Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_NancyCruz_2017.pdf1.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como intuito descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo do estágio, bem como, a aprendizagem profissional que a mesma foi fazendo. Por tal, no relatório são abordados diversos temas a nível dos processos educativos que a mestranda desenvolveu ao longo do ano de estágio. Estes processos foram: a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, relativos à metodologia de investigação-ação, articulando estes processos com os referenciais teóricos e legais que sustentaram a ação da mestranda. Neste relatório é exposto o percurso da mestranda nas duas valências creche e jardim-de-infância, tendo este permitido um aprofundamento dos seus conhecimentos e posterior desenvolvimento de saberes e competências em torno da construção de um perfil pessoal enquanto futura educadora de infância. É deveras importante salientar que, todo o relatório integra a imagem de criança enquanto ser competente e com capacidade, interveniente ativo no processo de aprendizagem e construção de conhecimento, pelo que entendese que a criança deve ser respeitada e integrada nos diversos processos sociais, culturais e educativos.
The purpose of this report is to describe the analysis of the work carried out by the master's student during the internship, as well as the professional learning that it has been doing. These processes were: observation, planning, action, evaluation and reflection, related to the action-research methodology, articulating these processes with the theoretical and legal frameworks that underpinned the master's action. This report shows the course of the master in defree the two nursery and kindergarten valencies, which allowed a deepening of their knowledge and subsequent development of knowledge and skills around the construction of a personal profile as a future kindergarten teacher. It is important to note that the whole report integrates the image of children as being competent and capable, an active participant in the process of learning and building knowledge, by which is understood that the child must be respected and integrated into the various social, cultural and educational processes.

Description

Keywords

Creche Educação Pré-Escolar Investigação-Ação Competências profissionais Daycare Pre-School Education Action Research Professional Skills

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License