Publication
Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: um estudo de caso na educação de infância
dc.contributor.author | Araújo, S. Barros | |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T10:20:11Z | |
dc.date.available | 2018-11-26T10:20:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2318-8774 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | |
dc.subject | Transdisciplinaridade | |
dc.subject | Educação de Infância | |
dc.title | Trabalho colaborativo transdisciplinar no apoio à inclusão: um estudo de caso na educação de infância | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista AMAzônica | pt_PT |
oaire.citation.volume | XVIII | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |