ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- O aluno como construtor das aprendizagens em formação musicalPublication . Correia, Beatriz Paiva Xavier; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaAs teorias da aprendizagem e os paradigmas pedagógicos são temas de debate frequente entre os vários ramos da educação e o ensino artístico não é exceção. No caso específico do ensino especializado da música a autonomia pedagógica conferida às escolas e a ausência de programas nacionais para as várias disciplinas dificulta a caracterização das práticas. A falta de informação nessa área fez surgir diversas questões relativas aos papéis que o professor e o aluno podem desempenhar no processo de ensino-aprendizagem e, num mundo em que os sistemas educativos caminham na direção de uma aprendizagem mais construtivista, que espaço terá esta no âmbito da Formação Musical. O caminho percorrido na procura de respostas resultou no presente trabalho que articula a análise da legislação e bibliografia sobre o tema, a experiência educativa em contexto de estágio e o projeto de investigação realizado. Estas três valências, embora apresentadas em capítulos diferentes, relacionam-se mutuamente ao longo de todo o relatório. - A legislação e a bibliografia permitiram conhecer o passado da educação em Portugal, caracterizando os sistemas educativos e as práticas, quer do ensino regular quer do ensino especializado da música, desde o nascimento do primeiro conservatório de música em 1835. - A experiência educativa em contexto de estágio despoletou várias reflexões acerca das práticas da disciplina na atualidade através da observação de aulas bem como da planificação das mesmas, onde se tentou integrar, sempre que possível, estratégias construtivistas da aprendizagem, testando a sua pertinência. - A investigação trouxe algumas das respostas que faltavam, com o testemunho dos diversos professores cooperantes do MEM do ano letivo 2018/2019, que através do questionário aplicado refletiram acerca das suas práticas e ideologias no âmbito da disciplina. A articulação de todos estes fatores provocou, por fim, uma reflexão relativamente ao passado, presente e futuro daquela que é a Formação Musical em Portugal
- A ansiedade na performance em Formação MusicalPublication . Pinto, Liliana Sofia; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaSe olharmos para a Formação Musical enquanto disciplina performativa, podemos entender que há espaço para dois palcos distintos, onde se desenvolvem estados de ansiedade diferentes: a sala-de-aula e a prova oral. Este relatório de estágio desenvolvese a partir de um trabalho de observação e implementação de práticas pedagógicas utilizadas em contexto e de um Projeto de Investigação, no qual se tenta perceber a influência da ansiedade no aluno durante a performance de palco, bem como recolher um leque de desbloqueadores estratégicos utilizados como forma de regulação da ansiedade. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo partiu da observação direta de aulas dadas pelo professor da turma e de um momento de avaliação da oralidade, a avaliação quantitativa e qualitativa das reações dos alunos, um inquérito por questionário à turma e entrevistas a professores da disciplina no ensino artístico especializado da música, para se estabelecer uma relação triangular entre o ponto de vista do professor, o ponto de vista dos alunos e o ponto de vista de outros professores de Formação Musical. Assim, o presente relatório de estágio está organizado em três capítulos: no primeiro, faz-se uma análise à Formação Musical no século XXI, uma contextualização do Polo de Estágio e das turmas da prática de ensino supervisionada; no segundo capítulo, faz-se uma análise ao percurso do estágio, analisando e refletindo sobre os desafios que se foram colocando; e no último capítulo, inclui-se o Projeto de Investigação relacionado com a Ansiedade na Performance em Formação Musical, que pôde auferir o uso de desbloqueadores pelos professores da disciplina e um perfil geral da ansiedade do aluno caraterizado pela ansiedade-estado.
- A audição harmónica nas práticas letivas em formação musical: estratégias e atividades para o desenvolvimentoPublication . Cimbron, Sofia de Sousa; Costa, Jorge Alexandre; Pires, Jorge Manuel MartinsO presente relatório foi elaborado no êmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música, ramo Formaçêo Musical. O primeiro capítulo é constituído por uma breve contextualizaçêo do Ensino Especializado da Música em Portugal, seguido de uma reflexão sobre a importancia da disciplina de Formaçêo Musical, onde é apresentado o Conservatório de Música de Paredes, instituiçêo onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a importância da prática educativa desenvolvida ao longo de lodo o ano letivo, tendo por base a experiência adquirida aula após aula. Esta reflexão é fundamentada em vários autores de grande influência na pedagogia, na didática e na educaçêo. Por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o projeto de investigaçêo desenvolvido ao longo do ano letivo, intitulado "A audiçêo harmónica nas práticas letivas em Fonmaçêo Musical: estratégias e atividades para o seu desenvolvimento". A investigaçêo tem como objetivo perceber qual o papel que a audiçêo hanmónica tem na Fonmaçêo Musical e de que fonma é desenvolvida no âmbito das suas práticas educativas. Para a realizaçêo deste projeto de investigaçêo optou-se por uma metodologia de pendor qualitativo. Reconreu-se a questionários, entrevistas e a análise documental realizada a vários ateres do sistema educativo. O conhecimento e a apreensão de diferentes experiências, reflexões e práticas profissionais foram fundamentais para a realizaçêo do estudo.
- Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integralPublication . Gomes, Sílvia Clara Moreira dos Santos; Costa, Jorge Alexandre; Monteiro, VeraO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. É um trabalho individual de síntese e de reflexão fundamentada sobre o percurso realizado no estágio, e de investigação com vista à resolução de problemas e conhecimento da realidade das práticas educativas do sistema de ensino especializado de música. Deste modo, é definido o quadro contextual sobre a evolução deste sistema de ensino e as complexidades que o têm caraterizado, o desenvolvimento curricular, particularmente o lugar que a disciplina de Formação Musical ocupa no currículo, e o Conservatório de Música de Paredes. Sobre o percurso formativo desempenhado nesta instituição educativa e sobre os dados recolhidos da observação naturalista não participante das aulas de duas turmas do ensino articulado, é elaborada uma reflexão crítica fundamentada, relativamente a todos os processos didáticos e pedagógicos. Complementarmente é apresentado um projeto de investigação qualitativa realizado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação em ensino de Música, tendo em vista a contribuição para uma prática pedagógica mais enriquecida, informada e fundamentada. O objeto de estudo está relacionado com a área disciplinar de Formação Musical, sob o tema Audição Harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral. Os objetivos do projeto visam verificar: i) quais os recursos utilizados e as estratégias e metodologias de ensino praticadas nas aulas de Formação Musical para o desenvolvimento da audição harmónica; ii) quais os objetivos e conteúdos contemplados nos programas da mesma disciplina; iii) que atividades são sugeridas em alguns manuais de Formação Musical. Os dados obtidos permitiram verificar que, apesar da importância atribuída à audição harmónica na formação de músicos, esta competência representa uma das maiores dificuldades dos alunos e, no âmbito da Formação Musical, há pouca diversidade de vivências, experiências musicais e outras atividades contextualizadas musicalmente.
- A Audição interior – estratégias para a sua ImplementaçãoPublication . Fernandes, Pedro Gilberto Rodrigues; Costa, Jorge AlexandreO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical -, das Escolas Superiores de Educação e de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto e descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Ensino Básico e Secundário do Ensino Vocacional de Música e o desenvolvimento de um projeto de investigação. No primeiro capítulo deste relatório é apresentada uma caracterização do centro de estágio e comunidade escolar em que estivemos envolvidos: Conservatório de Música de Vila do Conde. No segundo capítulo serão analisados os dados referentes à Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Básico e Secundário. Nele serão apresentados e fundamentados aspetos relativos à lecionação, planificação, observação de aulas e outras atividades desenvolvidas nas práticas educativas. No terceiro capítulo será apresentado o projeto de investigação intitulado A audição interior - Estratégias para a sua implementação que tem como intuito contribuir para uma maior compreensão dos fenómenos de assimilação e perceção musical ligados à representação interna do som, ou, por outas palavras, estudar o fenómeno da audição interior, na perspetiva de averiguar e estimular o grau de proficiência de audição interior dos alunos alvo de estudo.
- A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimentoPublication . Borges, Cátia Sofia Lopes de Freitas; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical. O primeiro capítulo é constituído por uma breve passagem pela evolução do ensino especializado da música e da disciplina de Formação Musical, desde o início do séc. XX. É incluído neste relatório, uma apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Conservatório de Música de Paredes. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores que são referências importantes no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta-se com o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical: estratégias para o seu desenvolvimento”. O referido projeto tem como objetivo investigar estratégias de audição musical e analisar o efeito da sua aplicação no desenvolvimento das competências necessárias para uma proficiência auditiva eficaz. A investigação incidiu sobre uma turma de 6º grau (10º ano) do ensino articulado, do Conservatório de Música de Paredes e trata-se de uma investigação-ação. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através da execução e análise de testes auditivos, da aplicação de possíveis estratégias facilitadoras do desenvolvimento auditivo, de uma observação direta e, ainda, da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos. Os resultados obtidos mostram alguma evolução das competências auditivas dos alunos, desde a aplicação das estratégias de audição musical.
