ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Subject "Action Research"
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- Participação e Envolvimento das famílias em contexto de Creche e Educação Pré-escolarPublication . Gonçalves, Ana Catarina Ferreira; Ribeiro, Carla Patrícia Silva; Figueiredo, Margarida Maria Aguiar BarbieriO presente relatório de estágio aborda o processo de formação da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada em contexto de Creche e Educação Pré-Escolar. Dividido em três capítulos, este documento tem como objetivo explorar as competências e as aprendizagens desenvolvidas no decorrer dos dois estágios profissionalizantes, tendo como temática principal a participação e o envolvimento das famílias nos contextos educativos. Ao longo do trabalho, apresenta-se a fundamentação das ações pedagógicas através de referentes teórico-legais e mobilizam-se, entre os diferentes capítulos, conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos, com vista a fortalecer a prática educativa. As ações educativas desenvolvidas seguiram as linhas orientadoras da metodologia investigação-ação, através da qual se percorreu, de uma forma intuitiva, um ciclo de processos composto pelas fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, com a intenção de evolução e transformação das mesmas. O desenvolvimento do presente relatório de estágio permitiu concluir que a participação das famílias se traduz num processo gradual e demorado, sendo necessário assumir uma postura de resiliência e perseverança face às realidades mais adversas. Posto isto, este trabalho enfatiza a importância da reflexão crítica e colaborativa na procura das estratégias que melhor se adequam a cada contexto educativo, de modo a maximizar a participação e envolvimento das famílias.
- Relatório de estágio em educação pré-escolarPublication . Cancela, Ana Isabel Ribeiro; Araújo, Sara de BarrosO presente relatório de estágio integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Estes mesmos domínios estão inerentes à metodologia de investigação-ação e servem como apoio para a ação pedagógica, sendo articulados com os referentes teóricos e legais. Todo o relatório evidencia o papel da criança como ser competente e ativo no seu processo de aprendizagem, sendo importante destacar que o educador deve mediar as aprendizagens, estimulando o seu grupo. Assim, aludindo ao papel do educador de infância e de forma a evidenciar o percurso da formanda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa destacar o educador como um profissional crítico e reflexivo acerca da sua ação, tendo por base uma construção ao longo da vida do “eu” profissional. Importa ainda salientar que o relatório integra as valências de creche e de educação pré-escolar, sendo que a mestranda realizou estágio numa sala de um ano e numa sala com crianças de idades compreendidas entre os três e os cinco anos.
- Relatório de estágio em educação pré-escolarPublication . Cruz, Nancy Sousa; Luís, Joana FreitasO presente relatório tem como intuito descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do estágio, bem como, a aprendizagem profissional que a mesma foi fazendo. Por tal, no relatório são abordados diversos temas a nível dos processos educativos que a mestranda desenvolveu ao longo do ano de estágio. Estes processos foram: a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, relativos à metodologia de investigação-ação, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Neste relatório é exposto o percurso da mestranda nas duas valências creche e jardim-de-infância, tendo este permitido um aprofundamento dos seus conhecimentos e posterior desenvolvimento de saberes e competências em torno da construção de um perfil pessoal enquanto futura educadora de infância. É deveras importante salientar que, todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidade, interveniente ativo no processo de aprendizagem e construção de conhecimento, pelo que entendese que a criança deve ser respeitada e integrada nos diversos processos sociais, culturais e educativos.