Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_DianaSilva_2012_EPE.pdf450.99 KBAdobe PDF Download
DM_DianaSilva_2013_E1CEB.pdf2.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O relatório de estágio de qualificação profissional foi produzido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, componente fundamental do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta unidade curricular tem como intenção formativa promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. A elaboração do presente relatório vai ao encontro dos objetivos delineados para esta unidade curricular e visa dar a conhecer, através de uma perspetiva sustentada teórica e reflexivamente, as experiências vivenciadas com um grupo de crianças da sala A do jardim-de-infância da Rua de Angola. É fundamental que os profissionais de educação possuam um quadro referencial teórico bastante alargado de modo a que a sua prática pedagógica seja adequadamente sustentada. Será este quadro teórico que possibilitará o profissional utilizar a investigação-ação como metodologia para desenvolver e aprimorar as suas práticas de forma a promover um desenvolvimento integrado e integral das crianças. Este melhoramento evidenciar-se-á em todas as fases do processo educativo sendo elas a observação, planificação, ação, avaliação comunicação e articulação levando, deste modo, a uma melhor adequação da sua ação aos interesses e necessidades evidenciadas nas crianças. Deste modo, no decorrer do estágio foram observadas e avaliadas a necessidades e interesses das crianças para que fossem planificadas atividades, que após serem realizadas com o grupo de crianças eram alvo de reflexão e avaliação. A base de todo o processo de investigação ação é a reflexão que acontece, constantemente, antes, durante e após a ação, sempre sustentada e auxiliada pelos pressupostos teóricos permitindo o desenvolvimento de competências fundamentais enquanto futuros profissionais de educação.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The teaching practice report was conceived within the course of the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education, a central part of the Masters Degree in Pre-school Education and Teaching Elementary School. This curricular unit intends to promote the development of professional knowledge to Pre-school Education, by increasing the commitment and responsibility of teachers’ actions. The drafting of this report meets de goals of this curricular unit and enlightens through a conveyed theoretical and reflexive approach, the experiences lived with a specific group of children - classroom A in Jardim-de-infância Rua de Angola. It is undeniable that teachers must have an extended theoretical framework so that their practice is properly sustained. It is this theoretical framework that will enable the professionals to use action- research as methodology, to develop and improve their practices in order to promote an integrated and integral development of children. This will improve all of the stages of the educational process such as observation, planning, action, evaluation and communication, to better meet their action to the children’s interests and needs. During the teaching practice the needs and interests of children were observed and assessed in order to plan activities, which after being performed with the group of children, were the target of reflection and evaluation. The basis of the entire action-research process is the reflection that constantly happens before, during and after the action, always sustained and supported by theoretical assumptions, allowing the development of fundamental skills as future educator.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório apresenta-se como um documento reflexivo sobre todo o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB que teve como principal objetivo o desenvolvimento de competências coadunadas com o Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º CEB. Toda a aprática pedagógica desenvolvida pela mestranda teve como base diversos pressupostos teóricos assentes num quadro conceptual e legal que orientou e fundamentou a ação promovida. O desenvolvimento da práxis foi sustentado na metodologia de investigação-ação e em todos os pressupostos a ela inerentes, sempre recorrendo a uma atitude indagadora, investigativa e reflexiva de análise das situações vivenciadas. Só deste modo a formanda teve a possibilidade de desenvolver o perfil inerente a esta formação, nas diferentes dimensões, que permitiram a tomada de decisões conscientes e adequadas e a consolidação de competências socioprofissionais e pessoais. A realização dos estágios de qualificação profissional no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico possibilitaram assim a construção e desenvolvimento de aprendizagens e competências profissionais, baseadas na perspetiva sócio construtivista da aprendizagem, assim como na diferenciação pedagógica e curricular, na integração curricular e, acima de tudo, na promoção do desenvolvimento holístico da criança, assente na sua formação pessoal integral e na promoção do seu bem-estar. Neste documento são expostos os instrumentos, recursos e estratégias pedagógicas adotados nos dois níveis de educação, bem como uma reflexão sobre todo o processo de desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report presents itself as a reflective paper about all the work developed throughout the internships in Preschool Education and Elementary School that had as main objective the development of the embed skills, in General Profile and professional performance of Kindergarten and Elementary Scholl Teacher. All of the pedagogical practice, developed by master student, was found in numerous theoretical assumptions, based on a conceptual and legal framework that guided and justified the action done. The development of praxis was sustained in the action-research methodology and all assumptions inherent to it, always using an inquiring attitude, investigative and reflective analysis, of the situations experienced. Only in this way, the master student was able to develop a profile essential in this training, in different dimensions, allowing her to make decision consciously and consolidation the socio-professional and personal skills. The internships of professional qualification in Preschool Education and Elementary School allow the construction and development of skills, based on social-constructivist learning, as well as pedagogical and curricular differentiation, the curriculum integration and above all, to promote the holistic development of the child, based on their full personal and promoting their welfare. This document sets out the tools, resources and teaching strategies adopted in the two levels of education, as well as a reflection on the whole process of personal and professional development.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Prática pedagógica Reflexão Investigação-ação Pre-school education Pedagogical practice Reflection Action-research Diferenciação pedagógica e curricular Socio construtivismo Integração curricular Pedagogical and curricular differentiation Curriculum integration Social-constructivism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License