade!
    Publication . Boia, Marta Isabel Correia da Rocha; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente relatório insere-se na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete, de forma crítica e fundamentada, a experiência profissional da mestranda em contextos de ensino, envolvendo as valências da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa desenvolvida foi orientada por princípios de intencionalidade pedagógica e teve como foco a criança enquanto sujeito ativo da aprendizagem, promovendo o seu envolvimento e desenvolvimento integral. Neste processo, reconheceu-se ainda a relevância da colaboração com as famílias e com a comunidade educativa, enquanto elementos essenciais na construção de ambientes educativos enriquecedores, coerentes e promotores de continuidade nas experiências de aprendizagem. A prática fundamentou-se na mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os referenciais normativos e legais em vigor, e na valorização do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos. Foram utilizadas metodologias, estratégias e recursos diversificados, adequados às especificidades dos contextos, favorecendo práticas reflexivas e ajustadas às necessidades de cada grupo. A metodologia de Investigação-Ação, de natureza cíclica — observação, planificação, ação e reflexão — foi o alicerce da prática, permitindo um constante aperfeiçoamento das intervenções. Inserida num paradigma socioconstrutivista, esta abordagem contribuiu para a melhoria das práticas e para a construção de uma identidade profissional de perfil duplo. O relatório traduz, assim, um percurso formativo consciente, intencional e reflexivo, sustentado no compromisso ético com a educação.
  • Aprendendo juntos: O poder da cooperação no desenvolvimento holístico da criança
    Publication . Santos, Sara Filipa Oliveira; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    VI RESUMO ANALÍTICO O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Este documento intenciona a descrição e reflexão do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, mobilizando saberes científicos, legais e pedagógicos. O percurso formativo sustentou-se na metodologia de Investigação-Ação, processo cíclico que abrange as fases de observação, planificação, ação e reflexão, possibilitando a melhoria do desempenho pedagógico. As práticas educativas desenvolvidas basearam-se no paradigma socioconstrutivista, no qual as crianças ocupam o centro da ação educativa enquanto protagonistas da sua aprendizagem, cabendo ao docente o papel de mediador, facilitador e organizador, que acolhe, inspira e motiva. Assim sendo, procurou-se proporcionar experiências ricas e estimulantes, que promovem aprendizagens significativas, a fim de as crianças alcançarem os conhecimentos, capacidades e atitudes preconizados nos documentos curriculares estruturantes. Essas práticas envolveram, igualmente, a comunidade educativa e as famílias, reconhecendo a importância da articulação entre os diversos contextos de vida da criança. Para a construção da identidade profissional, demonstrou-se fundamental a reflexão, marcada por uma atitude indagadora e critica, que permitiu tomar decisões sobre a prática e adaptá-la às características de cada criança. Neste relatório, salienta-se, também, o trabalho cooperativo entre a mestranda, as crianças, o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, que favoreceu o intercâmbio de saberes e a reflexão conjunta.
  • Cooperar para aprender e aprender a cooperar: Inovação pedagógica na EPE e no 1.º CEB
    Publication . Carvalho, Sofia Alexandra Aleixo; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente Relatório de Estágio incide sobre o processo de formação realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, que constitui um requisito imprescindível para a profissionalização para um perfil duplo docente, objetiva a reflexão sobre a experiência vivenciada nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerando o paradigma socioconstrutivista, este relatório reconhece a criança enquanto sujeito e agente do processo educativo, encarando o docente como mediador, o qual planeia e executa abordagens inovadoras e inclusivas, que contribuem para o desenvolvimento holístico das crianças. Por conseguinte, as práticas educativas desenvolvidas atentaram ao ciclo dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão, característico da metodologia de investigação-ação, promovendo aprendizagens significativas e potenciadoras do preconizado nos documentos orientadores curriculares da prática educativa. Assim, procurou-se dinamizar ações pedagógicas para e com a comunidade educativa e os pais/famílias, atendendo à profunda relevância que tal pressupõe no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O documento denota, ainda, a importância da construção de uma atitude profissional reflexiva, facilitadora da tomada de decisões em contextos de singularidade, o que contribui significativamente para o processo de construção da identidade profissional do docente com perfil duplo. Além disso, o relatório aponta para uma perspetiva de construção colaborativa dos saberes profissionais, entre a díade e a equipa pedagógica, fomentando uma prática educativa coesa e intencional, adequada aos interesses, necessidades e fragilidades de cada criança.
