ESE - inED - Artigos
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Browsing ESE - inED - Artigos by Author "Araújo, S. Barros"
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- Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogiaPublication . Araújo, S. BarrosA formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche
- Para uma visão triangulada dos direitos em creche: análise com base no manifesto epistolar de Malaguzzi*Publication . Araújo, S. BarrosNo texto Uma carta dos três direitos, Loris Malaguzzi expressa, de forma integrada e equânime, a valorização de direitos de crianças, pais e educadores em instituições de educação de infância. Com base nesse documento, de cunho político e ético marcadamente participativo, discutem-se possibilidades pedagógicas em instituições de educação e cuidados a crianças nos primeiros três anos de vida, percebidas demasiadas vezes enquanto loci potenciais de negligência e/ou subtração desses direitos. Algumas circunstâncias da realidade portuguesa, sobretudo de natureza sociopolítica, que tem representado um condicionamento à qualidade das experiências cotidianas nos contextos de creche são analisadas. Transversalmente, é apontada a centralidade da(s) pedagogia(s) de raiz participativa na materialização de uma visão triangulada dos direitos, relativa a crianças, profissionais e famílias.
- Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto portuguêsPublication . Araújo, S. Barros; Monteiro, TâniaO presente artigo apresenta um estudo de investigação-ação que visou analisar os efeitos da experimentação de pedagogias explícitas em contexto de creche. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: (i) implementar mudanças ao nível da organização espácio-material das salas e da natureza das atividades desenvolvidas, através da experimentação de propostas oriundas das abordagens HighScope e de Elinor Goldschmied; (ii) regular o processo de mudança através de processos reflexivos colaborativos; e, (iii) compreender os efeitos percebidos do processo de experimentação pela voz dos atores implicados. Os resultados revelam efeitos positivos do processo de experimentação refletida ao nível das dimensões pedagógicas previstas no plano de ação, bem como no envolvimento das famílias, uma dimensão emergente no estudo. Traduzem, igualmente, as sinergias entre estes efeitos e as aprendizagens profissionais, bem como a relevância de referenciais explícitos na qualificação dos contextos de creche.
- Portugal – ECEC Workforce ProfilePublication . Araújo, S. Barros
- Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: um estudo de caso na educação de infânciaPublication . Araújo, S. BarrosO presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada.