ESS - CIR - Posters apresentados em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - CIR - Posters apresentados em eventos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- Cyberbullying, anxiety, depression and stress among adolescentsPublication . Santos, Cecília Fernandes dos; Queirós, Cristina; Marques, AntónioCyberbullying is an aggressive intentional act carried out by a group/individual, using electronic forms of contact against a victim who cannot easily defend him/herself (Smith et al., 2008). It elicits depression/anxiety/stress that affect victims and perpetrators (Çetin et al., 2012), since their roles are less defined on online environments (Park, Na & Kim, 2014).
- Evaluation of disturbances in metabolism related to lipid profile in patients with schizophreniaPublication . Moura, Lara; Moreira, Anabela; Ferreira, Stéphanie; Moreira, Teresa; Mota, Sandra; Marques, António; Amorim, ManuelaSchizophrenia (SCZ) is a complex and multifactorial mental disorder. Currently, pharmacologic antipsychotic therapy (AP) focuses in SCZ symptoms minimization. AP has been associated with potentially adverse metabolic effects that may lead to an increased cardiovascular risk (CVR). To characterize SCZ patients of a psychosocial rehabilitation association (PRA) regarding antipsychotic therapy and sociodemographic, clinical, biochemical (total cholesterol, HDL-cholesterol, LDL-cholesterol, and triglycerides) and anthropometric parameters; To describe the AP prescription when observed changes in biochemical parameters.
- Supporting the personal autonomy of children with autism spectrum disorder: a software system design and developmentPublication . Groba, Betania; Nieto, Laura; Pousada, Thais; Munteanu, Cristian Robert; Pereira, Javier; Pazos, Alejandro; Queirós, Cristina; Marques, AntónioTechnology attracts the interest of children with ASD. Health professionals and developers are interested to design programs facilitating daily lives of individuals with ASD. However, some special requirements must be considered on software design process for people with ASD. To describe principles and decision making of an interactive software design process for children with ASD.
- Post-traumatic stress among adolescents: an exploratory study with LASC (Los Angeles Symptom ChecklistPublication . Silva, Pedro Mujo; Queirós, Cristina; Cameira, Miguel; Marques, AntónioPost-traumatic stress disorder (PTSD) becomes a concern for researchers, seeking its causes, risk factors and symptoms. Among adolescents these studies are scarce, with few instruments for its diagnosis and mental health evaluation. To present an exploratory study focused on the adaptation of Los Angeles Symptom Checklist (LASC) among adolescents.
- Acupuntura no tratamento de acufenosPublication . Maciel, Diana; Oliveira, VascoO acufeno é uma sensação auditiva de som sem estimulação externa. Sendo este sintoma muito comum na nossa população, e não tendo uma cura objetiva e concreta, mas sim diversas alternativas e terapias que fazem diminuir os acufenos percebidos pelo indivíduo, procurando melhorar a sua qualidade de vida. A Acupuntura é uma arte medicinal chinesa, onde através da inserção de agulhas em pontos específicos do nosso corpo se consegue obter um tratamento completamente natural e desprovido de contraindicações. O objetivo é avaliar o efeito da Acupuntura no tratamento de indivíduos com acufenos, através da administração da versão portuguesa do questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI).
- Early auditory functionPublication . Leitão, Nelson; Lopes, Paula; Carmo, Paulo Jorge Quintela Cardoso doHearing loss can be diagnosed through a battery of quantitative tests, electrophysiologic, acumetric and audiometric exams, which allow a quantitative evaluation and topodiagnosis. Quantitative assessment uses tools such as the Early Listening Function questionnaire, developed by Anderson. Unlike quantitative tests, it is not intended to be a diagnostic tool but an affordable, simple way to be used by caregivers of children from 4 months to 3 years of age, making it possible to obtain information about how the child hears in their daily lives. ELF is based on 12 auditory activities with different intensities, in both silence and noise.
- Apneia do sono e perda auditiva em Indivíduos do sexo masculinoPublication . Ventura, Cláudia; Morim, Filipe; Oliveira, VascoO Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma perturbação respiratória relacionada com o sono, que consiste na obstrução do fluxo respiratório durante o sono por um período igual ou superior a dez segundos e mais do que cinco vezes por hora. Um dos efeitos mais claros desencadeados por este síndrome é a sensação de cansaço pela incapacidade de completar um ciclo de sono. O ciclo do sono é composto por cinco fases que podem durar de setenta a cento e vinte minutos. Durante este período ocorrem vários ciclos, podendo em cada noite realizar-se de quatro a seis ciclos.
- Competências de comunicação clínica de estudantes de fisioterapia em contexto de simulaçãoPublication . Sousa, Andreia; Macedo, Rui; Salgado, AnaA literatura sugere que a comunicação deve ser considerada uma das ferramentas mais importantes na prestação de cuidados de saúde. O desenvolvimento destas competências não é espontâneo, devendo os curricula incorporar o seu treino, nomeadamente através da simulação. Neste estudo procurou-se medir, com base na avaliação realizada por pares, as dimensões ética e relacional dos estudantes.
- Plano de desenvolvimento profissional dos docentes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto 2017/2018Publication . Salgado, Ana; Prudêncio, Cristina; Lopes, PaulaAtualmente é exigido aos docentes do Ensino Superior uma multiplicidade de tarefas para as quais a maioria não teve qualquer formação prévia. Acreditamos que uma das formas de contrariar esta realidade consiste na criação, por parte das instituições de Ensino Superior, de oportunidades de educação e reflexão dentro das próprias paredes acerca das suas práticas pedagógicas.
- Revista multimédia de investigação em inovação pedagógica e práticas de e/b-learningPublication . Peres, Paula; Silva, Armando; Jesus, Ângelo; Oliveira, LinoA Revista Pratica eLearning é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior. O Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO) assume, como linha estratégica de atuação e desenvolvimento para os próximos anos letivos, a promoção de iniciativas de formação em regime de e/b-learning e o desenvolvimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, na aprendizagem e na investigação, enquadrado na agenda digital europeia de promoção do mercado digital, novas qualificações e novos empregos (Oliveira, Peres, Jesus, & Silva, 2016).