  • Relatório de Estágio de Bruna Filipa da Rocha Rodrigues
    Publication . Rodrigues, Bruna Filipa da Rocha; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
    O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um documento de referência no percurso formativo da mestranda, que conduz à titularidade conjunta de habilitação profissional para a docência como educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório de Estágio tem como propósito a descrição e a análise do percurso realizado pela mestranda, incidindo na relevância da articulação entre os saberes científicos, pedagógicos e didáticos e os referenciais teóricos e legais para a construção de uma práxis pedagógica comprometida com os fundamentos e os princípios inerentes a cada valência educativa. Por esse motivo, releva-se o processo em espiral de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de Investigação-Ação, o qual proporcionou a construção de um perfil crítico e reflexivo, orientado para uma prática educativa com intencionalidade pedagógica, inovadora, inclusiva e transformadora. Neste sentido, enaltece-se o contributo do Movimento da Escola Moderna, da Aprendizagem Cooperativa e da Aprendizagem por Projetos para a conceção da criança como centro do processo educativo, com um papel ativo na construção do conhecimento. Enfatiza-se, de igual modo, a relevância do trabalho cooperativo entre o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e a comunidade educativa, promotor de um olhar crítico e reflexivo sobre a ação educativa. Para terminar, reconhece-se que este percurso formativo contribuiu pessoal e profissionalmente para a construção da identidade profissional docente
  • Relatório de Estágio de Carolina dos Santos Ferreira
    Publication . Ferreira, Carolina dos Santos; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de; Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres
    O presente documento surgiu no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, Unidade Curricular pertencente ao plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este é um documento que se permite a profissionalização para um perfil duplo docente. Permitiu experienciar a prática em ambos os contextos educativos, a qual se desenvolveu tendo por base o paradigma socioconstrutivista, privilegiando o papel ativo da criança no seu próprio processo de aprendizagem. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, mestranda descreveu, analisou e refletiu sobre as ações pedagógicas desenvolvidas em ambos os contextos com base nos conhecimentos desenvolvidos ao longo do ciclo de estudos a par de referentes teóricos, legais e documentos orientadores curriculares. Beneficiou-se a intencionalidade pedagógica, assegurando o alinhamento dos objetivos com as necessidades e interesses das crianças, integrando metodologias ativas e abordagens pedagógicas adequadas ao contexto. Simultaneamente, procurou-se desenvolver uma ligação próxima tanto com a comunidade educativa como com as famílias. A reflexão teve um papel bastante presente e fundamental neste percurso, que envolveu os vários agentes educativos, desde as crianças, as famílias, o par pedagógico, as docentes cooperantes e as supervisoras institucionais. Este trabalho mostrou-se essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
  • Relatório de Estágio de Catarina Alexandra da Silva Ribeiro
    Publication . Ribeiro, Catarina Alexandra da Silva; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel Ferreira
    O presente documento, intitulado Relatório de Estágio, reflete o percurso pedagógico desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Esta formação visa a obtenção do grau de Mestre com habilitação para a docência nas duas valências referidas. Desta forma, o relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a experiência da mestranda, integrando saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do percurso formativo, articulados com a legislação em vigor. Esta articulação permitiu desenvolver uma ação educativa fundamentada, crítica e reflexiva, centrada na criança enquanto sujeito ativo da sua aprendizagem. Destaca-se o trabalho colaborativo entre os diversos intervenientes, par pedagógico, docentes cooperantes, supervisoras institucionais, famílias e crianças, como elemento essencial para o crescimento profissional da mestranda e melhoria contínua das práticas educativas. As práticas pedagógicas implementadas foram sustentadas na metodologia de investigação-ação, desenvolvida em ciclos de observação, planificação, intervenção e avaliação, permitindo uma constante adaptação às necessidades e interesses das crianças. Além disso, a utilização de metodologias ativas como a Metodologia de Trabalho de Projeto promoveu aprendizagens significativas, reforçando a intencionalidade educativa e potenciando o desenvolvimento integral e holístico das crianças.
