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Abstract(s)
Num contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do
1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.
Description
Keywords
Tecnologias da Saúde (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia; Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia) Conhecimentos adquiridos/retidos Metodologias e estratégias de estudo
Citation
Prudêncio, C., Ferraz, R., & Fonte, R. (2004). Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde. Em M. Fonseca & P. R. de Gauna (Eds.), Avances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la salud (pp. 111–120). Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE).
Publisher
Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE)