ISCAP - Ciências Sociais - Artigos
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- Os preços de transferênciaPublication . Coelho, Maria Hélder MartinsA capacidade de distinguir os problemas relacionados com a afectação de custos dos relacionados com os preços de transferência é um factor fundamental para se entender a complexidade da valorização dos fluxos de trabalho entre divisões numa unidade de produção. O tema dos preços de transferência pode ser encarado como uma parte do problema da afectação de custos. Em certas circunstâncias, as semelhanças associadas à interdependência do tratamento contabilístico são claramente identificáveis. No entanto, o grau de descentralização das divisões permite distinguir as duas situações. Os preços de transferência existem porque existe um mercado interno para transaccionar bens e serviços entre segmentos de uma mesma organização, isto é, quando as empresas e os grupos de empresas realizam movimentos internos entre departamentos e/ou entre filiais é muito importante a existência de um sistema de preços para que as transferências sejam valorizadas. No entanto, os preços de transferência têm sido tradicionalmente mais abordados como um problema de custos/proveitos ou como um problema da contabilidade de gestão sem existir (na abordagem tradicional) um tratamento autónomo desta importante ferramenta da gestão. Os preços de transferência desempenham um papel fundamental nos sistemas de controlo, uma vez que a sua utilização permite motivar os gestores dos centros de responsabilidade e avaliar o desempenho quer do centro prestador (fornecedor), quer do centro utilizador (cliente), quer ainda dos seus responsáveis. Para se entender as determinantes dos preços de transferência é necessário analisar as diversas abordagens teóricas: a matemática, a economia, as teorias do comportamento, as teorias da organização e da estratégia e outras. Cada uma destas teorias acrescenta conhecimento sobre o papel, a natureza e a evolução dos sistemas de preços de transferência e, uma vez que os pressupostos subjacentes são numerosos, contribuem para tornar claro qual o método de escolha. A abordagem do tema dos preços de transferência estaria incompleta se não fossem destacados os seus objectivos e os métodos utilizados para a sua fixação. Estes métodos podem basear-se em custos (reais ou padrão) ou no preço de mercado, havendo vantagens e inconvenientes quando se adoptam uns ou outros. Porém, quando se fixam preços de transferência podem surgir conflitos. No entanto, existem meios de evitar esses conflitos através da negociação entre as partes para que se estabeleça um acordo relativamente ao preço a praticar nas transferências. Se não se conseguirem evitar tais conflitos existem métodos, nomeadamente a arbitragem, que poderão ser utilizados para os resolver.
- Breakfast in America é só um mata-bicho do outro lado do Atlântico?Publication . Antunes Garcia Anacleto Matias, Maria HelenaTecem-se considerações acerca da tradução de diversos tipos de textos, nomeadamente o ficcional e o lírico para enquadrar a tradução de letras de canções. Este é um tipo de tradução lírica muito específico que envolve vários meios, nomeadamente o discográfico, onde a dimensão fónica é essencial, o meio tradutivo, com a sua especificidade lírica e o meio pura e essencialmente textual inerente à métrica, rima e ritmo relativos à melodia do meio sonoro que constitui a canção. Para ilustrar estas considerações, procede-se à tradução da letra de uma música seleccionada do álbum discográfico “Breakfast in America”, dos SuperTramp, um grupo de rock marginal que foi o centro das atenções da geração europeia e norte-americana que chega agora à casa dos 30 – 40 anos de idade. O nosso “Mata-bicho à Americana” é servido neste artigo com considerações transculturais entre Portugal e os Estados Unidos da América, sempre relacionadas com reflexões tradutológicas transmediáticas baseadas na (in)interpretabilidade do que é (ou pode ser) uma tradução lírica de uma letra de canção.
