Repository logo
 
Publication

Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde

dc.contributor.authorPrudêncio, Cristina
dc.contributor.authorFerraz, Ricardo
dc.contributor.authorFonte, Rosália
dc.date.accessioned2024-05-29T13:29:01Z
dc.date.available2024-05-29T13:29:01Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractNum contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPrudêncio, C., Ferraz, R., & Fonte, R. (2004). Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúde. Em M. Fonseca & P. R. de Gauna (Eds.), Avances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la salud (pp. 111–120). Sociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE).pt_PT
dc.identifier.isbn84-609-8877-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25585
dc.language.isoengpt_PT
dc.publisherSociedad de Educación Médica de Euskadi (SEMDE)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ehu.eus/SEMDE/archivos_pdf/avances_ed_medica.pdfpt_PT
dc.subjectTecnologias da Saúde (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia; Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia)pt_PT
dc.subjectConhecimentos adquiridos/retidospt_PT
dc.subjectMetodologias e estratégias de estudopt_PT
dc.titleRelação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da Saúdept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleAvances en Educación Médica: Retos presentes para futuros profesionales de las ciencias de la saludpt_PT
person.familyNamePrudêncio
person.familyNameFerraz
person.givenNameCristina
person.givenNameRicardo
person.identifier1200571
person.identifier.ciencia-idC81E-F4EE-FADE
person.identifier.ciencia-id001E-71CE-F92D
person.identifier.orcid0000-0002-9920-936X
person.identifier.orcid0000-0002-1761-117X
person.identifier.ridG-5639-2011
person.identifier.scopus-author-id6508057930
person.identifier.scopus-author-id24464208500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication881a8ad5-ab13-4e49-89f4-08ca61cc81e3
relation.isAuthorOfPublicationa5a8faa7-12a5-4b1c-bced-44c895677397
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery881a8ad5-ab13-4e49-89f4-08ca61cc81e3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAP_Cristina Prudêncio.pdf
Size:
524.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: