ESS - CISA – Centro de Investigação em Saúde e Ambiente
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS - CISA – Centro de Investigação em Saúde e Ambiente by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 681
Results Per Page
Sort Options
- Processo de auto-avaliação na Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): Um desafio enquadrado no espírito da Declaração de BolognaPublication . Fonte, Rosália; Prudêncio, CristinaAtendendo ao espírito da Declaração de Bologna, a livre circulação que determina a mobilidade de pessoas e a decorrente possibilidade de emprego nos países da U.E., pressupõe que sejam tomados em consideração conhecimentos, capacidades e competências, através do reconhecimento e validação dos diplomas obtidos nos países de origem. Para que tal aconteça é necessário que a qualidade dos diplomas seja garantida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) através da Auto-Avaliação e pela Entidade que, a nível nacional, é responsável pelo sistema de qualidade, através da Avaliação externa (Andrade, 2003).
- Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da SaúdePublication . Prudêncio, Cristina; Ferraz, Ricardo; Fonte, RosáliaNum contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.
- Retenção de conhecimentos de Bioquímica: estudo longitudinal ao longo de três anosPublication . Prudêncio, C.; Fernandes, R.; Ferraz, R.; Alfonso Roca M., T.; Fonte, R.No presente trabalho apresentam-se resultados de um estudo longitudinal que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica (do 1º ano do plano de estudos) pelos alunos do 1º ano e a sua posterior retenção pelos alunos do 2º e 3º anos, decorridos 1 e 2 anos respectivamente da frequência da disciplina. Os diferentes cursos em estudo, todos da área das Tecnologias da Saúde, incluem cursos de carácter laboratorial e de carácter não laboratorial. Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (sendo que os cursos laboratoriais possuem mais com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos ou retidos e a sua forma de estudo.
- Desenvolvimento de uma aplicação informática para a promoção da auto-aprendizagem da Bioquímica no contexto das ciências da saúdePublication . Fernandes, R.; Machado, M.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Soares, R.; Fonte, R.; Prudêncio, C.De acordo com o constante na declaração de Bologna, na qual se preconiza a promoção da compentência da autoaprendizagem num processo long-life learning, foi desenvolvida uma aplicação informática no âmbito da disciplina de Bioquímica. Esta aplicação, visou o desenvolvimento de competências no âmbito da auto-aprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina.
- Inventário de atitudes e comportamentos habituais de estudo: instrumento conduncente à reflexão de estratégias de ensino/aprendizagemPublication . Fonte, R.; Almeida, L.; Rocha, A.; Fernandes, R.; Prudêncio, C.Atendendo ao espírito da Declaração de Bolonha, torna-se premente a preparação dos docentes e dos estudantes para algumas mudanças bastante significativas que se desejam nas formas tradicionais de ensinar e de aprender no Ensino Superior. Centrando-nos nos alunos, este trabalho descreve as atitudes adoptadas pelos estudantes de oito cursos na área das ciências da saúde da ESTSP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto). Para essa análise procedeu-se à aplicação do inventário IACHE (Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo - Tavares et al., 2003) a uma amostra de 340 alunos repartidos pelo 1º, 2º e 3º ano dos cursos.
- Is there sufficient training of health care staff on noise reduction in neonatal intensive care units? A pilot study from neonoise projectPublication . Alberto Alves Carvalhais, Carlos; Santos, Joana; Vieira Da Silva, Manuela; Xavier, AnaEvidence indicates that exposure to high levels of noise adversely affects human health, and these effects are dependent upon various factors. In hospitals, there are many sources of noise, and high levels exert an impact on patients and staff, increasing both recovery time and stress, respectively. The goal of this pilot study was to develop, implement, and evaluate the effectiveness of a training program (TP) on noise reduction in a neonatal intensive care unit (NICU) by comparing the noise levels before and after the implementation of the program. In total, 79 health professionals participated in the study. The measurements of sound pressure levels took into account the layout of the unit and locations of the main sources of noise.
