ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O Audiovisual como ferramenta de aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira num contexto desfavorecido do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nogueira, Cláudia Patrícia Vasconcelos; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloCom o presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, proponho-me perceber se, e de que forma, o audiovisual é de alguma forma útil na aprendizagem no Inglês Língua Estrangeira num contexto desfavorecido do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo assenta na convicção de que alunos integrados em contexto desfavorecido beneficiarão do uso dos audiovisuais no ensino da língua Inglesa sendo que o audiovisual é capaz de influenciar o comportamento, o interesse e a motivação. O estudo desenvolvido aproxima-se de um paradigma interpretativo baseado numa metodologia humanista-interpretativa com a utilização de uma técnica qualitativa descritiva e quantitativa numa perspetiva de investigação-ação (Alarcão, 2001). É através dos resultados obtidos que se constatou que a utilização do audiovisual permite um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas e promove a melhoria do processo de ensino/aprendizagem ao contribuir para o aumento da motivação e do interesse.
- Construir a cidadania através da consciência plurilingue e intercultural no ensino do Inglês no 1º CEBPublication . Pedrosa, Sónia Carla de Sousa Baptista; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e o papel do professor, num mundo globalizado em constante mutação, passam pela educação transformadora, pois o mundo apresenta-se cada vez mais interconectado e interdependente. É crucial proporcionar aos alunos atividades que promovam o desenvolvimento dos valores humanos e sociais. Deste modo, procura-se formar cidadãos que respeitem não só a sua identidade, mas também a dos outros, encarando a diversidade linguística e cultural como uma fonte de enriquecimento mútua. Este estudo desenvolveu-se numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e procura compreender as potencialidades do ensino do Inglês para a formação pessoal e social do aluno enquanto futuro cidadão da sociedade do século XXI. Para delinear e estruturar este estudo, formulou-se a seguinte questão de partida: De que forma o professor de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico poderá promover o desenvolvimento global do aluno enquanto cidadão da sociedade do século XXI? Tendo em conta a experiência adquirida ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, este projeto constitui um estudo de caso, com recurso à análise documental (planificações didáticas, relatório de autoavaliação e documentos oficiais) e a uma abordagem fenomenológica e, como tal, qualitativa. A análise dos resultados sugere que as diversas atividades dinamizadas surtiram efeito, uma vez que estas aparentam ter proporcionado o enriquecimento pessoal e social dos alunos, desenvolvendo competências cruciais para o cidadão da sociedade contemporânea.
- Das emoções à arte para o desenvolvimento infantil: O desenvolvimento social/emocional e a motivação através da arte em contexto escolar no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Castro, Sara Filipa Miranda Ferreira de; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente estudo “Das emoções à arte para o desenvolvimento infantil” sugere uma potencial abordagem didática pela arte que cria uma ponte entre três áreas distintas: a arte, a psicologia e a neuropsicologia. Esta pedagogia assenta na importância das competências sociais e emocionais e da sensibilidade artística que promovam uma inteligência emocional a fim de proporcionar um desenvolvimento integral das diferentes zonas cerebrais da criança. Até aos dias que correm, as instituições educacionais, ou pelo menos a maioria destas, têm-se focado na estimulação de capacidades cognitivas, isto é, apelam em grande parte ao desenvolvimento de apenas uma área cerebral. Este estudo, sustentado por teorias como a do cérebro global da criança por Daniel J. Siegel e Tina Bryson e a teoria da inteligência multifocal de Augusto Cury, assume-se como uma proposta de solução à problemática pedagógica existente. Numa sociedade onde cada vez mais surgem casos de depressão e ansiedade infantil, apenas 1/5 destes recebe tratamento apropriado e, portanto, torna-se urgente apelar a uma sensibilização por parte de vários setores, mas principalmente por parte do setor educativo, cujo horário escolar ocupa muito tempo durante a infância. Para atingir tal finalidade, a arteterapia e o uso das teorias apresentadas em contexto escolar sugerem uma nova pedagogia que estimula e auxilia a aprendizagem em sala de aula, tal como promove um desenvolvimento holístico da criança. Este estudo apela não só à importância do desenvolvimento social e emocional das crianças, assim como a outros aspetos relacionados com este: a criatividade, a curiosidade, a afetividade e interação entre pares, a motivação, a empatia, a autoestima, a expressão das emoções através da arte.
