ISCAP - DM - Marketing Digital
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Com o Mestrado em Marketing Digital pretende-se introduzir um elemento de inovação nas pequenas empresas, onde as atividades relacionadas com o marketing estão usualmente num único departamento e o seu responsável dirige todas as atividades da função comercial. Nas grandes empresas, pelo contrario, é normal haver mais do que um departamento, existindo técnicos e chefias intermédias para cada um dos segmentos de produto e/ou serviços ou, ainda, para cada uma das áreas de atuação do marketing. O gestor de produto e/ou marca são exemplos desse tipo de profissionais e resultam da especialização do marketing.
Estes profissionais devem ser pessoas com fortes capacidades de análise, organização e liderança, devendo ser capazes de elaborar e executar estratégias globais de marketing, a nível digital. São pessoas que têm que contactar com um variado número de pessoas (internas e externas à empresa), saber trabalhar em equipa, possuírem excelentes capacidades de comunicação (oral e escrita). Alem disso, as suas funções exigem que sejam pessoas conhecedoras do ambiente que as rodeia (economia, concorrência, hábitos de consumo, tendências, inovações tecnológicas, etc) e criativas, de modo a que possam conceber estratégias adequadas, inovadoras e capazes de aumentar as vendas das empresas.
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- Implementação de uma plataforma digital para o serviço de cuidados paliativos do IPO - PortoPublication . Carreira, Cândida Susana GuedesSegundo o Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “paliativo” significa “ remédio que não cura, mas mitiga a doença; recurso para adiar um mal” (dicionário Priberam). Paliativo significa que não se pode fazer mais nada que leve à cura do paciente. Desta forma, os Cuidados Paliativos não têm como objectivo principal o de curar a doença, mas sim o de aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida para as pessoas que enfrentam doenças crónicas e incuráveis. O Projecto aqui apresentado veio dar resposta a algumas das necessidades existentes no Serviço de Cuidados Paliativos do IPO – Porto (necessidades essas que são analisadas neste Projecto) e consiste na Implementação de uma Plataforma Digital para este serviço. Este Projecto teve como objectivo integrar em formato digital o registo das chamadas recebidas pelo serviço de Consultas Telefónicas e da informação diária dos pacientes, permitindo, assim, de uma forma eficaz e rápida, a prestação de um serviço de melhor qualidade. Pretendeu-se, também, criar uma maior interligação entre os vários intervenientes neste serviço: os pacientes, os familiares ou cuidadores e os clínicos. Com esta Plataforma Digital, que é uma ferramenta de trabalho para os clínicos deste serviço, os clínicos podem poupar o tempo que, de outra forma, seria gasto na procura de informação que estava dispersa em papel. Os clínicos, agora, têm a possibilidade de aceder de uma forma simples à Plataforma, onde encontram os registos diários das consultas telefónicas. Além disso, numa versão mais actualizada, os clínicos podem preencher o registo diário do doente, ficando esse registo disponível para o familiar ou o cuidador (cuidador é a pessoa que cuida do doente, podendo ser familiar ou não) do doente poder consultar diariamente.
- A influência do eWOM gerado pelos grupos de referência no Facebook, em PortugalPublication . Gomes, Ângelo Telmo Monteiro; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA Internet veio facilitar a pesquisa de informações sobre produtos e marcas. A nova dinâmica na interação dos consumidores possibilitada pelas redes sociais, permitiu aos consumidores o acesso a muitas opiniões registadas por outros consumidores (Riegner, 2007). Para Siegel (1999) muitos sites de marcas na internet utilizam como esforço de persuasão depoimentos de indivíduos que consumiram os produtos dessas marcas. Com o aparecimento das redes sociais o consumidor passa a produzir conteúdos e a necessidade dos consumidores exprimirem as suas opiniões e experiencias de compra e consumo tomou novas proporções. O Facebook é atualmente a rede social de maior sucesso mundial, tornando-se imperativo conhecer o comportamento do consumidor nesta plataforma. Este estudo permitiu através de uma amostra de conveniência de 719 indivíduos perceber a influência do eWOM gerado pelos Grupos de referência no Facebook, em Portugal. Adicionalmente analisou-se a utilização desta rede social para pesquisa de informações sobre marcas e partilha de outras informações. Conclui-se que, apesar de o Facebook não ser uma das principais fontes de busca de informação sobre produtos, quanto maior a busca de informação e quanto maior contribuição online (partilha de informações) no Facebook, maior a confiança no eWOM obtido através da mesma rede social. Os inquiridos que mais contribuem online são também os que mais procuram informação online e mais confiam nessa informação. Verificou-se ainda que as opiniões emitidas pelos grupos de referência no Facebook estão positivamente correlacionados com a confiança no eWOM e decisão de compra. Finalmente, identificamos que os grupos de referência que mais influência têm na confiança no eWOM e na busca de informação no Facebook são os utilizadores em páginas de marcas, utilizadores em grupos de discussão, amigos e outros utilizadores.
