Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CAP_Cristina Prudêncio.pdf524.97 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Num contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.

Description

Keywords

Tecnologias da Saúde (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia; Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia) Conhecimentos adquiridos/retidos Metodologias e estratégias de estudo

Citation

Prudêncio, C., Ferraz, R., & Fonte, R. (2004). Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde. Em M. Fonseca & P. R. de Gauna (Eds.), Avances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la salud (pp. 111–120). Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE)

CC License