ISCAP - DM - Marketing Digital
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Com o Mestrado em Marketing Digital pretende-se introduzir um elemento de inovação nas pequenas empresas, onde as atividades relacionadas com o marketing estão usualmente num único departamento e o seu responsável dirige todas as atividades da função comercial. Nas grandes empresas, pelo contrario, é normal haver mais do que um departamento, existindo técnicos e chefias intermédias para cada um dos segmentos de produto e/ou serviços ou, ainda, para cada uma das áreas de atuação do marketing. O gestor de produto e/ou marca são exemplos desse tipo de profissionais e resultam da especialização do marketing.
Estes profissionais devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança, devendo ser capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital. São pessoas que têm que contactar com um variado número de pessoas (internas e externas à empresa), saber trabalhar em equipa, possuírem excelentes capacidades de comunicação (oral e escrita). Alem disso, as suas funções exigem que sejam pessoas conhecedoras do ambiente que as rodeia (economia, concorrência, hábitos de consumo, tendências, inovações tecnológicas, etc) e criativas, de modo a que possam conceber estratégias adequadas, inovadoras e capazes de aumentar as vendas das empresas.
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Browsing ISCAP - DM - Marketing Digital by advisor "Gonçalves, Maria José Angélico"
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- Estratégia de comunicação digital para a DivercolPublication . Ribeiro, Rui Pedro Coelho; Gonçalves, Maria José Angélico; Teixeira, Sandrina FranciscaO fenómeno Internet tem sido amplamente utilizado como meio de comunicação para fins pessoais e profissionais. Através do seu fácil acesso, pequenas e grandes empresas podem usufruir da rede no sentido da realizaçãode vendas, possibilitando o alcance de um mercado global. Mais se acrescenta que o e-commerce exibe um potencial de crescimento constante, pelo fato de a inclusão digital atingir de forma crescente a população consumidora. São amplas as vantagens competitivas proporcionadas pelas ferramentas digitais, como sendo a divulgaçãodo seu nome e produtos, bem como a criação de posicionamento no mercado. Assim, as empresas devem esforçar-se por adoptar as melhores estratégias de marketing digital, utilizando esta ferramenta, notável pela agilidade e rapidez de criação e circulação de conteúdo, desenvolvendo, simultaneamente, a sua estratégia de marketing. Existe uma perspectiva crescente de tratamento personalizado, onde a comunicação one-to-one é personalizada de acordo com os desejos dos consumidores, que recorrem ao universo online como auxiliar na tomada de decisão, procurando mais informações sobre o produto ou a empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros utilizadores e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais. Neste sentido, foi reconhecida a necessidade, por parte da Divercol, de acompanhar a tendência crescente por parte das empresas em integrarem as suas estratégias de comunicação com o meio digital, dando respostas rápidas e claras ao público que, conforme o supracitado, recorre cada vez mais ao universo online, no sentido da procura de informação, que é disseminada a uma velocidade cada vez maior. Este projeto visa, portanto, estabelecer essa integração, através da construção de interfaces comunicativas entre empresa e público. Estas plataformas de comunicação irão materializar-se através, por um lado, de um website institucional reformulado, dinâmico, atualizado e adaptado para informar os clientes, divulgar o seu nome, a sua identidade e os seus produtos e acompanhar as tendências, bem como questões e dúvidas que o público possa apresentar e, por outro, através do enriquecimento da página de Facebook da empresa com conteúdo atualizado, pertinente e atual, de forma continuada e frequente, de forma a criar envolvimento e confiança entre empresa e público. De forma a atingir o objetivo suprarreferido, elabora-se um plano de comunicação digital para a Divercol, sustentado pelo modelo SOSTAC, que visará, em primeiro vi lugar, analisar a situação atual da empresa e, em função dessa componente, definir os objetivos a alcançar com o plano, que devem ser SMART, delinear a estratégia a utilizar para os cumprir, o plano tático que materializará a estratégia definida, as ações a efetuar e as métricas de controlo a utilizar, de forma a tirar conclusões acerca do desempenho do plano. Findo este projeto, espera-se que a empresa reforce a sua presença digital, através do incremento no alcance das suas publicações, do volume de tráfego redireccionado para o seu novo website, através de SEO e da integração estabelecida entre este último e a rede social, mantendo-se uma empresa moderna, a par das tendências, dinâmica, próxima do seu público e aumentando a competitividade no seu mercado.
- Influência da Pandemia no comportamento de compra do consumidorPublication . Andrade, Fátima de Oliveira Santos; Teixeira, Sandrina Francisca; Gonçalves, Maria José AngélicoThe COVID-19 epidemic is already one of the biggest in history and arrived in Portugal in March 2020. With the calamity that set in Portugal and in the world, we are witnessing a sanitary and economic crisis, social isolation, continuous restrictions, and, in turn, to behavioral changes in the consumer. Restrictions such as closing establishments, banning circulation (with some exceptions), mandatory quarantine, closing borders, among others, necessarily lead to new online and offline consumption habits. From the above arises the need to understand how the behavior of consumers was influenced by this situation, before and during the pandemic, contributing to the enrichment of data and information, which is so far scarce for marketers, e-commerce and business managers. Thus, it is intended to measure the change in consumer behavior during the COVID-19 in Portugal, both in physical and online stores. This study is exploratory, based on an online survey, which was based on a non-probabilistic sample – convenience sampling. Through this survey, it was possible to obtain 181 valid responses for the investigation. Through the results of the survey, it is possible to compare consumption habits in online stores and in physical stores, before and during the pandemic. From this, it is possible to conclude that in crisis situations, feelings of stress, uncertainty and anxiety are triggered in consumers, which lead them to change their purchasing behavior. Although in this crisis, in particular, there were no sharp losses in household income, consumption and prices changed in terms of categories and means. Also under the influence of government measures and prevention of contagion, such as confinement, there was an increase in purchases at online stores and a decrease in visits to physical stores, although these still play a fundamental role in consumer choice and acquisition.