- O projeto COMAP - comissão de apadrinhamentoPublication . Almeida, Sílvio Tiago; Silva, António da SilvaO Projeto aqui apresentado consiste na criação e desenvolvimento de uma organização de apoio aos alunos internacionais, acolhidos pelo Instituto Superior de Administração do Porto (ISCAP) em programas de mobilidade, geridos pelo Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP (GRI), com o objetivo de colmatar algumas dificuldades sentidas por esta unidade orgânica. A COMAP é uma comissão de alunos, criada com o objetivo de apoiar e orientar os alunos de intercâmbio e internacionais, com especial incidência sobre os alunos em mobilidade no ISCAP, especialmente quando da sua criação, e nas restantes escolas do IPP (Instituto Politécnico do Porto). . Como atividade principal para atingir este objetivo, a COMAP organiza eventos e encontros, de forma a promover a integração inicial e contínua dos seus públicosalvo. Para responder ao excesso de trabalho por parte do GRI na colocação dos alunos nos alojamentos, decidiu-se mudar por completo o sistema e criar uma base de dados online para que os alunos comodamente escolhessem o local onde iriam habitar nos meses seguintes. Para além dos eventos, a COMAP assegura todo o apoio à procura de alojamento daqueles alunos, algo que antes da existência da COMAP era tarefa do Gabinete de Relações Internacionais. Assim, a COMAP alterou o procedimento de colocação dos alunos nos alojamentos gerido pelo GRI e criou uma base de dados online para que os alunos comodamente escolhessem o local onde iriam habitar nos meses seguintes. Foi, ainda, definida uma estratégia de fidelização dos alunos às atividades da COMAP, através da criação do cartão COMAP e do estabelecimento de algumas parcerias de interesse. De forma a expandir a imagem COMAP, foi criado um website, deixando de existir apenas um site de alojamento, passando para um género de site institucional, que iria incorporar a secção de alojamento. A aplicação de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) permitiram à COMAP melhorar o posicionamento no ranking de resultados das pesquisas nos motores de busca
- Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarialPublication . Sequeira, Teresa de Jesus; Teixeira, Sandrina FranciscaFace às alterações empresariais impostas pela globalização e a subsequente abertura das fronteiras económicas, num mundo inundado por marcas e produtos, a diferenciação faz cada vez mais sentido para gerar retorno às empresas. Este trabalho demonstra que estão a decorrer transformações empresariais importantes e que as políticas empresariais não podem ser tão centradas no capitalismo e criação de lucro máximo apenas para os acionistas. O mundo de hoje é muito complexo, não podem existir apenas estados com preocupações sociais as empresas também devem ter essa preocupação. Após apresentação de alguns conceitos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), são apresentadas algumas noções e movimentos recentes, os quais dão ênfase ao facto de que as empresas conseguirão melhores retornos se forem socialmente responsáveis e se tiverem posturas empresariais assentes em princípios éticos e sustentáveis. Fizemos também o levantamento dos procedimentos, guias e certificações, mais importantes, que as empresas adoptam em termos de RSE, e em termos de Gestão de Qualidade. Com a investigação que efetuamos pretendemos aferir se, na sociedade atual, a RSE é uma causa ou um bem necessário às empresas, para que estas apresentem resultados financeiros vantajosos, aumentem a notoriedade da sua marca e conquistem novos clientes. Pretendemos também explorar o novo conceito de Creating Shared Value (CSV), verificando se é um conceito apreendido e implementado pelas empresas.
- Divulgação online da religião católica - estudo de caso: análise do website da Diocese do PortoPublication . Silva, Andreia Joana Bandeira Marques Rocha da; Vieira, António da SilvaNos últimos anos, assistiu-se a uma crescente utilização dos meios tecnológicos por parte da Igreja Católica. Este facto surge, não só, pela necessidade de se adaptar à sociedade contemporânea, mas sobretudo, pela necessidade de adequar a sua comunicação a um público cada vez mais moderno e sofisticado. Assim sendo, este trabalho tem como propósito analisar a relação da Igreja Católica com a internet e perceber o papel deste meio na divulgação da religião católica. Como metodologia de investigação optou-se pelo estudo de caso, sendo que o objeto de estudo selecionado foi o website da Diocese do Porto. A revisão bibliográfica terá como incidência o recurso a obras literárias, artigos científicos e a algumas bases de dados, como B-On e Google Académico. A revisão aborda o aparecimento da denominada “Sociedade de Informação”, o aparecimento de novas formas de comunicação, a importância da comunicação digital, a utilidade dos websites para as organizações e, sobretudo, a relação da Igreja Católica com a internet. Relativamente ao estudo de caso, analisou-se de forma qualitativa o website da Diocese do Porto, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a alguns elementos do clero e recolheram-se dados através de um inquérito por questionário a uma amostra não representativa do público da instituição. Deste modo, pretendeu-se concluir se, de facto, a internet é um meio de divulgação útil para a Igreja Católica.
- O Comportamento de consumo de Vinho do Porto dos portugueses – recomendações para o aumento da procura internaPublication . Barros, Rita Isabel Morais; Barros, António Correia deO Vinho do Porto é um elemento-chave que define a cultura portuguesa projetando-a a nível internacional. Este vinho licoroso, de aromas intensos, está pensado para a exportação; contudo, sendo produzido na Região Demarcada do Douro, em Portugal, merece um lugar de destaque no panorama nacional. Este estudo visa perceber o comportamento de consumo do consumidor português de Vinho do Porto, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo deste vinho. Pretende-se ainda sugerir recomendações para o aumento da procura interna do produto. Realizou-se uma revisão bibliográfica do sector de Vinho do Porto em Portugal e do consumidor português deste vinho. Posteriormente realizou-se uma entrevista exploratória que clarificou a questão de investigação e ajudou à idealização das hipóteses de investigação. Seguidamente, lançaram-se questionários online e presenciais à população portuguesa residente em Portugal Continental e Arquipélagos, com idade igual ou superior a 16 anos. Este estudo concluiu que o consumidor português de Vinho do Porto é do sexo feminino e jovem, com idade entre os 16 e os 30 anos, residente na região Norte e auferindo um rendimento entre 485€-1000€. Verificou-se que todas as ocasiões de consumo de Vinho do Porto estudadas, o conhecimento que o consumidor tem de alguns atributos deste vinho e a procura de informação que sobre ele efetua, influenciam a frequência de consumo de Vinho do Porto. Contrariamente, as razões que levam à diminuição da frequência de consumo de Vinho do Porto em Portugal são: a escassez de campanhas de sensibilização e educação do consumidor de Vinho do Porto, o problema da digestão difícil que este vinho provoca e o seu elevado teor calórico. Propõe-se recomendações para o aumento da procura interna do Vinho do Porto, tais como: maior divulgação do produto; mais ações de sensibilização e educação para o consumidor e, ainda, para o segmento HORECA; a aposta no marketing digital e experiencial para cativar o consumidor.
- Implementação de plataforma web e android no âmbito da associação AnddvisPublication . Monteiro, Vitor Hugo de Brito; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroEste projeto pretende demonstrar, através de uma metodologia de estudo de caso, a possível relação teórica entre os conceitos de marketing relacional, marketing desportivo e marketing digital. O objectivo principal deste trabalho é verificar de forma qualitativa e com recurso a revisão bibliográfica e um estudo de caso único a referida relação. Para tal, é proposta e desenvolvida com projecto, igualmente, uma plataforma web e uma aplicação mobile em sistema android, permitindo colmatar uma lacuna existente na organização, através implementação de um livescore, idealizados para o processo. Em conclusão, este projeto pretende acrescentar valor para a organização, potenciar o relacionamento através do site organizacional e da aplicação mobile, bem como, aumentar a visualização e, o consequente tráfego e disponibilidade de informação em diferentes plataformas.
- Outsourcing das actividades de marketing digital nas PMEPublication . Medeiros, Adelino José DiasTecnologias e processos digitais obrigaram o marketing a procurar novas estratégias e formas de identificar e de comunicar com os clientes actuais e potenciais fazendo assim evoluir o marketing tradicional para o marketing digital. Este utiliza os recursos digitais disponíveis na internet tais como: Web sites, comunicação, correio electrónico, redes sociais entre outros. Este tipo de marketing tem como grande vantagem a rapidez de implementação das acções de marketing e a maior capacidade de segmentação com a possibilidade de personalizar a comunicação e apresenta custos mais baixos em relação ao marketing tradicional. No que concerne o outsourcing das actividades de marketing digital, a sua grande vantagem para as PME é a empresa focar-se apenas no seu core business, sem a necessidade de possuir recursos humanos especializados e com conhecimentos actualizados o que, dados os orçamentos limitados destas empresas, é uma forma de ter acesso a este tipo de marketing. O objectivo do presente estudo é perceber se as pequenas e médias empresas utilizam as actividades de marketing digital como estratégia de negócio e se recorrem ao outsourcing para as implementar. Para tal foi enviado um questionário online a uma amostra de 2400 PME. Os resultados mostram que a maioria das PME,78%, têm um web site. No entanto esta realidade esconde outra, somente 58% procede à sua actualização. Este canal funciona mais como “cartão-de-visita” e menos como um canal que traz valor acrescentado para os clientes actuais e potenciais. Adicionalmente não exploram as potencialidades do web site a nível de marketing.
