Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: um estudo de caso na educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Sara Araújo_2016.pdf256.33 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada.

Description

Keywords

Inclusão Colaboração Transdisciplinaridade Educação de Infância

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License