ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 386
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio em educação pré-escolarPublication . Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Martins, Helena Maria Campos Miranda da SilvaNo âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, emerge o presente relatório, que surge como uma reflexão sobre o período de observação, cooperação e intervenção nos dois contextos supramencionados. No presente documento, intitulado por Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, exploram-se, portanto, os momentos-chave da PPS, aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos emergidos ao longo deste percurso. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões dos alunos; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica, a partir das conceções inerentes ao socioconstrutivismo; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação. Desenvolveu-se, assim, as diferentes fases do ciclo de investigação-ação, ressalvando-se o contributo destas e dos diferentes atores, numa perspetiva assente na colaboração e na colegialidade, para a formação de crianças responsáveis, seguras de si, proativas, por meio da aprendizagem cooperativa, recheada de descobertas, problematização e debate, aliada à paixão pelo mundo da educação.
- Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Publication . Silva, Diana Mafalda Neves da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves; Veloso, Ana Luísa SetasRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O relatório de estágio de qualificação profissional foi produzido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, componente fundamental do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular tem como intenção formativa promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. A elaboração do presente relatório vai ao encontro dos objetivos delineados para esta unidade curricular e visa dar a conhecer, através de uma perspetiva sustentada teórica e reflexivamente, as experiências vivenciadas com um grupo de crianças da sala A do jardim-de-infância da Rua de Angola. É fundamental que os profissionais de educação possuam um quadro referencial teórico bastante alargado de modo a que a sua prática pedagógica seja adequadamente sustentada. Será este quadro teórico que possibilitará o profissional utilizar a investigação-ação como metodologia para desenvolver e aprimorar as suas práticas de forma a promover um desenvolvimento integrado e integral das crianças. Este melhoramento evidenciar-se-á em todas as fases do processo educativo sendo elas a observação, planificação, ação, avaliação comunicação e articulação levando, deste modo, a uma melhor adequação da sua ação aos interesses e necessidades evidenciadas nas crianças. Deste modo, no decorrer do estágio foram observadas e avaliadas a necessidades e interesses das crianças para que fossem planificadas atividades, que após serem realizadas com o grupo de crianças eram alvo de reflexão e avaliação. A base de todo o processo de investigação ação é a reflexão que acontece, constantemente, antes, durante e após a ação, sempre sustentada e auxiliada pelos pressupostos teóricos permitindo o desenvolvimento de competências fundamentais enquanto futuros profissionais de educação.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Sousa, Diana Sofia Taipa; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Moreira, Raquel Alexandra Ferreira Neves; Sá, Susana MarquesRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Encarando a educação pré-escolar como uma fase peremptória que contribui para o bom desenvolvimento da criança fundamenta-se que o educador mobilize práticas assentes na qualidade educativa. Deste modo, para que prevaleça uma educação de qualidade é fundamental que os educadores apostem na sua formação profissional contínua, uma formação que articule a componente teórica (o que é preconizado pelos teóricos) e uma componente prática (a adequação da teoria a um grupo de crianças concreto). Ao longo das práticas educativas, a supervisão institucional e aulas teóricopráticas proporcionadas pela unidade curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar (PPSEP) suportaram o percurso formativo construído no JI da Vilarinha. Promoveram-se metodologias de investigação ação sustentadas em processos de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação. Para além disso, foram sendo desenvolvidas diferentes estratégias e instrumentos de reflexão e avaliação dos processos da ação pedagógica construídos pelo par pedagógico, como também dos efeitos desses processos no grupo de crianças. Como tal, foi possibilitado o desenvolvimento de um perfil profissional, proporcionador da construção de competências socioprofissionais e pessoais, fundamentadas e refletidas, assentes no princípio da aprendizagem ao longo da vida. As atividades pedagógicas promovidas no contexto educativo despontaram da adoção de uma metodologia de trabalho por projeto, suportada na observação das necessidades e interesses evidenciados pelas crianças, incitando à construção de projetos como o dos Animais Marinhos, o dos Meios de Transporte, o do Corpo Humano e o dos Nossos Sentidos. Deste modo, com estes projetos apostou-se numa educação diferenciada sustentada na diversidade dos estilos de aprendizagem, partindo-se da identificação e valorização das necessidades, interesses e resultados de aprendizagem das crianças (Alonso et al., 1997, cit. por Resendes & Soares, 2002, cit. por Ribeiro, 2012b). Simultaneamente promoveu-se o desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas conducentes ao sucesso de cada criança, de forma a proporcionar momentos de respeito e de partilha de saberes e experiências, fomentadores da autonomia. Como tal, procurou-se atribuir voz ativa às crianças no seu processo de aprendizagem, privilegiando-se uma educação integrada e articulada de todas as áreas de conteúdo.
- Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)Publication . Oliveira, Renata Filipa dos Santos; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Oliveira, Ana Isabel Gameiro; Forte, Ana Maria Barbosa Pinto XavierRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: A prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar teve como intenção formativa fomentar a construção de saberes profissionais inerentes ao perfil específico de desempenho profissional do educador de infância. Neste sentido, no final da prática pedagógica, a formanda desenvolveu competências como: a mobilização dos saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos nas unidades curriculares do curso; o saber pensar e agir nos contextos educativos com estratégias pedagógicas diferenciadas; a construção uma atitude profissional reflexiva e investigativa facilitadora da tomada de decisões; a coconstrução de saberes profissionais através de projetos de investigação sobre as práticas e disseminar o seu impacto na transformação da educação; e a problematização das exigências da prática profissional. O desenvolvimento das competências intrínsecas ao perfil do educador de infância decorreu de um processo de responsabilização progressiva, por parte da estagiária, pela ação docente. Com o intuito de perseguir estes objetivos a estagiária adotou uma metodologia de investigação-ação, uma vez que, esta constitui um excelente guia para orientar e transformar as práticas educativas. O processo de investigação-ação, que é sequencial e cíclico, ocorreu através da concretização das etapas que caracterizam a intervenção profissional do educador de infância. Neste âmbito, a estagiária concebeu e desenvolveu o respetivo currículo da educação pré-escolar através da organização do ambiente educativo com o intuito de promover a construção de aprendizagens integradas dos vários domínios do saber. Deste modo, o processo de observação de cada criança, bem como dos pequenos e do grande grupo, foi fulcral para planificar de acordo com as necessidades educativas evidenciadas. No processo educativo também foi determinante a avaliação, realizada numa perspetiva formativa, não só do processo de desenvolvimento profissional da estagiária, como também dos resultados de aprendizagem desenvolvidos pelas crianças. Na ação, nomeadamente aquando do desenvolvimento da planificação, que tinha por base a intencionalidade educativa, foi fundamental adotar estratégias de diferenciação pedagógica que atendessem à diversidade e à inclusão. A comunicação com os pais/encarregados de educação possibilitou recolher informação acerca das características das crianças, enriquecendo, desta forma, o processo educativo. Ao nível da articulação foram desenvolvidas iniciativas neste sentido, como por exemplo, atividades com crianças da mesma faixa etária do grupo e de uma faixa etária superior, o que permitiu através da cooperação fomentar o desenvolvimento das crianças. Para além disso, um outro aspeto crucial da investigação-ação foi o ato de refletir criticamente, uma vez que este permitiu, não só estabelecer uma dialética entre a teoria e a prática, como também desenvolver as diversas competências relativas ao perfil do educador de infância. Neste processo de desenvolvimento, as estratégias utilizadas como as narrativas colaborativas, o diário de formação, os guiões de pré-observação, as notas de campo, a supervisão, as reuniões de planificação e da avaliação reguladora foram determinantes para a evolução da formanda em vários sentidos. Com efeito, as competências e as aprendizagens desenvolvidas pela estagiária foram ao nível da observação, planificação, ação e reflexão. No que se refere ao domínio da observação, esta desenvolveu a competência de efetuar sistematicamente a observação participante sobre o contexto, o processo e os resultados das aprendizagens das crianças. No domínio da planificação, a formanda desenvolveu a competência de planificar e avaliar a ação educativa de forma adequar ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, bem como a planificação de atividades que proporcionassem aprendizagens nos vários domínios curriculares, recorrendo a estratégias diversificadas para o desenvolvimento da ação pedagógica. Por sua vez, no domínio da ação esta evoluiu ao nível: da organização adequada do ambiente educativo para a interação pedagógica intencional; do desenvolvimento de estratégias de diferenciação pedagógica que atendessem à diversidade e à inclusão; e do desenvolvimento de ações de envolvimento familiar no processo de ensino e de aprendizagem das crianças. Por fim, ao nível do domínio da reflexão a formanda desenvolveu a capacidade de problematizar das exigências da prática profissional, de forma fundamentada e reflexiva, das competências socioprofissionais inerentes ao perfil do educador de infância.