- Educar em Valores: um desafio para o século XXIPublication . Vieira, Marlene Dias; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente estudo de caso qualitativo surge da necessidade de compreender o impacto que a escola causa em matéria de educação em Valores, fundamentada na legislação em vigor. O principal objetivo é conhecer a perceção dos alunos do 1º CEB em relação aos Valores, procu-rando responder à seguinte pergunta de investigação: De que forma os alunos intuem Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB? A investigação decorreu com base numa pesquisa extensiva e análise documental, recorrendo aos documentos orientadores do sistema educativo e a autores de referência que permitiram apresentar o que tem vindo a ser problematizado teoricamente sobre o assunto: conceito de Valores, paradigmas e modelos da educação em Valores, o papel da escola, do professor e da família e o processo de interiorização dos Valores. Para além disso, a observação direta permi-tiu a recolha de dados úteis para a investigação e, por fim, foram auscultados, através de um inquérito por questionário, os alunos do terceiro e do quarto anos e os respetivos Encarregados de Educação. Este estudo permite caracterizar as perceções e representações dos alunos e dos Encarrega-dos de Educação relativamente aos Valores, à forma como as crianças intuem os Valores e a opinião que os Encarregados de Educação têm sobre a educação em Valores na escola e na família. Os resultados indicam que os alunos intuem os Valores tanto a partir do currículo real como do currículo oculto, assim como através do exemplo do professor e de outros agentes com quem estabelecem laços de afetividade. Assim, ficou comprovado que a escola pode perfeitamente ser uma aliada da família na educa-ção em Valores e que, através de diferentes estratégias, as crianças conseguem intuir Valores nas aulas de Inglês do 1º CEB. Portanto, recomenda-se vivamente a sua implementação.
- Educating for climate awareness at a primary school level settingPublication . Caldeira, Luis Filipe Pereira; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloWe live in a global world surrounded by constant changes, and it is urgent to make children aware of their role in the society in which they are inserted, increasingly aware of their macro-system. Using English, the global language, and by varied resources and a multidisciplinary approach, it was sought to teach a group of 4th grade students topics related to our planet’s sustainability, respect, and appreciation of its diversity. This project aims to foster in students a taste for the nature that surrounds them, demonstrating that life as we have known it for centuries depends on its yields to endure, and that humans, to a large extent, display an integral part towards its proper functioning. Thus, this study, based on a didactic intervention project developed in a 4th year primary school education class, aimed to understand how, and to what extent, it is possible to educate for global citizenship, namely through teaching about climate change and environmental awareness in an English as a foreign language class setting. Through the use of a mixed methodology, data was created allowing to conclude that pupils showed to be receptive and highly motivated to learn about the proposed themes, usually not tackled inside a primary school context, always demonstrating positive attitudes and willingness to participate, thus being able to develop new knowledge, achieving set learning outcomes, both on the topics discussed, and, naturally, developing skills in the target language used simultaneously throughout the project.
- As histórias e as músicas como auxiliares no desenvolvimento das aprendizagens e da sensibilidade ao Inglês das crianças do 1º CicloPublication . Pinho, Cláudia Patrícia Leal de; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente trabalho de investigação pretende analisar a importância contato de crianças muito jovens línguas estrangeiras. estrangeiras. Este trabalho trabalho concentra -se na tentativa investigar, numa abordagem dinâmica, a importância das histórias, juntamente com a música, nessa aprendizagem da língua inglesa. As histórias aproximam a criança do mundo da imaginação, da criatividade, do fantástico e muitas vezes levam a criança de volta para a sua realidade, para o seu mundo. No que respeita à musica, esta tem algo de mundial e está presente nas nossas vidas a nível de cultura, pertencendo ao quotidiano de todos, criando ligações de afetividade e partilhas de vivências e de experiências entre as diferentes culturas e povos. Neste sentido, podemos salientar também que é fundamental assinalar a importância no desenvolvimento cognitivo da criança. Foram utilizadas as metodologias quantitativa e quantitativa . Na análise quantitativa foram utilizados como instrumentos de recolha recolha os questionários dados às crianças dos 3º e 4ºanos. Na leitura qualitativa foram foram utilizadas as fotografias das atividades realizadas e efetuadas observações das reações dos alunos à atividade pela Professora Supervisora Cooperante.
- Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEBPublication . Martins, Sara Linhares; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.
- Motivar crianças a tornarem-se storytellers e story authorsPublication . Costa, Sara Raquel Fonseca da; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Investigação na Prática Profissional, inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que consiste numa exploração teórico-prática de uma problemática relevante em ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta problemática foi desenvolvida à volta do conceito de storytelling e da importância que as histórias podem ter para a aprendizagem de uma língua estrangeira, tendo, ainda, como objetivo motivar crianças a tornarem-se storytellers e story authors.
- A oralidade como uma competência essencial no processo de ensino-aprendizagem do Inglês no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Soares, Nancy Neiva Capitão; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO universo do ensino de Inglês no lº ciclo do Ensino Básico representa um te rreno fértil para a construção das bases linguísticas e cognitivas das crianças. No âmbito desse contexto educacional, a competência oral erige-se como um pilar essencial, exercendo influência determinante no desenvolvimento linguístico e no processo de aprendizagem dos alunos. Este relatório de estágio propõe uma imersão aprofundada na importância da oralidade no ensino do Inglês, particularmente no cenário do lº ciclo do Ensino Básico. A pesquisa abordará a teoria subjacente, e também examinará de forma crítica práticas pedagógicas e estratégias didáticas empregadas por educadores, considerando os desafios específicos encontrados na promoção eficaz da competência oral. O objetivo não é apenas reconhecer a relevância intrínseca da oralidad e, mas também compreender a forma como a sua valorização pode transformar o processo educativo. Além de contribuir para o domínio linguístico, aprimorar a competência oral promove a confiança comunicativa e instiga uma participação ativa e envolvente dos alunos no contexto educacional do lº ciclo do Ensino Básico. Ao explorar os matizes da oralidade neste estágio inicial da formação educac ion al, este relatório aspira oferecer não apenas uma análise teórica, mas também perspetivas práticas para enriquecer abordagens pedagógicas, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do Inglês e, por conseguinte, o desenvolvimento integral dos estudantes.
- Os Recursos Tecnológicos como uma Realidade Filtrada e o seu impacto na Atenção e Motivação em alunos do 1ºCEB no Ensino e Aprendizagem do InglêsPublication . Vieira, Sara Vanessa Pinho; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloA utilização dos recursos tecnológicos dentro da sala de aula surge como uma ligação neste projeto entre a aprendizagem de uma Língua Estrangeira e as novas formas de ensino-aprendizagem. A partir da utilização dos recursos tecnológicos o docente pode centrar o ensino-aprendizagem no aluno, permanecendo sempre como um orientador vital e indispensável ao ensino-aprendizagem. Para além disto, os recursos tecnológicos, nomeadamente os vídeos, podem e devem, na minha perspetiva, ser utilizados como uma realidade filtrada. Ou seja, os vídeos devem ser realistas ou que representem a realidade para que a aprendizagem dos alunos seja aplicada ao mundo real. Embora os vídeos sejam realistas ou representem a realidade, estes têm uma espécie de filtro, assim surge o nome realidade filtrada, pois o vídeo pode ser selecionado, cortado, prolongado, entre outros, de forma a destacar determinadas partes do mesmo e ignorar outras, algo que não acontece no mundo real e que pode perturbar a aprendizagem dos alunos: ou seja, quase uma seleção da informação importante e vital e uma exclusão da informação errada e desnecessária. Para além desta vantagem, os recursos tecnológicos, nomeadamente os vídeos, têm características vitais para a aprendizagem de uma LE, neste caso o Inglês, especialmente na atenção, na motivação e na memória dos alunos. Mas como tudo isto se configura? E quais são os entraves? Será assim tão fácil integrar estes recursos no ensino atual? E serão assim tantas as vantagens desta integração na aprendizagem de uma LE. A partir deste estudo explorei estas questões e muitas outras e coloquei algumas teorias à prova durante a (PES)- Prática de Ensino Supervisionada.