Publication
Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde
dc.contributor.author | Prudêncio, Cristina | |
dc.contributor.author | Ferraz, Ricardo | |
dc.contributor.author | Fonte, Rosália | |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T13:29:01Z | |
dc.date.available | 2024-05-29T13:29:01Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.description.abstract | Num contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Prudêncio, C., Ferraz, R., & Fonte, R. (2004). Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde. Em M. Fonseca & P. R. de Gauna (Eds.), Avances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la salud (pp. 111–120). Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE). | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 84-609-8877-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25585 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.publisher | Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.ehu.eus/SEMDE/archivos_pdf/avances_ed_medica.pdf | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Saúde (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia; Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia) | pt_PT |
dc.subject | Conhecimentos adquiridos/retidos | pt_PT |
dc.subject | Metodologias e estratégias de estudo | pt_PT |
dc.title | Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 120 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.title | Avances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la salud | pt_PT |
person.familyName | Prudêncio | |
person.familyName | Ferraz | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier | 1200571 | |
person.identifier.ciencia-id | C81E-F4EE-FADE | |
person.identifier.ciencia-id | 001E-71CE-F92D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9920-936X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1761-117X | |
person.identifier.rid | G-5639-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 6508057930 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24464208500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 881a8ad5-ab13-4e49-89f4-08ca61cc81e3 | |
relation.isAuthorOfPublication | a5a8faa7-12a5-4b1c-bced-44c895677397 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 881a8ad5-ab13-4e49-89f4-08ca61cc81e3 |