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- 1.0Publication . Almeida, Joana Filipa Casimiro; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO presente texto e projeto artístico foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas-especialização Interpretação/direção artística e tem como tema a construção de um solo de dança contemporânea, inspirando no poema de Maria Teresa Horta "A pele”. A opção de construir um solo foi motivada pelo desafio de ser coreógrafa e intérprete em simultâneo, visto que até agora só desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. O projeto que desenvolvi para este estudo coloca-me numa nova posição. Com efeito, em projetos artísticos anteriores desenvolvi trabalho como intérprete-criadora. Nessa condição tinha de produzir material criativo como é óbvio, mas não era da minha responsabilidade selecioná-lo. Colocando-me, neste projeto, como intérprete e coreógrafa passa a ser minha responsabilidade assumir a seleção do material dramatúrgico produzido, bem como de toda a estrutura da peça.
- 14 estudos para guitarra de Máximo Diego Pujol: uma abordagem técnico-interpretativaPublication . Ribeiro, Filipe André Barbosa da Costa; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Ramos, PauloO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola de Música Óscar da Silva, Matosinhos, na classe do Professor Cooperante Paulo Ramos e também baseado no projecto de investigação que consistiu na entrevista e análise comparativa dos 14 estudos para guitarra do guitarrista e compositor Máximo Diego Pujol. Ao longo deste relatório serão apresentadas informações relevantes sobre a escola onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada, as planificações e observações realizadas no contexto dessa mesma Prática e o Projecto de Investigação que aborda os 14 Estudos para Guitarra do compositor Máximo Diego Pujol. Partindo de uma abordagem metodológica de âmbito qualitativo, foi realizada uma entrevista ao compositor, tendo-se procedido a um estudo comparativo, no âmbito das questões técnico-interpretativas colocadas. A realização deste relatório e as aprendizagens e reflexões decorrentes do mesmo revelam-se fundamentais para o desenvolvimento das competências pedagógicas e aquisição de novos conhecimentos e estratégias de ensino a aplicar num futuro próximo.
- Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do PortoPublication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de FátimaA dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
- 26000 km de aprendizagem e ensinoPublication . Nunes, Solange Marques; Couto, Ângela Maria Pinto doRealizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, este Relatório tem o objetivo de retratar o percurso de aprendizagem e formação académica trilhado ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal e intelectual, conseguido através das experiências no terreno durante os períodos de estágio, este percurso estabelece a interligação entre a teoria e a prática, patamar tão fundamental para a aquisição de competências profissionais. Inicialmente faz-se uma abordagem ao enquadramento legal que apoia a profissionalização docente e depois um aprofundamento teórico de dois temas ligados à prática educativa: a diversidade cultural na comunidade escolar e a indisciplina em sala de aula. De seguida descreve-se o roteiro de ação preconizado pela mestranda, o qual permitiu observar, planificar, investigar, agir e refletir sobre todas as decisões que determinaram o caminho seguido, incluindo as estratégias, os procedimentos e os conteúdos abordados, pautando-se sempre por conseguir a envolvência dos alunos numa aprendizagem autêntica e significativa. Por último apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido, cuja principal finalidade foi a de contrariar o desinteresse evidenciado pelos alunos em relação à matemática. O projeto intitulado “Contribuição do Jogo do 24 no desenvolvimento do cálculo mental” recorreu-se deste jogo como ferramenta para potenciar o desenvolvimento do cálculo mental e contornar/colmatar as dificuldades apresentadas pela turma objeto de estudo.
- 35 anos de composição para oboé em Portugal (1980-2014): levantamento e caracterização das obrasPublication . Alves, Nelson Jorge Machado; Moreira, Daniel Filipe PintoA escassez de bibliografia e a dispersão de informação sobre música portuguesa para oboé dificultam o seu conhecimento e a sua divulgação. Neste trabalho, realiza-se um levantamento e uma breve caracterização do repertório contemporâneo português para oboé: mais especificamente, das obras para oboé solo ou com acompanhamento de um outro instrumento, escritas em Portugal, entre 1980 e 2014. Do levantamento inicial foi possível a apresentação de um catálogo com informações básicas sobre um total de 61 obras. De forma a realizar a breve caracterização dessas obras, utilizaram-se dois métodos de investigação distintos: um de natureza quantitativa e outro de tipo qualitativo. No primeiro, foram realizados inquéritos a todos os compositores com obras em catálogo; no segundo, entrevistas a três desses compositores. Para além de se ter conseguido aglomerar num só documento toda a informação dispersa, os dados obtidos revelam que as principais motivações para a composição das obras devem-se sobretudo à iniciativa dos compositores ou solicitações de intérpretes. Um elevado número de estreias, baixas percentagens de colaboração entre compositores e intérpretes e de consulta de bibliografia específica sobre o instrumento foram outros dos resultados obtidos. Verificou-se ainda que as técnicas menos convencionais mais utilizadas são comuns a vários instrumentos de sopro. Mas o mais significativo, foi constatar o aumento do número de obras e um crescente interesse pela música contemporânea portuguesa para oboé.
