ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Subject "Action research"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interaçõesPublication . Carvalho, Inês Lima de; Gomes, Joana Querido; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens.
- Relatório de EstágioPublication . Carvalho, Cristiana Manuela Moreira de; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio consiste na descrição, sustentação e reflexão de todo o processo formativo, com especial enfoque nas experiências em contexto de creche e de educação pré-escolar. Com a intenção de dar a conhecer o plano definido pela mestranda, é de salientar os processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que por sua vez permitiram a implementação de uma aproximação à metodologia de investigação-ação. Permeabilizando, através da estreita relação com referentes legais e teóricos e com uma postura crítica, indagadora e reflexiva para com a ação, a possibilidade de aprimorar a prática e as competências profissionais a cada momento. Visando, assim, o(a) educador(a) como um profissional democrático, que vê a criança como um ser com agência e capacidades. Pauta-se pela procura de novos saberes através da reflexão para, sobre e na ação, quer através do trabalho em grupo, das opiniões e conhecimentos de outros(as) educadores(as) e restante equipa educativa, quer com as interações e opiniões das crianças e das famílias.
- Relatório de EstágioPublication . Soares, Cristiana Alexandra da Costa; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório de estágio traduz a ação desenvolvida pela mestranda nos contextos de Creche, numa sala de dois anos, e Jardim-de-Infância, numa sala heterogénea com crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Esta ação baseou-se numa aproximação à metodologia de investigação-ação, tendo em conta os seguintes processos: observação, planificação, avaliação e reflexão, no sentido de perspetivar uma melhoria do processo educativo. Os procedimentos anteriormente mencionados, aliados à articulação entre a teoria e a prática, desencadearam aprendizagens que encaminharam a mestranda no sentido da construção da sua própria identidade profissional. Assim, abordando algumas perspetivas de cariz construtivista, o presente relatório evidenciará as suas aprendizagens e dos grupos de crianças, que serão espelhadas através da descrição, análise crítica e reflexão da sua ação em contexto nas duas valências. A ação desenvolvida foi regulada valorizando e procurando dar resposta às necessidades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, evidenciando assim um princípio fundamental no processo educativo pelo qual se deve reger qualquer educador de infância, considerando a criança como sujeito ativo da sua própria aprendizagem e desenvolvimento.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Joana Gomes de; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este centra-se na descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica, nos contextos de creche e pré-escolar. Assim, tornou-se pertinente a articulação de referentes teóricos com a prática desenvolvida, de forma a promover uma postura coerente e indagadora. O relatório de estágio encontra-se sustentado na metodologia de investigação-ação, integrando utilização de diferentes processos essenciais, como a observação, planificação, ação e reflexão. Estes processos apoiaram o desenvolvimento do processo reflexivo de forma a compreender e a melhorar as práticas. Neste sentido, o presente relatório, tem como um dos principais objetivos possibilitar à mestranda a abordagem do seu percurso, evidenciando as suas aprendizagens e refletindo sobre as mesmas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação de infância. Perante esta metodologia, torna-se basilar que o educador de infância apresente um olhar observador e atento, de forma a compreender as caraterísticas das crianças, respeitando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, revelase importante que o educador se questione assiduamente e que tenha sempre presente que a formação não deve ser estanque, mas sim uma responsabilidade a desenvolver ao longo da vida.
- Relatório de EstágioPublication . Gomes, Ana Sofia Rodrigues da Costa; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório de estágio que teve em conta toda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014. Este documento procura apresentar a ação pedagógica desenvolvida nas valências de creche e de educação pré-escolar e a construção de conhecimento e de competências que derivou deste processo formativo. Neste documento a estagiária pretende analisar de forma crítica e reflexiva o trabalho que desenvolveu ao longo do período de estágio. Deste modo, a estagiária tem como intenção problematizar as exigências da prática profissional, desenvolvendo e consolidando, de forma sustentada e reflexiva, as suas competências pessoais e profissionais. Assim, a prática educativa da estagiária sustentou-se num quadro teórico e legal construído ao longo do seu percurso formativo, nas especificidades de cada contexto educativo com que interagiu e nos conhecimentos que adquiriu sobre cada criança, no sentido de desenvolver uma ação imbuída de intencionalidade pedagógica. Seguindo esta linha de pensamento, importa referir a metodologia de investigação-ação que enquadrou a sua práxis durante o período de prática pedagógica supervisionada. A adoção desta metodologia permitiu à estagiária desenvolver os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, na qual baseou a sua prática educativa. Apoiada em estratégias investigativas e reflexivas, a estagiária procurou transformar, melhorar e adequar a sua ação. Este percurso percorrido pela estagiária promoveu o seu desenvolvimento enquanto profissional de educação e ofereceu oportunidades de aprendizagem significativa às crianças com quem interagiu.
- Relatório de estágioPublication . Gouveia, Suse Nicole Baptista; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Correia, Carlos Jorge de Sá PintoO presente relatório de estágio tem como base a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este, relata as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica nos contextos: creche e jardim-de-infância (educação pré-escolar). Ao longo do relatório procurou-se efetuar o cruzamento constante entre as atividades desenvolvidas em articulação com as perspetivas de diversos autores, pois pretende-se uma prática sustentada na teoria, em vez de uma prática derivada da teoria tal como defende Oliveira-Formosinho (2013). É ainda referido, os processos educativos envolvidos no percurso de formação profissional, sendo que estes são: i) observação; ii) planificação; iii) ação; iv) avaliação e v) reflexão. Estes processos foram sempre articulados com os referentes teóricos e legais que sustentaram a ação pedagógica da mestranda. Ao longo da prática pedagógica supervisionada entendeu-se o educador como co construtor do seu conhecimento, na medida que assume-se como investigador da sua própria ação, perspetivando-se como um profissional reflexivo e crítico, na procura de um conhecimento específico e simultaneamente evolutivo, elementos considerados na construção das competências profissionais da mestranda.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Coelho, Elsa da Conceição Lopes; Luís, Joana FreitasO presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem a finalidade de apresentar uma reflexão crítica sobre as Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar. A aquisição e o desenvolvimento de capacidades e competências conseguidos ao longo das práticas educativas foram o reflexo de uma ação educativa sustentada e contextualizada, sob o ponto de vista de uma perspetiva construtivista e socioconstrutivista. Tal se traduziu num crescimento profissional e pessoal de um perfil que favorece valores de equidade. A adoção de uma postura crítico-reflexiva, apoiada numa linha de investigação-ação, permitiu o desenvolvimento de práticas que promovessem aprendizagens diferenciadas e significativas, que privilegiam o envolvimento ativo das crianças no processo de ensino e de aprendizagem. Esta metodologia cíclica, que respeita as fases da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, possibilitou, então, a planificação e intervenção de uma prática integrada. Neste sentido, torna-se evidente a importância dos processos reflexivos e colaborativos, que visam a promoção de um ambiente pedagógico significativo, para a formação ao longo da vida. Assim, o presente relatório pretende espelhar os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens resultantes das Práticas Educativas Supervisionadas, que possibilitaram a construção de saberes intrínsecos à identidade profissional assumida.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Silva, Ana Sofia do Vale Ferreira; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio descreve e analisa o desenvolvimento profissional da formanda, toda a ação efetivada no contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre 12 e 24 meses e no contexto de educação pré-escolar numa sala com um grupo heterogêneo, com idades entre três e seis anos. Encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação, que nortearam a ação da mestranda, sendo essenciais ao processo de desenvolvimento profissional da formanda. Para a fundamentação dos processos educativos a mestranda serviu-se de referentes teóricos e legais, apoiando e sustentando as práticas da formanda ao longo do estágio em ambas as valências. Ao longo do relatório evencia-se o papel do/a educador/a de infância, pretendendo-se constatar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais da mestranda adotando uma postura indagatória e reflexiva sobre as suas práticas de forma a colmatar algumas dificuldades e construir a sua identidade profissional. Ademais, evidencia-se a imagem da criança como ser competente, que deve ser observado, escutado e respeitado, detentor de capacidades de ser sujeito e agente do seu processo de aprendizagem.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Seixas, Francisca Inês Ferreira; Araújo, Sara de BarrosO relatório aqui apresentado foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II (PES), contempladas no plano de curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório teve como propósito apresentar uma contextualização das práticas desenvolvidas nos contextos de creche e de educação pré-escolar e uma reflexão sobre essas mesmas práticas, por forma a obter a qualificação profissional do grau de mestre. Para isso, ao longo do mesmo são descritos e analisados os contextos de estágio onde a mestranda desenvolveu as suas ações, os grupos de crianças com que interagiu e as ações desenvolvidas pela mesma. No decorrer deste trabalho é possível verificar a mobilização de inúmeros saberes distintos, nomeadamente referenciais teóricos e legais, saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos através das restantes unidades curriculares também abrangidas pelo mestrado e da Licenciatura em Educação Básica (LEB). A aproximação ao processo de investigação-ação foi transversal ao desenvolvimento de ambas as práticas pedagógicas da mestranda, tendo a mesma procurado respeitar o seu caráter cíclico e faseado, realizando processos de observação, planificação, ação e reflexão sistemáticos, sempre com vista à melhoria das suas ações. Para terminar, a mestranda desenvolveu uma postura crítica e reflexiva - ainda em desenvolvimento - refletindo de forma sistemática, tanto na ação como também sobre e para a ação, o que contribuiu para o seu crescimento enquanto futura profissional que pôde adquirir competências e saberes diversos.
- Relatório de Estágio da Prática Pedagógica SupervisionadaPublication . Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos; Araújo, Sara de BarrosNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.