- Relatório de estágio de qualificação profissional (fase intercalar do estágio)Publication . Lima, Sandra Cristina Costa; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Neiva, Manuel Fernando GonçalvesNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Prática Pedagógica Supervisionada, realizada em contexto de Creche, foi desenvolvido o presente relatório de estágio de qualificação profissional na Educação Pré-Escolar. A prática educativa sustentou-se num quadro teórico-concetual de referência, com vista à construção de saberes para a Educação de Infância, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente, tendo sido encarado como um momento de singular importância. Desta forma, este documento procura ilustrar o processo de desenvolvimento de competências profissionais pela estudante para este nível de educação. Nesta linha de pensamento, importa referenciar a metodologia de investigação-ação, que fundamentou a prática pedagógica da estudante ao longo das várias etapas do processo educativo: Observação, Planificação, Ação, Avaliação, Comunicação e Articulação. Assim, apoiada em estratégias e atitudes investigativas e reflexivas, esta metodologia potenciou a transformação, melhoria e adequação das suas práticas. O contexto de formação assumiu-se, portanto, como um lugar privilegiado de articulação entre teoria e prática, onde o processo de ensino e aprendizagem ficou pautado por intencionalidades educativas com vista ao desenvolvimento integral de cada criança, bem como pela construção de saberes e competências profissionais pela estagiária, elencadas nos Decretos-Lei n.º 240 e 241 de 2001. Tomando em consideração o processo desenvolvido, importa realçar a importância de uma formação profissional ao longo da vida, de modo a potenciar o desenvolvimento de uma atitude perante a Educação cada vez mais crítica, problematizadora, indagadora, reflexiva e investigativa, em prol do desenvolvimento holístico de cada criança.
- Relatório de estágio em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Teixeira, Mariana Filipa Neves; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge como forma de explanar o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica, pois o período de estágio apresenta-se como uma oportunidade fulcral para o desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias que colocam, muitas vezes, em questão conceções e preconceitos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Sendo que os estagiários necessitam de oportunidades que contribuam “para a construção da sua própria aprendizagem” (Portugal, 2012, p. 100). Este contém análises e reflexões das práticas desenvolvidas e opções tomadas durante o estágio, tendo por base uma metodologia de investigação-ação na medida em que o trabalho realizado direcionou-se para a necessidade de transformação social. Neste sentido fomentou-se o questionamento reflexivo para melhoramento das práticas. Este estágio foi realizado em díade e apoiado em estratégias como as narrativas colaborativas, as planificações semanais, a avaliação reguladora e a supervisão. O presente encontra-se dividido em duas componentes, uma mais teórica, à qual se convoca autores e documentos legais para fundamentar a componente seguinte que é mais prática, onde se analisa as práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
- Relatório de estágio em educação pré-escolar e encino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Ventura, Andreia Filipa da Rocha; Veloso, Ana Luísa SetasO presente relatório de qualificação profissional remete-se à formação profissional da formanda em duas valências, a da educação pré-escolar, cujo estágio foi desenvolvido no Jardim-de-Infância (JI) da Rua de Angola e a do 1º Ciclo do Ensino Básico, na EB1/JI Professor (Prof.) Doutor (Dr.) Marques dos Santos, tutelados pelo Ministério da Educação. Nestes dois contextos, a mestranda sustentou a sua prática na metodologia de investigação-ação e nas suas respetivas fases, de modo a transformar e melhorar a sua práxis, através de uma atitude reflexiva, indagadora e investigativa. Esta metodologia, em conjunto com outras opções tomadas, ao nível dos pressupostos teóricos, possibilitaram à formanda uma análise das suas práticas, de forma sistemática e contínua, por intermédio das diferentes estratégias e instrumentos que potenciaram o desenvolvimento do perfil inerente a esta formação, nas suas diferentes dimensões. Estas aprendizagens propiciaram a (re)construção e desenvolvimento da identidade e cultura profissional, que foram exponenciadas pelo carácter colaborativo deste processo. Durante a sua ação, a mestranda desenvolveu atividades em que os conhecimentos e aprendizagens foram construídos e desenvolvidos de forma integrada, integradora e ativa, valendo-se da diferenciação pedagógica e curricular. De notar que a mestranda tentou estimular aprendizagens significativas, que potenciassem o desenvolvimento global de cada criança, partindo dos interesses, necessidades e conhecimentos prévios das crianças, recorrendo a estratégias motivadoras e que integrassem as suas realidades próximas. Relatório EPE-
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Junqueira, Marina Moreira; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Oliveira, Ana Isabel GameiroRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se o presente relatório de qualificação profissional, em que numa abordagem reflexiva se descreve o percurso da estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo da prática pedagógica supervisionada foi promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente. Deste modo, a estagiária pôde desenvolver o seu perfil como futura educadora de infância, desenvolvendo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar através da planificação, da organização e da avaliação do ambiente educativo, e ainda através das atividades e dos projetos curriculares. Salienta-se a etapa da avaliação como especialmente importante para o desempenho da formanda, pois esta avaliou numa perspetiva formativa a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos que adotou, de forma a melhorar a sua prática educativa. Relativamente à metodologia utilizada foi de investigação-ação, o que incentivou a busca de saberes e a prática reflexiva que permitiu apoiar e orientar a ação educativa. Em articulação com as etapas do processo educativo, a metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento das competências da estagiária como futura educadora de infância. Neste processo contínuo de evolução foram cruciais as estratégias formativas a que a estagiária recorreu, nomeadamente o diário de formação, os guiões de pré-observação, as planificações semanais e as reuniões de reflexão realizadas com a educadora cooperante, com o par de formação e com a supervisora institucional. De acordo com as reuniões de avaliação, considerou-se que a estagiária revelou uma especial evolução nos domínios da planificação e da ação. Relativamente ao primeiro domínio, a estagiária procurou planificar a ação educativa de forma adequada ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, relacionadas com os diversos domínios curriculares. Ao nível da ação, a estagiária procurou organizar e gerir adequadamente o tempo, o espaço e os materiais, desenvolver estratégias de diferenciação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças. Naturalmente, a observação, a avaliação e a reflexão foram imprescindíveis para esta evolução.
- Relatório de estágioPublication . Rodrigues, Cláudia Raquel Coimbra; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Martins, Helena Maria Campos Miranda da Silva; Veloso, Ana Luísa SetasRelatório EPE- Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada – PPS, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar – EPE e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º CEB. O trabalho desenvolvido nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso, adequado às caraterísticas específicas de cada nível educativo. Para isso, foi impreterível uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada a metodologia de investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das evidências que iam surgindo no grupo/turma. Só desta forma é possível compreender a realidade, de modo a modificá-la, à luz dos resultados obtidos. Todas as ações contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, não só relacionadas com as etapas interventivas da formanda, mas também relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, sendo que a comunicação, articulação e integração desempenharam um papel relevante, tendo sempre em consideração uma perspetiva sócio construtivista da educação.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Silva, Diana Alexandra Pereira da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Martins, Helena Maria Campos Miranda da Silva; Veloso, Ana Luísa SetasRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório incide sobre o período de prática pedagógica supervisionada, desenvolvido no contexto de educação pré-escolar, mais especificamente no Jardim-de-infância das Condominhas. O estágio teve como objetivo primordial promover o desenvolvimento das competências delineadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, com vista à construção dos saberes profissionais. No desenvolvimento da prática pedagógica, foram mobilizadas competências adquiridas em Unidades Curriculares do presente semestre e dos semestres passados, que integram o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e da Licenciatura em Educação Básica, de forma a desenvolver uma prática sustentada pelos pressupostos teóricos e legais considerados pertinentes. O desenvolvimento da prática foi ainda sustentado por uma metodologia de investigação-ação, potenciadora de uma prática investigativa e reflexiva, que se revelou crucial na construção dos saberes profissionais e na persecução das etapas do processo educativo. Importa ainda referir que se recorreu a um conjunto de estratégias formativas, tais como a elaboração do diário de formação, o trabalho em díade pedagógica, a utilização de guiões de pré-observação e narrativas colaborativas, que visaram auxiliar o desenvolvimento da prática. A prática pedagógica permitiu que a mestranda desenvolvesse competências ao nível das diferentes etapas do processo educativo – observação, planificação, ação, avaliação, comunicação e articulação –, bem como ao nível do trabalho em equipa. Possibilitou ainda que as crianças adquirissem e desenvolvessem competências nas diferentes áreas do saber, promovendo o desenvolvimento pessoal e social das mesmas. Deste modo, salienta-se a relevância que este período constitui na formação de educadores de infância, uma vez que o contexto pedagógico se revelou como um contexto privilegiado para a mobilização de competências, com vista à construção dos saberes profissionais e pessoais. Salienta-se ainda o facto de as competências mobilizadas no desenvolvimento da prática pedagógica acompanharem os formandos ao longo de toda a carreira docente, ou seja, este período constituiu o início da formação ao longo da vida.