- 3D Pose and Shape Estimation from a Camera SystemPublication . Figueiredo, Lino Manuel BaptistaNeste trabalho, é abordada uma solução que procura estimar a posição articular 3D de várias pessoas em cenários reais, bem como a sua forma corporal e trajetória global a partir de um único vídeo RGB, gravado com uma câmara estática ou dinâmica. Em contraste com sistemas multi-view complexos, esta solução prioriza a simplicidade e adaptabilidade em diferentes aplicações. Face ao cenário desafiador, desenvolveu-se um sistema baseado em diferentes frameworks, individualmente otimizadas para o seu propósito. Como tal, o autor procurou estender o processo realizado num pose and shape estimator convencional, implementando, de forma robusta, a capacidade tracking de humanos e uma inferência com base em coerência temporal, capaz de lidar com oclusões completas em longos intervalos de tempo. Os humanos, presentes no cenário, são detetados e devidamente identificados ao longo do vídeo, a partir de um Multiple Person Tracking (MPT) (i.e., Deep OCSORT com YOLOv8x e Re-Identication (Re-ID) model). Esta informação, alimenta o Human Pose and Shape (HPS) estimator (i.e., HybrIK com backbone da rede HRNet-W48) capaz de gerar, a partir de uma combinação da representação volumétrica das articulações com a capacidade de extração de features das DCNNs, uma sequência que define o movimento do humano no sistema de coordenadas da câmara (i.e., root translations, root rotations, pose do corpo e os parâmetros do shape). Complementarmente, o movimento humano, localmente definido, é preenchido segundo um processo iterativo, dado pela integração do generative motion optimizer, por sua vez organizado numa arquitetura baseada em Transformers e apoiado pelas relações temporais presentes na informação das deteções visíveis. Para um conjunto de parâmetros descritivos do movimento corporal de cada humano é obtido a respetiva trajetória global, propriamente relacionadas, num processo baseado na variação posicional local (posição no plano e orientação) e numa otimização iterativa dos parâmetros da câmara consistente com as evidências do vídeo, e.g., 2D keypoints. Os resultados, obtidos no dataset 3DPW, demonstram que a abordagem proposta superar os métodos anteriores na reconstrução do movimento, com 68, 2 mm PAMPJPE em oclusões e 46, 4 mm PA-MPJPE em poses visíveis.
- "3nglish is fun!": O software educativo no ensino da Língua Inglesa a crianças com dislexiaPublication . Cunha, Ana Sofia Campos Azevedo; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daTendo estado a Língua Inglesa (LI) ao dispor dos alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico como Atividade de Enriquecimento Curricular e sido inserida curricularmente, no ano letivo 2015/2016, como obrigatória a todos os alunos do 3ºano, torna-se importante refletir e investigar sobre as especificidades do seu ensino quando se encontram dificuldades de aprendizagem. Este estudo de caso centra-se numa problemática real nas nossas escolas - a dislexia. Segundo Fonseca (1999), esta perturbação compromete a leitura e a escrita, incluindo a aprendizagem da LI. Após uma análise da literatura, verificou-se a importância do recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento facilitador no que concerne à melhoria da aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido criados alguns recursos hipermédia para colmatar as dificuldades de leitura, escrita e psicomotricidade de um aluno diagnosticado como disléxico, numa escola pública. Com o presente estudo analisaram-se possíveis contributos das TIC no Ensino da LI em crianças com dislexia, por forma a desenvolver pistas de possíveis ferramentas pedagógicas que reforcem a integração e a promoção do sucesso educativo dos alunos disléxicos. De maneira a ilustrar melhor o nosso trabalho, utilizou-se um software criado especificamente para este efeito chamado de "3nglish is fun"! Assim, foi nosso principal objetivo verificar a eficácia da aplicabilidade deste programa e das suas atividades didáticas, o que nos permitiu concluir que todas as técnicas e métodos utilizados tiveram a sua importância para se alcançarem resultados como o desenvolvimento e evolução das competências do aluno.