- Do ensino superior para o trabalho: contributo dos estágios para inserção profissionalPublication . Diana Aguiar Vieira, PhD; Caires, Susana; Coimbra, Joaquim LuísO presente trabalho visou analisar o papel dos estágios na transição para o trabalho, entendendo-se a inserção profi ssional como um processo temporalmente alargado constituído por três fases interdependentes: a formação académica, a procura de uma actividade remunerada e a adaptação ao mundo laboral. Mais especifi camente, pretendeu-se estudar o impacto dos estágios curriculares na promoção de variáveis psicológicas centrais nesta transição – exploração vocacional, autoefi cácia e objectivos de investimento profi ssional – numa amostra de 337 fi nalistas do ensino superior português. Os resultados encontrados evidenciaram que os estudantes que tiveram a oportunidade de realizar um estágio curricular apresentaram maiores níveis de exploração vocacional, de auto-efi cácia, bem como objectivos de investimento profi ssional mais robustos, quando comparados com aqueles que não realizaram estágio. Palavras-chave: transição escola-trabalho, estágio profi ssionalizante, ensino superior, auto-efi cácia, inserção profi ssional.
- Becoming a teacher: student teachers´ experiences and perceptions about teaching practicePublication . Caires, Susana; Almeida, Leandro; Diana Aguiar Vieira, PhDIn an attempt to build a more comprehensive and holistic understanding of the complexity, dynamics and idiosyncrasies involved in becoming a teacher, this study focussed on the experiences of 295 student teachers. Their feelings, cognitions and perceptions regarding teaching practice were analysed using the short version of the Inventory of Experiences and Perceptions of the Teaching Practice. Results emphasise some of the difficulties experienced during this period (e.g., stress, sense of weariness and ‘vulnerability’), as well the positive perceptions of these student teachers regarding their growing knowledge and skilfulness, as well as their sense of efficacy, flexibility and spontaneity in their performance and interactions. Their perception of their accomplishments in achieving reasonable levels of acceptance and recognition within the school community and their positive evaluation of the guidance and support provided by their supervisors are also emphasised. Differences were found – in terms of gender and graduate course background – in the way these student teachers experienced some aspects of teaching practice.
- E-assessment in mathematics courses with multiple-choice questions testsPublication . Azevedo, Jose ManuelWith the implementation of the Bologna Process several challenges have been posed to higher education institution, particularly in Portugal. One of the main implications is related to the change of the paradigm of a teacher centered education, to a paradigm that is student centered. This change implies the change of the way to assess courses in higher education institutions. Continuous and formative assessments emerged as the focus, catalyzed by electronic assessment, or e-assessment. This paper presents a case of the implementation of an e-assessment strategy, implemented in order to allow continuous, formative assessment in numerous mathematics classes using multiple-choice questions tests implement in Moodle open-source learning management system. The implementation can be considered a success.
- Habilidades e competências do profissional da informaçãoPublication . Oliveira, Dalbert Marques; Rodrigues, Luis Silva; F. Frogeri, Rodrigo; Dos Santos Portugal Júnior, PedroA informação é um ativo imprescindível para qualquer organização, independente da sua dimensão ou área de atuação, mas as tentativas em definir as habilidades e competências do profissional responsável por este ativo, tem causado confusão tanto nos gestores das organizações quanto nos próprios profissionais. Nesse resumo expandido poder-se-á ler como o estudo de dois grandes referenciais da área podem contribuir para a melhor compressão das habilidades e competências que se espera dos profissionais e/ ou gestores da informação. E ainda buscar-se-á a síntese entre esses dois referenciais num quadro amplo que englobe as paridades e diferenças entre eles.
- Perfil dos profissionais da informação: uma análise dos conhecimentos e habilidades mais mencionadas no referencial RIMPublication . Oliveira, Dalbert Marques; Rodrigues, Luis SilvaEste trabalho procura analisar um dos mais recentes referenciais sobre os perfis dos Profissional da Informação, o Records and Information Management: Core Competencies (RIM). Tal abordagem se justifica pois para que o Profissional da Informação cumpra o seu papel de agente transformador nas organizações este deve possuir ou adquirir determinados Conhecimentos e Habilidades. O objetivo da análise realizada foi perceber quais os Conhecimentos e as Habilidades mais referenciados no RIM, utilizando para o efeito uma Análise de Conteúdo do referencial. Constatou-se que o RIM enfatiza um conjunto de Conhecimentos e de Habilidades de suma importância para a prática da profissão e que estes podem ser complementares ou equivalentes, variando de acordo com a qualificação exigida ao profissional. Com esta análise espera-se contribuir para um melhor entendimento sobre os Conhecimentos e as Habilidades necessários aos Profissionais da Informação, informando o que é possível se esperar destes nos diferentes níveis de qualificação profissional.
- Profile of information professionals: an information science perspective based on the RIM frameworkPublication . Oliveira, Dalbert Marques; Rodrigues, Luis Silva; Pereira, Patrícia MirandaThe objective of this paper is to present the preliminary results of a content analysis of the Records and Information Management: Core Competencies framework (RIM) in order to understand which Knowledges and Skills are the most mentioned. It was found that the RIM emphasizes a set of Knowledges and Skills of utmost importance for the practice of the information profession and that these can be complementary or equivalent, varying according to the qualification required of the professional. With this analysis it is expected to contribute to a better understanding of the core Knowledges and Skills of Information Professionals from an Information Science perspective.
- Logística hospitalaria en el área de la farmacia del centro médico de la Universidad Nacional del Centro del Perú - 2018Publication . Lobatón Cachuán, Samael; Oliveira, Dalbert MarquesEste trabajo analiza la logística hospitalaria en el área de la Farmacia del Centro Médico de la Universidad Nacional del Centro del Perú (FCM-UNCP) en el año de 2018. Tal enfoque hecho necesario porque los centros médicos en las universidades experimentan enormes presiones para reducir costes, y al mismo tiempo, mejorar la atención estudiantil. Los problemas que la logística hospitalaria pretende resolver en los centros médicos universitarios son similares a los que hay que resolver en el ámbito hospitalario en general, y siempre son analizados bajo el enfoque de la optimización de recursos y mejora del nivel de servicio ofrecido a los pacientes. El propósito de este trabajo es determinar la logística hospitalaria en el área de la FCM-UNCP, para percibir en qué medida la logística es suficiente para optimizar los recursos y mejorar el nivel de servicios ofrecidos a los pacientes. Su ejecución abrirá el camino para la creación de ventajas competitivas y la mejora continua. Esta tarea se logrará a través de una investigación Hipotético – Deductivo, utilizando un cuestionario donde la información se recopilará utilizando la escala Likert. Este cuestionario se aplicará a una muestra de 10 trabajadores de la FCM-UNCP. Para mejorar la información solicitada, el cuestionario se validará previamente para verificar su validez y confiabilidad. La investigación demostró que la logística hospitalaria en el área de la FCM-UNCP en el año de 2018 se realiza regularmente, con media aritmética de 3.33 en la escala graduada de Likert con valores de 0 a 5
- Information professional during a process of sales of information services through Whatsapp businessPublication . Oliveira, Dalbert Marques; Pereira, Patrícia MirandaThis paper describes how the Information Professional manages information during a sales process of information services through WhatsApp Business. Such an approach is justified due to the great importance that information currently assumes, as well as the increasingly common practice of information exchange through online, peer or group dialogues. Realizing this reality, dozens of companies have specialized in creating and marketing - often imperceptible to the user – of channels and tools that enable this information exchange. These channels and tools represent new challenges and opportunities for the Information Professional and for the whole society. Among the challenges, it's possible to mention issues related to the collection, processing, storage, management, analysis, maintenance, sharing and privacy of information. With respect to opportunities, we note the use of information as a bargaining chip or even as a product. Among these tools that enable the exchange of information between peers or groups is the WhatsApp application and its Business version. The aim of this paper is to address various aspects of this use, taking advantage of a real case of selling information about Portugal to individuals interested in the country. In this paper it was possible to verify that WhatsApp Business has numerous tools that make it possible to sell informational services online, however the Information Professional should be competent to solve a number of problems and be able to take full advantage of this tool, the WhatsApp Business.