  • Relatório de estágio de Matilde Pinto Pereira
    Publication . Pereira, Matilde Pinto; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel Ferreira
    O presente relatório resulta da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em vista a obtenção do perfil duplo docente. Este documento tem como principal objetivo analisar, de forma crítica e reflexiva o percurso formativo da mestranda, articulando a prática pedagógica com os referenciais teóricos e legais, bem como os saberes científicos e didático-metodológicos que a sustentam, assente num paradigma socioconstrutivista. A Metodologia de Investigação-Ação teve um papel importante neste processo, permitindo um olhar cíclico e sistemático sobre a realidade educativa, com foco na observação, planificação, intervenção e reflexão. A prática desenvolvida nos dois contextos distintos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, possibilitou à mestranda uma compreensão alargada e integrada do percurso educativo da criança. Por sua vez, o trabalho em díade revelou-se uma mais-valia para a partilha de ideias, tomada de decisões em conjunto e desenvolvimento de uma prática mais colaborativa e intencional. Paralelamente, as relações estabelecidas com as famílias e com a restante comunidade educativa mostraram-se fundamentais para a criação de um ambiente mais colaborativo e significativo, centrado nas necessidades e interesses das crianças. Este relatório reflete, assim, uma caminhada exigente, mas enriquecedora, que permitiu à mestranda consolidar aprendizagens, superar desafios e crescer enquanto futura profissional com perfil duplo, consciente do seu papel na promoção de práticas educativas de qualidade e centradas na criança.
  • Relatório de Estágio de Inês Gonçalves Carvalho
    Publication . Carvalho, Inês Gonçalves; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel Ferreira
    O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é um requisito indispensável para a obtenção do grau de mestre com perfil duplo docente nas duas valências referidas e tem como principal propósito refletir a experiência pedagógica vivenciada pela mestranda na fase inicial da sua formação profissional. Face ao referido, este documento pretende refletir criticamente sobre a prática educativa, sustentada em pressupostos teóricos e nos documentos orientadores curriculares vigentes, com vista à sua melhoria, tendo por base a Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia entende a formação docente como um processo cíclico e contínuo, adaptado às especificidades de cada contexto, apoiando-se na observação, planificação, ação, reflexão e avaliação das práticas. Paralelamente, a Metodologia de Trabalho de Projeto e a utilização de metodologias ativas permitiram promover aprendizagens significativas, centradas na criança enquanto agente do seu próprio desenvolvimento, segundo um paradigma socioconstrutivista. Além disso, neste percurso formativo, destacou-se a promoção do trabalho colaborativo entre os diversos agentes educativos: o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as orientadoras institucionais, as famílias e a comunidade. Por sua vez, a valorização do envolvimento das famílias e da comunidade no processo educativo e a colaboração com todos os intervenientes supramencionados assumiram especial relevância no enriquecimento das práticas pedagógicas. Assim, a prática reflexiva da mestranda ao longo do percurso educativo permitiu que desenvolvesse saberes profissionais e pessoais essenciais no processo de construção da sua identidade profissional.
  • Relatório de Estágio de Natacha Raquel Maia Vieira
    Publication . Vieira, Natacha Raquel Maia; Graça, Vânia Gabriela Dias; Alves, Cristina Isabel Ferreira
    O presente relatório de estágio, integrado na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada do 2º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, visa a profissionalização de um perfil duplo docente. Desenvolvido em dois contextos – num grupo dos 3 aos 6 anos na Educação Pré-Escolar e numa turma do 2º ano no 1º Ciclo do Ensino Básico – este percurso formativo assentou na metodologia de Investigação-Ação, ancorada no paradigma socio construtivista. Neste sentido, as práticas educativas foram delineadas a partir dos documentos orientadores em vigor – Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Aprendizagens Essenciais, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, entre outros – que promoveram aprendizagens significativas, intencionais e contextualizadas. Ao longo deste processo, foram mobilizadas metodologias ativas que colocaram a criança no centro do seu processo educativo. Além disso, a criança foi valorizada como protagonista ativa do seu processo de aprendizagem e, portanto, as propostas pedagógicas foram construídas com base nos seus interesses, necessidades e potencialidades, que privilegiaram o brincar, a autonomia, a criatividade, a exploração, a colaboração e o envolvimento ativo. Destaca-se, igualmente, a importância do trabalho colaborativo entre o par pedagógico, a equipa educativa, as famílias e a restante comunidade educativa, por constituírem elementos essenciais para a construção de ambientes seguros e inclusivos. Por fim, a reflexão contínua constituiu um eixo estruturante de todo o percurso, uma vez que contribuiu para a consolidação da identidade pessoal e profissional da mestranda, com vista à construção de uma prática docente reflexiva e eticamente comprometida.