- 45 minutes of Multiple Intelligences in action: Abordagem ao ensino precoce de Inglês à luz da teoria das Inteligências MúltiplasPublication . Rocha, Ana Catarina Alves Moreira; Dias, Américo José BessaO presente projeto descreve sumariamente a Teoria das Inteligências Múltiplas publicada em 1983 por Howard Gardner, investiga os possíveis benefícios de planificar o Ensino Precoce de Inglês através de atividades adequadas ao estímulo das 8 inteligências identificadas na teoria e apresenta uma proposta de implementação de uma unidade didática de ensino Precoce de Inglês através das Inteligências Múltiplas. O plano de unidade elaborado tem em conta filosofias e metodologias de ensino atuais baseadas nos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro nomeadamente o Accelerated Learning e Whole Brain Teaching. A unidade didática desenvolvida foi testada numa turma de 3º/4º ano e posteriormente avaliada. Os resultados da implementação do projeto demonstram que o ensino de Inglês precoce através das Inteligências Múltiplas é possível e benéfico sobretudo no que respeita à motivação, envolvimento e atitude dos alunos face ao processo de aprendizagem da Língua Inglesa.
- 4em1 - Construção do corpo elementoPublication . Alves, Catarina Isabel Oliveira; Azevedo, Eva Leitão4em1- Construção do Corpo Elemento é uma proposta performativa que se baseia na análise, através do movimento, dos quatro elementos da Natureza - Terra, Água, Ar e Fogo. Ao longo desta monografia pretendo expor o processo criativo, incluindo inspirações e referências bibliográficas, bem como os “tormentos” e “deslumbramentos” que originaram a performance final. 4em1- Construção do Corpo Elemento é o culminar de dois anos de pesquisa sobre a interação entre os quatro elementos da Natureza e o corpo em movimento, que se iniciou com o projeto Matéria (In)CORPOrada durante a Pós-Graduação em Dança Contemporânea na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto) e que emerge na presente monografia enquanto reflexão sobre a criação de uma performance artística no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas - Interpretação e Direção Artística na mesma instituição de ensino. Mantendo como focos a Terra, a Água, o Ar, o Fogo e o Corpo percebi que esta era uma oportunidade para dançar os elementos da Natureza e para isso tinha que, consequentemente, descobrir como é que o meu corpo dança, a sua história, a sua experiência de sete anos nas danças africanas e de que forma isso me guia na descoberta das qualidades de movimentos de cada um dos elementos. Ao longo da criação é feita uma pesquisa através da observação participante de aulas regulares das danças da costa oeste de África, lecionadas por Eva Azevedo, e do curso profissional Farisogo Sira- O Caminho do Corpo também lecionado pela mesma docente. Desta pesquisa surgem qualidades e padrões de movimento que posteriormente se cruzam com a pesquisa empírica dos quatro elementos da Natureza e que são levados para a prática através da consciência corporal e de técnicas como a improvisação e consciência corporal. 4em1 que é o culminar da vontade de um corpo de ser ele próprio Elemento.
- 5 arrangiamenti di concerti di Vivaldi per quintetto di clarinetti: Concerti n. 1 e 2 Op. 10, n. 7 e 12 Op. 8 e n. 8 Op. 3Publication . Cortini, Silvia; Silva, Pedro Alexandre Sousa eQuesto lavoro analizza la relazione tra il clarinetto e la musica di Antonio Vivaldi attraverso gli arrangiamenti di cinque concerti del compositore. Nel primo capitolo viene fatta una contestualizzazione del ruolo del clarinetto, sia in chiave storica che musicale, e della sua relazione con Vivaldi e il repertorio barocco. Il secondo capitolo ha carattere storico, e descrive la vita e le opere del compositore, ed il periodo barocco in musica. Il terzo capitolo è dedicato all’analisi dei concerti scelti per fare gli arrangiamenti: concerti n. 1 e 2 Op. 10, concerti n. 7 e 12 Op. 8 e concerto n. 8 Op. 3. Il quarto capitolo spiega nel dettaglio il processo di stesura degli arrangiamenti. In allegato si trovano le partire dei concerti arrangiati.