- A auto-avaliação na escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): imposição legal, desafio ou oportunidade?Publication . Prudêncio, Cristina; Fonte, R.O Processo de Auto-Avaliação da ESTSP constou de um inventário circunstanciado das actividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, desenvolvidas na ESTSP nos anos lectivos de 2001 a 2004. A ESTSP encontrou-se no ano lectivo de 2003/2004 a realizar pela 1ª vez o processo de Auto-Avaliação, o qual está definido em enquadramento legal como obrigatório a todas as Instituição de Ensino Superior em Portugal. O processo poderá apresentar implicações ao nível do financiamento e consequente continuidade ou interrupção de actividades associadas a determinados cursos ou instituições (Lei n.º 38/94, Lei n.º 37/2003 e Portaria n.º 1174/2003).
- Alterações anatómicas induzidas pela idade na coluna vertebral: intervenção para melhoria da saúde da comunidadePublication . Ribas, Jorge; Ribas, C.; Prudêncio, CristinaO aumento do envelhecimento da população implica uma crescente importância na implementação da política de cuidados de saúde primários. O envelhecimento leva a profundas alterações na morfologia da coluna vertebral do indivíduo. Estas alterações não estão ainda devidamente caracterizadas pelo que é necessário estudar e tipificar quais as mudanças induzidas pela idade. Desta forma será possível avaliar de que forma o patológico se poderá enquadrar num padrão normal de envelhecimento.
- Promoção da saúde da mulher com incontinência urinária: validação de instrumentos de avaliaçãoPublication . Ribas, C.; Ribas, Jorge; Prudêncio, CristinaA incontinência urinária (IU) feminina é um importante problema de saúde pública, quer pela sua prevalência, quer pelo elevado impacto físico, psíquico e social na vida da doente. Embora a prevalência da IU tenha sido descrita em vários trabalhos como mais elevada em mulheres idosas, esta perturbação atinge igualmente mulheres jovens e de meia-idade ou seja no ciclo da vida activa. Desta forma constitui um handicap na condição da mulher quer ao nível profissional, familiar e/ou sexual.
- Human salivary α-amylase (EC.3.2.1.1) activity and periodic acid and schiff reactive (PAS) staining: a useful tool to study polysaccharides at an undergraduate levelPublication . Fernandes, Ruben; Correia, Rossana; Fonte, Rosália; Prudêncio, CristinaHealth science education is presently in discussion throughout Europe due to the Bologna Declaration. Teaching basic sciences such as biochemistry in a health sciences context, namely in allied heath education, can be a challenging task since the students of preclinical health sciences are not often convinced that basic sciences are clinically valuable (J. R. Rudland, S. C. Rennie ( 2003) The determination of the relevance of basic sciences learning objectives to clinical practice using a questionnaire survey, Med. Educ. (Oxf.) 37, 962-965; E. C. Wragg ( 2003) How can we determine the relevance of basic sciences learning objectives to clinical practice?, Med. Educ. ( Oxf.) 37, 948-949). Thus, nowadays teachers are compelled to use their imagination to be able to elaborate laboratory sessions aiming for the understanding of theoretical concepts that are also clinically related: in other words, basic concepts and skills that underlie the competencies demanded of the future health professional. In the present work, we describe a set of laboratory sessions implemented in the discipline of biochemistry, belonging to the first year of several courses of allied health professionals, which can also be implemented in other health sciences courses. These sessions focus on the characteristics and properties of carbohydrates. The exercises we propose include two different laboratory practical sessions based on a histopathological routine technique known as periodic acid and Schiff reactive that is currently used to detect sugar metabolic and tumor diseases ( J. M. T. Rivera, C. T. Lopez, B. C. Segui ( 2001) Bioquimica Estructural: Conceptos y Tests, Tebar Flores, Madrid). The methodology described enables the demonstration of some biochemical properties of polysaccharides, namely animal and vegetable, and the catalytic activity of the human salivary alpha-amylase (EC.3.2.1.1) enzyme. A further comparison between alpha-amylase activity in vitro and in situ is also possible by the proposed methodology. Additionally, to this extent, a comparison between the results of the learning improvement that occurred after the implementation of this tool is presented.