- A influência do big data nas estratégias de marketing digitalPublication . Figueiredo, Fátima Patrícia Matos Pais de; Gonçalves, Maria José Angélico; Teixeira, Sandrina FranciscaBig data, internet das coisas, tecnologia, análise preditiva, ferramentas digitais e social media são alguns dos conceitos que serão mencionados repetidamente ao longo da dissertação. Tal se deve ao facto de serem conceitos primordiais para a caraterização do tema. Na realidade, a indústria 4.0 veio mostrar que a tecnologia está continuamente a evoluir e cabe às empresas compreender a sua importância e o impacto que pode ter no seu negócio e, a partir daí, aproveitar da melhor forma as potencialidades trazidas pelo big data. Neste estudo procura-se explorar o conceito do big data e a influência dessa tecnologia em marketing digital. Para isso optou-se metodologicamente pela revisão sistemática da literatura por permitir recolher os documentos mais relevantes sobre a questão em estudo e assim fornecer uma perspetiva científica de valor. Como resultado surgiram vinte e dois documentos separados posteriormente em três clusters nomeadamente: os sistemas apresentados pelas empresas para a recolha e análise dos dados, as capacidades exigidas às organizações para lidarem com as mudanças tecnológicas e o impacto disso no comportamento do consumidor. Em conclusão, verifica-se que a transformação digital trouxe inevitavelmente mudanças nas empresas, obrigando-as a adaptarem-se e a desenvolverem soluções mais eficientes e automatizadas que as ajudem a destacar-se da concorrência num ambiente fortemente competitivo. Os estudos enfatizam a ideia de que estas devem priorizar as ferramentas analíticas para a tomada de decisão mais consciente e mais direcionada para as exigências do seu público.
- Neuromarketing aplicado ao estudo da relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor no e-commercePublication . Reis, Ana Filipa Santos dos; Teixeira, Sandrina Francisca; Gonçalves, Maria José AngélicoO e-commerce tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos e tem conquistado cada vez mais utilizadores. A presente dissertação de mestrado estuda a relação existente entre o estímulo dos cinco sentidos e a satisfação do consumidor num e-commerce, uma vez que e é imperativo criar no online uma experiência que seja tão única, dinâmica e emocionalmente gratificante como uma experiência offline. Isto é não só uma melhoria para o consumidor mas também uma vantagem diferencial relativamente à concorrência. A investigação foi conduzida por meia de um estudo exploratório e visava perceber a existência de uma relação entre o marketing sensorial e a satisfação do consumidor num e-commerce através do estudo das respostas eletrodérmicas da pele realizado em laboratório na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Os estímulos aconteceram através de imagem, vídeo, texto e som em websites previamente selecionados e, o pretendido era a associação de imagem ou texto ao sentido do tato, paladar e olfato. Neste estudo participaram 18 voluntários, 9 homem e 9 mulheres. A principal conclusão do estudo foi que existem, de facto, respostas a estímulos sensoriais num website e-commerce, no entanto, não foi possível comprovar que todos os estímulos influenciam positivamente a satisfação do consumidor durante a experiência online. Existe uma relação entre o estímulo da visão e o estímulo da audição e a satisfação do consumidor mas o mesmo não se verificou relativamente aos restantes sentidos.
- Realidade aumentada: a influência no processo de decisão de compra onlinePublication . Araújo, Ana Rita da Silva; Teixeira, Sandrina Francisca; Gonçalves, Maria José AngélicoO desenvolvimento tecnológico altera a maneira como a sociedade interage entre si e como efetua as suas compras. Os consumidores têm acesso a mais informação, procuram saber tudo sobre os produtos antes de tomarem uma decisão de compra e estão dispostos a utilizar novas tecnologias para adquirirem produtos online de uma forma mais informada e assertiva. Assim sendo, verem o produto simulado em contexto real, com Realidade Aumentada, pode ser um fator importante para o E-commerce. A presente investigação pretendeu perceber, se a tecnologia Realidade Aumentada (RA) pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Para o efeito, foi criada uma marca para o setor mobiliário, intitulada DecorAr e foi elaborado um protótipo de aplicação móvel de uma loja online com recurso a tecnologia RA. O protótipo foi desenvolvido seguindo o método Design Science Research. O modelo de investigação criado foi baseado nos modelos TPB, TAM 3, UTAUT e OSAM. O instrumento utilizado foi o questionário, aplicado online através da plataforma Google Forms, tendo sido obtidos 301 questionários validados. Da análise dos resultados obtidos concluiu-se que existem diferenças significativas quanto à atitude relativamente à marca e ao uso da aplicação como benefício face à intenção de compra, à interatividade, usabilidade e apreciação percebida em virtude da facilidade na perceção e da experiência de uso da RA, à facilidade na perceção de uso em relação à utilização da aplicação como benefício. Por último, a intenção de compra correlaciona-se com o comportamento de compra e consequentemente, com a decisão de compra do consumidor da aplicação e produto em análise