- A ausência de repertório culturalmente próximo dos alunos na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de músicaPublication . Reis, João Gomes; Costa, Jorge Alexandre; Pires, Jorge Manuel MartinsA democratização do ensino e a abertura da Escola a toda a população foi um passo dado no sentido do fim da exclusão de crianças e jovens, reconhecendo, assim, o seu direito à educação. No entanto, este processo enfrenta diferentes desafios, nomeadamente a difícil adaptação de muitos alunos à cultura escolar que, até então, lhes era desconhecida e que não considera a sua herança cultural ou as vivências individuais como conhecimento válido. É possível reconhecer que o ensino artístico especializado de música apresenta, por vezes, dinâmicas semelhantes. Em Portugal, por exemplo, o ensino de música é fortemente marcado pela tradição musical ocidental, abstendo-se de incluir qualquer outro tipo de repertório. O presente relatório de estágio encontra-se dividido em 3 capítulos. No primeiro capítulo, descrevemos a evolução do ensino artístico especializado de música desde 1983 até 2018 e efetuamos uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical, da sua criação, no século XIX, até ao presente. No segundo capítulo escrevemos um relato e uma abordagem crítica pormenorizada, daquilo que foi a nossa prática de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Ramo Formação Musical (ESE/ESMAE - PP), tendo em mente a problemática abordada no terceiro capítulo: a ausência de repertório culturalmente próximo ou do gosto dos alunos, na disciplina de Formação Musical do Ensino Especializado de Música. Procuramos trazer para o debate educativo o reconhecimento da individualidade de cada estudante, no contexto escolar, e em particular no ensino de música. Defendemos, assim, um currículo, que seja consciente da dimensão cultural dos processos educativos e que potencie um repertório em que evidencia e valoriza as realidades pluriculturais associada às sociedades contemporâneas.
- A avaliação das competências de oralidade na disciplina de Formação Musical: um estudo sobre os métodos e os processos de classificaçãoPublication . Gabriel, Dino Samuel Cristão; Costa, Jorge Alexandre; Ferreira, Sónia; Barros, Rosa MariaO presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo deste ano letivo no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical e está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo descreve e caracteriza a instituição onde decorreu a prática de ensino supervisionada e foca-se num dos instrumentos de aprendizagem: a observação. O segundo capítulo retrata a mesma prática nos vários campos pedagógicos como sendo a planificação, a lecionação e reflexão. Estes pontos serão contextualizados segundo a experiência vivida durante o estágio e fundamentados com referências bibliográficas. O parâmetro da avaliação será abordado no terceiro capítulo. Este descreve o projeto de investigação que teve como principal objetivo perceber se diferentes tipos de métodos de classificação na prova que avalia a oralidade, produzem diferentes resultados e que implicações podem ter no processo de avaliação. Esta investigação foi realizada em duas turmas de ciclos de estudos diferentes e para a sua implementação foi utilizado o método de investigação-ação. As conclusões finais, permitem elucidar a adequação da investigação, atestando a importância de o professor refletir sobre as suas práticas nos momentos de avaliação oral, a influência que os métodos de classificação podem ter no resultado final e a credibilidade que os mesmos podem conferir ao processo.
- Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbadaPublication . Trindade, Luana Tavares da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, RosaO presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.
- Da iniciação musical para a formação musical: um percurso de aprendizagem musical (in)diferenciadorPublication . Costa, Mariana Neves da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Vieira, Luísa Santos PaisEste relatório está organizado em três grandes capítulos, sendo inicialmente apresentada uma contextualização do polo de Estágio e as respetivas turmas da Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, será dado a conhecer e demonstrado todo o percurso durante o Estágio, tendo em conta os obstáculos superados, reflexões e análises sobre o mesmo. Por último, é apresentado o projeto de investigação que está relacionado com a disciplina de Iniciação Musical e quais os benefícios que esta disciplina pode vir a oferecer à disciplina de Formação Musical. Ao observar a disciplina de Iniciação Musical podemos afirmar que esta como o próprio nome indica, trata-se da iniciação para a disciplina de Formação Musical. Neste trabalho tenta-se estabelecer e entender a relação entre estas 2 disciplinas e quais as vantagens ou desvantagens que a Iniciação pode ter perante a Formação Musical. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram questionários a Professores de Formação Musical e Iniciação Musical e, também a alunos que frequentam no presente ano letivo o 3.º e 6.º grau. Para ser possível estabelecer uma conclusão, serão relacionadas estas metodologias.