- A Intenção de uso da M-Wallet pelo consumidor portuguêsPublication . Teixeira, Sara; Vieira, António da SilvaVivemos na Era das Tecnologias em que o telefone móvel está omnipresente no nosso dia a dia. Com o surgimento do m-commerce, do m-payment e a evolução da tecnologia móvel, os smartphones passaram a ser adquiridos não são só para efetuar chamadas, mas também pelas suas aplicações. A m-wallet é das mais recentes aplicações dos telefones móveis. Esta possibilita pagamentos sem uso de dinheiro físico e reunião da maioria dos conteúdos das carteiras físicas no telefone móvel (e.g. cartões de crédito, de débito, de fidelização). Este estudo pretende verificar a intenção de uso da m-wallet pelo consumidor português; a aceitação da tecnologia; o conhecimento do potencial consumidor e as razões que o levam a desejar utilizar ou não. Fez-se uma revisão de literatura sobre a m-wallet, m-payment, m-commerce e a aceitação de tecnologia e após essa revisão, lançou-se um questionário via Internet. Foram selecionadas 400 pessoas da população portuguesa com 15 ou mais anos segundo o local de residência, grupo etário e sexo. Verificou-se uma elevada intenção de uso da m-wallet pelo potencial consumidor. Este é do sexo feminino, tem uma idade entre 25 e 64 anos, habita no Norte, é empregado por conta de outrem, possui Ensino Superior e um rendimento líquido mensal entre 475€ e 1000€. Os fatores que influenciam a m-wallet são: a utilidade percebida, a facilidade de uso percebida; o custo percebido; a confiança; a conveniência; a segurança percebida/privacidade; a idade; o rendimento líquido mensal; o local de residência; as habilitações literárias e a ocupação profissional. Os fatores que deixam o consumidor reticente em usar são: a falta de segurança; o surgimento de vírus ou malware; a possibilidade de roubo de telefone móvel e de fraude. Constata-se que o consumidor quer usar a m-wallet para: receber cupões e descontos; guardar cartões de sócio; pagar compras com dinheiro eletrónico e guardar bilhetes de viagem.
- A relevância da comunicação integrada no web marketing: estudo de um caso práticoPublication . Jesus, Isabel Patrícia; Pires, Paulo AlexandreEspecialmente desde a última década, com o advento e familiarização das Redes Sociais, muitos teóricos escrevem sobre a banalização do acesso e utilização da internet. Contudo, a maioria dos artigos foca-se nos atributos e atitudes do marketing direto: da marca para (com) o consumidor/cliente e as respostas consequentes. Uma análise à realidade web nacional permite, porém, compreender que, o mundo empresarial não se adapta da mesma forma, nem à mesma velocidade. Empresas que atuam em mercados mais industriais ou cujo público-alvo é Business to Business descuram muitas vezes a sua imagem online: não aproveitam a sua faceta de custos minimizados, não compreendem o ambiente web como um campo fértil para o Marketing Relacional ou Serviço de Apoio ao Cliente, continuando a preferir a consolidação dos leads conseguidos através de eventos de networking como formações ou workshops. Tendo em conta os estudos que demonstram que as empresas são organismos vivos que, muitas vezes, levantam barreiras à inovação ou a interdisciplinaridade entre Departamentos, o foco está em demonstrar que a aposta na Elaboração de um Plano de Web Marketing Integrado para a empresa XZ Consultores, com mais de 20 anos de experiência no Mercado e sediada em Braga; com uma equipa capaz, consegue não só modernizar a capacidade de utilização das ferramentas digitais; como terá maior perceção do alcance social, da relevância do engagement para o aumento da notoriedade e reconhecimento online (numa época de tão acérrima concorrência) e, com as corretas noções de medição de resultados, pode extrapolar para os resultados de todo o Organismo, reforçando a relevância da Comunicação Integrada de Marketing. Esta Dissertação pretende então ser um estudo prático-guia não só para a XZ Consultores, com todo o Planeamento de Web marketing e Redes Sociais personalizado, como auxiliar empresas nacionais a compreender as áreas principais de um Plano de Web Marketing para não descurarem a atualização da presença web da marca. O projeto desenvolvido para a XZ Consultores reforça que, ao trabalhar novos Canais, todos são distintos e todos necessitam de um Tom de Comunicação Coerente e uma estratégia de Marketing Integrada. Desta forma, todas as plataformas web empresariais, se devidamente estudadas e planeadas, resultam em diminuição de custos, maior retorno no Investimento e garantem um crescimento de notoriedade, reputação - e consequentemente de contactos - gradual, sustentada e orgânica.