Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Artes na escola, escola com arte

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Regina Duarte_2025.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi redigido no âmbito do 2.º Ciclo de estudos em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo fulcral de refletir sobre o percurso de construção profissional de perfil duplo em contextos reais de aprendizagem. Assente numa abordagem socioconstrutivista, a intervenção educativa foi orientada pela valorização das artes como eixo integrador do currículo, reconhecendo nas linguagens artísticas — Música, Artes Visuais, Teatro e Dança — um lugar central para a construção de saberes significativos, a promoção da inclusão e o respeito pela diversidade de estilos de aprendizagem. A prática pedagógica foi conduzida sob uma perspetiva de investigação-ação, permitindo uma atuação reflexiva, crítica e situada, sustentada por um quadro normativo e teórico atual. As experiências desenvolvidas procuraram articular, de forma transversal, as Artes com os conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio, potenciando uma abordagem transdisciplinar, sensível, cooperativa e colaborativa do currículo. O relatório constitui, assim, um exercício de reflexão sobre a ação educativa mediada pelas Artes, revelando um compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, integradoras e humanistas, que colocam o aluno no centro do processo educativo. Este percurso formativo contribuiu decisivamente para a construção de um perfil de docente duplo, consciente, regido pelos valores éticos e criativos.
This internship report was written within the scope of the 2nd Cycle of Studies in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the primary objective of reflecting on the professional development journey of a dual-profile teacher in real learning contexts. Grounded in a socioconstructivist approach, the educational intervention was guided by the valorisation of the Arts as a central axis of the curriculum, recognising in the artistic languages — Music, Visual Arts, Drama and Dance — a fundamental role in constructing meaningful knowledge, promoting inclusion, and respecting diverse learning styles. The pedagogical practice followed an action-research methodology, enabling a reflective, critical, and situated approach, supported by current normative and theoretical frameworks. The experiences developed aimed to establish transversal links between the Arts and curricular areas such as Portuguese, Mathematics and Environmental Studies, fostering a transdisciplinary, sensitive, cooperative and collaborative curriculum approach. Thus, this report represents a reflective exercise on educational practice mediated by the Arts, revealing a strong commitment to innovative, integrative and humanistic pedagogical practices that place the student at the heart of the educational process. This formative journey decisively contributed to the development of a conscious, ethical and creative dual-profile teacher.

Description

Keywords

Artes Cooperação Música Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Arts Cooperation Music Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue